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Cosmologia II

Código: FLUP0018     Sigla: COS2

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.geocities.com/bergen47
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FIL 79 Plano Oficial - LFIL 2 3 6 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 2 3 6 -

Objetivos

Abordagem das principais tendências cosmológicas da época moderna Copérnico, Kepler, Galileu, Descartes, Newton e Kant). A Cosmologia do séx . XIX e a importância para os modelos cosdmológicos contemporâneos do pensamento de A. Einstein.

Programa

DA ÉPOCA MODERNA À ACTUALIDADE
1. Universo na História, História do Universo: faces da Cosmologia
A) Dos círculos às elipses: imagens cosmológicas em Copérnico e Kepler.
B) Procura da Mecânica: os mundos razoáveis em Galileu e Descartes
C) Triunfo do cálculo: universo newtoniano e o “Doomsday”.
D) Universos-Ilhas: a “Teoria do Céu” de Kant uma Cosmologia com Futuro.
II A PRECESSÃO DOS LABIRINTOS: dilemas da Cosmologia contemporânea.
A) Universos transparentes. Astronomia, Astrofísica e Galáxias (séc. XVIII-XIX).
1. Movimento das Estrelas e “natureza” da Luz: Halley, Bessel e W.Herschell.
2. Festival de Salzburg: Christian Doppler e um estranho efeito.
3. Espectros, “riscas” e “Fuga das Galáxias”. E. Hubble e uma Lei com desvios.
B) Sombras na Metafísica Moderna:
1. Espaço e Tempo. A “matéria” e o “movimento”.
2. Universo, “Substâncias” e Leis. Pergunta por responder.
C) Albert Einstein. Imprevisto impacto na imagem do Universo:
1. As “experiências pensantes”. Réguas, relógios e uma ajuda de Galileu.
2. A Teoria da Relatividade Restrita. Espaço, Tempo, Matéria e Movimento.
3. A Teoria da Relatividade Geral. Universo e crono-geometria.
D) O Universo nas Cosmologias contemporâneas:
1.Cosmologia e “cosmogénese”.
2. O modelo “inesperado” de Einstein (1918): Universo finito e ilimitado.
3. Modelos “estáticos” e “dinâmicos”: Universo aberto e fechado.

Bibliografia Principal

I - Programa de “cosmologia” na internet
Endereço WEB - http://www.geocities.com/bergen47. Neste endereço encontram-se:
A) - Programa, Sumários e Esquemas das Aulas
B) - Textos de apoio que na “Bibliografia” estão marcados com [WEB]
C) - Outros elementos: avaliação, “links”, etc.
II - Elementos bibliográficos sintéticos (apoio aos “2 grandes temas”):
TEMA I, Alexandre Koyré, Do Mundo fechado ao Universo Infinito, Gradiva, Lisboa.
TEMA II ( alternativamente )
A) - Heinz Pagels - “O Código cósmico”, Gradiva, Lisboa, 1987.
B) - Hubert Reeves - “Um pouco mais de azul”, Gradiva, Lisboa, 1983.

III. Elementos bibliográficos da autoria do docente
MALHO, Levi Duarte, Estratégias. Sobre o filosofar do filosofar. [WEB], Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 1 4, Porto, 1987, p. 221-246.
— Filosofia e Teoria dos Jogos. Sobre o trabalho filosófico. [WEB], Caderno de Filosofias, Revista da Assoc. de Professores de Filosofia, n1 1, Coimbra, 1989.
— Elogio de Demeter. Sobre o problema das Origens. [WEB], Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 12, (1985) p. 5-82.
— As Origens do Silêncio. Sobre o que não sabemos. [WEB], Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Soc. Portuguesa de Antropologia e Etnologia, vol. 38 (3-4), Porto, 1998, pp.23/36.
— A Nuvem de Oort. Filosofia.Ciência.Cometas.. [WEB], separata da Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 1 7 (1990) 13 pp.
— Eppur si Muove. Sobre uma biografia de Galileu”. [WEB], separata da Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 11, (1994) 32 pp.
— A Anatomia dos Céus. Sobre o Mensageiro das Estrelas de Galileu”. [WEB], separata da Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 12, (1995) 50 pp.
— Regresso a Mileto. A Filosofia e os Mundos. [WEB], separata da Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, 2001
IV. Elementos bibliográficos extensivos e especializados
OBRAS INTRODUTÓRIAS E GLOBAIS
A. Perspectivas gerais e filosófico-epistemológicas.
DYSON, Freeman, Infinito em todas as direcções, Gradiva, Lisboa, 1990.
EASLEA, Brian, Witch-hunting, Magic & the New Philosophy, Harvester Press, UK, 1980.
FEYNMAN, Richard P., O que é uma Lei física?, Gradiva, Lisboa, 1989.
JASTROW, Robert, A Arquitectura do Universo, ed.70, Lisboa, 1977.
MALHO, Levi, O Deserto da Filosofia, Res, Porto, 1988.
MORIN, Edgar, La Méthode. 3. La connaissance de la connaissance, Seuil, Paris, 1986.
REEVES, Hubert, Malicorne. Reflexões dum observador da Natureza, Gradiva, Lisboa, 1990.
SAGAN, Carl, Os Dragões do Eden, Gradiva, Lisboa, 1987.

