Filosofia da Linguagem II
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
A disciplina de Filosofia da Linguagem II é concebida em três momentos: (i) A linguagem como objecto de reflexão filosófica, (ii) A Fenomenologia da linguagem, actos de fala e importância do discurso, (iii) A renovação da tradição hermenêutica sob o modelo do texto.
Programa
1. A linguagem como objecto de reflexão filosófica
1.1. O esquecimento da linguagem na tradição metafísica e reflexiva.
1.2. O advento da finitude e a constituição linguageira do pensar.
1.3. A facticidade da consciência: historicidade, tradição e instituição simbólica do sentido.
1.4. A linguagem como discurso e a linguagem como língua. A linguística estrutural e a abordagem científica da linguagem: língua e fala, normativo e descritivo, sincronia e diacronia, sintagma e paradigma. Linguagem e comunicação: o primado da semiótica.
2. A Fenomenologia da linguagem, actos de fala e importância do discurso
2.1. A Fenomenologia e o enraizamento existencial da linguagem. Linguagem e intersubjectividade transcendental.
2.2. A radicalidade da abordagem hermenêutica: a linguagem, o diálogo e a arte de não ter razão.
- O diálogo que nós somos.
- Diálogo e discurso: o discurso como dialéctica de evento e significação.
Bibliografia Principal
BELO, F., Filosofia e Ciências da Linguagem, Ed. Colibri, Lisboa, 1993.
BENVENISTE, E., O Homem na Linguagem, Arcádia, 1993.
CASSIRER, E., A Filosofia das Formas Simbólicas, 1ºVol., Ed. Minuit, Paris, 1991.
ECO, U., O Signo, Ed. Presença, Lisboa, 1989.
FREGE, C., On sense and Reference, Ed. Blackwell, Oxford, 1970, pp. 56-78.
GADAMER, H.-G., Verdad y Metodo I, Ed. Sígueme, Salamanca, 1988.
— Verdad y Metodo II, Ed. Sígueme, Salamanca, 1992.
HEIDEGGER, M., Acheminement vers la parole, Éd. Gallimard, Paris, 1966.
MARTINET, A., Elementos de Linguística Geral, Ed. Sá da Costa, Lisboa, 1978.
RIC¼UR, P., A Metáfora Viva, Ed. Res, Lisboa, 1983.
— Temps et récit, Paris, Éd. Seuil, 1985.
— Du texte à l’action, Paris, Éd. Seuil, 1986.
— Teoria da Interpretação, Ed. 70, Lisboa, 1987.
SAUSSURE, F., Cours de Linguistique Générale, Ed. Payot, Paris, 1969.
Bibliografia Complementar
-
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição / Análise e comentário textual
Software
não se aplica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
Lingua de ensino: Português.