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Química II

Código: L.EMAT007     Sigla: Q II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Ambiente e Bioengenharia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia de Materiais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EMAT 28 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 52 162
L.EMG 38 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50
Práticas Laboratoriais: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,50
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes 2,50
Práticas Laboratoriais Totais 3 4,50
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes 0,86
Sílvia Cardinal Pinho 3,64
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-02-11.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.

OBJETIVOS

A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples. 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências Específicas:

- Observar uma situação química e descrevê-la corretamente - Utilizar as relações entre conceitos (matemáticas ou outras) a uma situação química;

- Estruturar relações entre conceitos de Química;

- Efetuar operações experimentais essenciais;

- Executar montagens laboratoriais em Química com destreza e autonomia;

- Trabalhar num laboratório de Química, cumprindo as normas de segurança para o manuseio de reagentes e procedimentos.

 

Competências Transversais:

- Organizar, interpretar, avaliar e criticar dados, resultados e procedimentos;

- Compreender a informação transmitida em discursos orais e em textos escritos,

- Comunicar informação e conhecimentos de cariz científico de uma forma correta e clara;

- Aprender a aprender; - Construir uma atitude positiva face à Ciência;

- Capacidade de trabalhar em equipa - Cumprimento de prazos

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Ligações químicas: orbitais moleculares e geometria molecular. Forças intermoleculares, líquidos e sólidos; Propriedades físicas das soluções; Ácidos e bases: propriedades gerais; Equilíbrio ácido-base; Equilíbrios de solubilidade; Química orgânica.

Bibliografia Obrigatória

Chang, Raymond; Química. ISBN: 972-9241-68-6

Bibliografia Complementar

Daniel Reger, Scott Goode e Edward Mercer; Química. ISBN: 972-31-0773-2
Atkins, Peter; Chemical principles. ISBN: 0-7167-3596-2
Theodore L. Brown... [et al.]; Chemistry. ISBN: 978-0-13-235848-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico práticas:

Pretende-se transmitir as matérias em regime de interacção com os estudantes.

Aulas práticas laboratoriais:

Com a componente laboratorial a desenvolver nas aulas práticas pretende-se que o estudante:

- aprenda a trabalhar em segurança num laboratório;

- aprenda a manipular correctamente equipamentos científicos simples e realize experiências laboratoriais sobre conceitos fundamentais de química;

- explique as observações experimentais de acordo com as leis básicas da química.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 25,00
Teste 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 95,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Vai ser aplicado nas práticas laboratoriais o regime de frequência de acordo com o Regulamento em vigor na FEUP (o estudante tem de frequentar 75% das aulas para a obtenção de frequência). É ainda exigido uma nota mínima de 8 valores na avaliação laboratorial individual e uma nota mínima de 8 valores em cada mini-teste da componente TP.

A tolerância para entrar nas aulas práticas laboratoriais é de 10 min, não sendo permitido atrasos superiores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final= 0,75*(nota da componente teórica)+ 0,25*(nota da componente prática laboratorial)


A avaliação da componente teórica (TP) consiste na realização de dois mini-testes durante o semestre (M1 e M2), cada um com um peso de 50% da nota TP. É exigido a nota mínima de 8 valores em cada mini-teste da componente TP.


Avaliação da componente prática laboratorial:

Nas aulas laboratoriais os estudantes realizarão vários trabalhos e terão de apresentar dois relatórios de dois trabalhos práticos a definir, sendo entregues na aula seguinte à sua realização. O relatório só pode ser realizado por quem frequentou a aula.


A nota da componente prática será distribuída do seguinte modo: 
20% - avaliação individual contínua nas aulas; 
40% - avaliação de dois relatórios  referente a  2 trabalhos práticos; 
40% - avaliação prática individual, podendo ser abordadas questões teóricas leccionadas nas práticas. Cada estudante será avaliado individualmente na execução desse mesmo trabalho. É exigido uma nota mínima de 8 valores na avaliação laboratorial individual.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes podem optar por uma avaliação idêntica à dos estudantes ordinários, ou então pela realização de um exame prático laboratorial de 2h (mínimo de 8 valores; 20%) e de uma prova escrita sem consulta de aproximadamente 2h (mínimo de 8 valores; 80%).

Melhoria de classificação

Os estudantes podem efectuar melhoria de classificação, mediante inscrição nos prazos fixados. A componente teórica poderá ser melhorada mediante realização de um exame de aproximadamente 2h. A melhoria da componente prática laboratorial implica a repetição de toda a componente prática no ano letivo seguinte.

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