B. Perspectivas Cosmológicas.
CHARON, Jean, Histoire de l'univers depuis 25 siècles, Hachette, Paris, 1970.
DUHEM, Pierre, Le Système du Monde, X Tomes, Hermann, Paris, 1959.
HAWKING, Stephan, Breve História do Tempo, Gradiva, Lisboa, 1988.
KOLB, Rocky, Blind wathcers of the Sky, Addison-Wesley, USA, 1996.
MERLEAU-PONTY, Jacques; MORANDO,Bruno, Les trois étapes de la Cosmologie, Robert Laffont, Paris, 1970.
MOORE, Patrick, The Great Astronomical Revolution, Albion Pub., UK, 1994.
SAGAN, Carl, Cosmos, Mazarine, Paris, 1981.

C. Generalidades. Teoria da Relatividade e Física quântica.
CORREIO DA UNESCO, Albert Einstein, n17, Julho 1979.
EINSTEIN, Albert, Relativity, Prometheus Books, USA, 1995.
FIOLHAIS, Carlos, Física divertida, Gradiva, Lisboa, 1990.
GUILLEN, Michael, Pontes para o infinito, Gradiva, Lisboa, 1987.
GAMOW, Georges, As aventuras do Sr. Tompkins, Gradiva, Lisboa, 1990.
HEISENBERG, Werner, Páginas de reflexão e auto-retrato, Gradiva, Lisboa, 1990.
— Werner, Diálogos sobre física atómica, Verbo, Lisboa, 1975.
PAGELS, Heinz, O Código cósmico, Gradiva, Lisboa, 1987.
REEVES, Hubert, Um pouco mais de azul, Gradiva, Lisboa, 1983.
RUSSELL, Bertrand, ABC da Relatividade, Europa-América, Lisboa, 1969.

Bibliografia Complementar

OBRAS ESPECIALIZADAS.
A. Perspectiva filosófico-epistemológica.
CAPEK, Milic, El impacto filosófico de la física contemporánea, Tecnos, Madrid, 1973.
FRITZSCH, Haral, E=MC2. An equation that changed the World, University of Chicago Press, USA, 1994.
KOYRE, Alexandre, Du monde clos à l'univers infini, Gallimard, Paris, 1973.
KRAGH, Helge, Cosmology and Controversy, Princeton Univ. Press, USA, 1996.
MORIN, Edgar, La Méthode.1.La nature de la nature, Seuil, Paris, 1977.
RUYER, Raymond, La gnose de Princeton, Fayard, Paris, 1977.
VARIOS, Science et conscience. Les deux lectures de l'univers, Stock, Paris, 1980.

B. Perspectiva cosmológica.
BARROW, John D. e SILK, Joseph, A mão esquerda da criação, Gradiva, Lisboa, 1989.
BRUNO, Giordano, Acerca do infinito,do universo e dos mundos, Fundação Cal. Gulbenkian, Lisboa, 1978.
DAVIES, Paul, The last three minutes, Basic Books, USA, 1994.
EKELAND, Ivar, Le Calcul,l'Imprévu, Seuil, Paris, 1984.
KANT, Emmanuel, Histoire générale de la nature et téorie du ciel (1755), J.Vrin, Paris, 1984.
MERLEAU-PONTY, Jacques, Les cosmologies du XX ème siècle, Gallimard, Paris, 1965.
VARIOS, La matière aujourd'hui, Seuil, Paris, 1981.
WEINBERG, Steven, Les trois premières minutes de l'univers, Seuil, Paris, 1980.

C. Teoria da Relatividade e Física quântica.
BALIBAR, François, Einstein. Uma leitura de Galileu e Newton, ed.70, Lisboa, 1988.
CLOSE, Frank, A cebola cósmica, ed. 70, Lisboa, 1986.
GRIBBIN, John, À procura do gato de Schrodinger, Presença, Lisboa, 1987.
HILL, Clifford M., Einstein tinha razão?, Gradiva, Lisboa, 1989.
HOFFMANN, Banesh; PATY,Michel, L'étrange histoire des quanta, Seuil, Paris, 1981.
PAGELS, Heinz R., Simetria Perfeita, Gradiva, Lisboa, 1990.
VARIOS, Chaos et cosmos, Le Mail, Paris, 1986.
VÁRIOS, The ghost in the Atom, Cambridge University Press, Cambridge, 1986.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Software

Nenhum "software" especial, sendo útil o acesso WEB, pois existe um "site" especificamente dedicado ao apoio dos estudantes desta disciplina. (Sumários, Bibliografia, Esquemas das Aulas, Artigos e textos de apoio, etc.)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Frequência de aulas e aprovação no exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste para 20 valores com 4 questões divididas por 2 grupos com 2 questões cada.

No caso de existir provas oral obrigatória (notas de 8 e 9 na escrita, a classificação final é a media arredondada entre as 2 provas (número inteiro mais próximo; e.g.:11,4=11 e 11,5=12) de axcordo com o Normativo do Conselho Pedagógico.

Provas e trabalhos especiais

Provas escritas com duração de 2 horas e tolerância de 15 minutos, mais eventuais Provas orais, nos termos do disposto pelo Conselho Pedagógico.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Adaptada aos casos especiais que eventualmente estejam inscritos como alunos.

Melhoria de classificação

Épocas especiais para melhoria de classificação, de acordo com as normas do "Conselho Pedagógico" da F.L.U.P.

Observações

Língua de Ensino: português
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