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Ontologia I

Código: FLUP0498     Sigla: ONT1

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FIL 70 Plano Oficial - LFIL 3 2,5 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -

Objetivos

A) Objectivos científicos: delimitação dos motivos inaugurais da disciplina e principais “modelos” históricos da mesma; determinação da “orientação programática” seguida (“analítica ôntico-transcendental”) e análise de conceitos, temas e princípios tidos por “fundamentos” ontológicos incontornáveis (numa perspectiva simultaneamente histórica e o mais possível “actual”).
B) Objectivos pedagógicos: levar os alunos à interiorização do “espírito” e alcance teórico da disciplina; privilegiar a “compreensão” pluri-angular da matéria leccionada, segundo o princípio geral de que mais vale saber “pouco e bem” do que “muito e mal”.

Programa

I. Introdução à Ontologia
1. Breve “história” da Ontologia.
1.1. A Ontologia em Aristóteles, C. Wolff e Kant.
1.2. Os três “modelos” dominantes de “Filosofia Primei- ra”.
2. Síntese crítica e programática: a Ontologia como analítica ôntico-transcendental.
II. Fundamentos Onto-lógicos
1. Vectores semióticos da noção de “ser”: sintaxe, semântica e pragmática.
2. “Oposições” ontológicas nucleares.
2.1. Acto-potência; matéria e forma.
2.2. Essências e existências.
2.3. O “físico” e o “mental”.
3. Causas e Princípios.
3.1. As quatro causas aristotélicas e o problema da causalidade.
3.2. Os princípios da contradição e da razão suficiente.
4. Níveis de “realidade” e níveis de “representação”.

Bibliografia Principal

APEL, K.- Otto, “The Transcendental Conception of Language. Communication and the Idea of First Philosophy” (1976), in H. Parret (Ed.), History of Linguistic Thought and Contemporary Linguistics, Walter de Gruyter, Berlin, N. York, 1976, pp. 32-61.
ARISTÓTELES, La métaphysique, tomos I e II, trad. Tricot, nova ed., refund. e c/ comentários, J. Vrin, Paris, 1962 .
DESCARTES, R., Meditações sobre a Filosofia Primeira (1641), trad. G. Fraga, Livr. Almedina, Coimbra, 1976.
GILSON, Étienne, L'être et l'essence (1948), J. Vrin, Paris, 1948; Constantes philosophiques de l'être (1983), J. Vrin, Paris, 1983.
HEIDEGGER, M., Kant et le problème de la métaphysique (1929), trad. A. Waelhens e W. Biemel, Gallimard, Paris, 1953; Introduction à la métaphysique (1935), trad. André Préau, Gallimard, Paris, 1962; Le principe de raison (1957), trad. A. Préau, Gallimard, Paris, 1962.
HEIL, John, Filosofia da Mente -- Uma introdução contemporânea (1998), trad. R. Pacheco, Instituto Piaget, Lx, s/d.
KANT, I., Crítica da razão pura (1781/7), trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão (Introd. e notas de A. F. Morujão), F. C. Gulbenkian, Lx, 1985.
MELO, Adélio, A aventura moderna das ideias, Rés Ed., Porto, 2000
— «Análise semiótica do ‘Ser’», Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 12-13, (1995-1996), pp. 175-213;
— Categorias e objectos, Inquérito semiótico-transcendental, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lx, 2000.
— .«O princípio da Razão Suficiente. Limites e conjectura», Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 9 (1992), pp. 149-175.
— «O tempo-espaço curvo do sujeito kantiano», Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 14 (1997), pp. 175-210;
PIRES, Celestino, Ontologia e metafísica, Fac. de Filosofia, Braga, 1964.
PUTNAM, Hilary, Représentation et réalité (1988), trad. C. E.-Tiercelin, Gallimard, Paris, 1990.
SEARLE, John, A redescoberta da mente (1992), trad. Ana André, Instituto Piaget, Lx, s/d.
VUILLEMIN, J., Physique et métaphysique kantiennes, PUF, Paris, 1955; De la logique à la théologie, Cinq études sur Aristote, Flammarion, Paris, 1967.

Bibliografia Complementar

BUNGE, Mario, Treatise on Basic Philosophy (vol. 3: Ontology-I), D. Reidel Publishing Company, Dordrecht, Holland, 1977.
CORETH, E., Metafisica (1961), trad. Ramón de Areitio, Ed. Ariel, Barcelona, 1964 (sbdo cap. V).
ECO, U., Kant e o ornitorrinco (1997), trad. J. C. Barreiros, Difel, Lx, 1999.
FODOR, Jerry, La modularité de l’esprit (1983), trad. A. Gerschenfeld, Minuit, Paris, 1986.
GARDNER, Howard, A nova ciência da mente (1985), trad. I. Ricardo, Relógio D’Àgua Ed., Lx, 2002.
HAMLYN, D. W., Metaphysics, Cambridge U. Press, Cambridge et alia, 1984.
HEIDEGGER, M., Être et temps (1927), trad. François Vezin, Gallimard, Paris, 1986; Les problèmes fondamentaux de la phénoménologie (1927), trad. Jean-F. Courtine, Gallimard, Paris, 1985.
HEISENBERG, Werner, Physique et philosophie (1958), trad. J. Hadamard, Albin ichel, Paris, 1961 e 1971.
MONOD, Jacques, O acaso e a necessidade (1970), trad. A. Sampaio, Europa-América, Lx, 1972.
PAGELS, Heinz, O código cósmico (1982), trad. J. C. Buescu, Gradiva, Lx, s/d .
PUTNAM, Hilary, Raison, vérité et histoire (1981), trad. A. Gerschemfeld, Minuit, Paris, 1984 .
REEVES, Hubert, “Origem do universo” (1988), in Vários, As origens, trad. J. C. Almeida, ed. Presença, Lx, 1991, pp. 53-99.
RORTY, Richard, A filosofia e o espelho da natureza (1980), trad. J. Pires, Dom Quixote, Lx, 1988.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, suscitando-se a aberta participação dos alunos e incluindo o exame crítico de textos tidos por fundamentais. Procura-se conciliar a exposição estritamente teórico-conceptual dos assuntos com a versão destes numa linguagem o mais possível “familiar” ou “comum”, tomando-se por princípio que mesmo as teorias filosóficas mais abstractas devem ser “exemplificadas”.

Software

não se aplica.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

75% de presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame arredondada. Ou média da nota do exame e eventuais trabalhos escritos.

Provas e trabalhos especiais

não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não se aplica.

Melhoria de classificação

de acordo com as normas em vigor.

Observações

Língua de ensino: português.
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