Ética I
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FIL |
48 |
Plano Oficial - LFIL |
4 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.
Programa
1. Filosofia, Axiologia e Ética
Situação e justificação da Filosofia no mundo contemporâneo
Axiologia e Filosofia. Significado histórico-filosófico do Movimento da ‘Filosofia dos Valores’. Questões nucleares da Axiologia: os valores – natureza, características e tipologia.
Ética e Filosofia. Sentido e justificação da Ética. A vocação ética da Filosofia. Os valores éticos – natureza e significado para a vida humana.
2. Problemática Fundamental da Ética
2.1 O agir humano
2.1.1 Dimensão antropológica: -analítica da existência humana (vocação, projecto vital e circunstância);
— a problemática da alteridade;
— a experiência da liberdade e a problemática dos determinismos.
2.1.2 Dimensão ética:- o sujeito ético: autonomia da vontade e a consciência moral (génese e desenvolvimento);
— a acção moral: vontade, valores, normas, meios e fins;
— a experiência da responsabilidade moral:
— demarcação do tema: Ética e Direito;
— modalidade fundamentais;
— condições integrantes da acção responsável;
— sanções morais: culpabilidade e remorso;
— o sentido do perdão, a aposta pela liberdade e o compromisso moral.
2.2 Fundamentação da Ética
2.2.1 Significado e importância do tema
2.2.2 Modalidade fundamentais:
— religiosa e teológica;
— sociológica;
— racional (Kant)
— axiológica (Max Scheles);
— analítica (R. M. Hare e E. Tugendhat);
— pragmática-transcendental (Karl-Otto Apel e Jurgen Habermas);
— Contributo de Paul Ricoeur, Luc Ferry, A.Comte-Sponville e Marcel Conche
3. O âmbito da Ética
3.1. A Ética e a sua relação com a Psicologia, Sociologia, Pedagogia, História e Direito. Possibilidades e limites da Ética. Os dilemas contemporâneos: utilidade e justiça. O desafio da Pós-Modernidade.
3.2 Ética e Política: Ideologias, política e ética: a Ética como crítica das ideologias; modos de articulação entre Ética e Política; significado ético-político e panorâmica histórica dos ‘Direitos Humanos’.
3.3 Ética e Economia: O fim social da Economia; Ética e sistemas económicos; a Economia como ciência moral e política.
3.4 Ética e Ciência: Progresso científico, condição humana e direitos humanos; Ecologia e Ética; Bioética – fundamentos biológico e ético; dimensão pessoal da Bioética; dimensão social, económica e política da Bioética.
Bibliografia Principal
1. Dicionários:
Dictionnaire dÉthique et de Philosophie, Org. por Monique Canto-Sperber, Morale, Paris, PUF, 1996.
Diccionário de Ética, org. por Otfried HOFFE, Barcelona, Edit. Critica, 1994.
2. Obras Gerais:
ARANGUREN, José Luís, Ética, Madrid, Edit. Revista de Occidente, 1958.
— Ética y Politica, Madrid, Guadarrama, 1968.
ARAÚJO, Luís de, A Ética como Pensar Fundamental, Lisboa, IN-CM, 1992.
— Sentido Existencial da Filosofia, Porto, RES, 1992.
— Sob o Signo da Ética, Porto, Edit. Granito, 2000.
CORTINA, Adela, Ética Mínima, Madrid, Tecnos, 1996.
GUISÁN, Esperanza, Introducción a la Ética, Madrid, Edit. Cátedra, 1995.
LAVELLE, Louis, Traité des Valeurs, Paris, PUF, 1991.
MISRAHI, Robert, Quest-ce que lÉthique?, Paris, A.Colin, 1997.
SAVATER, Fernando, Invitación a la Ética, Barcelona, Anagrama, 1982.
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez, Ética, Rio de Janeiro, Civil. Brasileira, 1970.
VIANO, Carlo Augusto, Ética, Barcelona, Labor, 1977.
WUNENBURGER, Jean-Jacques, Questions dÉthique, Paris, PUF, 1993.
Bibliografia Complementar
A indicar pelo docente ao longo do curso.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dos temas do programa e debate teórico-prático.
Software
Não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame arredondada.
Provas e trabalhos especiais
não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica.
Melhoria de classificação
Em exame final.
Observações
Língua de ensino: português.