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Biologia Celular

Código: MV112     Sigla: BC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 60 Plano 2007 a 2017 1 - 4 60 108

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

OBJETIVOS:


Pretende-se que os alunos adquiram conceitos básicos da estrutura e funcionamento da célula animal.

Resultados de aprendizagem e competências

RESULTADOS E COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:


No final do semestre, o aluno deverá possuir os seguintes conhecimentos, competências e atitudes:
-noções gerais e específicas da estrutura e função dos diferentes componentes celulares.
-saber identificar todos os organelos e estruturas celulares em microscopia ótica e eletrónica de transmissão (TEM).
-saber utilizar o microscópio ótico e o microscópio de fluorescência.
-saber realizar e interpretar diferentes preparações de material a fresco e processado para microscopia ótica, incluindo histoquímica e imunohistoquímica.
-noções gerais sobre diferentes técnicas de microscopia ótica e eletrónica.
-saber a técnica fundamental de preparação de material biológico para TEM.
-saber e trabalhar em grupo e saber e debater temas, procedimentos e resultados.
-aprender a ser disciplinado, educado e respeitador em relação à Instituição, docentes e colegas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos):


Necessita-se que o aluno tenha conhecimentos básicos de biologia celular e molecular do nível do 12º ano do Liceu.

Programa

PROGRAMA:
TEMAS TEÓRICOS:
-Evolução e diversidade celular.
-Microscópios, técnicas de microscopia e outros meios de estudo da célula.
-Membrana celular: composição, estrutura e funções.
-Membrana celular: transporte membranar de pequenas células.
-Citosqueleto: microtúbulos, cílios e flagelos.
-Citosqueleto: microfilamentos e filamentos intermédios.
-Ácidos nucleicos: composição e estrutura. Replicação e reparação.
-Ácidos nucleicos: transcrição e splicing.
-Nucléolo: síntese e processamento dos RNA ribossómicos.
-Ácidos nucleicos: Ribossomas e síntese proteica (Tradução).
-Ácidos nucleicos: iRNAs.
-Núcleo celular: Invólucro nuclear e respetivos poros, lâmina nuclear, transporte núcleo-citoplasmático.
-Mitose e Meiose: mecanismos, estrutura e funções.
-Ciclo celular: mecanismos, estrutura e funções.
-Retículo endoplasmático: estrutura e funções. Processamento de proteínas e lípidos.
-Complexo de Golgi: estrutura e funções; exocitose.
-Lisossomas: estrutura e funções; endocitose.
-Mitocôndrias, Substâncias de reserva: estrutura e funções.
-Peroxissomas: estrutura e funções.
-Junções intercelulares, Adesão celular, Lâmina basal: estrutura e funções.
-Mobilidade Celular, Sinalização Celular: estrutura e funções.
-Morte Celular Programada: estrutura e funções.

TEMAS PRÁTICOS:
-Utilização do microscópio ótico de fundo claro. Focagem, Resolução, Morfologia microscópica (pele humana).
-Preparações extemporâneas. Observação de movimentos de ciclose em Nitella sp (alga verde; retículo endoplasmático e outras estruturas vesiculares) e em Elodea sp (Planta vascular, folha verde; cloroplastos).
-Processamento de material biológico para microscopia ótica. Inclui vídeo e processamento.
-Colorações topográficas (hematoxilina e eosina, He-Eo): fígado de rato. Inclui microtomia.
-Processamento de material biológico para microscopia TEM. Inclui vídeo. Visita aos ultramicrótomos com visualização dos cortes semifinos, ultrafinos e processamento das grelhas para TEM; operação e observação ao TEM de células, estruturas e organelos celulares.
-Histoquímica:
Deteção de DNA (Feulgen-Rossenbeck) em fígado de rato; atlas de imagens de TEM para observação a nível ultrastrutural de ácidos nucleicos.
Deteção de polissacáridos: glicogénio (fígado de rato); polissacáridos básicos (PAS: células caliciformes, duodeno rato); polissacáridos ácidos (Azul de alcian: células caliciformes, duodeno rato); atlas de imagens de TEM para observação a nível ultrastrutural de polissacáridos.
-Mitose (Allium cepa) e Meiose (ovário e testículo de rato).
- Histoquímica.
Deteção de proteínas (DMAB-Nitrito) no pâncreas exócrino do rato; atlas de imagens de TEM para observação a nível ultrastrutural de proteínas.
Deteção de lípidos (Negro de Sudão) na pele de rato; atlas de imagens de TEM para observação a nível ultrastrutural de gotículas lipídicas.
-Especializações celulares: microvilosidades (duodeno); estereocílios (epididímo); cílios (traqueia, trompa de Falópio), flagelos (esfregaço de sémen), desmosomas focais (pele); atlas de imagens de TEM para observação a nível ultrastrutural das especializações celulares e das junções intercelulares.
-Consulta de Atlas para observação de todos os organelos e estruturas celulares em imagens de TEM. Núcleo, Citoplasma, Especializações da membrana, Junções intercelulares, Citosqueleto, Técnicas especiais.
-Apoptose. Reação de deteção por microscopia de fluorescência usando a técnica TUNEL. Secções de parafina de gânglios linfáticos com Linfoma humano e de cão. Atlas de imagens de TEM para observação a nível ultrastrutural de células em apoptose.
-Exame de auto-avaliação (imagens TEM).

