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Economia e Gestão de Empresas

Código: MV223     Sigla: EGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Produção Animal

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Clínicas Veterinárias
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 80 Plano 2007 a 2017 2 - 4 64 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Como resultado da aprendizagem o aluno deverá:

Disponibilizar conhecimentos básicos que proporcionem uma melhor compreensão das questões económicas em geral e, em particular, da produção agrícola e animal. Dersenvolver a capacidade de pensar economicamente utilizando para isso os principios nucleares da economia.

Compreender as problemáticas que se colocam ao gestor no âmbito de uma visão global da empresa e colocar à sua disposição um conjunto de instrumentos e de técnicas de análise cujo objectivo é auxiliar a tomada de decisão;

Caracterizar a Política Agrícola Comum, identificar os seus objectivos, conhecer a sua evolução e os vários mecanismos de intervenção.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ser capaz de responder aos objetivos propostos na disciplina

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução
1.1 A natureza dos problemas económicos e os problemas económicos fundamentais. Problema fundamental da economia: a escassez. As questões que se levantam em economia.
1.2. Os agentes económicos e os mercados.
1.3. A produção pecuária no sistema económico.

2. Teoria da Procura
2.1. A noção de procura de um bem.
2.2. Determinantes da procura.
2.3. Função da procura e a sua representação gráfica.
2.4. A influência de cada um dos determinantes da procura.
2.5. Deslocações da curva da procura.
2.6. Elasticidade procura-preço
2.7. Elasticidade procura-rendimento
2.8. Elasticidade cruzada
2.9. Relação entre a curva da procura e a curva do rendimento (despesa) total

3. Análise do comportamento do consumidor pela teoria das Curvas da Indiferença
3.1. As Curvas da Indiferença e suas características
3.2. Noção de Utilidade
3.3 Noção da Taxa Marginal de Substituição

4. Teoria da Oferta
4.1. A noção da oferta de um bem
4.2. Determinantes da oferta.
4.3. Deslocações da curva da oferta
4.4. Elasticidade da oferta

5. Equilíbrio de Mercado
5.1.Efeitos dos deslocamentos das curvas da oferta e/ou procura sobre uma situação de equilíbrio
5.2. Efeito sobre o equilíbrio dos impostos e dos subsídios

6. Produção e Custos
6.1 Teoria da Produção
6.2 Análise de custos: curto e longo prazo

7. Noção e Formas de Mercado
7.1. Mercado de concorrência perfeita
7.2. Mercado de concorrência imperfeita
7.3. Abertura dos mercados ao exterior

8. Organização e Gestão Empresarial
8.1. O conceito de empresa
8.2. Os objectivos da empresa
8.3. Classificação da empresa
8.3.1. Quanto à sua forma jurídica
8.3.2. Classificação económica
8.3.3. Quanto à dimensão
8.3.4. Quanto à propriedade dos meios de produção

9. A Gestão da Empresa
9.1 A organização
9.2. O planeamento
9.2.1. Objectivos do planeamento
9.2.2. Tipos de planeamento
9.2.3. Técnicas de planeamento: gráfico de Gantt e modelo de PERT

10. A estrutura organizacional. Tipos de estruturas: estrutura linear; estrutura funcional; estrutura “line and staff”
10.1. Caracterização da função direcção
10.2. A motivação
10.3. A liderança

11. Gestão de stocks
11.1. Objectivo da gestão de stock
11.2. Definição se stock
11.3. Utilidade e inconvenientes dos stocks
11.4. Variáveis básicas da gestão de stocks
12. Gestão dos recursos financeiros
12.1. Fluxos reais e fluxos financeiros
12.2. Instrumentos base na análise financeira
12.2.1. Balanço
12.2.2. Conta de Demonstração de Resultados
12.3. Métodos de análise económica-financeira
12.3.1. Análise de rácios
12.3.2. Comparação de balanços e de demonstração de resultados de exercícios sucessivos
12.3.3. Comparação entre os membros do balanço

13. A Política Agrícola Comum (PAC)
13.1. Natureza e objectivos
13.2. Principais etapas de evolução
13.2.1. A Reforma de 1992
13.2.2. A Reforma da Agenda 2000
13.3. A Reforma Intercalar de 2003
13.4. As políticas de desenvolvimento rural integrado


Bibliografia Obrigatória

BESANKO, David; BRAEUTIGAM, Ronald R. ; Microeconomics. , Ed John Iley & Sons, Inc., 2007
HENRIQUES, Pedro D.; CARVALHO Maria Leonor. S.; BRANCO, Manuel C.; BETTENCOURT, Elisa M. ; Economia da Saude e da Produção Animal, Edições Sílabo, 2004. ISBN: 972-618-347-2
CHIAVENATO, Idalberto ; Administração. Teoria, Processo e Prática , CHIAVENATO, Idalberto (2000). Administração. Teoria, Processo e Prática. Brasil: 3ª Ed. Makron Books , 2000
CUNHA, Arlindo ; A Política Agrícola Comum e o Futuro do Mundo Rural, Plátano Edições Técnicas, 2000. ISBN: 972-40-2084-3
SAMUELSON, P e NORDHAUS, W; ECONOMIA, Ed. Mc Graw Hill
COVAS, António ; “A Agenda 2000 e a Reforma da PAC”. In Política Agrícola e Desenvolvimento Rural, Edições Colibri, 2004. ISBN: 972-772-477-9
CUNHA, Arlindo ; A Política Agrícola Comum na Era da Globalização, Coimbra: Almedina, 2004. ISBN: 972-40-2084-3
FRANK, Robert: BERNANKE, Ben; Principios de Economia, Mc Graw Hill, 200

Bibliografia Complementar

NEVES, J.L.C ; Introdução à Economia, Ed. Verbo, Lisboa., 1993
COLAÇO-do-ROSÁRIO ; “Contributo para a Reforma da PAC/2006 – A modernidade agrária no equilíbrio”, In Economia e Sociologia. 79: 19-38, Évora , 2005
HAMPTON; Administração: processos administrativos. , São Paulo: McGraw-Hill, 1990

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina consiste em aulas teórico-práticas, de exposição, discussão e aprofundamento dos temas do programa. Para alguns pontos da matéria as aulas contarão com a presença de especialistas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 95,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença a 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da disciplina é feita através de duas frequências ou de um exame final.

Caso o aluno obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores numa das frequências fica obrigado realizar o exame final. A média das duas frequências tem que ser igual ou superior a 10 (dez) valores.

A aprovação à disciplina é obtida com uma classificação mínima de 10 (dez) valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

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