Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MV522

Medicina e Cirurgia de Animais de Companhia II

Código: MV522     Sigla: MCACII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Clínicas

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Clínicas Veterinárias
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 72 Plano 2007 a 2017 5 - 10 160 270
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-09-22.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da unidade curricular (UC) é apurar as capacidades de execução de procedimentos clínicos aprendidos em disciplinas de carácter semiótico, assim como desenvolver o raciocínio clínico e sua aplicação em situações reais, aplicando os conhecimentos aprendidos nas UC dos anos anteriores. O facto de os estudantes trabalharem com casos reais apresentados à UPVet-Clínica Veterinária da Universidade do Porto, sob supervisão e responsabilidade do Corpo Docente e do Corpo Clínico, permite o desenvolvimento de capacidades de comunicação e princípios éticos de exercício profissional, tão importantes como as capacidades técnicas. A actividade exercida junto dos animais hospitalizados, de novo supervisionada, permite o desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade individual e trabalho em equipa, que constitui a base da actividade clínica medico-veterinária.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados da aprendizagem são a aquisição prática de competências clínicas em animais de companhia das espécies mais comuns (cão, gato, pequenos mamíferos, répteis e aves ornamentais) no seu todo, isto é, desde a obtenção de uma história clínica até à implementação de um plano terapêutico, passando pela execução de exames de estado geral, exames dirigidos, elaboração de diagnósticos diferenciais, planeamento e execução de exames complementares, elaboração de um plano de tratamento e sua execução, quando aplicável.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Tratando-se de uma UC de integração e aplicação de conhecimentos, é fundamental que os estudantes possuam já os conhecimentos de base nas áreas de Semiologia médica (Avaliação clínica dos animais); Anestesiologia de animais de companhia; Semiologia cirúrgica; Imagiologia; Cirurgia de animais de companhia e Patologia clínica de animais de companhia. É igualmente importante que os estudantes tenham uma clara ideia das regras de comportamento ético e deontológico do exercício da profissão clínica.

Programa

Aulas teóricas: Dermatologia: Apresentação clínica e abordagem terapêutica de: Otopatias; dermatologia infecciosa; parasitária; fúngica e imuno-mediada. Localização de lesões no sistema nervoso. Abordagem terapêutica ao paciente epiléptico. Abordagem terapêutica às hérnias discais. As restantes aulas teóricas serão dedicadas ao estudo de casos em conjunto. Os casos são elaborados pelos docentes, com base em casuística real e construídos com o intuito de desenvolver nos estudantes a sistemática da abordagem aos quadros clínicos, baseada nos conhecimentos aprendidos e adaptando-os aos casos concretos em discussão. A forma de abordagem segue os parâmetros gerais do exame prático final, constituindo-se assim também como uma ferramenta de preparação da avaliação.

Aulas práticas: Nas aulas práticas os estudantes são envolvidos no trabalho prático de uma clínica veterinária com atendimento diário e serviço de urgência.

Bibliografia Obrigatória

Tams Todd R.; Handbook of small animal gastroenterology. ISBN: 0-7216-8676-1
Osborne Carl A.; Canine and feline nephrology and urology. ISBN: 0-683-06666-8
Lorenz Michael D.; Handbook of veterinary neurology. ISBN: 0-7216-8986-8
Vários; Textbook of Respiratory Disease in dogs and cats, Lesley G King, 2004. ISBN: 0-7216-8706-7
Platt Simon R. 340; BSAVA manual of canine and feline neurology. ISBN: 978-1-905319-34-3
Tilley Larry P.; Blackwell.s five-minute veterinary consult. ISBN: 978-08138-0763-8
Ettinger Stephen J.; Textbook of veterinary internal medicine. ISBN: 978-1-4160-6593-7
Lorenz Michael D.; Small animal medical diagnosis. ISBN: 978-0-8138-1338-7
Nelson Richard W.; Small animal internal medicine. ISBN: 978-0-323-04881-1
Thompson Mark S.; Small animal differential diagnosis. ISBN: 978-1-4160-3268-7
Fuentes Virginia Luis 340; BSAVA manual of canine and feline cardiorespiratory medicine. ISBN: 978-1-905319-12-1
Villiers Elizabeth 340; BSAVA manual of canine and feline clinical pathology. ISBN: 0-905214-79-X
Gough Alex; Differential diagnosis in small animal medicine. ISBN: 978-1-4051-3252-7
Hall Edward J. 340; BSAVA manual canine and feline gastroenterology. ISBN: 0-905214-73-0
Tams Todd R.; Handbook of small animal gastroenterology. ISBN: 0-7216-8676-1
De Lahunta Alexander; Veterinary neuroanatomy and clinical neurology. ISBN: 978-0-7216-6706-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teórico: Explicação dos protocolos de exploração, diagnóstico, prognóstico e terapia nas especialidades abordadas. Estudo acompanhado de casos exemplificativos das especialidades abordadas Prático: Atendimento tutoriado de casos clínicos reais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para ser admitido a exame o estudante deverá, cumulativamente:
1- Não ultrapassar faltas a 10% do serviço de urgência previsto.
2-Não ultrapassar 35% de faltas a aulas práticas.
Para os efeitos do ponto 2, os estudantes que se encontrarem em serviço a esta ou outras UC no dia da sua aula prática poderão frequentar outra aula prática da mesma semana, justificando a alteração através de documento comprovativo do serviço que motivou a falta.
Os estudantes trabalhadores que não cumpram o disposto em 2 deverão fazer demonstração de competências através da realização, na segunda semana de avaliação intercalar, de uma consulta externa na UPVet, de forma considerada satisfatória pelo Regente.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final teórico = 8 valores Exame de exploração de 3 casos clínicos = 4 valores cada Para aprovação, o aluno deverá obter, cumulativamente, a classificação mínima de 4 (quatro) valores no exame teórico e 6 (seis) valores no exame prático. Para além disso, deverá igualmente obter classificação mínima de 1,5 (um vírgula cinco) valores em dois dos três casos

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que apresentarem um relatório de caso, por eles lidado durante as aulas práticas, com qualidade considerada boa ou muito boa, obterão uma bonificação de um (Bom) ou dois (Muito bom) valores na classificação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam melhorar a classificação final submeter-se-ão a exame final em época de recurso ou em outra época de acordo com a legislação em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-28 às 05:22:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias