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Histologia e Embriologia Animal II

Código: MV215     Sigla: HEAII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 60 Plano 2007 a 2017 2 - 5 64 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na continuidade da unidade de Histologia e Embriologia Animal I, ensinar a identificar a microanatomia dos órgãos e a compreender a sua histofisiologia, tendo por base o estudo de espécies de interesse veterinário. Compreender a utilidade da citologia como ferramenta diagnóstica, exemplificando as características de preparações citológicas de diferentes órgãos. Ensino da Embriologia descritiva de espécies de interesse veterinário.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão da unidade curricular espera-se que o estudante seja capaz de:

- reconhecer ao microscópio os elementos que compõem a estrutura microanatómica dos vários órgãos;

- identificar os diversos tipos celulares em citologias de diversos órgãos, considerando as vantagens e desvantagens da utilização da citologia como ferramenta de diagnóstico;

- compreender a organização, as funções e as características estruturais dos vários componentes dos órgãos;

- perceber a organogénese de cada órgão durante o desenvolvimento embrionário.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

HISTOLOGIA

Tubo digestivo e glândulas anexas, aparelho respiratório, aparelho urinário, glândulas endócrinas, aparelho sexual masculino, aparelho sexual feminino, glândula mamária, olho, ouvido.

CITOLOGIA

Vantagens e limitações, técnicas de recolha, principais tipos lesionais. Aspeto de citologias de linfonodo, glândula salivar, fígado, rim, testículo e vagina.

EMBRIOLOGIA

Gametogénese; da ovulação à implantação (segmentação, mórula, blástula); disco germinativo bilaminado; gastrulação e disco germinativo trilaminado; períodos embriológicos (pré-embrionário, embrionário e fetal); membranas fetais, placentas (diversos tipos) e cordão umbilical; teratologia e má-formações congénitas; sistema cardiovascular; sistema respiratório; sistema digestivo; sistema urogenital; cabeça e pescoço.

 

Bibliografia Obrigatória

Eurell Jo Ann; Dellmann.s textbook of veterinary histology. ISBN: 0-7817-4148-3 (5th Edition. A 4th Edition existente na biblioteca também pode ser usada.)
Peleteiro Maria da Conceição 070; Atlas de citologia veterinária. ISBN: 978-972-757-728-6
Laboratório de Histologia e Embriologia; Apontamentos de Embriologia Animal, 2014 (Texto a ser disponibilizado na página da unidade curricular.)

Bibliografia Complementar

Banks William J.; Applied veterinary histology. ISBN: 0-8016-6610-4
Bacha Jr. William J.; Color atlas of veterinary histology. ISBN: 0-683-30618-9 (As 1as edições (capa vermelha) e 2as edições (capa azul) são semelhantes, existindo diversos exemplares na biblioteca.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (expositivas) e aulas práticas (visualização de imagens, preparações histológicas e discussão de diagnósticos diferenciais, visualização de peças de embriologia).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 15,00
Teste 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 28,00
Trabalho laboratorial 28,00
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Não reprovação por faltas, com participação em pelo menos 3/4 das aulas práticas previstas. Condição para acesso a exame prático: obter a nota mínima de 9,5 valores no exame teórico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação = (Nota do teste teórico* x 0,40) + (Nota do teste prático x 0,45) + (Nota de participação nas aulas** x 0,15). Cada nota parcelar é dada na escala de 0 a 20.

*O estudante pode optar por realizar 2 frequências teóricas nas épocas determinadas, sem nota mínima, mas cuja média terá de ser superior a 9,5 valores, ou realizar 1 teste teórico final em época de exames.

 **A nota de participação nas aulas premeia o nível de empenhamento e ainda o desempenho de cada estudante ao longo das aulas práticas (resolução de minitestes ao longo das aulas).

Os estudantes de outros anos (“repetentes”) podem optar por realizar de novo a frequência das aulas práticas.

Provas e trabalhos especiais

1) Teste teórico de escolha múltipla, com 5 alternativas, das quais apenas uma está correcta: as alternativas correctas valem 100% do valor da pergunta; as erradas valem -25%. Pode, em cada pergunta, assinalar-se as alternativas que se desejarem. O teste tem 30 perguntas de Histologia + 20 perguntas de Embriologia, para ser efectuado no período máximo de 60 minutos.

2) Teste prático - consta da projecção de diapositivos, em Anfiteatro, para diagnóstico dos órgãos; o tempo de execução é de cerca de 45 minutos (e até 90 se necessário).

A avaliação contínua traduz-se na resolução de minitestes ao longo das aulas práticas. Não há trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As provas em cima indicadas são para os Estudantes que se submetem a exame nas épocas regulares (normal e recurso). Neste seguimento, os exames especiais solicitados, por exemplo, pelos dirigentes associativos, poderão ser de tipo diferente, segundo um modelo/tipo a determinar pelos docentes, podendo assim constar de provas teórico-práticas escritas, teórico-práticas de projecção, interrogatório directo com lâminas histológicas ao microscópio, etc. A marcação das provas é da exclusiva responsabilidade dos docentes de acordo com as suas disponibilidades e com os horários de ocupação dos espaços de exame, com informação aos candidatos por envio de e-mail pessoal, utilizando as direcções atribuídas pelo ICBAS, constantes da ficha dos Estudantes (SIGARRA).

Melhoria de classificação

Por repetição dos exames teórico e/ou prático.

Observações

Os regentes dispensam todos os estudantes repetentes com frequência de assistir às aulas práticas. Porém, são sujeitos às regras de avaliação previstas para o presente ano lectivo. Uma vez que em anos lectivos anteriores não havia avaliação contínua relativa a participação ao longo das aulas, os repetentes têm por base a classificação de 0 nessa componente. Caso repitam a assistência às aulas terão uma classificação.

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