Competências Transversais: Montagem e Teste de Instalações Laboratoriais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 07-10-2024 a 22-11-2024) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CTMTIL |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
L.AERO |
0 |
Plano de estudos oficial |
3 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
L.BIO |
0 |
Plano Oficial do ano letivo |
3 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
L.EA |
0 |
Plano Oficial |
2 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
L.EC |
0 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
L.EEC |
0 |
Plano Oficial |
2 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
L.EGI |
0 |
Plano Oficial do ano letivo |
2 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
L.EIC |
0 |
Plano Oficial |
2 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
3 |
L.EM |
11 |
Plano de Estudos Oficial |
3 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
L.EMAT |
0 |
Plano Oficial do ano letivo 2021 |
3 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
L.EMG |
0 |
Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 |
2 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
3 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular visa promover competências transversais de base para um engenheiro com responsabilidades em contexto de laboratório, nomeadamente em tópicos relacionados com a identificação e utilização de materiais e de ferramentas com utilidade na montagem e teste de instalações laboratoriais.
Resultados de aprendizagem e competências
Adquirir com proficiência:
• aptidões na área da experimentação (formulação e teste de hipóteses, planeamento experimental, pesquisa de informação);
• capacidades de pensamento crítico e criativo na resolução de problemas de engenharia; conceber, implementar, testar e operar unidades em contexto laboratorial.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A unidade curricular é dividida em cinco oficinas temáticas:
O1: Noções de instrumentação; identificação e utilização de ferramentas mecânicas e de equipamentos de corte e furação; identificação de metais e polímeros com utilidade no projeto de instalações; operações básicas de soldadura de condutores elétricos e teste de continuidade; medição de diferenças de potencial e corrente elétrica com multímetro.
O2: Identificação de acessórios utilizados em instalações hidráulicas; identificação e operação de válvulas manuais e de atuação pneumática; utilização de caçonete para realização de rosca em tubo de PVC e aplicação de fita de teflon; operação de “ferrar” uma bomba centrífuga; montagem de um sistema hidráulico em circuito-fechado para determinação das curvas características de uma bomba periférica.
O3: Instalação e manuseamento de manoredutor para alta pressão; montagem de tubagens para gases e deteção de fugas; operação de um sistema de bombagem de água com balão e pressostato; integração numérica do volume de água à entrada e à saída do balão, bem como da energia despendida num processo.
O4: Projeto CAD e impressão 3D de uma peça de equipamento para instalação laboratorial; teste da peça de equipamento.
O5: Ensaio de purificação de etanol numa coluna de destilação piloto automatizada com unidade de FieldPoint e avaliação do processo por cromatografia gasosa.
Bibliografia Obrigatória
Robert H. Perry;
Perry.s chemical engineers. handbook. ISBN: 0-07-049841-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aprendizagem baseada na exposição de conteúdos e na aplicação prática em contexto laboratorial. Será estimulada a aprendizagem baseada em problemas. Será dada a oportunidade a todos os participantes de intervirem proativamente nas atividades propostas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
65,00 |
Frequência das aulas |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 80% das oficinas realizadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final (CF) = 50% PO + 50% MT
onde:
PO – presença e desempenho nas oficinas;
MT – mini-teste sobre os conteúdos das oficinas realizadas.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Não aplicável.