Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Departamentos > Patologia e Imunologia Molecular
Opções

Patologia e Imunologia Molecular

Sigla: PIM
Responsável: Ana Maria Tomás
Missão: O Departamento de Patologia e Imunologia Molecular agrega docentes e não docentes envolvidos prioritariamente no ensino de dois mestrados integrados (Medicina e Medicina Veterinária) e uma licenciatura (Ciências do Meio Aquático) com sede administrativa no ICBAS. A atividade docente e de orientação estende-se, também, ao Mestrado em Medicina Legal e aos Programas Doutorais em Patologia e Genética Molecular e em Biologia Básica e Aplicada, à licenciatura e Mestrado em Bioquímica, Mestrado Integrado em Bioengenharia e Mestrado em Oncologia, em parceria com a FMUP, a FCUP, a FEUP e o IPOPFG. A atividade docente está centrada na Patologia como área do conhecimento dedicada ao estudo dos mecanismos e caraterização das alterações morfológicas, funcionais e genómicas envolvidos na génese dos diversos tipos de doença humana e animal.

O maior objectivo do departamento como tal é beneficiar da experiência em vários campos do conhecimento e investigação, ao qual se dedicam os diferentes docentes e com isso proporcionar um trabalho em ambiente multidisciplinar. Deste modo podemos aprender com os elementos do departamento que ensinam e investigação na área da Patologia Veterinária qual o estado da arte de doenças importantes como a BSE, a tuberculose bovina, e o cancro em geral dos animais domésticos e de pecuária, a segurança alimentar, além das não menos importantes zoonoses e doenças emergentes no planeta. Através da ligação ao IPOPFG, diversos elementos do corpo docente realizam investigação em Oncologia, nomeadamente na caracterização das alterações genéticas e epigenéticas subjacentes aos processos de transformação e progressão neoplásica, bem como à exploração dessas alterações como biomarcadores oncológicos e alvos terapêuticos no contexto da Saúde Humana.

Na área da investigação e tendo como cenário a patologia comparada é possível comparar o cancro da mama em mulheres com a mesma patologia em cadelas ou gatas. A colaboração com o IPATIMUP, um dos centros de investigação da UP, através de docentes do ICBAS que desenvolvem a sua actividade de investigação naquele centro dedicado especialmente ao estudo do cancro, tem tornado possível a transferência de conhecimento da Oncobiologia humana para o campo emergente da Oncologia veterinária. A colaboração com à área das ciências médicas e farmacêuticas tem permitido uma visão mais integrada do problema da resistência a antibióticos juntando esforços entre patologistas humanos e investigadores veterinários, no que respeita o efeito do uso de antibióticos em animais utilizados na alimentação humana.

Ainda na vertente investigacional e através da colaboração com centros de investigação da UP, nomeadamente IBMC, IPATIMUP e UMIB alguns dos docentes do departamento associados a estes centros desenvolvem atividade cientifica na área da genética humana, da parasitologia, do metabolismo do ferro, da imunogenética e glicobiologia, esta ultima na vertente do cancro e doenças infecciosas.

SERVIÇOS À COMUNIDADE

O departamento dá ainda apoio a projectos de investigação em parceria com institutos de investigação e Unidades Orgânicas da UP, assim como institutos internacionais com os quais tem parceria. Tem um serviço de diagnóstico histopatológico veterinária, assim como um serviço de necropsias veterinárias em articulação com o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, que presta serviço às clínicas veterinárias, maioritariamente dá área do grande Porto e arredores.
Email: atomas@icbas.up.pt
Telefone: 220428272
Morada: Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228
Código Postal: 4050-313

Laboratórios

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-28 às 13:12:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais