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Cursos

Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

Dados Gerais

Código Oficial: L236
Sigla: L.EMG
Descrição: A Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente prepara o adequado conhecimento de ciências básicas e da terra e de tecnologias transversais de engenharia e específicas de engenharia de minas, que serão fundamentais nos ciclos de estudo subsequentes e sem as quais o estudante não poderá desenvolver as ferramentas conceptuais para a compreensão sistémica de todo o processo mineiro, para a construção de visões integradoras das grandes áreas do ciclo produtivo da mineração. No primeiro ano são estudados os temas básicos da ciência necessários ao engenheiro, nas áreas da Matemática, da Física, da Química e das Ciências da Terra (60 ECTS). No segundo ano são abordadas as temáticas tecnológicas transversais da engenharia como a aplicação da física aos materiais, ou da matemática ao cálculo (60 ECTS). No terceiro ano são abordados as tecnologias básicas da mineração, como as operações unitárias do processamento, e do desmonte / extração (60 ECTS).

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Álgebra

L.EA001 - ECTS

Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia.

Esta unidade curricular tem o objectivo de introduzir os conceitos fundamentais sobre Álgebra Linear, Álgebra Vectorial e Geometria Analítica, que são essenciais para a formação matemática de um estudante de Engenharia.

O estudante deverá ter conhecimentos básicos sobre trigonometria, funções reais a uma variável real, geometria analítica plana, sistemas de equações lineares e lógica.

Componente científica: 100%

Análise Matemática I

EMG0002 - ECTS

A disciplina ocupa-se da compreensão e exercício de uma linguagem extremamente operacional compacta e sintética necessária ao desenvolvimento (matemático) de conceitos e temas fundamentais ao longo do curso. Funciona também como uma das pontes entre o ensino secundário e o superior.
Os temas leccionados nesta disciplina são encarados como uma ferramenta/linguagem de organização do pensamento e, consequentemente, de apoio básico na formulação quantitativa de problemas, exercício típico da engenharia.
Os objectivos da disciplina são:
Conhecimento (Knowledge):
- Relembrar os conceitos de número, função, sucessão, limite e derivada;
- Aprender o conceito de integral;
- Operar com funções multivariável;
Compreensão (Comprehension):
- Ligar coerentemente os conceitos matemáticos de derivada, diferencial e integral;
- Identificar situações da sua aplicação;
- Formular matematicamente problemas concretos simples, sendo capaz de operar sobre a sua representação simbólica;
Aplicação (Application):
- Usar os conhecimentos adquiridos em problemas simples da física e da engenharia em geral;
- Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução desses problemas.

Desenho Técnico

L.EA003 - ECTS

Introdução do conceito de normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de conhecimentos sólidos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica, através da leitura de desenhos em representação ortográfica. Desenvolvimento das capacidades de comunicação técnica, através da execução de desenhos em representação isométrica. Introdução aos conceitos de Especificação Geométrica de Produtos (GPS), através da exploração dos conceitos de tolerância e de intermutabilidade e de um estudo desenvolvido do toleranciamento dimensional. Transmissão de conceitos básicos sobre sistemas e componentes mecânicos normalizados de utilização geral. Introdução ao desenho esquemático.

 

Introdução à Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

EMG0032 - ECTS Integrar os estudantes no âmbito da Engenharia de Minas e Geo-Ambiente. Motivar para a compreensão do que é a Engenharia de Minas e Geo-Ambiente e do seu papel fundamental na sociedade; Sensibilizar para as diferentes áreas científicas lecionadas durante o Ciclo de Estudos; Conhecer um pouco da história da Engenharia de Minas na FEUP e na UP; Contactar, através da realização de Visitas de Estudo, com diversas atividades e ambientes ligados com a Engenharia de Minas e Geo-Ambiente; Possibilitar a concetualização, pela prática, de princípios básicos da comunicação científica escrita e oral em Engenharia; Incentivar o trabalho de equipa; Promover uma reflexão sobre ética de conduta académica, em particular no que diz respeito às questões de plágio e meios de o não praticar, como seja o da referenciação bibliográfica; Realizar debates com Estudantes de anos mais avançados e com Engenheiros já em atividade profissional

Mineralogia e Petrologia

EMG0031 - ECTS

Projeto FEUP

FEUP003 - ECTS
  • Receber e integrar no ambiente FEUP os estudantes recém chegados
  • Dar a conhecer os principais serviços disponíveis no campus
  • Dar formação inicial em “Soft Skills” (trabalho em equipa, comunicação, etc.) e alertar para a sua importância ao longo da carreira em engenharia
  • Discutir cientificamente um Tema / resolver um Projeto de dificuldade limitada nas áreas de engenharia.

