Métodos de Decisão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Tecnológicas - Engenharia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
CONTEXTO
Esta unidade curricular centra-se na aplicação de métodos analíticos para uma melhor tomada de decisão e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão extremamente úteis na abordagem e resolução de problemas das organizacionais (indústria e serviços). Enfatiza ainda a importância da sustentabilidade, integrando os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, de forma a garantir que as soluções propostas contribuem para um futuro mais sustentável e equitativo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo principal desta unidade curricular é desenvolver competências para analisar uma vasta gama de situações do mundo real através da criação de modelos. Estas competências baseiam-se na identificação do problema-chave numa situação não estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar e tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos para o resolver.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Dotar os estudantes das competências necessárias para:
- Identificar e abordar problemas de decisão de forma hábil e estruturada;
- Construir modelos de problemas de decisão;
- Integrar considerações de sustentabilidade nos modelos de decisão e alinhar as soluções propostas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Identificar e utilizar métodos analíticos para obter soluções para os modelos construídos para apoiar decisões informadas;
- Utilizar ferramentas computacionais para analisar e obter soluções para os modelos construídos;
- Extrair informação dos modelos e utilizá-la para comunicar e motivar a mudança organizacional.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular contribuirá para a aquisição, por parte dos estudantes, das seguintes competências, de acordo com a nomenclatura CDIO:
1. Conhecimento Técnico e Raciocínio 1.1. Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas da sua área de formação;
Os conteúdos da unidade curricular constroem sobre conhecimentos de Álgebra e Probabilidades e Estatística, organizando-os, desenvolvendo-os e aplicando-os num contexto de apoio à resolução de problemas de decisão. Por natureza estes conhecimentos são transversais a todas as áreas de Engenharia e pertencem às suas ciências básicas. Durante as aulas há a preocupação de usar exemplos e casos da área científica do curso onde os estudantes estão envolvidos, fazendo a ponte entre as ciências básicas e a área de formação específica do curso.
Para além disso os estudantes são incentivados a integrar nas suas análises e formulações de problemas considerações sobre sustentabilidade e alinhadas com os ODS.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
2. Capacidades e Atitudes Pessoais e Profissionais 2.1. Raciocínio em engenharia e resolução de problemas
2.1.1 identificação e formulação de problemas
2.1.2 modelização
2.1.3 estimação e análise qualitativa
2.1.4 análise com incerteza
2.1.5 solução e recomendação
A metodologia de ensino e os seus conteúdos podem ser descritos precisamente por estes pontos. Assim, a formulação de problemas de acordo com cada um dos modelos estudados ao longo da unidade curricular, a sua modelização e resolução são uma atividade permanente ao longo da aprendizagem. A análise qualitativa é particularmente tratada na análise de sensibilidade, enquanto a incerteza é abordada em Filas de Espera e em Teoria da Decisão.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento
2.2.1 formulação de hipóteses
2.2.2 pesquisa de literatura
2.2.3 inquérito experimental
2.2.4 teste de hipóteses e defesa
2.3 Pensamento sistémico
2.3.1 pensamento holístico
2.3.2 emergência e interação entre sistemas
2.3.3 priorização e focagem
2.3.4 "trade-offs", julgamento e balanceamento na resolução
O endereçamento destas competências é de algum modo indireto, podendo ser mais diretamente descritas como:
(1) competências de análise, enquanto capacidade de formular concetualizar e resolver problemas não familiares;
(2) competências de projeto, enquanto solução com criatividade de problemas não familiares, complexos e com incerteza técnica;
(3) competências de investigação, enquanto capacidade de modelação e investigação de aplicabilidade de técnicas emergentes (descrição de acordo com os critérios EURO-ACE).
A formulação e modelização de problemas, que implica a identificação da família de modelos aplicável, o desenvolvimento de modelos originais e a sua avaliação, contribui claramente para estas competências. Novamente os tópicos relacionados com análise de sensibilidade contribuem para o entendimento de conceitos relacionados com "trade-offs" e balanceamento.
Os estudantes serão encorajados a considerar as implicações das suas decisões em termos de sustentabilidade, especificamente o impacto dos seus modelos e soluções em áreas tais como a saúde, educação, igualdade e a preservação do meio ambiente.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
Os objetivos de aprendizagem estão relacionados com as competências (saberes, competências e atitudes que os estudantes devem possuir) e exprimem-se como declarações sobre as coisas que os estudantes que frequentam com sucesso a unidade curricular devem ser capazes de fazer, explicar, calcular, deduzir, projetar, etc...
Para todos os tópicos programáticos, junto aos materiais pedagógicos de apoio à aprendizagem, estão disponíveis objetivos de aprendizagem muito detalhados.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Cursos básicos de álgebra, estatística e teoria das probabilidades.
Programa
otimização | modelos lineares
otimização | modelos lineares | problemas em redes
otimização | modelos com variáveis inteiras
resolução de problemas de otimização | sem variáveis inteiras
- análise gráfica + análise de sensibilidade
- solver do Excel
- relatório de sensibilidade do solver
resolução de problemas de otimização | com variáveis inteiras
filas de espera
teoria da decisão
Bibliografia Obrigatória
Docentes de IO|DEGI|FEUP; Documentação de apoio a Investigação Operacional ((Disponivel a partir da página web da unidade curricular))
Bibliografia Complementar
Hillier, Frederick S.;
Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6
Hamdy A. Taha;
Operations research. ISBN: 0-13-281172-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dos temas programáticos, sempre que possível com recurso a métodos de aprendizagem ativa, ilustrada por casos, exemplos e problemas.
Esclarecimento de dúvidas sobre a resolução dos problemas propostos.
Software
Solver do Microsoft Excel
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão industrial
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para terem frequência à unidade curricular os estudantes deverão obter a classificação mínima de 4 valores (dos 20 valores possíveis) na componente de avaliação distribuída (micro-exercícios e testes).
Normas gerais de avaliação, artigo 4º.
Fórmula de cálculo da classificação final
AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA sem EXAME FINAL
Micro-exercícios a realizar na aula (sem consulta) (0 a 10 valores)
Soma das classificações obtidas por cada estudante nos exercícios de avaliação propostos para resolução no fim de cada aula, retirando as duas classificações mais baixas.
Cada exercício será classificado numa escala de 0 a 100%.
Dois testes (sem consulta) (0 a 5 valores cada)
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes inscritos em REGIME ORDINÁRIODeverão resolver no fim de cada aula, sem consulta, micro-exercícios, que serão corrigidos e classificados numa escala de 0 a 100%.
A resolução desses exercícios será discutida individualmente com cada estudante na aula seguinte.
Deverão realizar dois testes, sem consulta, que serão corrigidos e classificados numa escala de 0 a 100%.
A resolução dos testes será discutida com os estudantes.
Os estudantes que não tenham obrigatoriedade de frequência e que não façam a avaliação distribuída farão uma prova, sem consulta, composta por duas componentes:
- componente correspondente aos micro-exercícios (classificação de 0 a 10 valores)
- componente correspondente aos dois testes (classificação de 0 a 10 valores)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações em época especial serão feitas por uma prova sem consulta.
Melhoria de classificação
O exame de recurso terá duas componentes:
- componente correspondente aos micro-exercícios (sem consulta e classificação de 0 a 10 valores)
- componente correspondente aos dois testes (sem consulta e classificação de 0 a 10 valores)
Em todos os casos o cálculo da classificação final será feito da forma indicada no ponto "Fórmula de Cálculo da Classificação Final", considerando a melhor avaliação obtida pelo estudante em cada uma das componentes, consideradas a época normal e de recurso.
Observações
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