Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > FIL > Informação para Candidatos

Cursos

Filosofia

Dados Gerais

Código Oficial: 0360
Sigla: FIL

Diplomas

  • Licenciatura em Filosofia - Ramo Educacional ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Filosofia - Ramo Cientifico ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Filosofia ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Filosofia - Área Opcional B - Informação e Comunicação ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Filosofia - Área Opcional D - Estética e Artes ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Filosofia - Área Opcional E - Cultura Portuguesa ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Filosofia - Área Opcional A - Ensino da Filosofia ( Créditos nacionais)
  • Licenciatura em Filosofia - Área Opcional C - Ética e Ciência Política ( Créditos nacionais)

Unidades Curriculares

Filosofia Antiga I

FLUP0001 - ECTS Descobrir as grandes problemáticas que estão nas origens do pensamento filosófico ocidental. Identificar as temáticas fundamentais do pensamento antigo. Interpretar os textos nucleares do pensamento grego. Reconhecer a importância e actualidade do pensamento grego.

Filosofia do Conhecimento I

FLUP0004 - ECTS A disciplina de Filosofia do Conhecimento I tem como objectivo principal iniciar os alunos às problemáticas epistemológicas gerais. Um primeiro passo nesse sentido é a exploração da definição de conhecimento que parte das noções de (i) crença, (ii) justificação e (iii) verdade. Através da frequência da disciplina o aluno deve tornar-se capaz de (i) dominar o vocabulário técnico da epistemologia contemporânea, (ii) propor e problematizar conceitos de mente e de conhecimento, (iii) identificar problemas epistemológicos bem como a relação destes com questões metafísicas e de teoria da mente e da linguagem, (iv) identificar diferentes teorias da justificação epistémica e formular razões a favor e contra cada uma delas, (v) justificar as relações da teoria do conhecimento com outras áreas teóricas (nomeadamente da ciência cognitiva) a partir de exemplos práticos.

Hermenêutica

FLUP0006 - ECTS Reflexão especulativa sobre as operações da compreensão exigidas pela interpretação dos textos filosóficos de modo a realizar uma decifração integralmente filosófica.

Lógica I

FLUP0005 - ECTS Pretende-se que os alunos desenvolvam o raciocínio (essencialmente de tipo dedutivo) através do domínio dos conceitos essenciais da lógica, com vista à sua posterior aplicação
(1) na análise de teses filosóficas baseadas em argumentos, e
(2) na compreensão de algumas posições filosóficas para as quais os resultados das investigações lógicas são encarados como fundamentais (ou, pelo contrário, como irrelevantes).

Problemática da Filosofia e da História da Filosofia

FLUP0003 - ECTS Estabelecer contacto com as grandes questões que, desde a antiguidade até aos nossos dias, têm animado o pensamento filosófico ocidental. Reconhecer a complexidade dos problemas filosóficos tratados. Descobrir a linha de coerência que sustenta e conduz a problemática da filosofia e da história da filosofia

Filosofia Antiga II

FLUP0002 - ECTS Descobrir as grandes problemáticas que estão nas origens do pensamento filosófico ocidental. Identificar as temáticas fundamentais do pensamento antigo. Interpretar os textos nucleares do pensamento antigo. Reconhecer a importância e actualidade do pensamento grego.

Filosofia do Conhecimento II

FLUP0007 - ECTS A cadeira de Filosofia do Conhecimento II é concebida como uma abordagem aplicada das questões da mente e do conhecimento introduzidas na cadeira de Filosofia do Conhecimento I. Pretende-se que os alunos partam de uma problemática contemporânea para o estudo (directo e aprofundado) de textos clássicos da teoria da mente e do conhecimento e que comparem e discutam as propostas dos quatro autores clássicos seleccionados (considerando nomeadamente: Descartes e Hume – posições quanto ao cepticismo, Descartes, Hume, Leibniz e Kant – posições quanto à natureza do conhecimento). Dois temas – a consciência e a racionalidade – constituem o foco de análise da cadeira.

Lógica II

FLUP0008 - ECTS Pretende-se que os alunos desenvolvam o raciocínio (essencialmente de tipo dedutivo) através do domínio dos conceitos e dos métodos formais da lógica actual, com vista à sua posterior aplicação (1) na análise de teses filosóficas baseadas em argumentos, e (2) na compreensão de algumas posições filosóficas para as quais os resultados das investigações lógicas são encarados como fundamentais (ou, pelo contrário, como irrelevantes).

Metodologia da Investigação

FLUP0010 - ECTS Compreensão da problemática e métodos da investigação filosófica. Análise e interpretação e elaboração de textos para aplicação dos critérios de rigor, precisão e clareza pretendidos.

Temas e Épocas da História da Cultura

FLUP0009 - ECTS Introduzir um painel de grandes problemáticas decorrentes dos diferentes contextos em que as mesmas se inserem. Estabelecer, sempre que possível, coordenação interdisciplinar, particularmente com Filosofia Antiga II.

Cosmologia I

FLUP0017 - ECTS Consciência da importância duma MEDITAÇÃO sobre o Universo como uma atitude inter e trans-disciplinar fundamental no domínio do Filosofar e da Filosofia. Uma viagem ao longo do pensamento cosmológico, desde os Mitos fundadores do Universo, passando pela Cosmologia Grega, Helenística, Medieval e terminando no Renascimento com Nicolau de Cusa e horizonte do modelo de Copérnico.

Estética I

FLUP0013 - ECTS Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética.
Fornecer questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos.
Incentivar e desenvolver o gosto e a sensibilidade por objectos artísticos, nomeadamente produzidos contemporaneamente.
Favorecer a imaginação visual e conceptual.

Filosofia das Ciências I

FLUP0015 - ECTS O impacto das ciências no modo como hoje nos vemos a nós próprios e ao mundo e como nele vivemos, impõe-nas como um objecto de reflexão incontornável para a filosofia. Pretende-se, ao dar conta da evolução das imagens da ciência (desde o início do séc. XX até finais da década de setenta) em função dos estilos de aproximação filosófica mais marcantes que sobre elas se ensaiaram, chegar a uma compreensão do que elas têm de especial e das razões que explicam a sua autoridade na cultura.

Filosofia e Ciência Política I

FLUP0019 - ECTS Compreensão da problemática da investigação filosófica na área política e social. Análise e interpretação de textos dos pensadores abordados. Reconhecimento da importância e actualidade dos temas focados.

Filosofia Medieval I

FLUP0011 - ECTS É necessário abordar de um modo crítico, simultaneamente distanciado e interno, a filosofia durante os longos mil anos que medeiam entre a queda dos "dois" impérios romanos, o do Ocidente em 476 e o do Oriente em 1453, período a que se convencionou chamar "Idade Média". Há elementos de natureza histórico-cultural que são indispensáveis para a compreensão dos autores e da dinâmica da filosofia ao longo deste milénio. A caracterização das formas literárias, da terminologia, dos métodos, das escolas e dos "interesses" da Filosofia durante a Idade Média, bem como a periodização das sucessivas "translações" e "renascimentos" do pensamento durante esse período, permitem ver por dentro como e porque se faz filosofia durante a Idade Média (§§ 1-3). Mais do que a simples sucessão histórica de autores e escolas, será privilegiado o estudo de problemas, argumentos e ideias, através da leitura de um conjunto de textos seleccionados (cfr. § 4).

Cosmologia II

FLUP0018 - ECTS Abordagem das principais tendências cosmológicas da época moderna Copérnico, Kepler, Galileu, Descartes, Newton e Kant). A Cosmologia do séx . XIX e a importância para os modelos cosdmológicos contemporâneos do pensamento de A. Einstein.

Estética II

FLUP0014 - ECTS Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética.
Fornecer questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos.
Incentivar e desenvolver o gosto e a sensibilidade por objectos artísticos, nomeadamente produzidos contemporaneamente.
Favorecer a imaginação visual e conceptual.

Filosofia das Ciências II

FLUP0016 - ECTS Ao acompanhar as transformações dos contextos sociais e culturais da investigação depois dos anos sessenta, pretende-se compreender por é que a ciência passou a exigir uma nova filosofia e uma nova epistemologia. Serão apreciados os poderes e limites das análises socioepistemológicas e o modo como elas redimensionam a imagem e o lugar das ciências na cultura.De múltiplas formas procura-se dar conta das relações necessárias mas difíceis entre as ciências e vários sectores da não-ciência.

Filosofia e Ciência Política II

FLUP0020 - ECTS Compreensão da problemática da investigação filosófica na área política e social. Análise e interpretação de textos dos pensadores abordados. Reconhecimento da importância e actualidade dos temas focados.

Filosofia Medieval II

FLUP0012 - ECTS Pretende-se fazer uma segunda navegação dentro de problemas e argumentos já antes abordados, aprofundando-os através da leitura integral de obras (ou de partes de obras) filosóficas seleccionadas, em torno da questão da vontade e suas ramificações (conhecimento e sensualidade, escolha, liberdade, determinismo, felicidade, mal, acrasia). Os textos a estudar serão integrados no pensamento dos respectivos autores e inseridas no seu contexto de emergência, com realce para as discussões filosóficas que prolongam, ou a que deram origem. Pressupondo-se que haverá leitura prévia das mesmas, a cada obra/tema serão dedicadas entre 3 a 6 aulas, consoante a sua extensão e dificuldade.
A leitura integral de obras sobre temas nucleares das discussões filosóficas medievais é uma forma de aprofundar os elementos gerais estudados no semestre anterior. Essa leitura procura integrar cada obra no dinamismo das ideias filosóficas nelas formuladas ou debatidas, confrontando-a com as de outros autores coevos que trataram os mesmos temas, procurando-se discutir os momentos e posições chave na formulação de teorias da vontade ao longo da Idade Média.
N.B.: As obras incluídas nesta parte do programa são de leitura obrigatória.

Antropologia Filosófica I

FLUP0500 - ECTS Proporcionar a aquisição de competências reflexivas no domínio da problematização antropológica.
Identificar a especificidade e a transversalidade das problemáticas antropológicas.

Filosofia da Linguagem I

FLUP0521 - ECTS A disciplina de Filosofia da Linguagem pretende ser tematicamente orientada focando no entanto pontos fulcrais da história da filosofia da linguagem a partir de finais do século XIX. Na medida em que a filosofia da linguagem é central sobretudo na tradição analítica, é esta que guia a quase totalidade do programa, sendo a Parte II aquela que é mais extensamente leccionada, a partir da análise prática de obras e artigos. De modo a contextualizar a orientação principal (Parte II), o Programa é iniciado com uma referência aos estudos empíricos da linguagem (Parte I) e concluído com uma breve referência à teoria da linguagem no âmbito de outras tradições filosóficas (Parte III). Pretende-se que o aluno fique capaz de descrever o quadro geral das investigações contemporâneas sobre a linguagem e também que conheça directa e profundamente os textos clássicos analisados nas aulas.
Para o acompanhamento geral da disciplina e especialmente como referência para o uso de vocabulário técnico em português aconselha-se a seguinte enciclopédia (da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Filosofia): BRANQUINHO, João & MURCHO, Desidério (orgs), Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos, Lisboa, Gradiva 2001.

Filosofia Moderna I

FLUP0496 - ECTS Desenvolver a compreensão filosófica da História da Filosofia Moderna.

Ontologia I

FLUP0498 - ECTS A) Objectivos científicos: delimitação dos motivos inaugurais da disciplina e principais “modelos” históricos da mesma; determinação da “orientação programática” seguida (“analítica ôntico-transcendental”) e análise de conceitos, temas e princípios tidos por “fundamentos” ontológicos incontornáveis (numa perspectiva simultaneamente histórica e o mais possível “actual”).
B) Objectivos pedagógicos: levar os alunos à interiorização do “espírito” e alcance teórico da disciplina; privilegiar a “compreensão” pluri-angular da matéria leccionada, segundo o princípio geral de que mais vale saber “pouco e bem” do que “muito e mal”.

Antropologia Filosófica II

FLUP0520 - ECTS Proporcionar a aquisição de competências reflexivas no domínio da problematização antropológica.
Fundamentar uma reflexão filosoficamente sustentada sobre algumas das grandes questões contemporâneas.

Filosofia da Linguagem II

FLUP0522 - ECTS A disciplina de Filosofia da Linguagem II é concebida em três momentos: (i) A linguagem como objecto de reflexão filosófica, (ii) A Fenomenologia da linguagem, actos de fala e importância do discurso, (iii) A renovação da tradição hermenêutica sob o modelo do texto.

Filosofia Moderna II

FLUP0497 - ECTS Desenvolver a compreensão filosófica da História da Filosofia Moderna.

Ontologia II

FLUP0499 - ECTS A) Objectivos científicos: na continuação de Ontologia I, tratar de temas e questões que se reputam ontologicamente fundamentais; examinar e estabelecer perspectivas teóricas respeitantes aos “transcendentalismo”, tomando como fio condutor o transcendentalismo kantiano, mas “superando-o” com base em aportações contemporâneas; evidenciar em que medida o pluralismo transcendental age na tríade ontológica sentir, agir, pensar.
B) Objectivos pedagógicos: privilegiar a “compreensão” pluri-angular da matéria leccionada, segundo o princípio geral de que mais vale saber “pouco e bem” do que “muito e mal”.

