Código: | L.EMAT007 | Sigla: | Q II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Ambiente e Bioengenharia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EMAT | 28 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
L.EMG | 38 | Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes | Regente |
Teórico-Práticas: | 2,50 |
Práticas Laboratoriais: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 2,50 |
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes | 2,50 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 3 | 4,50 |
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes | 0,86 | ||
Sílvia Cardinal Pinho | 3,64 |
A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.
OBJETIVOS
A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.
Competências Específicas:
- Observar uma situação química e descrevê-la corretamente - Utilizar as relações entre conceitos (matemáticas ou outras) a uma situação química;
- Estruturar relações entre conceitos de Química;
- Efetuar operações experimentais essenciais;
- Executar montagens laboratoriais em Química com destreza e autonomia;
- Trabalhar num laboratório de Química, cumprindo as normas de segurança para o manuseio de reagentes e procedimentos.
Competências Transversais:
- Organizar, interpretar, avaliar e criticar dados, resultados e procedimentos;
- Compreender a informação transmitida em discursos orais e em textos escritos,
- Comunicar informação e conhecimentos de cariz científico de uma forma correta e clara;
- Aprender a aprender; - Construir uma atitude positiva face à Ciência;
- Capacidade de trabalhar em equipa - Cumprimento de prazos
Ligações químicas: orbitais moleculares e geometria molecular. Forças intermoleculares, líquidos e sólidos; Propriedades físicas das soluções; Ácidos e bases: propriedades gerais; Equilíbrio ácido-base; Equilíbrios de solubilidade; Química orgânica.
Aulas teórico práticas:
Pretende-se transmitir as matérias em regime de interacção com os estudantes.
Aulas práticas laboratoriais:
Com a componente laboratorial a desenvolver nas aulas práticas pretende-se que o estudante:
- aprenda a trabalhar em segurança num laboratório;
- aprenda a manipular correctamente equipamentos científicos simples e realize experiências laboratoriais sobre conceitos fundamentais de química;
- explique as observações experimentais de acordo com as leis básicas da química.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho laboratorial | 25,00 |
Teste | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Estudo autónomo | 95,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Vai ser aplicado nas práticas laboratoriais o regime de frequência de acordo com o Regulamento em vigor na FEUP (o estudante tem de frequentar 75% das aulas para a obtenção de frequência). É ainda exigido uma nota mínima de 8 valores na avaliação laboratorial individual e uma nota mínima de 8 valores em cada mini-teste da componente TP.
A tolerância para entrar nas aulas práticas laboratoriais é de 10 min, não sendo permitido atrasos superiores.
Nota final= 0,75*(nota da componente teórica)+ 0,25*(nota da componente prática laboratorial)
A avaliação da componente teórica (TP) consiste na realização de dois mini-testes durante o semestre (M1 e M2), cada um com um peso de 50% da nota TP. É exigido a nota mínima de 8 valores em cada mini-teste da componente TP.
Avaliação da componente prática laboratorial:
Nas aulas laboratoriais os estudantes realizarão vários trabalhos e terão de apresentar dois relatórios de dois trabalhos práticos a definir, sendo entregues na aula seguinte à sua realização. O relatório só pode ser realizado por quem frequentou a aula.
A nota da componente prática será distribuída do seguinte modo:
20% - avaliação individual contínua nas aulas;
40% - avaliação de dois relatórios referente a 2 trabalhos práticos;
40% - avaliação prática individual, podendo ser abordadas questões teóricas leccionadas nas práticas. Cada estudante será avaliado individualmente na execução desse mesmo trabalho. É exigido uma nota mínima de 8 valores na avaliação laboratorial individual.
Os estudantes podem optar por uma avaliação idêntica à dos estudantes ordinários, ou então pela realização de um exame prático laboratorial de 2h (mínimo de 8 valores; 20%) e de uma prova escrita sem consulta de aproximadamente 2h (mínimo de 8 valores; 80%).
Os estudantes podem efectuar melhoria de classificação, mediante inscrição nos prazos fixados. A componente teórica poderá ser melhorada mediante realização de um exame de aproximadamente 2h. A melhoria da componente prática laboratorial implica a repetição de toda a componente prática no ano letivo seguinte.