Filosofia Antiga II
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Descobrir as grandes problemáticas que estão nas origens do pensamento filosófico ocidental. Identificar as temáticas fundamentais do pensamento antigo. Interpretar os textos nucleares do pensamento antigo. Reconhecer a importância e actualidade do pensamento grego.
Programa
Platão: um homem de diálogo
1. Platão na oposição
2. A formação filosófica de Platão
3. Escrita em dia
a) diálogos e cartas
b) critérios de autenticação
c) cronologia
d)tipos de ensino
e)transmissão das obras
4. O Diálogo
a)estrutura do Diálogo
b)a personagem Sócrates
5. Análise da Apologia. Análise do Críton
6. Górgias e Eutidemo: crítica à retórica e à erística
7. A Ideia. A Linguagem. A Ciência
Ideia e Participação nos primeiros diálogos
8. Protágoras e a questão das origens.
9. Ménon: ciência e opinião verdadeira
10. Crátilo: a linguagem e as ideias
11. Fédon: as ideias e a alma
12. República: linha dividida e alegoria da caverna
13. Teeteto e a ciência
14. A teoria das ideias no Parménides
15. A última fase do platonismo
16. Uma nova Politeia
II Aristóteles: um homem de consenso
1. A vida e a obra
2. Questões de metodologia
3. Conceitos fundamentais da filosofia aristotélica
4. Aristóteles perante Platão
5. Elementos essenciais da Física
6. O(s) Mundo(s) segundo Aristóteles
7. Alma e teoria do conhecimento
8. O Ser
9. Aspectos da ética aristotélica: Ethica Nicomachea
10. Análise da Poética
Bibliografia Principal
Com base nos critérios científico-pedagógicos do docente da cadeira, considera-se que, relativamente a esta disciplina, não são de estabelecer diferenciações entre bibliografia principal e complementar. A aproximação e tratamento bibliográficos fazem parte integrante do trabalho a desenvolver ao longo das aulas
Estudos de História e Cultura da Grécia Antiga
DODDS, E.R., Les Grecs et l’irrationnel, Paris, Flammarion, 1977.
JAEGER, W., Paideia, Lisboa, Aster, s/d.
PEREIRA, M. H. Rocha, Estudos de História da Cultura Clássica, Lisboa, Gulbenkian, 1988. )
Estudos de Filosofia Antiga
ALLAN, D.J., A Filosofia de Aristóteles, Lisboa , Presença, 1983.
AUBENQUE, P., La Prudence chez Aristote, Paris, PUF, 1963.
— Le problème de l’être chez Aristote, Paris, PUF, 1962.
BARNES, Jonathan, The Presocratic Philosophers, 2 vol., London, 1979.
BRUN, J., Sócrates. Platão. Aristóteles, Lisboa, D. Quixote, 1994.
BURNET, J., Greek Philosophy. Thales to Plato, London, Macmillan and Company Ltd., 1960.
CHÂTELET, F., (Dir.), A Filosofia Pagã, Lisboa, D. Quixote, 1974.
CORNFORD, F.M., Estudos de Filosofia Antiga, Coimbra, Atlântida, 1969.
— La teoria platónica del conocimiento: Teeteto y el Sofista, Barcelona, Ediciones Paidos, 1983
DHERBEY, G. Romeyer, Les choses mêmes: La penseé du réel chez Aristote, Lausanne, L’âge de l’homme, 1983.
GAUTHIER, R. A, La morale d’Aristote, Paris, P.U.F., 1963.
GOMPERZ, Th., Greek Thinkers, a History of Ancient Philosophy, London, John Murray, s/d.
GRAÇA, J. A. Ribeiro , Justiça e Concórdia em Protágoras e Antifonte, Porto, Porto Editora, 2004.
GUTHRIE, W. K. C., A History of Greek Philosophy, Cambridge, Cambridge University Press, 1962 e ss. (6 volumes).
— Os Filósofos Gregos: de Tales a Aristóteles, Lisboa. Ed. Presença, 1987.
JAEGER, Werner, Aristóteles, Fondo de Cultura Económica, Madrid, 1984.
JEANNIERE, Abel, Platon, Paris, Seuil, 1994.
KOYRÉ, A, Introdução à leitura de Platão, Lisboa Presença, 1979.
PENEDOS, A.J., «A maravilhosa viagem de Er, O Panfílio. A República revisitada», Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 9 (1992).
— «Encantamentos. Platão e as artes de Abaris dos Hiperbóreos», Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 7 (1990).
— Ensaios, Porto, Rés, s/d [1987].
— «Gregos: em busca da igualdade», Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 5-6 (1988-89)
— O pensamento político de Platão, Porto, Publ. da F.L.U.P., 1977.
— «Os desígnios de Apolo. Sobre a Apologia e o Criton de Platão», Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 8 (1991).
— «Platão no País dos Sonhos», Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 10 (1993).
REALE, G., Introdução a Aristóteles, Lisboa, Ed. 70, 2001.
RICOEUR, Paul, Platon et Aristote, Paris, Centre de Docummentation Universitaire, 1971.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O docente expõe, esclarece e aprofunda os temas constantes do programa. De parceria com os alunos, o docente lê, interpreta e analisa os diferentes textos apresentados ao longo das aulas. Através da recorrência a esquemas diferenciados, o aluno terá, periodicamente, uma panorâmica do curso normal das aulas.
Software
não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
75% de presenças nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame arredondada. Ou média da nota do exame e eventuais trabalhos escritos.
Provas e trabalhos especiais
não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
de acordo com as normas em vigor.
Observações
Língua de ensino: português.