Seminário: História e Filosofia da Ciência

FLUP0868 - ECTS Integrar os conhecimento obtidos ao longo da licenciatura. Preparar o aluno para a investigação e a discussão dos seus resultados.
Consolidar anteriores aprendizagens. Aprofundar o âmbito tradicional de reflexão da filosofia das ciências até às dimensões éticas, sociais e culturais da investigação tecnocientífica.

Seminário: Interpretação e Tradução Filosófica

FLUP0869 - ECTS Integrar os conhecimento obtidos ao longo da licenciatura. Preparar o aluno para a investigação e a discussão dos seus resultados. Aprofundar o conhecimento filosófico na área da interpretação de textos e da tradução do texto filosófico (do ponto de vista teórico e prático).

Seminário: Política e Direitos Humanos

FLUP0870 - ECTS Integrar os conhecimento obtidos ao longo da licenciatura. Preparar o aluno para a investigação e a discussão dos seus resultados. Aprofundar o conhecimento filosófico na área da filosofia política e direitos humanos.

Seminário: Razão Prática e Razão Teórica

FLUP0871 - ECTS Integrar os conhecimento obtidos ao longo da licenciatura. Preparar o aluno para a investigação e a discussão dos seus resultados. Aprofundar o conhecimento filosófico na área da Razão prática e razão teórica.

Ética I

FLUP0863 - ECTS Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

Filosofia Contemporânea I

FLUP0862 - ECTS Uma compreensão filosófica da história da filosofia contemporânea, relativamente aos universos de discurso clássico e moderno. Compreensão 'diferenciadora', deteção do específico da contemporaneidade.

Filosofia em Portugal I

FLUP0864 - ECTS No contexto mais vasto da historia e cultura portuguesas, possibilitar uma visao geral do pensamento filosofico em Portugal, desde a Idade Media ate ao sec. XX.

Ética II

FLUP0866 - ECTS Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

Filosofia Contemporânea II

FLUP0865 - ECTS Uma compreensão filosófica dos temas do programa.
Sua relacionação quer com outros autores ou correntes da Filosofia hodierna, quer com os universos de discurso clássico e moderno.

Filosofia em Portugal II

FLUP0867 - ECTS No contexto mais vasto da historia e cultura portuguesas, possibilitar uma visao geral do pensamento filosofico em Portugal, desde a Idade Media ate ao sec. XX.

Estágio Pedagógico (Filosofia)


FLUP0915 - ECTS
Integrar, de forma progressiva, orientada e apoiada, o aluno no exercício da docência;
estruturar o processo ensino/aprendizagem;
integrar a função docente numa perspectiva interdisciplinar;
desenvolver a capacidade de direcção e orientação educativa da turma;
desenvolver competências nos domínios da observação e da avaliação, reconhecendo esta como um processo contínuo;
desenvolver a capacidade de relacionamento com todos os elementos que integram a comunidade escolar;
contribuir para que a acção educativa desenvolva a interacção escola/comunidade.

Seminário (Filosofia)


FLUP0689 - ECTS
Formar professores com um desempenho reflexivo, problematizador, crítico e auto-superador;
articular a teoria e a prática, as Ciências da Educação, a Filosofia e a prática docente;
aprofundar os saberes filosóficos e pedagógico-didácticos bem como as práticas investigativas.

Economia I


FLUP0046 - ECTS
A disciplina “Economia I” proporciona o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos básicos e enfatizando a relação de grande proximidade entre este ramo do saber e a Sociologia. A abordagem utilizada é essencialmente microeconómica, analisando-se como os comportamentos individuais determinam a obtenção de resultados globais, que poderão ou não ser equilibrados. São tratados temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, aplicando a perspectiva económica.


Ética Contemporânea


FLUP0872 - ECTS
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética contemporânea e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

História das Relações Internacionais


FLUP0070 - ECTS
Pretende-se que os estudantes:
- Conheçam e apreendam as definições, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas;
- Reconheçam a importância que as Revoluções Americana e Francesa tiveram e como modificaram o relacionamento entre as principais potências mundiais;
- Identifiquem os principais acontecimentos do período entre 1815-1871, nomeadamente, as independências da América Latina, as vagas revolucionárias de 1830 e 1848, bem como a unificação da Itália e da Alemanha e apreendam a forma como tudo isto alterou o equilíbrio europeu.
- Compreendam o conceito de imperialismo, as razões da preponderância alemã, a importância da expansão colonial e o modo como toda esta problemática influenciou as relações internacionais;
- Adquiram uma visão geral do relacionamento entre as diversas potências, no período entre as duas guerras mundiais, compreendam as razões que levaram a um novo conflito e o papel desempenhado pela Alemanha hitleriana;
- Relacionem o fim IIª. Guerra Mundial e a transformação dos Estados Unidos e da União Soviética em superpotências com o início da denominada “Guerra Fria”.

Introdução aos Métodos Quantitativos I


FLUP0049 - ECTS
A disciplina tem como objectivo principal introduzir os alunos na prática estatística, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. A abordagem situa-se no domínio da estatística descritiva, explorando temáticas relacionadas com a Sociologia. Constitui igualmente uma primeira aproximação ao tratamento informático de dados, fazendo-o com recurso ao software SPSS.


Políticas Demográficas


FLUP0473 - ECTS
Reflectir sobre a importância da componente população nas políticas de desenvolvimento nas vertentes territoriais, sociais, económicas e ambientais. Analisar, criticamente, as teorias demográficas num contexto de mudanças sociais e económicas. Conhecer as diferentes fontes e métodos de recolha de dados demográficos. Dominar os métodos e as técnicas essenciais em análise microdemográfica. Tomar consciência da importância de uma abordagem aplicada.


Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português I


FLUP0700 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Psicologia Social I


FLUP0058 - ECTS
- Desenvolver o conhecimento e a compreensão de temáticas comuns à Psicologia Social e à Sociologia - Familiarizar os estudantes com a teoria e a investigação produzida pela psicologia e sociologia contemporânea sobre os temas estudados - Compreender os contributos destas duas áreas disciplinares para a análise e intervenção nos domínios abordados


Sociologia das Classes e da Mobilidade I


FLUP0483 - ECTS
1. Analisar os principais eixos teóricos estruturadores da disciplina. 2. Precisar as noções de estratificação, de classe social e de mobilidade social, bem como os instrumentos de trabalho relacionados com estas noções, partindo de uma pluralidade de concepções e teorizações respeitantes a cada uma destas noções. 3. Formular/construir conceitos a partir dos conhecimentos transmitidos, implementando, sempre que possível, a capacidade de análise crítica, com vista à criação duma aprendizagem dinâmica com início na sala de aula, estendendo-se à posteriori à realidade social envolvente através duma eventual pesquisa em campo. 4. Aplicar os conceitos adquiridos/apreendidos na análise dos fenómenos sociais da sociedade contemporânea. 5. Em conclusão, pretende-se, assim, que: i) o aluno fique apto a enunciar e a realizar propostas de pesquisa empírica sobre a estrutura social duma determinada sociedade e/ou trabalhar variáveis que perfilem a caracterização social duma área mais restrita (distrito, concelho, bairro...) inserida num estudo mais amplo; ii) o aluno saiba fundamentar teoricamente as suas opções, dominando, para isso, o conhecimento das teorias e autores considerados fundamentais.


Sociologia do Poder


FLUP0059 - ECTS
Objectivos científico-pedagógicos: conhecimento dos principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos de poder e de poder político; identificação e conhecimento do processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecimento das implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de concepção de poder político; conhecimento e reconhecimento da importância da problemática da legitimação na produção do poder político; conhecimento das dimensões históricas e sociais que estão na base da produção dos fenómenos totalitários e autoritários contemporâneos, retendo as particularidades do caso português.


Teorias Sociológicas I


FLUP0045 - ECTS
- Pensar a sociologia através da sua pluralidade paradigmática, identificando as principais escolas de pensamento e respectivos autores. - Compreender as condições sociais e teóricas que estão na base da emergência de cada corrente ou escola de pensamento. - Desenvolver um fio de inteligibilidade que permita um vaivém permanente entre redes conceptuais e hipotéticas situações de terreno. - Permitir a análise comparativa e a captação dos grandes eixos estruturadores do campo científico da sociologia. - Avaliar do potencial de contemporaneidade de cada uma das correntes.


Desenvolvimento e Qualidade de Vida


FLUP0487 - ECTS
- Análise das teorias e conceitos no âmbito da Sociologia do Desenvolvimento, tendo em conta uma abordagem teórica, em estreita articulação com uma compreensão das realidades sociais contemporâneas às escalas local, nacional e planetária; - Abordagem das recentes evoluções teóricas e empíricas nos domínios do Desenvolvimento e da “qualidade de vida”, a partir de um estudo dos fenómenos sociais definidores dessas problemáticas. - Análise privilegiada das características e dos enquadramentos institucionais locais e nacionais definidores da problemática do Desenvolvimento na situação social actual da realidade portuguesa. - Compreensão dos instrumentos teóricos e conceptuais para a análise das dinâmicas e modelos de desenvolvimento em Portugal; - Análise prospectiva das características e tendências de desenvolvimento e qualidade de vida à escala nacional, europeia e mundial.


Economia II


FLUP0051 - ECTS
A disciplina “Economia II” explora conceitos e temáticas económicas fundamentais, considerando uma perspectiva macroeconómica. Pretende-se que os alunos reunam conhecimentos que permitam a descodificação de informação económica e que os apliquem com correcção à realidade portuguesa. Para o efeito, é analisada a evolução estrutural recente da economia portuguesa, partindo de meados da década de 60 até à actualidade.


Introdução aos Métodos Quantitativos II


FLUP0054 - ECTS
A disciplina apresenta objectivos idênticos à antecessora “Introdução aos Métodos Quantitativos I”, introduzindo conceitos e procedimentos do domínio da Estatística Descritiva, mas alargando-os ao tratamento conjunto de variáveis. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos fundamentais ao tratamento de dados e que procedam à utilização correcta dos mesmos no decurso de um processo de investigação.


Organização do Espaço Europeu


FLUP0478 - ECTS
· apreensão das grandes problemáticas que incidem no espaço europeu e principais tendências sócio-culturais
· apreensão dos principais traços organizacionais do espaço europeu apoiando-se em casos exemplificativos


Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português II


FLUP0701 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Psicologia Social II


FLUP0064 - ECTS
Desenvolver o conhecimento e a compreensão das perspectivas gerais da psicologia social - Introduzir a lógica da investigação na psicologia social (métodos, tópicos e ética) - Familiarizar os estudantes com a investigação aplicada produzida pela psicologia social contemporânea - Desenvolver formas integradas de pensar criticamente sobre a teoria e investigação na psicologia social - Promover a reflexão sobre a acção humana produzida em contextos sociais - Desenvolver capacidades de analisar os contributos da psicologia social para a compreensão da realidade social e para a intervenção


Sociologia do Estado e das Instituições


FLUP0065 - ECTS
Com o programa abaixo enunciado, pretende-se analisar o processo de desinstitucionalização e de reinstitucionalização que afecta as sociedades contemporâneas. O Estado-nação tem desempenhado, nos últimos tempos, um papel fundamental na formação das identidades nacionais e na normatização da vida social. Face à globalização, vem perdendo parte das suas atribuições, com a crescente diminuição da soberania e a diluição do seu carácter de Estado social. Em causa estão o papel do Estado e a afirmação de instâncias infra-nacionais e supra-nacionais. A esta questão se associam as novas formas de cidadania e de identidade.


Teorias Sociológicas II


FLUP0050 - ECTS
- pensar a Sociologia através da sua pluralidade paradigmática, identificando as principais escolas de pensamento e respectivos autores no âmbito da Sociologia americana; - compreender as condições sociais e teóricas de emergência de cada escola de pensamento; - desenvolver um nexo de inteligibilidade que permita um vaivém permanente entre redes conceptuais e hipotéticas situações de terreno; - permitir a análise comparativa e a captação dos grandes eixos estruturadores do campo científico da Sociologia americana; - avaliar o potencial de contemporaneidade de cada uma das escolas de pensamento americano.


Economia I


FLUP0046 - ECTS
A disciplina “Economia I” proporciona o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos básicos e enfatizando a relação de grande proximidade entre este ramo do saber e a Sociologia. A abordagem utilizada é essencialmente microeconómica, analisando-se como os comportamentos individuais determinam a obtenção de resultados globais, que poderão ou não ser equilibrados. São tratados temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, aplicando a perspectiva económica.