Bibliografia Obrigatória

Azevedo Carlos 340; Biologia celular e molecular. ISBN: 978-972-757-692-0
Alberts Bruce; Molecular biology of the cell. ISBN: 978-0-8153-4105-5

Bibliografia Complementar

ULL; Molecular and Cellular Biology. ISBN: 0270-7306

Observações Bibliográficas

-Os alunos não podem exceder o número de faltas correspondente a 25% das aulas práticas.

 

-OS ALUNOS TÊM DE USAR BATA BRANCA EM TODAS AS AULAS PRÁTICAS.


-A PRIMEIRA AULA PRÁTICA É OBRIGATÓRIA.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

MÉTODOS DE ENSINO:


Métodos/ferramentas de trabalho utilizados, explicando de que modo estes contribuem para a aquisição de competências:

Aulas teóricas:
-Exposição da matéria com apoio de meios audiovisuais dinâmicos.
-Salas de ensino equipadas com quadros brancos e projeção vídeo ligado a computador com internet.
-Variados meios de aprendizagem: Biblioteca, livros, textos, revistas científicas, bases de dados e e-learning.
-Plataforma SIGARRA online (UP) com todas as Apresentações Teóricas, bem como textos e imagens/atlas suplementares.

Aulas práticas:
-Exposição da matéria, aquisição de autonomia no manejo do microscópio ótico de fundo claro, execução de protocolos práticos experimentais (ensino personalizado e trabalho em grupo), observação de células e tecidos em microscopia ótica, e microscopia de fluorescência, observação de imagens de TEM.
-Laboratório moderno com todo o equipamento necessário à execução dos trabalhos experimentais e de observação ao TEM.
-Sala de aulas equipado com 24 microscópios óticos Zeiss e um microscópio de fluorescência Leitz.
-Variados meios de aprendizagem: protocolos experimentais.
-Biblioteca de preparações histológicas.
-Atlas de microscopia ótica, histoquímica e TEM.
-Plataforma SIGARRA online (UP) com todas as Apresentações Práticas, bem como textos e imagens/atlas suplementares.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Obtenção de Frequência:


-Exame final (Janeiro) e Exame de Recurso (Fevereiro).

-Sem Frequências intercalares.

-Os alunos não podem exceder o número de faltas correspondente a 25% das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Exame final: 90 minutos, 20 valores

-Perguntas de escolha múltipla. Cada questão apresenta 5 alternativas, das quais só uma está totalmente incorreta. Só pode assinalar uma resposta. As respostas erradas não descontam. Total de 14 valores.


-Na folha de exame, as últimas páginas são dedicadas à identificação de imagens de microscopia ótica e eletrónica das estruturas e organelos celulares ensinados. Num conjunto de imagens estão identificados 25 desses elementos. Os alunos têm de os identificar, escrevendo por extenso. Não descontam as respostas erradas. Total de 6 valores.

Provas e trabalhos especiais

nenhum.

Trabalho de estágio/projeto

nenhum.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A estabelecer pelo ICBAS, geralmente na primeira/segunda semana de Setembro.

Melhoria de classificação

Exame de Recurso (Fevereiro).

Observações

-Horário de Dúvidas:
Laboratório de Biologia Celular
2ªF: 13-15h; 3ªF: 13-14h; 4ªF: 13-15h; 6ªF: 13-15h.

 

-OS ALUNOS TÊM DE USAR BATA BRANCA EM TODAS AS AULAS PRÁTICAS.


-A PRIMEIRA AULA PRÁTICA É OBRIGATÓRIA.

-DOCENTES
Prof. Doutor Mário Sousa, MD, PhD, Professor Catedrático, Regente
Dra. Rosália Sá, PhD, Prof. Auxiliar.
Prof. Doutor Alexandre Lobo da Cunha, PhD, Professor Catedrático
Prof. Doutora Beatriz Porto, PhD, Professora Auxiliar
Prof. Doutor Carlos Azevedo, PhD, Professor Catedrático, Jubilado, Convidado
Prof. Doutora Isabel Malheiro, PhD, Professora Associada, Aposentada, Convidada

-TÉCNICOS
-Elsa Oliveira, Técnica Especialista de 1ªclasse de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica da Área de Diagnóstico e Terapêutica
-Ângela Alves, Assistente técnica de ensino e investigação
-Ana Paula Sousa, Assistente Técnica de apoio às aulas praticas e investigação.

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