Filosofia Contemporânea II
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FIL |
53 |
Plano Oficial - LFIL |
4 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
Uma compreensão filosófica dos temas do programa.
Sua relacionação quer com outros autores ou correntes da Filosofia hodierna, quer com os universos de discurso clássico e moderno.
Programa
1 Kierkegaard versus Hegel: do “fracasso” da dialéctica à “dialéctica do fracasso”.
2 Nietzsche versus Hegel: o poder da Vontade contra a impotência de Ideia.
3 As demais críticas a Hegel: temas e problemas nucleares daí decorrentes para a filosofia actual: Crítica positiva de Schelling
3.1 Crítica voluntarista de Schopenhauer (em íntima conexão com Nietzsche)
3.2 Crítica materialista de Feuerbach
3.3 Crítica historicista de Dilthey
3.4 Crítica positivista de Comte
4. Fenomenologia e experiência radical do sentido. Uma nova ontologia de perfil fenomenológico: a fenomenologia de Husserl.
5. Merleau-Ponty e a génese de um novo pensar transcendental. Da fenomenologia da Percepção à ontologia de Visível e Invisível.
6. Outras correntes de signo ontológico-existencial: seus núcleos matriciais e sua evolução em termos de hermenêutica. Expoentes paradigmáticos desta tendência.
7. A filosofia prática e a ética como pensar fundacional. Lévinas e o “pensamento” da alteridade. Hannah Arendt e a reabilitação da praxis e do político.
8. Síntese prospectiva das tendências do recente filosofar, radicada na temática analisada ao longo do curso. Reflexão crítica sobre a questão modernidade/posmodernidade. Seus principais representantes.
Bibliografia Principal
ABBAGNANO, N., Storia della Filosofia, tomo IV, Turim, Ed. Toriense, 1966; Trad. Portuguesa, Lisboa, Presença, 1983 (vol. 9, 55)
APEL, K. O., Towards a Transformation of Philosophy, Londres, Routledge and Kegan Paul, 1980
BELAVAL, Y. (Dir.), Histoire de la Philosophie, tomo III, “Encyclopédie de la Pleiade”, Paris, Gallimard, 1974
CHATELET, F., Histoire de la Philosophie. Idées, doctrines, tomo III-IV, Paris, Hachette, 1973
COPLESTON, F., Historia de la Filosofia, vol. VII, VIII, IX, Barcelona, Ed. Ariel, 1978-1985
HEIMSOETH, H., A Filosofia no século XX, Coimbra, Armenio Amado, 1982
MATHIEU, v., Temas y Problemas de la Filosofia Actual, Madrid, Rialp, 1980
URDANOZ, T., Historia de la Filosofia, tomos IV, V, VI, Madrid, BAC, 1978
VANNI ROVIGHI, S., Storia della filosofia contemporânea, Brescia, La Scuola, 1980
GRANDE ANTOLOGIA FILOSÓFICA, Milão, Marzorati, 1975 (contém ensaios e ampla bibliografia sobre temas filosóficos fundamentais, até à época contemporânea, bem como um elenco de textos).
Para uma bibliografia da História da Filosofia Contemporânea, veja-se:
BAUSOLA, A. (Dir.), Questioni di storiografia filosofica: I-II pensiero contemporaneo, 3 vol., Brescia, La Scuola, 1978
Encyclopédie philosophique universelle, Dir. A. Jacob, PUF, Paris, 1998 (4 vols)
Nota: A bibliografia específica de cada tema do programa será distribuída aos alunos no início do ano lectivo.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição do programa; leitura crítica de textos de apoio. Resumos das aulas anteriores, apresentados rotativamente pelos alunos.
Software
não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média dos exames finais
Provas e trabalhos especiais
Os alunos podem realizar pequenos trabalhos de investigação no âmbito da Filosofia Moderna e Contemporânea
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica.
Melhoria de classificação
de acordo com as normas em vigor.
Observações
língua de ensino: português