Ética Contemporânea


FLUP0872 - ECTS
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética contemporânea e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

História das Relações Internacionais


FLUP0070 - ECTS
Pretende-se que os estudantes:
- Conheçam e apreendam as definições, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas;
- Reconheçam a importância que as Revoluções Americana e Francesa tiveram e como modificaram o relacionamento entre as principais potências mundiais;
- Identifiquem os principais acontecimentos do período entre 1815-1871, nomeadamente, as independências da América Latina, as vagas revolucionárias de 1830 e 1848, bem como a unificação da Itália e da Alemanha e apreendam a forma como tudo isto alterou o equilíbrio europeu.
- Compreendam o conceito de imperialismo, as razões da preponderância alemã, a importância da expansão colonial e o modo como toda esta problemática influenciou as relações internacionais;
- Adquiram uma visão geral do relacionamento entre as diversas potências, no período entre as duas guerras mundiais, compreendam as razões que levaram a um novo conflito e o papel desempenhado pela Alemanha hitleriana;
- Relacionem o fim IIª. Guerra Mundial e a transformação dos Estados Unidos e da União Soviética em superpotências com o início da denominada “Guerra Fria”.

Introdução aos Métodos Quantitativos I


FLUP0049 - ECTS
A disciplina tem como objectivo principal introduzir os alunos na prática estatística, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. A abordagem situa-se no domínio da estatística descritiva, explorando temáticas relacionadas com a Sociologia. Constitui igualmente uma primeira aproximação ao tratamento informático de dados, fazendo-o com recurso ao software SPSS.


Políticas Demográficas


FLUP0473 - ECTS
Reflectir sobre a importância da componente população nas políticas de desenvolvimento nas vertentes territoriais, sociais, económicas e ambientais. Analisar, criticamente, as teorias demográficas num contexto de mudanças sociais e económicas. Conhecer as diferentes fontes e métodos de recolha de dados demográficos. Dominar os métodos e as técnicas essenciais em análise microdemográfica. Tomar consciência da importância de uma abordagem aplicada.


Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português I


FLUP0700 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Psicologia Social I


FLUP0058 - ECTS
- Desenvolver o conhecimento e a compreensão de temáticas comuns à Psicologia Social e à Sociologia - Familiarizar os estudantes com a teoria e a investigação produzida pela psicologia e sociologia contemporânea sobre os temas estudados - Compreender os contributos destas duas áreas disciplinares para a análise e intervenção nos domínios abordados


Sociologia das Classes e da Mobilidade I


FLUP0483 - ECTS
1. Analisar os principais eixos teóricos estruturadores da disciplina. 2. Precisar as noções de estratificação, de classe social e de mobilidade social, bem como os instrumentos de trabalho relacionados com estas noções, partindo de uma pluralidade de concepções e teorizações respeitantes a cada uma destas noções. 3. Formular/construir conceitos a partir dos conhecimentos transmitidos, implementando, sempre que possível, a capacidade de análise crítica, com vista à criação duma aprendizagem dinâmica com início na sala de aula, estendendo-se à posteriori à realidade social envolvente através duma eventual pesquisa em campo. 4. Aplicar os conceitos adquiridos/apreendidos na análise dos fenómenos sociais da sociedade contemporânea. 5. Em conclusão, pretende-se, assim, que: i) o aluno fique apto a enunciar e a realizar propostas de pesquisa empírica sobre a estrutura social duma determinada sociedade e/ou trabalhar variáveis que perfilem a caracterização social duma área mais restrita (distrito, concelho, bairro...) inserida num estudo mais amplo; ii) o aluno saiba fundamentar teoricamente as suas opções, dominando, para isso, o conhecimento das teorias e autores considerados fundamentais.


Sociologia do Poder


FLUP0059 - ECTS
Objectivos científico-pedagógicos: conhecimento dos principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos de poder e de poder político; identificação e conhecimento do processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecimento das implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de concepção de poder político; conhecimento e reconhecimento da importância da problemática da legitimação na produção do poder político; conhecimento das dimensões históricas e sociais que estão na base da produção dos fenómenos totalitários e autoritários contemporâneos, retendo as particularidades do caso português.


Teorias Sociológicas I


FLUP0045 - ECTS
- Pensar a sociologia através da sua pluralidade paradigmática, identificando as principais escolas de pensamento e respectivos autores. - Compreender as condições sociais e teóricas que estão na base da emergência de cada corrente ou escola de pensamento. - Desenvolver um fio de inteligibilidade que permita um vaivém permanente entre redes conceptuais e hipotéticas situações de terreno. - Permitir a análise comparativa e a captação dos grandes eixos estruturadores do campo científico da sociologia. - Avaliar do potencial de contemporaneidade de cada uma das correntes.


Desenvolvimento e Qualidade de Vida


FLUP0487 - ECTS
- Análise das teorias e conceitos no âmbito da Sociologia do Desenvolvimento, tendo em conta uma abordagem teórica, em estreita articulação com uma compreensão das realidades sociais contemporâneas às escalas local, nacional e planetária; - Abordagem das recentes evoluções teóricas e empíricas nos domínios do Desenvolvimento e da “qualidade de vida”, a partir de um estudo dos fenómenos sociais definidores dessas problemáticas. - Análise privilegiada das características e dos enquadramentos institucionais locais e nacionais definidores da problemática do Desenvolvimento na situação social actual da realidade portuguesa. - Compreensão dos instrumentos teóricos e conceptuais para a análise das dinâmicas e modelos de desenvolvimento em Portugal; - Análise prospectiva das características e tendências de desenvolvimento e qualidade de vida à escala nacional, europeia e mundial.


Economia II


FLUP0051 - ECTS
A disciplina “Economia II” explora conceitos e temáticas económicas fundamentais, considerando uma perspectiva macroeconómica. Pretende-se que os alunos reunam conhecimentos que permitam a descodificação de informação económica e que os apliquem com correcção à realidade portuguesa. Para o efeito, é analisada a evolução estrutural recente da economia portuguesa, partindo de meados da década de 60 até à actualidade.


Introdução aos Métodos Quantitativos II


FLUP0054 - ECTS
A disciplina apresenta objectivos idênticos à antecessora “Introdução aos Métodos Quantitativos I”, introduzindo conceitos e procedimentos do domínio da Estatística Descritiva, mas alargando-os ao tratamento conjunto de variáveis. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos fundamentais ao tratamento de dados e que procedam à utilização correcta dos mesmos no decurso de um processo de investigação.


Organização do Espaço Europeu


FLUP0478 - ECTS
· apreensão das grandes problemáticas que incidem no espaço europeu e principais tendências sócio-culturais
· apreensão dos principais traços organizacionais do espaço europeu apoiando-se em casos exemplificativos


Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português II


FLUP0701 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Psicologia Social II


FLUP0064 - ECTS
Desenvolver o conhecimento e a compreensão das perspectivas gerais da psicologia social - Introduzir a lógica da investigação na psicologia social (métodos, tópicos e ética) - Familiarizar os estudantes com a investigação aplicada produzida pela psicologia social contemporânea - Desenvolver formas integradas de pensar criticamente sobre a teoria e investigação na psicologia social - Promover a reflexão sobre a acção humana produzida em contextos sociais - Desenvolver capacidades de analisar os contributos da psicologia social para a compreensão da realidade social e para a intervenção


Sociologia do Estado e das Instituições


FLUP0065 - ECTS
Com o programa abaixo enunciado, pretende-se analisar o processo de desinstitucionalização e de reinstitucionalização que afecta as sociedades contemporâneas. O Estado-nação tem desempenhado, nos últimos tempos, um papel fundamental na formação das identidades nacionais e na normatização da vida social. Face à globalização, vem perdendo parte das suas atribuições, com a crescente diminuição da soberania e a diluição do seu carácter de Estado social. Em causa estão o papel do Estado e a afirmação de instâncias infra-nacionais e supra-nacionais. A esta questão se associam as novas formas de cidadania e de identidade.


Teorias Sociológicas II


FLUP0050 - ECTS
- pensar a Sociologia através da sua pluralidade paradigmática, identificando as principais escolas de pensamento e respectivos autores no âmbito da Sociologia americana; - compreender as condições sociais e teóricas de emergência de cada escola de pensamento; - desenvolver um nexo de inteligibilidade que permita um vaivém permanente entre redes conceptuais e hipotéticas situações de terreno; - permitir a análise comparativa e a captação dos grandes eixos estruturadores do campo científico da Sociologia americana; - avaliar o potencial de contemporaneidade de cada uma das escolas de pensamento americano.


Arquitetura Medieval I


FLUP0151 - ECTS
Identificar e compreender o legado arquitectónico e plástico romano nas arquitecturas cristãs primitivas.
Identificar planos centralizados e basilicais.
Identificar e compreender os alçados dos mosteiros e catedrais do Românico e do Gótico.

Arte do Século XIX(I)


FLUP0169 - ECTS
Esta cadeira estuda a Escultura, a Pintura e outras Artes Visuais do Ocidente, desde o Neoclassicismo ao Simbolismo. Procura-se uma ampla abordagem da cultura artística, segundo perspectivas teóricas e sublinhando, nos enquadramentos históricos, as dimensões (tecnológica, económica, política, filosófica, literária) mais pertinentes para cada situação definida.

Arte do Século XX(I)


FLUP0171 - ECTS
Conhecer os principais movimentos e correntes da pintura e da escultura e identificar as obras e os autores mais representativos, ou propostas individuais relevantes, relacionando a produção artística com as circunstâncias históricas, sociais e culturais que a envolveram.

Arte dos Séculos XV-XVI(I)


FLUP0153 - ECTS
Será dada ao aluno uma panorâmica da arte italiana dos séculos XV-XVI, fazendo-o compreender a importância da matriz italiana no contexto europeu da época. A definição de escolas, os artistas mais relevantes e análise das suas obras mais significativas serão objecto de estudo aprofundado.

Arte Grega


FLUP0142 - ECTS
Identificar as arquitecturas da Grécia Antiga, as ordens e os edifícios, as formas e as funções e o seu papel para a compreensão da polis.
Identificar os processos da organização plástica da representação da figura humana (deuses, heróis e homens) e compreender as cronologias da arte grega antiga.
Comprender o contributo da koine artística grega para o corpus das artes da antiguidade clássica.

Arte Medieval I


FLUP0149 - ECTS
A disciplina tem como objectivo a aprendizagem das matérias de História da Arte Medieval europeia, de forma a proporcionar um enquadramento dos vários fenómenos artísticos entre os séculos IV e XV.

Ética Contemporânea


FLUP0872 - ECTS
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética contemporânea e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

Introdução à História da Arte I


FLUP0138 - ECTS
Introduzir os alunos na teoria e metodologia da História da Arte. Abordar a análise da obra artística quanto à matéria-prima, forma e conteúdo. A Arquitectura como linguagem artística.

Introdução aos Estudos Literários I


FLUP0082 - ECTS
PROGRAMA I (Prof. Doutor Luís Adriano Carlos; Dr. Américo Oliveira Santos; Dr.ª Joana Matos Frias)

Facultar instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo e conhecimento do objecto literário nas suas múltiplas dimensões.


PROGRAMA II (Prof.ª Doutora Maria Luísa Malato Borralho)

O programa da disciplina procura preparar o aluno para a reflexão sobre o conceito de “Literatura”. Visa familiarizá-lo com a terminologia dos estudos literários, mas também incentivar a maturidade crítica, confrontando-o com as diferentes definições da Literatura e as várias metodologias possíveis.

Literatura Portuguesa I


FLUP0094 - ECTS
P/E; P/F e P/A - Docentes: Rosa Martelo e Américo Santos

Caracterizar o Romantismo enquanto época ou megaperíodo; distinguir e problematizar conceitos de representação; reconhecer várias linhas de desenvolvimento da ficção portuguesa dos séculos XIX e XX; distinguir especificidades narratológicas do realismo romântico, do realismo naturalista e do neo-realismo; reconhecer e explicar a crise do modelo do romance realista em articulação com a emergência das poéticas da Modernidade; aplicar o conceito de pós-modernidade à compreensão da evolução da narrativa ficcional na segunda metade do século XX. Reactivar, aprofundar e aplicar os instrumentos teóricos e críticos necessários à leitura crítica do texto ficcional.

EPO e P/I - Docente: Pedro Eiras

Conhecimento das experiências literárias mais marcantes do século XIX, do
Romantismo ao Simbolismo.
Aprofundamento das capacidades de análise e interpretação do texto
literário.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português I


FLUP0700 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Arquitetura Medieval II


FLUP0152 - ECTS
A disciplina tem como objectivo a aprendizagem das várias épocas da arquitectura medieval em Portugal, de forma a fornecer os instrumentos de pesquisa e abordagem à arquitectura, enquadrando as motivações da encomenda, as influências forâneas e as soluções regionais.

Arte do Século XIX(II)


FLUP0170 - ECTS
Esta cadeira estuda a Escultura, Pintura e outras Artes Visuais em Portugal, desde a chegada do Neoclassicismo até à afirmação da primeira geração de Naturalistas. Além de temas mais tradicionais no âmbito da Historiografia da Arte, como a evolução estilística, o patrocínio e o coleccionismo das obras, são tratados outros (analisando, socioculturalmente, os ofícios, o ensino, a crítica).

Arte do Século XX(II)


FLUP0172 - ECTS
Conhecer os momentos mais significativos da produção plástica portuguesa no século XX, identificando tendências, obras e autores fundamentais.
Integrar as várias expressões no cenário internacional, estabelecendo relacionamentos, detectando e interpretando aspectos de convergência ou divergência.
Compreender a diversidade de factores subjacentes à criação artística condicionantes das páticas e das linguagens utilizadas.

Arte dos Séculos XV-XVI(II)


FLUP0154 - ECTS
Estabelecer as coordenadas do enquadramento político, social e religioso em que se insere esta cadeira. Desenvolver os conteúdos temáticos do programa no campo da pintura e da escultura portuguesas da época quinhentista, incluindo, obviamente, a análise formal das obras, os encomendadores e o percurso artístico dos pintores e escultores.

Arte Medieval II


FLUP0150 - ECTS
A disciplina tem como objectivos a aprendizagem das várias épocas da arte medieval em Portugal, de forma a fornecer os instrumentos de pesquisa e abordagem aos objectos artísticos, enquadrando a motivação da encomenda, a produção e a circulação.

Introdução à História da Arte II


FLUP0139 - ECTS
Introduzir os alunos na teopria e metodologia da História da Arte. Abordar a análise da obra artística quanto à matéria-prima, forma e conteúdo. A Escultura como linguagem artística. A Pintura como linguagem artística.

Introdução à Literatura Inglesa


FLUP0088 - ECTS
Apresentação das principais linhas de tradição da literatura inglesa, figuras paradigmáticas e textos ilustrativos
Saber situar épocas e textos

Introdução aos Estudos Literários II


FLUP0083 - ECTS
PROGRAMA I (Prof. Doutor Luís Adriano Carlos; Dr. Américo Oliveira Santos; Dr.ª Joana Matos Frias)

Facultar instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo e conhecimento do objecto literário nas suas múltiplas dimensões.


PROGRAMA II (Prof.ª Doutora Maria Luísa Malato Borralho)

O programa da disciplina procura confrontar o aluno com a diversidade da tipologia literária, quer dos géneros, quer dos estilos de época, considerando basilar a complementaridade entre as disciplinas de Cultura, História e Teoria literárias.

Literaturas Orais e Marginais II


FLUP0315 - ECTS
Estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português II


FLUP0701 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Arquitetura Medieval I


FLUP0151 - ECTS
Identificar e compreender o legado arquitectónico e plástico romano nas arquitecturas cristãs primitivas.
Identificar planos centralizados e basilicais.
Identificar e compreender os alçados dos mosteiros e catedrais do Românico e do Gótico.

Arte do Século XIX(I)


FLUP0169 - ECTS
Esta cadeira estuda a Escultura, a Pintura e outras Artes Visuais do Ocidente, desde o Neoclassicismo ao Simbolismo. Procura-se uma ampla abordagem da cultura artística, segundo perspectivas teóricas e sublinhando, nos enquadramentos históricos, as dimensões (tecnológica, económica, política, filosófica, literária) mais pertinentes para cada situação definida.

Arte do Século XX(I)


FLUP0171 - ECTS
Conhecer os principais movimentos e correntes da pintura e da escultura e identificar as obras e os autores mais representativos, ou propostas individuais relevantes, relacionando a produção artística com as circunstâncias históricas, sociais e culturais que a envolveram.

Arte dos Séculos XV-XVI(I)


FLUP0153 - ECTS
Será dada ao aluno uma panorâmica da arte italiana dos séculos XV-XVI, fazendo-o compreender a importância da matriz italiana no contexto europeu da época. A definição de escolas, os artistas mais relevantes e análise das suas obras mais significativas serão objecto de estudo aprofundado.

Arte Grega


FLUP0142 - ECTS
Identificar as arquitecturas da Grécia Antiga, as ordens e os edifícios, as formas e as funções e o seu papel para a compreensão da polis.
Identificar os processos da organização plástica da representação da figura humana (deuses, heróis e homens) e compreender as cronologias da arte grega antiga.
Comprender o contributo da koine artística grega para o corpus das artes da antiguidade clássica.

Arte Medieval I


FLUP0149 - ECTS
A disciplina tem como objectivo a aprendizagem das matérias de História da Arte Medieval europeia, de forma a proporcionar um enquadramento dos vários fenómenos artísticos entre os séculos IV e XV.

Ética Contemporânea


FLUP0872 - ECTS
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética contemporânea e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

Introdução à História da Arte I


FLUP0138 - ECTS
Introduzir os alunos na teoria e metodologia da História da Arte. Abordar a análise da obra artística quanto à matéria-prima, forma e conteúdo. A Arquitectura como linguagem artística.

Introdução aos Estudos Literários I


FLUP0082 - ECTS
PROGRAMA I (Prof. Doutor Luís Adriano Carlos; Dr. Américo Oliveira Santos; Dr.ª Joana Matos Frias)

Facultar instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo e conhecimento do objecto literário nas suas múltiplas dimensões.


PROGRAMA II (Prof.ª Doutora Maria Luísa Malato Borralho)

O programa da disciplina procura preparar o aluno para a reflexão sobre o conceito de “Literatura”. Visa familiarizá-lo com a terminologia dos estudos literários, mas também incentivar a maturidade crítica, confrontando-o com as diferentes definições da Literatura e as várias metodologias possíveis.

Literatura Portuguesa I


FLUP0094 - ECTS
P/E; P/F e P/A - Docentes: Rosa Martelo e Américo Santos

Caracterizar o Romantismo enquanto época ou megaperíodo; distinguir e problematizar conceitos de representação; reconhecer várias linhas de desenvolvimento da ficção portuguesa dos séculos XIX e XX; distinguir especificidades narratológicas do realismo romântico, do realismo naturalista e do neo-realismo; reconhecer e explicar a crise do modelo do romance realista em articulação com a emergência das poéticas da Modernidade; aplicar o conceito de pós-modernidade à compreensão da evolução da narrativa ficcional na segunda metade do século XX. Reactivar, aprofundar e aplicar os instrumentos teóricos e críticos necessários à leitura crítica do texto ficcional.

EPO e P/I - Docente: Pedro Eiras

Conhecimento das experiências literárias mais marcantes do século XIX, do
Romantismo ao Simbolismo.
Aprofundamento das capacidades de análise e interpretação do texto
literário.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português I


FLUP0700 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Arquitetura Medieval II


FLUP0152 - ECTS
A disciplina tem como objectivo a aprendizagem das várias épocas da arquitectura medieval em Portugal, de forma a fornecer os instrumentos de pesquisa e abordagem à arquitectura, enquadrando as motivações da encomenda, as influências forâneas e as soluções regionais.

Arte do Século XIX(II)


FLUP0170 - ECTS
Esta cadeira estuda a Escultura, Pintura e outras Artes Visuais em Portugal, desde a chegada do Neoclassicismo até à afirmação da primeira geração de Naturalistas. Além de temas mais tradicionais no âmbito da Historiografia da Arte, como a evolução estilística, o patrocínio e o coleccionismo das obras, são tratados outros (analisando, socioculturalmente, os ofícios, o ensino, a crítica).

Arte do Século XX(II)


FLUP0172 - ECTS
Conhecer os momentos mais significativos da produção plástica portuguesa no século XX, identificando tendências, obras e autores fundamentais.
Integrar as várias expressões no cenário internacional, estabelecendo relacionamentos, detectando e interpretando aspectos de convergência ou divergência.
Compreender a diversidade de factores subjacentes à criação artística condicionantes das páticas e das linguagens utilizadas.

Arte dos Séculos XV-XVI(II)


FLUP0154 - ECTS
Estabelecer as coordenadas do enquadramento político, social e religioso em que se insere esta cadeira. Desenvolver os conteúdos temáticos do programa no campo da pintura e da escultura portuguesas da época quinhentista, incluindo, obviamente, a análise formal das obras, os encomendadores e o percurso artístico dos pintores e escultores.

Arte Medieval II


FLUP0150 - ECTS
A disciplina tem como objectivos a aprendizagem das várias épocas da arte medieval em Portugal, de forma a fornecer os instrumentos de pesquisa e abordagem aos objectos artísticos, enquadrando a motivação da encomenda, a produção e a circulação.

Introdução à História da Arte II


FLUP0139 - ECTS
Introduzir os alunos na teopria e metodologia da História da Arte. Abordar a análise da obra artística quanto à matéria-prima, forma e conteúdo. A Escultura como linguagem artística. A Pintura como linguagem artística.

Introdução à Literatura Inglesa


FLUP0088 - ECTS
Apresentação das principais linhas de tradição da literatura inglesa, figuras paradigmáticas e textos ilustrativos
Saber situar épocas e textos

Introdução aos Estudos Literários II


FLUP0083 - ECTS
PROGRAMA I (Prof. Doutor Luís Adriano Carlos; Dr. Américo Oliveira Santos; Dr.ª Joana Matos Frias)

Facultar instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo e conhecimento do objecto literário nas suas múltiplas dimensões.


PROGRAMA II (Prof.ª Doutora Maria Luísa Malato Borralho)

O programa da disciplina procura confrontar o aluno com a diversidade da tipologia literária, quer dos géneros, quer dos estilos de época, considerando basilar a complementaridade entre as disciplinas de Cultura, História e Teoria literárias.

Literaturas Orais e Marginais II


FLUP0315 - ECTS
Estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português II


FLUP0701 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Descobrimentos e Expansão Portuguesa


FLUP0510 - ECTS
Tomar conhecimento e consciência crítica e analítica através dos temas do programa, de que com processo de expansão geográfica, Portugal assumiu uma individualidade própria e específica. Este processo transformou-se na matriz fundamental da sua história global, processo que igualmente o diferencia, no contexto das mais realidades europeias desde os inícios dos tempos modernos.
Nas várias dimensões em que se caracterizou e definiu, a Expansão tornou-se o elemento mais individualizante e caracterizante da sua individualidade nacional.

Ética Contemporânea


FLUP0872 - ECTS
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética contemporânea e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

História da Alta Idade Média em Portugal


FLUP0184 - ECTS
Pretende-se traçar o quadro geral político, económico e social da Hispânia ao longo do período que decorre entre o desaparecimento das estruturas imperiais romanas e o advento de Afonso VI de Leão e Castela (1072), valorizando especialmente o futuro território português.

História dos Concelhos e do Municipalismo


FLUP0205 - ECTS
- Identificar a evolução dos concelhos e das instituições municipais portuguesas, desde a formação do reino de Portugal até ao séc. XX.
- Localizar no tempo e no espaço os diversos pontos da matéria.
- Trabalhar com material cartográfico.
- Conhecer os vectores principais da problemática relacionada com a investigação sobre História dos Concelhos e do Municipalismo: o caso de algumas fontes históricas.
- Contactar com bibliografia sobre as matérias abordadas e identificar as perspectivas mais exploradas nos últimos anos.


Literatura Brasileira I


FLUP0389 - ECTS
Introdução à literatura brasileira, através do estudo de alguns dos seus textos, autores e momentos mais importantes

Literatura Portuguesa I


FLUP0094 - ECTS
P/E; P/F e P/A - Docentes: Rosa Martelo e Américo Santos

Caracterizar o Romantismo enquanto época ou megaperíodo; distinguir e problematizar conceitos de representação; reconhecer várias linhas de desenvolvimento da ficção portuguesa dos séculos XIX e XX; distinguir especificidades narratológicas do realismo romântico, do realismo naturalista e do neo-realismo; reconhecer e explicar a crise do modelo do romance realista em articulação com a emergência das poéticas da Modernidade; aplicar o conceito de pós-modernidade à compreensão da evolução da narrativa ficcional na segunda metade do século XX. Reactivar, aprofundar e aplicar os instrumentos teóricos e críticos necessários à leitura crítica do texto ficcional.

EPO e P/I - Docente: Pedro Eiras

Conhecimento das experiências literárias mais marcantes do século XIX, do
Romantismo ao Simbolismo.
Aprofundamento das capacidades de análise e interpretação do texto
literário.

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa I


FLUP0668 - ECTS
Uma vez que esta é a primeira de quatro cadeiras semestrais dedicadas às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, pretende-se que os estudantes venham a dominar conhecimentos relativos:
- à generalidade do contexto que deu origem ao aparecimento do ‘fenómeno literário’ na África de Língua Portuguesa
- à visão panorâmica da Literatura Angolana, desde a sua génese até à Geração da «Cultura», através de textos, analisados e/ou referidos, dos seus autores mais importantes

Literaturas Orais e Marginais I


FLUP0314 - ECTS
Reflexão sobre o conceito de “literatura” e de “literatura marginal”; estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português I


FLUP0700 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Sociologia Rural e Urbana


FLUP0469 - ECTS
A distinção rural-urbano no pensamento sociológico. Algumas questões teóricas e metodológicas
Análise dos principais paradigmas sociológicos sobre as questões “rurais” e “urbanas”.
A diversidade de modalidades de apropriação do espaço. As características específicas de situações de pré-urbanização, de transição ou de industrialização e de urbanização.

Antropologia Social e Cultural


FLUP0465 - ECTS
1- Proporcionar o conhecimento das principais correntes do pensamento antropológico, assinalando criticamente as continuidades e as rupturas a nível teórico-conceptual e metodológico.
2- Proporcionar o conhecimento de técnicas de pesquisa qualitativa e promover a compreensão da complementariedade da análise qualitativa e quantitativa.
3- Estabelecer “pontes” com outras áreas disciplinares das ciências sociais, detectando quadros de referência teóricos similares e/ou diversos.
4- Incrementar a capacidade reflexiva dos alunos, nomeadamente através do confronto dos diversos quadros de referência teóricos e disciplinares.

História da Cidade do Porto


FLUP0183 - ECTS
Transmitir aos alunos as principais linhas de força que marcaram a História da Cidade do Porto ao longo dos séculos. Em simultâneo, disponibilizar informação sobre as fontes locais que serviram de base aos conhecimentos sedimentados sobre a história da cidade e deixar perspectivas sobre fontes para a história da cidade, incentivando a investigação fundamental futura sobre aspectos ainda não contemplados pela investigação histórica sobre o Porto.


História da Cultura Medieval de Portugal


FLUP0199 - ECTS
Pretende-se com esta disciplina dar aos alunos noções gerais sobre a cultura portuguesa na época Medieval, começando em épocas anteriores à formação da nacionalidade e terminando no século XV. Partindo da cultura erudita, mas não esquecendo temáticas relacionadas com a cultura "popular", visa-se abordar as diferentes linhas de evolução cultural no território actualmente português.

Judeus e Cristãos Novos na Cultura Portuguesa


FLUP0204 - ECTS
A cadeira tem como objecto de estudo a minoria judaica e cristã-nova no seio da sociedade e cultura portuguesas. Esta minoria é também encarada numa perspectiva europeia e até mundial a nível de diáspora difusora da cultura e mentalidades portuguesas.

Literatura Brasileira II


FLUP0390 - ECTS
Estudo de alguns dos textos, autores e momentos mais importantes da literatura brasileira.

Literatura Portuguesa II


FLUP0095 - ECTS
P/F; P/E e P/A: Docentes - Rosa Maria Martelo e Américo Santos

Identificar e caracterizar diferentes modelos de construção da subjectividade na poesia portuguesa dos séculos XIX e XX; articular esses modelos com a emergência da Modernidade estética; distinguir a especificidade das poéticas românticas e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento da poesia da Modernidade; adquirir noções de periodização literária e aplicá-las no conhecimento da poesia portuguesa dos séculos XIX e XX; reactivar, aprofundar e aplicar os instrumentos teóricos e críticos necessários à leitura crítica do texto poético.

EPO e P/I: Docentes: Maria João Reynaud e Pedro Eiras

Estudo da Literatura Portuguesa do século XX: do Modernismo ao Pós-Modernismo: tradição e ruptura(s). Estudo de movimentos e tendências estéticas. Os novos trilhos da ficção.

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa II


FLUP0669 - ECTS
Na continuidade da cadeira do 1.º semestre, pretende-se:
- concluir a apresentação panorâmica da Literatura Angolana, até ao presente
- contextualizar e apreciar, através de autores e textos fundamentais, o desenvolvimento da Literatura Santomense

Literaturas Orais e Marginais II


FLUP0315 - ECTS
Estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português II


FLUP0701 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Descobrimentos e Expansão Portuguesa


FLUP0510 - ECTS
Tomar conhecimento e consciência crítica e analítica através dos temas do programa, de que com processo de expansão geográfica, Portugal assumiu uma individualidade própria e específica. Este processo transformou-se na matriz fundamental da sua história global, processo que igualmente o diferencia, no contexto das mais realidades europeias desde os inícios dos tempos modernos.
Nas várias dimensões em que se caracterizou e definiu, a Expansão tornou-se o elemento mais individualizante e caracterizante da sua individualidade nacional.

Ética Contemporânea


FLUP0872 - ECTS
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética contemporânea e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

História da Alta Idade Média em Portugal


FLUP0184 - ECTS
Pretende-se traçar o quadro geral político, económico e social da Hispânia ao longo do período que decorre entre o desaparecimento das estruturas imperiais romanas e o advento de Afonso VI de Leão e Castela (1072), valorizando especialmente o futuro território português.

História dos Concelhos e do Municipalismo


FLUP0205 - ECTS
- Identificar a evolução dos concelhos e das instituições municipais portuguesas, desde a formação do reino de Portugal até ao séc. XX.
- Localizar no tempo e no espaço os diversos pontos da matéria.
- Trabalhar com material cartográfico.
- Conhecer os vectores principais da problemática relacionada com a investigação sobre História dos Concelhos e do Municipalismo: o caso de algumas fontes históricas.
- Contactar com bibliografia sobre as matérias abordadas e identificar as perspectivas mais exploradas nos últimos anos.


Literatura Brasileira I


FLUP0389 - ECTS
Introdução à literatura brasileira, através do estudo de alguns dos seus textos, autores e momentos mais importantes

Literatura Portuguesa I


FLUP0094 - ECTS
P/E; P/F e P/A - Docentes: Rosa Martelo e Américo Santos

Caracterizar o Romantismo enquanto época ou megaperíodo; distinguir e problematizar conceitos de representação; reconhecer várias linhas de desenvolvimento da ficção portuguesa dos séculos XIX e XX; distinguir especificidades narratológicas do realismo romântico, do realismo naturalista e do neo-realismo; reconhecer e explicar a crise do modelo do romance realista em articulação com a emergência das poéticas da Modernidade; aplicar o conceito de pós-modernidade à compreensão da evolução da narrativa ficcional na segunda metade do século XX. Reactivar, aprofundar e aplicar os instrumentos teóricos e críticos necessários à leitura crítica do texto ficcional.

EPO e P/I - Docente: Pedro Eiras

Conhecimento das experiências literárias mais marcantes do século XIX, do
Romantismo ao Simbolismo.
Aprofundamento das capacidades de análise e interpretação do texto
literário.

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa I


FLUP0668 - ECTS
Uma vez que esta é a primeira de quatro cadeiras semestrais dedicadas às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, pretende-se que os estudantes venham a dominar conhecimentos relativos:
- à generalidade do contexto que deu origem ao aparecimento do ‘fenómeno literário’ na África de Língua Portuguesa
- à visão panorâmica da Literatura Angolana, desde a sua génese até à Geração da «Cultura», através de textos, analisados e/ou referidos, dos seus autores mais importantes

Literaturas Orais e Marginais I


FLUP0314 - ECTS
Reflexão sobre o conceito de “literatura” e de “literatura marginal”; estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português I


FLUP0700 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Sociologia Rural e Urbana


FLUP0469 - ECTS
A distinção rural-urbano no pensamento sociológico. Algumas questões teóricas e metodológicas
Análise dos principais paradigmas sociológicos sobre as questões “rurais” e “urbanas”.
A diversidade de modalidades de apropriação do espaço. As características específicas de situações de pré-urbanização, de transição ou de industrialização e de urbanização.

Antropologia Social e Cultural


FLUP0465 - ECTS
1- Proporcionar o conhecimento das principais correntes do pensamento antropológico, assinalando criticamente as continuidades e as rupturas a nível teórico-conceptual e metodológico.
2- Proporcionar o conhecimento de técnicas de pesquisa qualitativa e promover a compreensão da complementariedade da análise qualitativa e quantitativa.
3- Estabelecer “pontes” com outras áreas disciplinares das ciências sociais, detectando quadros de referência teóricos similares e/ou diversos.
4- Incrementar a capacidade reflexiva dos alunos, nomeadamente através do confronto dos diversos quadros de referência teóricos e disciplinares.

História da Cidade do Porto


FLUP0183 - ECTS
Transmitir aos alunos as principais linhas de força que marcaram a História da Cidade do Porto ao longo dos séculos. Em simultâneo, disponibilizar informação sobre as fontes locais que serviram de base aos conhecimentos sedimentados sobre a história da cidade e deixar perspectivas sobre fontes para a história da cidade, incentivando a investigação fundamental futura sobre aspectos ainda não contemplados pela investigação histórica sobre o Porto.


História da Cultura Medieval de Portugal


FLUP0199 - ECTS
Pretende-se com esta disciplina dar aos alunos noções gerais sobre a cultura portuguesa na época Medieval, começando em épocas anteriores à formação da nacionalidade e terminando no século XV. Partindo da cultura erudita, mas não esquecendo temáticas relacionadas com a cultura "popular", visa-se abordar as diferentes linhas de evolução cultural no território actualmente português.

Judeus e Cristãos Novos na Cultura Portuguesa


FLUP0204 - ECTS
A cadeira tem como objecto de estudo a minoria judaica e cristã-nova no seio da sociedade e cultura portuguesas. Esta minoria é também encarada numa perspectiva europeia e até mundial a nível de diáspora difusora da cultura e mentalidades portuguesas.

Literatura Brasileira II


FLUP0390 - ECTS
Estudo de alguns dos textos, autores e momentos mais importantes da literatura brasileira.

Literatura Portuguesa II


FLUP0095 - ECTS
P/F; P/E e P/A: Docentes - Rosa Maria Martelo e Américo Santos

Identificar e caracterizar diferentes modelos de construção da subjectividade na poesia portuguesa dos séculos XIX e XX; articular esses modelos com a emergência da Modernidade estética; distinguir a especificidade das poéticas românticas e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento da poesia da Modernidade; adquirir noções de periodização literária e aplicá-las no conhecimento da poesia portuguesa dos séculos XIX e XX; reactivar, aprofundar e aplicar os instrumentos teóricos e críticos necessários à leitura crítica do texto poético.

EPO e P/I: Docentes: Maria João Reynaud e Pedro Eiras

Estudo da Literatura Portuguesa do século XX: do Modernismo ao Pós-Modernismo: tradição e ruptura(s). Estudo de movimentos e tendências estéticas. Os novos trilhos da ficção.

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa II


FLUP0669 - ECTS
Na continuidade da cadeira do 1.º semestre, pretende-se:
- concluir a apresentação panorâmica da Literatura Angolana, até ao presente
- contextualizar e apreciar, através de autores e textos fundamentais, o desenvolvimento da Literatura Santomense

Literaturas Orais e Marginais II


FLUP0315 - ECTS
Estudo de algumas “formas” de literatura oral e/ou marginal.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português II


FLUP0701 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Antropologia Educacional


FLUP0322 - ECTS
Considerando a educação como projecto antropológico, esta disciplina procura analisar os processos de individuação e de subjectivação a partir dos contributos das várias perspectivas da antropologia – cultural, social, e filosófica. Assim, a partir da abordagem do pensamento de autores contemporâneos, procurar-se-á perspectivar diferentes concepções da Educação, a partir das quais se pretende repensar a figura do humano.

Epistemologia das Ciências da Educação


FLUP0321 - ECTS
No âmbito desta disciplina pretende-se realizar uma abordagem da complexidade do fenómeno educativo que tenha em conta a especificidade da problemática epistemológica no contexto educativo. Serão, assim, analisadas as conexões entre os processos de investigação e os processos de acção educativa, equacionando-se as relações entre o conhecimento educacional e o saber pedagógico.

Psicologia Cognitiva, Motivação e Aprendizagem


FLUP0583 - ECTS
A compreensão dos processos cognitivos e de motivação tem sido, nos últimos anos, considerada como essencial para se proceder a uma abordagem fundamentada no sentido de desenvolver e implementar estratégias de ensino-aprendizagem adequadas. O desenvolvimento que a Psicologia Cognitiva tem sofrido fez com que se encarasse a motivação e outros processos afectivos como de extrema importância na compreensão do desempenho dos indivíduos, nomeadamente em contexto educacional. Nesta disciplina abordar-se-ão os efeitos de interacção entre cognição e motivação, assim como as implicações destas relações para o estudo da aprendizagem. Salientar-se-á a importância desta abordagem, tanto a nível da compreensão das diferenças individuais como, em termos mais aplicados, ao nível da planificação de estratégias de ensino/aprendizagem.

1.Apresentar a Psicologia Cognitiva, a Motivação e a Aprendizagem como áreas de saber a integrar a formação de professores;
2.Identificar os conceitos básicos destes saberes;
3.Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática educativa;
4.Relacionar estes saberes com os processos de ensino-aprendizagem;
5.Aplicar estes conhecimentos a situações do contexto escolar onde se pretenda a promoção cognitiva, entendendo-a como integrando factores emocionais, dos alunos.

Psicologia da Educação


FLUP0584 - ECTS
Introdução:

Nesta disciplina desenvolver-se-ão temáticas relacionadas com as grandes teorias do desenvolvimento psicológico do adolescente (ao nível cognitivo, sócio-moral e da identidade). Abordar-se-á, também, o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e o seu papel actual na educação. Analisar-se-ão as implicações educativas dos processos de desenvolvimento tanto do aluno como do professor assim como a valor do contexto escolar. Salientar-se-á a importância destes três aspectos para uma concepção actual da Psicologia da Educação.
Objectivos gerais

1. Apresentar a Psicologia da Educação como uma área de saber a integrar a formação de professores;
2. Identificar os conceitos básicos nela integrados;
3. Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática educativa;
4. Relacionar estes saberes com os processos, os intervenientes e os contextos de ensino-aprendizagem;
5. Aplicar estes conhecimentos a situações do contexto escolar onde se pretenda a promoção do desenvolvimento psicológico dos alunos.

Educação e Cidadania


FLUP0515 - ECTS
(Carga horária: 4 horas semanais)

Nesta disciplina, perspectivar-se-á a articulação entre o direito à educação e os Direitos do Homem como núcleo fundamental da reflexão sobre a educação enquanto direito social e humano. Neste contexto, equacionando-se os desafios colocados à educação para o século XXI, sensibilizar-se-ão os alunos para as tensões existentes no mundo contemporâneo, problematizando, nomeadamente, a noção de sociedade educativa e a questão da construção da cidadania.

Problemáticas Pedagógicas Contemporâneas


FLUP0323 - ECTS
Sublinhando uma perspectiva relacional, esta disciplina procurará identificar e caracterizar algumas das principais tendências pedagógicas actuais, a partir da problematização da figura do Outro. Neste contexto serão analisadas, nomeadamente, a pedagogia ambiental, a pedagogia intercultural e a pedagogia do projecto enquanto pedagogias da alteridade. Procurar-se-á, assim, reflectir sobre a reconfiguração do estatuto e papel da pedagogia na contemporaneidade

Psicologia da Adolescência, Contextos de Desenvolvimento


FLUP0325 - ECTS
Nesta disciplina procurar-se-á equacionar a análise dos processos psicológico--desenvolvimentais relacionados com o período da adolescência à luz do papel central que os contextos de desenvolvimento (familiares, comunitários, sociais, políticos, económicos, etc.) desempenham na evolução desses mesmos processos. Tendo por base um modelo ecológico-desenvolvimental do desenvolvimento humano e um quadro teórico que enfatiza as variáveis históricas e sociais que marcam a emergência e a evolução da adolescência, explorar-se-ão algumas das principais temáticas da psicologia da adolescência com maior relevância no quadro da formação inicial de professores. Entre estas poderemos destacar o desenvolvimento pubertário e suas implicações psicológicas, as relações do adolescente com a família, a escola e o grupo de pares, o desenvolvimento vocacional e a transição para o mundo do trabalho, a ocupação dos tempos livres e os processos de adaptação psicológica no quadro das transições que ocorrem na adolescência.

OBJECTIVOS

· Identificar as principais características da adolescência como período do desenvolvimento humano;

· Analisar o desenvolvimento adolescente à luz de condicionantes socio-
-históricas;

· Relacionar o impacto dos contextos de vida nos processos e desenvolvimento psicológicos na adolescência;

· Antecipar situações relacionadas com o comportamento dos adolescentes no contexto educativo.

Psicologia das Emoções e Comunicação


FLUP0326 - ECTS
Introdução:
O estudo das emoções tem sofrido considerável desenvolvimento nos últimos anos tornando-o um tema da psicologia de grande pertinência e vastas aplicações. Na base de toda a comunicação, incluindo a verbal, estão os processos não verbais na origem dos quais participam as emoções e a sua expressão. O contexto escolar é, indiscutivelmente, um lugar privilegiado para as trocas comunicacionais de vários tipos, nomeadamente emocional. Por outro lado, a comunicação não verbal, presente nas trocas emocionais, forma a base desenvolvimental de toda a comunicação verbal posterior. Assim, quer em termos de área de formação de professores a valorizar, quer em termos de área de intervenção ao nível escolar promovendo o desenvolvimento social e emocional dos alunos, estes saberes apresentam-se hoje como essenciais.

Objectivos gerais:
· Apresentar a Psicologia das Emoções e Comunicação como área de saber a integrar a formação de professores;
· Identificar os conceitos básicos destes saberes;
· Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática educativa;
· Relacionar estes saberes básicos para o conhecimento sobre a interacção social;
· Aplicar estes conhecimentos a situações do contexto escolar onde se pretenda a promoção do desenvolvimento social e emocional dos alunos.

Análise Sócio-Histórica da Educação


FLUP0816 - ECTS
I. ENQUADRAMENTO
A problemática central da disciplina de Análise Sócio-Histórica da Educação define como eixo estruturador principal a realidade histórica da educação no Portugal contemporâneo.
Visa-se, assim, afirmar um pensamento histórico através da análise dos fenómenos educativos do passado e das suas diferenças substantivas com o presente.
Sem descurar uma reflexão sobre a actualidade educativa, designadamente a nível de temáticas bem identificadas, como, por exemplo, a organização do sistema educativo, políticas educativas, organização curricular, instituições escolares, formação de professores e estatuto do aluno, a abordagem combina história, sociologia e outras áreas do conhecimento com vista a identificar os traços principais da evolução recente do sistema educativo português, nas permanências e nas mudanças que lhe foram introduzidas.
A disciplina assume-se como um espaço interdisciplinar de conhecimento, questionamento e reflexão crítica sobre a história e actualidade educativa em Portugal de molde a situar os estudantes/futuros professores perante a sua actividade presente e futura.



II. OBJECTIVOS
Desenvolver atitudes de reflexão, de crítica e de investigação científica em matérias educacionais.
Enquadrar no espaço-tempo histórico as mudanças ocorridas na educação
Analisar o processo histórico da construção do sistema educativo português através das reformas da educação escolar.
Identificar as conjunturas políticas, sociais e culturais da educação em Portugal desde finais do século XIX até à actualidade.
Compreender a complexidade e a diversidade dos contextos educativos e das experiências pedagógicas, relativizando-as sob uma perspectiva histórica.
Reconhecer a evolução das estruturas sócio-educativas do ensino secundário no quadro da organização da educação escolar portuguesa.
Avaliar a evolução dos conceitos de educação, aluno, professor, currículo e escola ao longo do século XX português.

Metodologia do Ensino da Filosofia I


FLUP0860 - ECTS
- Compreender o sentido e a importância do acto pedagógico, na perspectiva da Filosofia;
- Integrar a informação científica pré-existente no quadro das exigências do ensino da Filosofia;
- Analisar criticamente o lugar e o papel do ensino da Filosofia no contexto curricular;
- Analisar a estrutura, finalidades e conteúdos dos programas, quaisquer que sejam;
- Reflectir acerca da especificidade da didáctica da Filosofia.


Organização e Desenvolvimento Curricular


FLUP0815 - ECTS
I. ENQUADRAMENTO
A disciplina de Organização e Desenvolvimento Curricular, ao perspectivar, de certa forma, todo o sistema educativo, proporciona um espaço de reflexão crítica do processo de ensino-aprendizagem, capacitando os novos docentes para a racionalização e sistematização científica e pedagógica da sua actividade.
Sem preterir a vertente pragmática, implícita no âmbito da teoria curricular, quer a nível da organização, quer do seu desenvolvimento, pareceu-nos conveniente reforçar a componente teórica. Tal orientação coloca-nos em sintonia com a linha do pensamento educativo segundo a qual o professor deve aliar a investigação e a reflexão à sua prática docente.
O professor carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar num campo — o da educação — onde permanecem black boxes plurais, cujo interior pode e deve ser pesquisado.
Esta orientação implica sólido investimento na formação dos professores no campo curricular habilitando-os como construtores críticos do currículo, relevando a natureza problemática, complexa e situacional das decisões e práticas educativas.


II. OBJECTIVOS
Desenvolver atitudes de reflexão e de investigação científica.
Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matérias educacionais e curriculares.
Identificar a organização político-administrativa, da educação escolar e da organização curricular do sistema educativo português.
Adquirir os conhecimentos fundamentais da teoria, organização e desenvolvimento do currículo.
Compreender a diversidade de orientações curriculares e sua incidência na prática educativa.
Analisar o processo de concepção e desenvolvimento curricular do sistema educativo português.
Avaliar o quadro jurídico-institucional do sistema educativo português e as suas implicações curriculares e pedagógicas.
Reflectir sobre modelos de educação e ensino.

Análise das Organizações Escolares


FLUP0818 - ECTS
I. ENQUADRAMENTO
A escola, enquanto organização, emerge, no presente período de transição entre milénios, como um locus estratégico para a gestão do sistema educativo e para a inovação curricular e pedagógica. Nesta linha, a escola tem concitado um elevado número de políticas e estudos que importa agora considerar de forma reflexiva e sistemática.
A disciplina de Análise das Organizações Escolares propõe-se, de forma programática e pragmática, integrar os estudantes num processus orientado para a reflexão, discussão e investigação sobre a organização escolar, em particular a nível das áreas administrativa, profissional, curricular e pedagógica, e o sistema educativo português.
Na escola projectam-se, de forma visível e tangível, os princípios de participação social na tomada de decisões educativas, de desconcentração e descentralização das estruturas educativas, dos curricula contextualizados – a nível escolar e de turma –, da autonomia pedagógica, cultural e administrativa e da construção de uma identidade organizacional diferenciada no quadro sistémico-educativo.
A presente disciplina tem por principal finalidade facultar ao futuro professor, antes do exercício da profissão docente, o conhecimento da gramática organizacional de estabelecimentos escolares, sob o prisma de um processo analítico-investigativo desenvolvido sobre práticas educativas, apoiado pelos necessários enquadramentos teórico, metodológico, normativo e funcional.
Estes rumos implicam sólido investimento na formação dos professores no campo da organização escolar, habilitando-os como construtores críticos de educação e currículo, relevando a natureza problemática, complexa e situacional das decisões e práticas educativas.


II. OBJECTIVOS
Desenvolver atitudes de reflexão e de investigação científica.
Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matéria de organização escolar.
Adquirir os conhecimentos fundamentais da organização, administração e avaliação do sistema educativo português.
Compreender a diversidade de variáveis organizacionais escolares e a sua incidência na qualidade da prática educativa.
Analisar a morfologia organizacional de um estabelecimento de ensino a partir dos seus órgãos de gestão e das estruturas de orientação educativa.
Avaliar o regime jurídico da autonomia das escolas à luz dos processos de tradição/inovação pedagógica, curricular e organizacional analisados.
Reflectir sobre o processo de construção da profissionalidade docente.

Metodologia do Ensino da Filosofia II


FLUP0861 - ECTS
- Mobilizar os conhecimentos científicos pré-existentes no quadro das exigências programáticas;
- Compreender a articulação dos métodos com as perspectivas filosófico-pedagógicas;
- Explicitar as metodologias de ensino mais adequadas à aprendizagem da Filosofia;
- Reconhecer a importância da avaliação nos processos de aprendizagem e no ajustamento das práticas pedagógicas.

Perspetivas de Sistemas Educativos


FLUP0817 - ECTS
I. ENQUADRAMENTO
A disciplina de Perspectivas de Sistemas Educativos proporciona um espaço e tempo formativo aberto à reflexão sobre a organização sistémica da educação em Portugal e a pertinência da metodologia sistémica aplicada ao contexto escolar.
As perspectivas aqui consideradas serão predominantemente as intra-sistema educativo português. Não se descurará a perspectiva inter-nacional dos sistemas educativos com vista a encontrar modelos explicativos do devir e estruturação desses mesmos sistemas educativos.
Serão analisados os fundamentos conceptuais da abordagem sistémica, enquanto processus de conhecimento, concepção, intervenção e avaliação da relação pedagógica e do desenvolvimento curricular. Nesta perspectiva, a abordagem sistémica da educação será igualmente orientada pela sua componente mais tecnológica num sentido duplo: como ferramentas ao serviço dos curricula existentes; como propostas de alteração das racionalidades e conteúdos desses mesmos curricula.
As capacidades e competências dos professores, no que à gestão das situações de aprendizagem e da sala de aula concerne, são recorrentemente postas à prova. Com a presente disciplina procura-se contribuir para a construção de ambientes de trabalho educativo activos, inovadores e regulados.


II. OBJECTIVOS
Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matérias educacionais.
Adquirir os conhecimentos fundamentais sobre a abordagem sistémica da educação.
Avaliar os modelos de educação e de ensino segundo uma perspectiva sistémica.
Analisar a identidade diferenciada do sistema educativo português no contexto inter-nacional.
Identificar a pertinência e os limites dos recursos sistémico-tecnológicos no contexto da prática educativa.
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para conceber e trabalhar materiais didácticos e educativos.
Dominar a linguagem e as operações intrínsecas a diferentes equipamentos multimédia e informáticos.

Armazenamento e Recuperação da Informação I


CI021 - ECTS
NOTA: Disciplina leccionada na Faculdade de Engenharia: Armazenamento e Recuperação da Informação I Objectivos Compreender os aspectos técnicos, semânticos e pragmáticos do armazenamento e recuperação de informação. Conhecer as técnicas de organização, pesquisa e processamento de informação textual. Explorar os domínios de aplicação e as questões em aberto no armazenamento e recuperação de informação.

Direito da Comunicação e Conteúdos


FLUP0512 - ECTS
A disciplina tem um propósito essencial de sensibilização e abordagem de conceitos jurídicos básicos.
A liberdade de informação pressuposta na liberdade de comunicação é um direito fundamental essencial, referido em 1946 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como a pedra de toque de todas as liberdades a que as Nações Unidas consagram a sua actividade. Sendo um elemento imprescindível para a fruição da liberdade de expressão é também essencial para garantir a transparência e fiscalização dos poderes públicos e a salvaguarda dos direitos fundamentais, mormente numa sociedade que se reclama democrática.

Mas em que se traduz na prática? Qual a natureza, estrutura e alcance reais do direito em causa, e a que realidades e a que sujeitos se aplica? De que modo têm os Estados dado seguimento aos princípios de enquadramento?

Abordando estes temas e outros relacionados, a disciplina explora ainda o papel dos media e das novas tecnologias no fomento da liberdade de circulação de informação, os princípios a que as disposições sobre liberdade de comunicação e informação se devem conformar e as opções políticas de base que sustentam um direito à verdade em confronto com diferentes modelos de sociedade e violações passadas dos direitos do homem.


Ética Contemporânea


FLUP0872 - ECTS
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética contemporânea e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

Gestão da Informação


FLUP0439 - ECTS
Pretende-se que os alunos compreendam a importância da informação na sociedade actual e conheçam as infra-estruturas que potenciam a construção e desenvolvimento da sociedade da informação. Pretende-se ainda que apreendam as técnicas de recuperação, análise, avaliação e organização da informação registada em diversos suportes e entendam a importância da gestão da informação dentro de contextos organizacionais, como sistema de apoio à decisão.

Informação para a Internet


CI015 - ECTS
NOTA: Disciplina leccionada na Faculdade de Engenharia: Informação para a Internet Objectivos Pretende-se que os alunos adquiram competências nos diferentes aspectos da utilização da Internet como meio de comunicação, quer à escala mundial quer no âmbito de uma rede privada (Intranet). A World Wide Web, como interface consistente para praticamente todas as outras aplicações Internet, é objecto de particular atenção, em termos de estrutura e tecnologias, criação de documentos, concepção, desenvolvimento e manutenção de sítios e perspectivas de desenvolvimento futuro.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português I


FLUP0700 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Sistemas de Arquivo e de Biblioteca


CI013 - ECTS
Compreender a evolução dos sistemas de informação de arquivo e de biblioteca; caracterizar adequadamente os diferentes tipos de arquivo e de biblioteca; adquirir competências para aplicar o método de investigação quadripolar aos sistemas de arquivo e de biblioteca, no que respeita especialmente às operações de carácter técnico e à apresentação dos resultados da investigação.

Sociologia da Cultura


FLUP0493 - ECTS
Com a abordagem dos conteúdos programáticos da disciplina de Sociologia da Cultura, é nossa intenção permitir ao corpo discente o desenvolvimento de um conjunto de competências teórico-metodológicas no âmbito da cultura, nomeadamente: 1. compreender e analisar os principais eixos teóricos estruturadores do campo da Sociologia da Cultura. 2. analisar sociologicamente alguns dos diversos ângulos dos processos sociais de produção, difusão e recepção da cultura. 3. des-construir/re-construir conceitos a partir dos conhecimentos teórico-metodológicos transmitidos, implementando e desenvolvendo, sempre que possível, a capacidade de análise crítica com vista à criação de uma aprendizagem dinâmica. 4. aplicar os conceitos adquiridos/apreendidos à análise dos fenómenos sócio-económicos da sociedade contemporânea. 5. em conclusão: pretende-se dar uma visão global dos diversos tipos de abordagem sociológica da cultura de uma sociedade, possibilitando ao aluno a problematização do dinamismo dos processo(s) cultural(ais) existentes, bem como a problematização das lógicas de produção/reprodução cultural de uma sociedade, nomeadamente de alguns segmentos da sociedade portuguesa, no sentido de uma futura actuação/intervenção sociológica no campo cultural.


Teoria do Jornalismo


FLUP0424 - ECTS
Pretende-se abordar os principais elementos constitutivos da praxis jornalística e a partir deles construir uma visão crítica com base nas principais escolas da sociologia do jornalismo. Ométodo consiste em sessões expositivas com recurso a exemplos e análise em aula

Teorias da Comunicação Social


FLUP0423 - ECTS
A disciplina de Teorias da Comunicação Social tem como objectivo primordial oferecer ao aluno um corpo de conhecimentos abrangentes sobre os principais conceitos ligados à comunicação de massa e, em especial, ao papel desempenhado pelos meios de comunicação social na sociedade. Será abordada a multiplicidade de teorias existentes sobre a comunicação social, ao mesmo tempo que se procurará estimular no aluno o sentido crítico relativamente aos mass media.


Bibliotecas Públicas


CI037 - ECTS
Pretende-se que os alunos apreendam o conceito de Leitura Pública e conheçam o projecto de desenvolvimento da rede de bibliotecas públicas em Portugal implementada no âmbito de uma política nacional de informação. Pretende-se ainda que os alunos compreendam a forma de organização e o funcionamento das bibliotecas públicas e conheçam os processos que permitem avaliar a sua eficiência.

Comportamento Informacional


CI017 - ECTS
Pretende-se que os alunos apliquem os saberes adquiridos em várias disciplinas leccionadas no 1º ano, com especial destaque para a de Teoria e Metodologia em Ciência da Informação, e para este fim importa proceder a uma revisão e evocação breve, mas incisiva da compreensão e assimilação sobre o que é Informação, sua génese biopsiquica e social, bem como o arsenal teórico-metodológico com destaque para os pólos teórico e técnico. No teórico sobressai um conjunto útil de teorias como são a T.I.P. (Teoria da Informação Psicológica), as Teorias Cognitivas e as Teorias relacionadas com o processo comunicacional. No técnico relembram-se as operações de observação e análise/avaliação que constituem o eixo técnico-metodológico imprescindível à pesquisa em C.I.
Pretende-se, num segundo e decisivo momento, que os alunos aprofundem, com o máximo de sucesso, as questões comportamentais focadas em torno da Informação, tomando contacto e assimilando modelos gerais e específicos sobre o comportamento contextualizado das pessoas na busca e transformação informacional. De um âmbito mais vasto se passa para situações concretas como o comportamento informacional em grandes, médias e pequenas Organizações. A génese e prática dos estudos de utilizadores nas Bibliotecas Especializadas, Centros de Documentação e Bibliotecas Públicas, bem como a sua articulação com a criação e aplicação da cienciometria/bibliometria constituem um tópico monográfico importante. E outro cada vez mais na ordem do dia é a extracção e medição do uso de informação na internet (a cibermetria). Uma incursão pelo marketing e pelas práticas sociais dos utilizadores na sua relação dinâmica com a Informação remata o segundo ponto do programa.
A estratégia expositiva adoptada é acompanhada pela realização de um trabalho teórico-prático que visa obter resultados estimulantes e passíveis de alimentarem sucessivas e inesgotáveis reflexões críticas.


Gabinetes de Imprensa


FLUP0442 - ECTS
Dotar os discentes de conhecimentos sobre o panorama nacional do
processo e circuito de elaboração de notícias e desenvolver capacidades
teórico-práticos de assessoria de imprensa, gestão de informação
pública, relacionamento com os media e gestão de crises.


Gestão de Serviços de Informação


CI027 - ECTS
Pretende-se que os alunos adquiram competências para planear e administrar serviços de informação, tendo em conta o seu funcionamento eficaz, quer quanto à organização e gestão dos recursos disponíveis, quer quanto aos serviços dirigidos aos utilizadores

CONTEÚDOS BÁSICOS: noções, conceitos e teorias de planeamento, gestão e administração; a gestão de bibliotecas, arquivos e outros serviços de informação: planeamento e gestão financeira e orçamental, gestão de recursos humanos, liderança, avaliação do desempenho, marketing de serviços de informação e fontes de informação para gestores.

História do Jornalismo


FLUP0427 - ECTS
Aprendizagem das linhas de evolução do processo de construção de notícias de acordo com os suportes tecnológicos e os públicos a quem são dirigidas. Adaptação da estrutura redactorial e empresarial no caminho da especialização. Afirmação dos critérios modernos de noticiabilidade. Os diferentes media e os desafios da concorrência.

Jornalismo Comparado


FLUP0436 - ECTS
A disciplina de Jornalismo Comparado tem como objectivo oferecer ao aluno um corpo de conhecimentos abrangentes sobre as metodologias empregadas para analisar a cobertura mediática e para comparar – quantitativamente e qualitativamente – o conteúdo de cobertura de jornais, revistas, radio, e televisão. Ao fazer trabalhos práticos nas aulas, o aluno desenvolve a capacidade de aplicar estas metodologias, ao mesmo tempo que desenvolve um sentido crítico relativamente aos média.




Linguística


CI009 - ECTS
Os objectivos da disciplina são: 1. adquirir conhecimentos básicos em linguística; 2. adquirir capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas, em particular sobre a língua portuguesa; 3 aprender aspectos fundamentais sobre a formação das palavras, do seu significado e das suas relações; 3. adquirir ou consolidar conhecimentos sobre aspectos básicos da Sintaxe e da Semântica das frases; 4. reflectir sobre aspectos gerais da organização textual.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português II


FLUP0701 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Públicos e Audiências


FLUP0444 - ECTS
- Domínio de conceitos básicos.
- Reflexão sobre a transformação dos públicos e audiências, em virtude de factores político-económicos e tecnológicos.
- Aquisição de conhecimentos relativos a estudos qualitativos e quantitativos das audiências.
- Compreensão da criação de conteúdos ajustados ao público-alvo dos mass media.


Sistemas de Realidade Virtual


FLUP0450 - ECTS
·Ter um conhecimento, sistematizado e aprofundado sobre os
conceitos
principais da computação gráfica 3D, nomeadamente os que envolvem a
geometria dos objectos, as técnicas de iluminação, as técnicas de
representação de materiais e a observação do espaço 3D.
· Modelar ambientes virtuais tri-dimensionais, recorrendo a uma
ferramenta aplicacional de modelação, por exemplo, o 3D Studio Max.
Neste
processo, o aluno deve ser capaz de aplicar um raciocínio de
decomposição de
objectos 3D complexos, em agregações de objectos mais simples. Deve
ainda
conhecer e dominar a selecção das técnicas de modelação, bem como a
ordem de
aplicação mais adequada aos objectivos. O aluno devem também dominar o
design de iluminação de ambientes virtuais, recorrendo a diferentes
tipos de
luminárias, bem como à configuração das suas propriedades.
· Finalmente, o aluno deve deter um conhecimento sistematizado
sobre
os sistemas de realidade virtual, características, tipos de S.R.V.,
áreas de
aplicação, equipamento de entrada/saída..


Sociologia da Comunicação e dos Média


FLUP0490 - ECTS
Com a abordagem dos conteúdos programáticos da disciplina de Sociologia da Comunicação dos média, é nossa intenção permitir ao corpo discente o desenvolvimento de um conjunto de competências teórico-metodológicas no âmbito da comunicação e dos média, nomeadamente: 1. compreender e analisar os principais eixos teóricos estruturadores do campo da Sociologia da Comunicação e dos Média. 2. analisar sociologicamente alguns dos diversos ângulos dos processos sociais de produção, difusão e recepção do processo social da produção da comunicação. 3. des-construir/re-construir conceitos a partir dos conhecimentos teórico-metodológicos transmitidos, implementando e desenvolvendo, sempre que possível, a capacidade de análise crítica com vista à criação de uma aprendizagem dinâmica. 4. aplicar os conceitos adquiridos/apreendidos à análise dos fenómenos sócio-económicos da sociedade contemporânea. 5. em conclusão: pretende-se dar uma visão global dos diversos tipos de abordagem sociológica dos média e da comunicação social de uma sociedade, possibilitando ao aluno a problematização do dinamismo dos processos mediático e comunicacional existentes, no sentido de uma futura actuação/intervenção sociológica no campo mediático/comunicacional


Técnicas de Expressão e Comunicação


CI007 - ECTS
- Reflectir sobre os valores formativo-cognitivo e afectivo da língua materna;
- Desenvolver as competências gramatical, discursiva e socio-cultural;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a actuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.

Armazenamento e Recuperação da Informação I


CI021 - ECTS
NOTA: Disciplina leccionada na Faculdade de Engenharia: Armazenamento e Recuperação da Informação I Objectivos Compreender os aspectos técnicos, semânticos e pragmáticos do armazenamento e recuperação de informação. Conhecer as técnicas de organização, pesquisa e processamento de informação textual. Explorar os domínios de aplicação e as questões em aberto no armazenamento e recuperação de informação.