Química I

L.EMAT004 - ECTS

A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.

OBJETIVOS

Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.

 

Análise Matemática II

EMG0007 - ECTS

OBJETIVOS:
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e de funções vetoriais de uma ou várias variáveis, e sobre algumas das suas aplicações em engenharia. Adquirir conhecimentos elementares na resolução de equações diferenciais. Desenvolver capacidades de formulação, identificação e modelação de problemas de engenharia. Desenvolver o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas de engenharia.

Computadores e Programação

EMG0008 - ECTS

A diversidade dos problemas computacionais da engenharia exige muitas vezes soluções originais ou feitas à medida.
A sua abordagem necessita do domínio e compreensão da heurística e da algoritmia bem como de linguagens de programação.
Por isso o objectivo da disciplina pode ser resumido em três pontos:

  • Como formular um problema, fazer a sua exploração prévia, identificar ou descobrir a sua solução, e formalizar a sua técnica de resolução; 
  • Como ler e escrever linguagens formais estruturadas; 
  • Como programar um computador (rudimentos da programação imperativa ).

Física I

L.EA009 - ECTS

1.Apresentar uma discussão detalhada dos conceitos básicos da Mecânica Clássica com ênfase nos aspetos essenciais, procurando desenvolver a intuição e a capacidade de pensar em termos físicos;

2.Introduzir as ferramentas matemáticas necessárias sempre com motivação física;

3.Desenvolver a capacidade de modelar problemas com enunciados de situações da vidas real.  

4. Incluir exemplos de aplicação não triviais para ilustrar o alcance dos resultados obtidos e fazendo referência, sempre que possível a tópicos de interesse atual.

Geologia

EMG0034 - ECTS
Introduzir os principais conceitos e métodos no domínio da Geologia que permitam um conhecimento fundamental sobre o sistema Terra e os respetivos processos geodinâmicos internos e externos, de modo a facultar, tanto a aplicação desses conhecimentos em contextos locais e regionais concretos, como a aquisição de métodos de trabalho no campo.

Química II

L.EMAT007 - ECTS

A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.

OBJETIVOS

A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples. 

Competências transversais: aquisição automatizada de dados laboratoriais

AADL01 - ECTS Esta formação visa promover competências transversais na área da automação da aquisição de dados, envolvendo a ligação de instrumentos a sistemas de conversão analógica/digital e o desenvolvimento de software para monitorização e armazenamento dos dados adquiridos a partir desses instrumentos.

Competências Transversais: Comunicação Profissional

CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais: Montagem e Teste de Instalações Laboratoriais

MTIL01 - ECTS Esta unidade curricular visa promover competências transversais de base para um engenheiro com responsabilidades em contexto de laboratório, nomeadamente em tópicos relacionados com a identificação e utilização de materiais e de ferramentas com utilidade na montagem e teste de instalações laboratoriais.

Competências Transversais para a Engenharia: Introdução ao Linux

CTEIL01 - ECTS

Os objectivos desta unidade curricular de competências transversais são:

  • Apresentar a filosofia de código aberto e o seu impacto no desenvolvimento de software;
  • Fornecer uma compreensão abrangente do sistema operativo Linux e dos seus princípios básicos;
  • Desenvolver práticas de navegação e operação no ambiente Linux;
  • Desenvolver a capacidade de personalizar e otimizar sistemas Linux para diversas aplicações;
  • Promover habilidades de resolução de problemas na gestão e "troubleshooting" de sistemas operativos Linux.
Desta forma, pretende-se que os estudantes reconheçam as vantagens de personalizar o sistema operativo para atender as necessidades específicas e melhorar a eficiência no seu uso como ferramenta de trabalho.

Competições de Swarm Robotics

CSR01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de cooperação e consensos de múltiplos agentes com foco especial em competições de swarm robotics. Os algoritmos de inteligência e controlo swarm têm aplicações em diversas áreas científicas, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal.
  • preparar os estudantes para a competição de swarm robotics, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Empregabilidade ao Longo da Vida

EAV1 - ECTS

Física II

L.EA010 - ECTS Aquirir conhecimentos fundamentais de Electromagnetismo, Circuitos Elétricos e de Ótica Geométrica. Desenvolver competências de raciocínio físico. Melhorar a competência de resolução de problemas. Aprender a usar instrumentos de medição elétrica.

Introdução à análise de dados em Excel

IADE01 - ECTS

Nesta formação em competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências na utilização de Folhas de Cálculo, em particular o MS Excel, para a resolução de problemas de gestão e análise de grandes volumes de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata, no INE e outros.

Introdução à análise de dados em Python

IADP01 - ECTS

Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Introdução à Mecânica Quântica

IMQ01 - ECTS

Introdução à Robótica

IR01 - ECTS

A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.

A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.

É também objetivo desta formação em CT promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.

Mecânica de Fluidos

EMG0022 - ECTS

Objetivos: Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir a realidade dos diversos tipos de fenómenos hidráulicos e escoamentos. Ensino de teorias e métodos usados na Engenharia Hidráulica para a concepção e o projecto de obras e estruturas hidráulicas.

Métodos de Decisão

L.EA020 - ECTS
CONTEXTO
Esta unidade curricular centra-se na aplicação de métodos analíticos para uma melhor tomada de decisão e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão extremamente úteis na abordagem e resolução de problemas das organizacionais (indústria e serviços). Enfatiza ainda a importância da sustentabilidade, integrando os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, de forma a garantir que as soluções propostas contribuem para um futuro mais sustentável e equitativo. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo principal desta unidade curricular é desenvolver competências para analisar uma vasta gama de situações do mundo real através da criação de modelos. Estas competências baseiam-se na identificação do problema-chave numa situação não estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar e tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos para o resolver.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Dotar os estudantes das competências necessárias para:
  - Identificar e abordar problemas de decisão de forma hábil e estruturada; 
  - Construir modelos de problemas de decisão; 
  - Integrar considerações de sustentabilidade nos modelos de decisão e alinhar as soluções propostas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  - Identificar e utilizar métodos analíticos para obter soluções para os modelos construídos para apoiar decisões informadas;
  - Utilizar ferramentas computacionais para analisar e obter soluções para os modelos construídos; 
  - Extrair informação dos modelos e utilizá-la para comunicar e motivar a mudança organizacional.

Métodos Numéricos

EMG0012 - ECTS

A disciplina pretende em primeiro lugar fornecer aos estudantes competências sólidas no cálculo numérico. Será organizada por tópicos, cobrindo os problemas de representação numérica, a resolução de equações e sistemas de equações algébricas e diferenciais, a integração definida, a optimização não linear e o ajuste de curvas.

 

O estudante deverá:

 

 

    • desenvolver a capacidade de identificar os problemas numéricos, propondo diferentes metodologias de resolução, escolhendo e implementando adequadamente um método de resolução. A escolha decorrerá de um processo de experimentação;

 

    • compreender o enquadramento dos métodos numéricos no contexto da engenharia, pelo que os problemas propostos serão, sempre que possível, situações concretas da engenharia, de forma a que o método numérico seja entendido no seu contexto de aplicação;

 

    • desenvolver a capacidade crítica, pelo que os resultados obtidos serão sempre objecto de crítica, quer em termos do método, quer em termos da implementação, quer em termos do próprio problema.

 

 

Como o enfoque da disciplina não é a algoritmia dos métodos mas a compreensão da sua aplicabilidade e da sua implementação, as ferramentas informáticas mais usadas nas aulas serão as que fornecem uma maior clareza no processo de cálculo, rapidez de desenvolvimento e flexibilidade,essencialmente 'super máquinas de calcular', como são as folhas de cálculo, os manipuladores algébricos ou matriciais.

 

Dominado o processo numérico, é pedido ao aluno que faça a sua implementação usando ferramentas mais eficientes, mas menos flexíveis e de maior exigência em termos de preparação, como são as linguagens de programação.

 

Mini-projetos de sistemas de aprendizagem e controlo

MPSAC01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de aprendizagem e controlo. Os algoritmos propostos fazem uso dos dados para melhorar a sua performance e têm aplicações em diversas áreas científicas de engenharia, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal. 
  • preparar os estudantes para resolverem em grupo, mini-projetos, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável

DDS01 - ECTS Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo principal a aquisição de competências sobre os aspetos fundamentais da ligação entre Engenharia e Sustentabilidade e respetivos desafios. Para esse fim, esta UC aborda conceitos fundamentais sobre sustentabilidade nas suas vertentes ambiental, económica e social.

Radiação natural em materiais de origem geológica

RNMOG - ECTS
O objetivo geral desta CT é a capacitação e consciencialização dos estudantes para a integração e quantificação da radiação natural em avaliações ambientais e ocupacionais.

Esta formação, pela natureza emergente do tema e pela sua abordagem holística , pode ser frequentada por qualquer estudante independentemente das áreas de tecnologia, ciências exatas e engenharia.

Resistência dos Materiais

EMG0037 - ECTS

Introdução aos fundamentos da Análise Estrutural Elástica e aos conceitos básicos da Resistência de Materiais.

SAFE - Segurança química e microbiológica em laboratórios de investigação

SAFE01 - ECTS

São objetivos gerais da unidade de formação:

- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.

- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.

- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.

Caraterização de Materiais

EMG0018 - ECTS

Com esta disciplina pretende-se fornecer conhecimentos gerais acerca dos diferentes tipos de materiais metálicos e não metálicos. Merecerão uma abordagem mais pormenorizada os minerais e rochas industriais (rochas ornamentais e agregados). CONHECIMENTO (KNOWLEDGE): - Adquirir conhecimentos gerais acerca dos diferentes tipos de materiais metálicos e não metálicos; - Conhecer as propriedades e aprender a realizar os ensaios aplicáveis aos materiais (em particular, agregados e rochas ornamentais), tendo por objectivo a sua caracterização; - Conhecer as propriedades básicas dos diferentes tipos de materiais e as principais aplicações; - Conhecimentos de utilização de Normas. COMPREENSÃO (COMPREHENSION): - Relacionar a composição e a estrutura química dos materiais com as suas propriedades; - Relacionar as propriedades dos materiais com o seu campo de aplicação; - Distinguir os processos gerais de produção de diferentes tipologias de matérias-primas; - Identificar as propriedades básicas de determinados tipos de materiais. APLICAÇÃO (APPLICATION): - Usar os conhecimentos adquiridos para a realização em laboratório de ensaios específicos (normalizados) em agregados e rochas ornamentais; - Elaboração de relatórios laboratoriais, de acordo com o conhecimento adquirido através da utilização das Normas ; - Pesquisa de informação, de produção de documentos consistentes e de preparação de meios audiovisuais que sirvam o propósito da apresentação pública e da comunicação escrita e verbal dos alunos. ANÁLISE (ANALYSIS): - Identificar e decidir possíveis aplicações para determinado material, em função da sua caracterização;

Cartografia, Topografia e SIG

EMG0016 - ECTS

Familiarizar os Estudantes com os diversos recursos existentes e disponíveis para o geo-referenciamento das atividades e trabalhos de engenharia, nomeadamente a Cartografia, Topografia e os Sistemas de Informação Geográfica.

Assume-se a condução da UC de CTSIG em três módulos, a saber:

Módulo de Cartografia e Topografia (TC).

Módulo de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Módulo de Modelação Digital de Terrenos (MDT).

Competências transversais: aquisição automatizada de dados laboratoriais

AADL01 - ECTS Esta formação visa promover competências transversais na área da automação da aquisição de dados, envolvendo a ligação de instrumentos a sistemas de conversão analógica/digital e o desenvolvimento de software para monitorização e armazenamento dos dados adquiridos a partir desses instrumentos.

Competências Transversais: Comunicação Profissional

CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais: Montagem e Teste de Instalações Laboratoriais

MTIL01 - ECTS Esta unidade curricular visa promover competências transversais de base para um engenheiro com responsabilidades em contexto de laboratório, nomeadamente em tópicos relacionados com a identificação e utilização de materiais e de ferramentas com utilidade na montagem e teste de instalações laboratoriais.

Competências Transversais para a Engenharia: Introdução ao Linux

CTEIL01 - ECTS

Os objectivos desta unidade curricular de competências transversais são:

  • Apresentar a filosofia de código aberto e o seu impacto no desenvolvimento de software;
  • Fornecer uma compreensão abrangente do sistema operativo Linux e dos seus princípios básicos;
  • Desenvolver práticas de navegação e operação no ambiente Linux;
  • Desenvolver a capacidade de personalizar e otimizar sistemas Linux para diversas aplicações;
  • Promover habilidades de resolução de problemas na gestão e "troubleshooting" de sistemas operativos Linux.
Desta forma, pretende-se que os estudantes reconheçam as vantagens de personalizar o sistema operativo para atender as necessidades específicas e melhorar a eficiência no seu uso como ferramenta de trabalho.

Competições de Swarm Robotics

CSR01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de cooperação e consensos de múltiplos agentes com foco especial em competições de swarm robotics. Os algoritmos de inteligência e controlo swarm têm aplicações em diversas áreas científicas, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal.
  • preparar os estudantes para a competição de swarm robotics, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Empregabilidade ao Longo da Vida

EAV1 - ECTS

Geologia Ambiental

EMG0026 - ECTS

Esta disciplina está estruturada por forma a apelar aos conhecimentos oriundos das disciplinas da área das ciências da terra leccionadas nos 1º e 2º anos permitindo a sua consolidação conceptual. Centra-se no conceito de vulnerabilidade do território para permitir uma análise dos diversos risco ambientais, subdivididos em risco naturais e antrópicos, bem como dos resultantes de práticas incorretas da ocupação dos espaços à superfície da crusta terrestre.

Guias sobre Solos Contaminados

GSC01 - ECTS

O objetivo geral desta formação é a capacitação dos estudantes para a identificação e caraterização de contaminações de origem antropogénica em ambientes multi-compartimentais.

A formação irá permitir sensibilizar e dar a conhecer aos estudantes as metodologias a seguir face a uma situação real de poluição (in)visível, como é o caso das contaminações profundas que afetam solos e águas subterrâneas.

Introdução à análise de dados em Excel

IADE01 - ECTS

Nesta formação em competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências na utilização de Folhas de Cálculo, em particular o MS Excel, para a resolução de problemas de gestão e análise de grandes volumes de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata, no INE e outros.

Introdução à análise de dados em Python

IADP01 - ECTS

Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Introdução à Mecânica Quântica

IMQ01 - ECTS Transmitir o conhecimento mínimo para compreender os conceitos fundamentais da Mecânica Quântica e as suas aplicações tecnológicas.

Introdução à Robótica

IR01 - ECTS

A Robótica é um meio privilegiado de aplicação da engenharia onde se conjugam conhecimentos de Matemática, Física, Eletrónica, Programação, etc; sendo assim complementar às competências técnico-científicas que são aprendidas nos programas de estudo que os estudantes desta formação frequentam.

 A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.

A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.

É também objetivo desta formação promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

 

Métodos Estatísticos

EMG0020 - ECTS

Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às suas necessidades futuras.

Pretende desenvolver a capacidade de comunicação rigorosa tendo por base conceitos de Probabilidades e Estatística. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva o pensamento estatístico criativo, integre conceitos, assimile as técnicas e desenvolva capacidades para a sua aplicação, nomeadamente, quando confrontado com problemas que requeiram o tratamento e caracterização estatísticas de dados.

Componente científica: 100%

Mini-projetos de sistemas de aprendizagem e controlo

MPSAC01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de aprendizagem e controlo. Os algoritmos propostos fazem uso dos dados para melhorar a sua performance e têm aplicações em diversas áreas científicas de engenharia, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal. 
  • preparar os estudantes para resolverem em grupo, mini-projetos, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável

DDS01 - ECTS Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo principal a aquisição de competências sobre os aspetos fundamentais da ligação entre Engenharia e Sustentabilidade e respetivos desafios. Para esse fim, esta UC aborda conceitos fundamentais sobre sustentabilidade nas suas vertentes ambiental, económica e social.

SAFE - Segurança química e microbiológica em laboratórios de investigação

SAFE01 - ECTS

São objetivos gerais da unidade de formação:

- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.

- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.

- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.

Sistemas Dinâmicos

EMG0038 - ECTS - Relembrar os conceitos de função, variável independente, variável dependente,
- Aprender o conceito de sistema dinâmico,
- Classificar os sistemas dinâmicos a partir da equação diferencial e das condições iniciais,
- Relembrar os principais métodos analíticos de resolução de EDO 1ªordem,
- Resolver analiticamente equações diferenciais lineares de ordem superior à primeira
- Aprender a operar com sistemas dinâmicos discretos e a resolver equações às diferenças,
- Operar com transformações integrais,
- Rever o significado de equação diferencial ordinária,
- Identificar ordem de um sistema dinâmico,
- Fazer a destrinça entre sistemas lineares de não lineares, contínuos de discretos,
- Descrever os métodos aplicáveis à resolução de cada equação diferencial e às diferenças,
- Traduzir matematicamente processo cinético de 1ª ordem,
- Interpretar em termos físicos a solução de uma ED e de uma equação às diferenças,
Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução de EDOs,
- Operar com entidades abstratas complexas como as transformações integrais.

Aquisição e Análise de Dados

EMG0025 - ECTS Podem distinguir-se quatro objectivos fundamentais:
- Adquirir as noções técnicas fundamentais e saber manipulá-las;
- Saber escolher em face de uma estrutura particular da informação, o objecto estatístico ou proto-estatístico adequado à questão a resolver;
- Compreender os algoritmos utilizados em análise de dados e saber construí-los utilizando uma linguagem de alto nível;
- Compreender as ligações que existem entre a análise de dados e a investigação empírica tradicional e a subjectividade inerente à ausência da incorporação dos fenómenos em estudo numa teoria científica fundamentada e abrangente.

Competências transversais: aquisição automatizada de dados laboratoriais

AADL01 - ECTS Esta formação visa promover competências transversais na área da automação da aquisição de dados, envolvendo a ligação de instrumentos a sistemas de conversão analógica/digital e o desenvolvimento de software para monitorização e armazenamento dos dados adquiridos a partir desses instrumentos.

Competências Transversais: Comunicação Profissional

CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais: Montagem e Teste de Instalações Laboratoriais

MTIL01 - ECTS Esta unidade curricular visa promover competências transversais de base para um engenheiro com responsabilidades em contexto de laboratório, nomeadamente em tópicos relacionados com a identificação e utilização de materiais e de ferramentas com utilidade na montagem e teste de instalações laboratoriais.

Competências Transversais para a Engenharia: Introdução ao Linux

CTEIL01 - ECTS

Os objectivos desta unidade curricular de competências transversais são:

  • Apresentar a filosofia de código aberto e o seu impacto no desenvolvimento de software;
  • Fornecer uma compreensão abrangente do sistema operativo Linux e dos seus princípios básicos;
  • Desenvolver práticas de navegação e operação no ambiente Linux;
  • Desenvolver a capacidade de personalizar e otimizar sistemas Linux para diversas aplicações;
  • Promover habilidades de resolução de problemas na gestão e "troubleshooting" de sistemas operativos Linux.
Desta forma, pretende-se que os estudantes reconheçam as vantagens de personalizar o sistema operativo para atender as necessidades específicas e melhorar a eficiência no seu uso como ferramenta de trabalho.

Competições de Swarm Robotics

CSR01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de cooperação e consensos de múltiplos agentes com foco especial em competições de swarm robotics. Os algoritmos de inteligência e controlo swarm têm aplicações em diversas áreas científicas, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal.
  • preparar os estudantes para a competição de swarm robotics, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Desmonte de Maciços

EMG0023 - ECTS

Introduzir conceitos e aspectos práticos do desmonte de rochas para os mais diversos fins.

Empregabilidade ao Longo da Vida

EAV1 - ECTS

Gestão Empresarial

EMG0039 - ECTS

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação à análise e à discussão de casos de estudo.

Introdução à análise de dados em Excel

IADE01 - ECTS

Nesta formação em competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências na utilização de Folhas de Cálculo, em particular o MS Excel, para a resolução de problemas de gestão e análise de grandes volumes de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata, no INE e outros.

Introdução à análise de dados em Python

IADP01 - ECTS

Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Introdução à Mecânica Quântica

IMQ01 - ECTS

Introdução à Robótica

IR01 - ECTS

A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.

A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.

É também objetivo desta formação em CT promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.

