Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MV321

Anatomia Patológica II

Código: MV321     Sigla: APII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Clínicas

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Patologia e Imunologia Molecular
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 45 Plano 2007 a 2017 3 - 5,5 80 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender a etiopatogenia, reconhecer o quadro lesional e as alterações histológicas inerentes aos processos patológicos que envolvem os aparelhos respiratório, urinário, nervoso, muscular-esquelético, reprodutor e os órgãos linfóides nas espécies animais de interesse pecuário e nos animais de companhia, incluindo algumas espécies exóticas. Importância das doenças oncológicas e os seus aspectos mais relevantes para a Clínica Veterinária. Prática na realização de necrópsias com selecção e envio de material para os laboratórios de diagnóstico. Importância e interpretação dos relatórios de histopatologia.

Resultados de aprendizagem e competências

Realizar correctamente uma necrópsia; Identificar as lesões macrosocópicas e construir uma lista de diagnósticos diferenciais; Saber recolher e enviar material para laboratórios de diagnóstico complementares. Interpretar o resultado dos diagnósticos complementares; Compreender a etiopatogenia, reconhecer o quadro lesional e as alterações histológicas inerentes aos processos patológicos que envolvem os aparelhos respiratório, urinário, nervoso, muscular-esquelético, reprodutor e os órgãos linfóides nas espécies animais de interesse pecuário e nos animais de companhia, incluindo algumas espécies exóticas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aparelho respiratório. Aparelho urinário. Sistema nervoso. Sistema muscular-esquelético. Aparelho reprodutor. Órgãos linfóides. Fenómenos cadavéricos. Técnicas de realização de necrópsia. Recolha e envio de material ao laboratório. Interpretação de relatórios histopatológicos.

Bibliografia Obrigatória

McGavin M. Donald 340; Pathologic basis of veterinary disease. ISBN: 978-0-323-02870-7
Jubb KVF, Kennedy PC, Palmer N; Pathology of Domestic Animals, 4th edition. San Diego. Academic Press, 1993
Petisca JLN, Montano AT ; A técnica da necrópsia em medicina veterinária , Livraria Luso-Espanhola, Lisboa , 1962

Bibliografia Complementar

Meuten Donald J. ed.; Tumors in domestic animals. ISBN: 0-8138-2652-7
George Orwell; Animal Farm, Secker and Warburg , 1945. ISBN: 978-0-452-28424-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (apresentação da matéria com recurso a imagens). Aulas práticas (realização de necrópsias, elaboração de relatórios de necrópsia, observação de preparações histológicas sobre os casos observados durante as necrópsias - facultativo).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Prova oral 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

É necessária a aprovação na avaliação prática (contínua) para aceder ao exame teórico final. As avaliações práticas serão realizadas nas duas últimas semanas de aulas, sempre no horário das aulas práticas da disciplina. Haverá a possibilidade de realizar uma segunda prova prática (recurso). A prova de avaliação prática é cotada de modo a favorecer um sistema de estudo cooperativo entre os alunos através de uma avaliação de interdependência positiva. Neste sistema os alunos serão divididos em grupos de 3 que trabalharão juntos e dos quais as notas obtidas individualmente terão influencia na dos restantes membros do grupo. Caso todos os membros do grupo aprovem será dado um bonus de 3 valores às notas obtidas; caso um ou mais membros falhem será subtraido metade da cotação que supera 10 aos membros que aprovaram a prova. Durante o curso os alunos deverão relatar ao docente ( em sistema de tutoria) eventuais dificuldades no trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico escrito - 50% Avaliação prática (avaliação contínua + exame oral)- 50%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com condições especiais devem contactar atempadamente o regente, a fim de efectivar a sua inscrição para participação na avaliação prática.

Melhoria de classificação

É possível fazer melhoria a cada uma das parcelas que compõem a avaliação dependendo das vagas nas provas práticas.

Observações

É necessária a aprovação na avaliação prática para realizar o exame teórico. As provas práticas serão realizadas nas duas últimas semanas de aulas, sempre no horário das aulas práticas da disciplina. Haverá a possibilidade de realizar uma segunda prova prática (recurso), no horário das aulas práticas da disciplina. Os alunos deverão distribuir-se de forma equilibrada pelas duas semanas disponíveis para a realização das provas.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-28 às 05:26:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias