Problemática da Filosofia e da História da Filosofia
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Estabelecer contacto com as grandes questões que, desde a antiguidade até aos nossos dias, têm animado o pensamento filosófico ocidental. Reconhecer a complexidade dos problemas filosóficos tratados. Descobrir a linha de coerência que sustenta e conduz a problemática da filosofia e da história da filosofia
Programa
I
1. Humanidade e Língua
2. Linguagem “científica”
3. Linguagem “filosófica”
II
1. Conceito e imagem
2. Conceito e objecto
3. Conceito e mediação
4. Conceito e pensamento
5. Conceito e texto filosófico
6. Do texto oral ao texto escrito
7. A aventura do livro
III
1. Sobre o conceito de filosofia
2. Sobre o conceito de razão
3. Sobre o conceito de verdade
4. Sobre o conceito de ser
IV
1. O Pensamento da Origem
V
1. A Vida...
2. e a Morte
VI
1. Problemática do Conhecimento...
2. e o ofício de Pensar
VII
1. Problema, problemática e metaproblemática
VIII
1. Filosofia e História da Filosofia
Bibliografia Principal
Com base nos critérios científico-pedagógicos do docente da cadeira, considera-se que, relativamente a esta disciplina, não são de estabelecer diferenciações entre bibliografia principal e complementar. A aproximação e tratamento bibliográficos fazem parte integrante do trabalho a desenvolver ao longo das aulas.
A.A.V.V., Qu'est-ce qu'on ne sait pas?, Paris, Gallimard, 1995.
A.A.V.V., Qui sommes-nous?, Paris, Gallimard, 1997.
A.A.V.V., Qui sommes-nous?, Paris, Les Cahiers de Science & Vie, 1998.
ARAÚJO, Luís de, Sob o Signo da Ética, Porto, Granito, Editores e Livreiros, 2000.
BREHIER, E., Comment je comprends l'Histoire de la Philosophie, Paris, PUF.
CALLOT, E., Ambiguités et antinomies de l'histoire et de sa philosophie, Paris, 1962.
CANTISTA, Maria José, «Filosofia Hoje: porquê e para quê?», Revista da Faculdade de Letras, Série de Filosofia, (1987).
CHÂTELET, François, Uma História da Razão, Lisboa, Ed. Presença, 1993.
COSSUTTA, F., Elementos para a leitura dos textos filosóficos, S. Paulo, M. Fontes, 1994.
DELEUZE, G., GUATTARI, F., O que é a Filosofia?, Lisboa, Ed. Presença, 1992.
Encyclopédie philosophieque universelle, vol. I, II, III, IV, Paris, P.U.F., 1998.
FEYNMAN, R., O Significado de Tudo, Lisboa, Gradiva, 2000.
FRAGATA, Júlio, Noções de Metodologia, Porto, Tavares Martins, 1973.
GOLDSCHMIDT, Victor, Platonisme et Pensée Contemporaine, Paris, J. Vrin, 1990
GRATELOUP, L.-L., Problématiques de la philosophie, Paris, Hachette, 1995.
HEGEL, F., Introdução à História da Filosofia, Coimbra, Arménio Amado, 1961.
HEIDDEGER, M., Introdução à Metafísica, Rio de Janeiro, Universidade de Brasília, 1978
INNERARITY, Daniel, A Filosofia como uma das Belas Artes, Lisboa, Teorema, 1995.
JASPERS, K., Iniciation à la méthode philosophique, Paris, Payot, 1966.
MALHO, Levi, O Deserto da Filosofia, Porto, Rés, 1988
MELO, Adélio, A Aventura Moderna das Ideias, Porto, Rés, 2000.
MEYER, M., A Problematologia, Lisboa, D. Quixote, 1991.
MONDOLFO, R., O Homem na Cultura Antiga, S. Paulo, Mestre Jou, 1968.
— Problemas e Métodos de Investigação na História da Filosofia, S. Paulo, Mestre Jou, 969.
MORENTE, G., Fundamentos de Filosofia, Madrid, Espasa-Calpe, 1962.
MORIN, E., Ciência com consciência, Lisboa, Europa-América, 1994.
MORTON, ADAM, A Guide Trough the Theory of Knowledge, Oxford, Blackwell Publischers, 1997.
ORTEGA Y GASSET, Qué es Filosofia, Madrid, Revista de Occidente, 1958.
PACHECO, Maria Cândida, «O Entardecer da Razão», Revista Portuguesa de Filosofia, 35 (1979).
PENEDOS, Álvaro dos, Ensaios. História da Filosofia, Porto, Rés, 1987.
REALE, Giovanni, ANTISERI, Dario, Historia del Pensamiento Filosófico y Científico, I, II, III, Barcelona, Herder, 1988.
ROBIN, Léon, Sur la notion d'Histoire de la Philosophie, Paris, Armand Colin, 1963.
RUSS, Jacqueline, Panorama des idées philosophiques. De Platon aux contemporains, Paris, Armand Colin, 2000.
SAVATER, Fernando, O meu Dicionário Filosófico, Lisboa, D. Quixote, 2000.
SOVERAL, Ed. Abranches de, Pascal: Filósofo Cristão, Porto, Tavares Martins, 1968.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O docente expõe, esclarece e aprofunda os temas constantes do programa. De parceria com os alunos, o docente lê, interpreta e analisa os diferentes textos apresentados ao longo das aulas. Através da recorrência a esquemas diferenciados, o aluno terá, periodicamente, uma panorâmica do curso normal das aulas.
Software
não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
75% de preenças nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame arredondada. Ou média da nota do exame e eventuais trabalhos escritos.
Provas e trabalhos especiais
não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica.
Melhoria de classificação
de acordo com as normas em vigor.
Observações
Língua de ensino: português