Mini-projetos de sistemas de aprendizagem e controlo

MPSAC01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de aprendizagem e controlo. Os algoritmos propostos fazem uso dos dados para melhorar a sua performance e têm aplicações em diversas áreas científicas de engenharia, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal. 
  • preparar os estudantes para resolverem em grupo, mini-projetos, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável

DDS01 - ECTS Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo principal a aquisição de competências sobre os aspetos fundamentais da ligação entre Engenharia e Sustentabilidade e respetivos desafios. Para esse fim, esta UC aborda conceitos fundamentais sobre sustentabilidade nas suas vertentes ambiental, económica e social.

Prospeção Geofísica

EMG0040 - ECTS

Dotar os estudantes de uma visão integrada de vários métodos de prospecção geofísica e sua contextualização geológica - bases teóricas, equipamentos, procedimentos de campo, tratamento/interpretação de dados/sinais - que lhes permita, perante um caso de estudo concreto, seleccionar o(s) método(s) e procedimentos mais adequados em distintos domínios de actuação, nomeadamente, mineiro, geotécnico, geoambiental, arqueológico e engenharia civil/estruturas. 

Radiação natural em materiais de origem geológica

RNMOG - ECTS
O objetivo geral desta CT é a capacitação e consciencialização dos estudantes para a integração e quantificação da radiação natural em avaliações ambientais e ocupacionais.

Esta formação, pela natureza emergente do tema e pela sua abordagem holística , pode ser frequentada por qualquer estudante independentemente das áreas de tecnologia, ciências exatas e engenharia.

SAFE - Segurança química e microbiológica em laboratórios de investigação

SAFE01 - ECTS

São objetivos gerais da unidade de formação:

- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.

- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.

- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.

Tratamento de Matérias Primas e Resíduos I

EMG0024 - ECTS

- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Redução e classificação granulométrica das partículas;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.

Lavra e Obras Subterrâneas

EMG0041 - ECTS Na sequência da unidade curricular (UC) de Desmonte de Maciços, a UC de Lavra e Obras Subterrâneas constituirá,em certa medida, um aprofundamento de algumas matérias naquela ministradas e/ou apenas afloradas, mas agora soba ótica da sua aplicação a trabalhos subterrâneos. Deste modo, retomam-se com substancial desenvolvimento os Métodos de Exploração de Minas.
Pretende-se dotar os Estudantes de conhecimentos teóricos e competências práticas para participar em projetos de exploração subterrânea otimizada de recursos naturais, prevendo condições de segurança, bom aproveitamento dos recursos e com preocupações de caráter ambiental.

Mecânica dos Solos

L.EC029 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Todas as obras de Engenharia Civil (edifícios, pontes, estradas, vias férreas, túneis, portos, barragens, etc.) têm o seu comportamento, logo, também, a conceção, o projeto, a construção e a própria exploração, dependentes do comportamento mecânico e hidráulico dos maciços terrosos e rochosos nos terrenos em que interferem. A grande maioria destas construções concentra-se nas áreas mais densamente povoadas, isto é, perto da costa, nas margens ou junto à foz de grandes rios, logo, em zonas geologicamente recentes, onde a superfície da Terra está tipicamente coberta por camadas de solos brandos, por vezes com grande espessura.

OBJETIVOS:
Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir e explicar o comportamento mecânico (resistência e rigidez) e hidráulico (permeabilidade) dos maciços terrosos, à luz da mecânica dos solos convencional e da teoria dos estados críticos.

Metalogénese

EMG0021 - ECTS

A unidade curricular de Metalogénese tem como objectivo fundamental a consolidação dos conceitos fundamentais de Geologia Económica e de Sustentabilidade em recursos minerais. Dado que uma concentração só é possível graças ao encadeamento feliz de vários processos geológicos faz-se uma abordagem dos principais tipos de jazigos de minérios.

 

Projeto Integrador

EMG0042 - ECTS - Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de estudos a situações concretas e aprofundar a integração de conhecimentos interdisciplinares;
- Conhecer e contactar com projetos desenvolvidos ou em curso na área da Engenharia de Minas;
- Desenvolver competências de conceção e gestão de projetos na resolução de problemas concretos;
- Desenvolver competências de iniciação à investigação;
- Experimentação e descoberta do conhecimento;
- Melhoria das aptidões pessoais e atitudes perante problemas novos e a análise ética na resolução dos mesmos.

Tratamento de Matérias Primas e Resíduos II

EMG0029 - ECTS

- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Concentração de minérios;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.

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