Direito da Comunicação e Conteúdos


FLUP0512 - ECTS
A disciplina tem um propósito essencial de sensibilização e abordagem de conceitos jurídicos básicos.
A liberdade de informação pressuposta na liberdade de comunicação é um direito fundamental essencial, referido em 1946 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como a pedra de toque de todas as liberdades a que as Nações Unidas consagram a sua actividade. Sendo um elemento imprescindível para a fruição da liberdade de expressão é também essencial para garantir a transparência e fiscalização dos poderes públicos e a salvaguarda dos direitos fundamentais, mormente numa sociedade que se reclama democrática.

Mas em que se traduz na prática? Qual a natureza, estrutura e alcance reais do direito em causa, e a que realidades e a que sujeitos se aplica? De que modo têm os Estados dado seguimento aos princípios de enquadramento?

Abordando estes temas e outros relacionados, a disciplina explora ainda o papel dos media e das novas tecnologias no fomento da liberdade de circulação de informação, os princípios a que as disposições sobre liberdade de comunicação e informação se devem conformar e as opções políticas de base que sustentam um direito à verdade em confronto com diferentes modelos de sociedade e violações passadas dos direitos do homem.


Ética Contemporânea


FLUP0872 - ECTS
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética contemporânea e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

Gestão da Informação


FLUP0439 - ECTS
Pretende-se que os alunos compreendam a importância da informação na sociedade actual e conheçam as infra-estruturas que potenciam a construção e desenvolvimento da sociedade da informação. Pretende-se ainda que apreendam as técnicas de recuperação, análise, avaliação e organização da informação registada em diversos suportes e entendam a importância da gestão da informação dentro de contextos organizacionais, como sistema de apoio à decisão.

Informação para a Internet


CI015 - ECTS
NOTA: Disciplina leccionada na Faculdade de Engenharia: Informação para a Internet Objectivos Pretende-se que os alunos adquiram competências nos diferentes aspectos da utilização da Internet como meio de comunicação, quer à escala mundial quer no âmbito de uma rede privada (Intranet). A World Wide Web, como interface consistente para praticamente todas as outras aplicações Internet, é objecto de particular atenção, em termos de estrutura e tecnologias, criação de documentos, concepção, desenvolvimento e manutenção de sítios e perspectivas de desenvolvimento futuro.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português I


FLUP0700 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Sistemas de Arquivo e de Biblioteca


CI013 - ECTS
Compreender a evolução dos sistemas de informação de arquivo e de biblioteca; caracterizar adequadamente os diferentes tipos de arquivo e de biblioteca; adquirir competências para aplicar o método de investigação quadripolar aos sistemas de arquivo e de biblioteca, no que respeita especialmente às operações de carácter técnico e à apresentação dos resultados da investigação.

Sociologia da Cultura


FLUP0493 - ECTS
Com a abordagem dos conteúdos programáticos da disciplina de Sociologia da Cultura, é nossa intenção permitir ao corpo discente o desenvolvimento de um conjunto de competências teórico-metodológicas no âmbito da cultura, nomeadamente: 1. compreender e analisar os principais eixos teóricos estruturadores do campo da Sociologia da Cultura. 2. analisar sociologicamente alguns dos diversos ângulos dos processos sociais de produção, difusão e recepção da cultura. 3. des-construir/re-construir conceitos a partir dos conhecimentos teórico-metodológicos transmitidos, implementando e desenvolvendo, sempre que possível, a capacidade de análise crítica com vista à criação de uma aprendizagem dinâmica. 4. aplicar os conceitos adquiridos/apreendidos à análise dos fenómenos sócio-económicos da sociedade contemporânea. 5. em conclusão: pretende-se dar uma visão global dos diversos tipos de abordagem sociológica da cultura de uma sociedade, possibilitando ao aluno a problematização do dinamismo dos processo(s) cultural(ais) existentes, bem como a problematização das lógicas de produção/reprodução cultural de uma sociedade, nomeadamente de alguns segmentos da sociedade portuguesa, no sentido de uma futura actuação/intervenção sociológica no campo cultural.


Teoria do Jornalismo


FLUP0424 - ECTS
Pretende-se abordar os principais elementos constitutivos da praxis jornalística e a partir deles construir uma visão crítica com base nas principais escolas da sociologia do jornalismo. Ométodo consiste em sessões expositivas com recurso a exemplos e análise em aula

Teorias da Comunicação Social


FLUP0423 - ECTS
A disciplina de Teorias da Comunicação Social tem como objectivo primordial oferecer ao aluno um corpo de conhecimentos abrangentes sobre os principais conceitos ligados à comunicação de massa e, em especial, ao papel desempenhado pelos meios de comunicação social na sociedade. Será abordada a multiplicidade de teorias existentes sobre a comunicação social, ao mesmo tempo que se procurará estimular no aluno o sentido crítico relativamente aos mass media.


Bibliotecas Públicas


CI037 - ECTS
Pretende-se que os alunos apreendam o conceito de Leitura Pública e conheçam o projecto de desenvolvimento da rede de bibliotecas públicas em Portugal implementada no âmbito de uma política nacional de informação. Pretende-se ainda que os alunos compreendam a forma de organização e o funcionamento das bibliotecas públicas e conheçam os processos que permitem avaliar a sua eficiência.

Comportamento Informacional


CI017 - ECTS
Pretende-se que os alunos apliquem os saberes adquiridos em várias disciplinas leccionadas no 1º ano, com especial destaque para a de Teoria e Metodologia em Ciência da Informação, e para este fim importa proceder a uma revisão e evocação breve, mas incisiva da compreensão e assimilação sobre o que é Informação, sua génese biopsiquica e social, bem como o arsenal teórico-metodológico com destaque para os pólos teórico e técnico. No teórico sobressai um conjunto útil de teorias como são a T.I.P. (Teoria da Informação Psicológica), as Teorias Cognitivas e as Teorias relacionadas com o processo comunicacional. No técnico relembram-se as operações de observação e análise/avaliação que constituem o eixo técnico-metodológico imprescindível à pesquisa em C.I.
Pretende-se, num segundo e decisivo momento, que os alunos aprofundem, com o máximo de sucesso, as questões comportamentais focadas em torno da Informação, tomando contacto e assimilando modelos gerais e específicos sobre o comportamento contextualizado das pessoas na busca e transformação informacional. De um âmbito mais vasto se passa para situações concretas como o comportamento informacional em grandes, médias e pequenas Organizações. A génese e prática dos estudos de utilizadores nas Bibliotecas Especializadas, Centros de Documentação e Bibliotecas Públicas, bem como a sua articulação com a criação e aplicação da cienciometria/bibliometria constituem um tópico monográfico importante. E outro cada vez mais na ordem do dia é a extracção e medição do uso de informação na internet (a cibermetria). Uma incursão pelo marketing e pelas práticas sociais dos utilizadores na sua relação dinâmica com a Informação remata o segundo ponto do programa.
A estratégia expositiva adoptada é acompanhada pela realização de um trabalho teórico-prático que visa obter resultados estimulantes e passíveis de alimentarem sucessivas e inesgotáveis reflexões críticas.


Gabinetes de Imprensa


FLUP0442 - ECTS
Dotar os discentes de conhecimentos sobre o panorama nacional do
processo e circuito de elaboração de notícias e desenvolver capacidades
teórico-práticos de assessoria de imprensa, gestão de informação
pública, relacionamento com os media e gestão de crises.


Gestão de Serviços de Informação


CI027 - ECTS
Pretende-se que os alunos adquiram competências para planear e administrar serviços de informação, tendo em conta o seu funcionamento eficaz, quer quanto à organização e gestão dos recursos disponíveis, quer quanto aos serviços dirigidos aos utilizadores

CONTEÚDOS BÁSICOS: noções, conceitos e teorias de planeamento, gestão e administração; a gestão de bibliotecas, arquivos e outros serviços de informação: planeamento e gestão financeira e orçamental, gestão de recursos humanos, liderança, avaliação do desempenho, marketing de serviços de informação e fontes de informação para gestores.

História do Jornalismo


FLUP0427 - ECTS
Aprendizagem das linhas de evolução do processo de construção de notícias de acordo com os suportes tecnológicos e os públicos a quem são dirigidas. Adaptação da estrutura redactorial e empresarial no caminho da especialização. Afirmação dos critérios modernos de noticiabilidade. Os diferentes media e os desafios da concorrência.

Jornalismo Comparado


FLUP0436 - ECTS
A disciplina de Jornalismo Comparado tem como objectivo oferecer ao aluno um corpo de conhecimentos abrangentes sobre as metodologias empregadas para analisar a cobertura mediática e para comparar – quantitativamente e qualitativamente – o conteúdo de cobertura de jornais, revistas, radio, e televisão. Ao fazer trabalhos práticos nas aulas, o aluno desenvolve a capacidade de aplicar estas metodologias, ao mesmo tempo que desenvolve um sentido crítico relativamente aos média.




Linguística


CI009 - ECTS
Os objectivos da disciplina são: 1. adquirir conhecimentos básicos em linguística; 2. adquirir capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas, em particular sobre a língua portuguesa; 3 aprender aspectos fundamentais sobre a formação das palavras, do seu significado e das suas relações; 3. adquirir ou consolidar conhecimentos sobre aspectos básicos da Sintaxe e da Semântica das frases; 4. reflectir sobre aspectos gerais da organização textual.

Problemática Filosófico-Cultural do Pensamento Português II


FLUP0701 - ECTS
O enfoque temático visa proporcionar um conhecimento e pesquisa para além de um âmbito mais restrito da cultura portuguesa, procurando encontrar relações transversais com áreas diversas do saber. À História do Pensamento Filosófico e à sua incidência na História das Ideias e das Mentalidade, no espaço português, mas também fora dele, será dado um especial destaque. Em função dos alunos inscritos e cursos de proveniência, fixar-se-ão alguns temas com maior especificidade.

Públicos e Audiências


FLUP0444 - ECTS
- Domínio de conceitos básicos.
- Reflexão sobre a transformação dos públicos e audiências, em virtude de factores político-económicos e tecnológicos.
- Aquisição de conhecimentos relativos a estudos qualitativos e quantitativos das audiências.
- Compreensão da criação de conteúdos ajustados ao público-alvo dos mass media.


Sistemas de Realidade Virtual


FLUP0450 - ECTS
·Ter um conhecimento, sistematizado e aprofundado sobre os
conceitos
principais da computação gráfica 3D, nomeadamente os que envolvem a
geometria dos objectos, as técnicas de iluminação, as técnicas de
representação de materiais e a observação do espaço 3D.
· Modelar ambientes virtuais tri-dimensionais, recorrendo a uma
ferramenta aplicacional de modelação, por exemplo, o 3D Studio Max.
Neste
processo, o aluno deve ser capaz de aplicar um raciocínio de
decomposição de
objectos 3D complexos, em agregações de objectos mais simples. Deve
ainda
conhecer e dominar a selecção das técnicas de modelação, bem como a
ordem de
aplicação mais adequada aos objectivos. O aluno devem também dominar o
design de iluminação de ambientes virtuais, recorrendo a diferentes
tipos de
luminárias, bem como à configuração das suas propriedades.
· Finalmente, o aluno deve deter um conhecimento sistematizado
sobre
os sistemas de realidade virtual, características, tipos de S.R.V.,
áreas de
aplicação, equipamento de entrada/saída..


Sociologia da Comunicação e dos Média


FLUP0490 - ECTS
Com a abordagem dos conteúdos programáticos da disciplina de Sociologia da Comunicação dos média, é nossa intenção permitir ao corpo discente o desenvolvimento de um conjunto de competências teórico-metodológicas no âmbito da comunicação e dos média, nomeadamente: 1. compreender e analisar os principais eixos teóricos estruturadores do campo da Sociologia da Comunicação e dos Média. 2. analisar sociologicamente alguns dos diversos ângulos dos processos sociais de produção, difusão e recepção do processo social da produção da comunicação. 3. des-construir/re-construir conceitos a partir dos conhecimentos teórico-metodológicos transmitidos, implementando e desenvolvendo, sempre que possível, a capacidade de análise crítica com vista à criação de uma aprendizagem dinâmica. 4. aplicar os conceitos adquiridos/apreendidos à análise dos fenómenos sócio-económicos da sociedade contemporânea. 5. em conclusão: pretende-se dar uma visão global dos diversos tipos de abordagem sociológica dos média e da comunicação social de uma sociedade, possibilitando ao aluno a problematização do dinamismo dos processos mediático e comunicacional existentes, no sentido de uma futura actuação/intervenção sociológica no campo mediático/comunicacional


Técnicas de Expressão e Comunicação


CI007 - ECTS
- Reflectir sobre os valores formativo-cognitivo e afectivo da língua materna;
- Desenvolver as competências gramatical, discursiva e socio-cultural;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a actuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.

Recomendar Página Voltar ao Topo