Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Departamentos > Departamento de Filosofia

Departamento de Filosofia

Sigla: DF
Responsável: José Meirinhos
Descrição:


O Departamento de Filosofia (DF) é uma subunidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto à qual compete a docência de cursos de 1º, 2º e 3º ciclos (conferentes do grau de licenciado, mestre e doutor, respetivamente) na área do conhecimento da Filosofia, delimitada por referência à sua história e por referência a problemas, objetivos, metodologias e técnicas de investigação específicas.

Os docentes do DF desenvolvem, em projetos individuais e de equipa, investigação fundamental e aplicada nas diversas disciplinas filosóficas - a antropologia, a epistemologia, a estética, a ética, a filosofia das ciências, a filosofia da educação, a filosofia da linguagem, a filosofia em Portugal, a filosofia social e política, a história da filosofia (antiga, medieval, moderna e contemporânea), a lógica, a metafísica ou a ontologia - e são responsáveis pela difusão e valorização dos resultados dessa investigação, quer no âmbito de cursos de formação contínua (não conferentes de grau), quer no âmbito de outras atividades de extensão universitária.

O DF resultou da renomeação, em 2000, da "Secção de Filosofia" da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e prolonga desse modo a história do ensino da Filosofia na Universidade do Porto. O ensino da Filosofia foi instituído na Universidade do Porto com a criação da própria Faculdade de Letras em 27 de agosto de 1919, funcionando até ao seu encerramento em julho de 1931, em consequência do decreto de extinção de 12 de abril de 1928. Com a restauração da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, por decreto de 17 de agosto de 1961, reiniciou-se no ano seguinte a Licenciatura em Filosofia. Em 1985 teve início o primeiro Mestrado (em Filosofia Medieval) e, depois, um outro Mestrado (em Filosofia Moderna e Contemporânea). No começo do século XXI teve início o Curso Integrado de Pós-Graduação em Filosofia, englobando estudos de Mestrado e Doutoramento. No ano letivo de 2007/2008 os ciclos de estudos foram adaptados ao Processo de Bolonha (Licenciaturas de 3 anos, Mestrados de 2 anos, Doutoramentos de 3 anos). No ano letivo de 2008/2009, dando continuidade ao trabalho anterior na formação de professores do Ensino Secundário, teve início o Curso de Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário.

O DF é atualmente responsável por quatro ciclos de estudos:


O DF é ainda responsável por cursos de formação contínua (incluindo formação de professores) e/ou formação livre. (Para calendários atualizados ver Educação Contínua/Áreas de Educação Contínua.)

O DF mantém programas ERASMUS de mobilidade de estudantes e docentes com diversas Universidades, nas quais os estudantes de qualquer ciclo podem realizar períodos de estudos, em países como Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Itália, Suíça, Turquia, entre outros. No âmbito do programa ERASMUS, ao nível das pós-graduações, o DF participa ainda no Diplôme Européen d'Études Médiévales (Louvain-la-Neuve e Roma) e no Mestrado em Filosofia da Educação da Universidade de Rouen (França). (A mobilidade internacional é gerida na Faculdade de Letras da Universidade do Porto pelo Gabinete de Relações Internacionais.)

O DF publica, desde 1972, a Revista da Faculdade de Letras - Série de Filosofia: a Iª série teve 2 volumes (em 4 tomos, de 1972 e 1973); a IIª série tem publicação ininterrupta desde 1985. (Todos os volumes estão em linha em texto integral na Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.) A revista acolhe trabalhos dos docentes do DF e também de um vasto conjunto de colaboradores nacionais e estrangeiros, em todas as disciplinas filosóficas. Desde 2008 os artigos publicados têm prévia avaliação anónima por pares.

O DF funciona em ligação com o Instituto de Filosofia (IF), especialmente vocacionado para a dinamização e realização de projetos de investigação científica fundamental e de extensão cultural, classificado com "Excelente" nas avaliações externas realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O IF é, tal como o DF, uma subunidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com direção e estatutos próprios, internamente organizado em Gabinetes, cada um deles com diversos Grupos de Investigação.



Comissão Executiva do DF

Prof. Doutor José Francisco Preto Meirinhos, presidente
Prof.ª Doutora Maria João Couto e Prof. Doutor Paulo Tunhas, vogais

(Regulamento do DF disponível na opção "Documentos")

 

CONTACTOS


Institucionais: df@letras.up.pt

Informações sobre ciclos de estudos:

- Licenciatura em Filosofia (1º ciclo).
Direção de Curso (Prof. Doutor José Meirinhos): filo@letras.up.pt

- Mestrado em Filosofia (2º ciclo).
Direção de Curso (Prof.ª Doutora Sofia Miguens): mfil@letras.up.pt

- Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário (2º ciclo).
Direção de Curso (Prof.ª Doutora Maria João Couto): mefil@letras.up.pt

- Programa Doutoral em Filosofia (3º ciclo).
Direção de Curso (Prof.ª Doutora Paula Pereira): dfil@letras.up.pt


Outras informações
:

- Candidaturas à frequência de ciclos de estudos e/ou cursos
- Lista geral de contactos e atendimento na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

 

Horário: Secretariado dos Departamentos
Torre A | Piso 2 | Sala 258
Horário atendimento: 9:30-17:30
Telefone de contacto: 220 427 658 (ext. 3258)
Email: secdep@letras.up.pt

Email: df@letras.up.pt
Morada: Via Panorâmica s/n (TORRE B)
Código Postal: 4150-564
Localidade: Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-01-22 às 20:25:55