Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Projecto da Casa da U. Porto
Você está em: Início > Departamentos > Departamento de Engenharia Química
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Departamentos

Departamento de Engenharia Química

Sigla: DEQ Departamento de Engenharia Química - Abre numa nova janela
Responsável: Fernando Pereira
Descrição:

Enquadramento e Missão / Mission
O Departamento de Engenharia Química (DEQ) é uma unidade funcional da FEUP onde se agrupam os recursos humanos, materiais e financeiros associados à atividade nas áreas de conhecimento da engenharia química e afins.
Nessas áreas compete ao Departamento assegurar e/ou apoiar tanto o ensino em cursos de licenciatura, pós-graduação e formação contínua da FEUP, como também a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico, bem como a difusão e valorização dos seus resultados.

Dimensão / Dimension
O Departamento enquadra a atividade de 33 docentes, todos doutorados, apoiados por 18 funcionários técnicos e administrativos, ocupando cerca de 6000 m2 de área útil de instalações para laboratórios de aulas e de investigação e para serviços de apoio.

Atividade em cursos de licenciatura e de pós-graduação
A nível de cursos de 1º e 2º ciclo o DEQ tem como principal responsabilidade a lecionação do Mestrado Integrado em Engenharia Química. Adicionalmente, o DEQ presta colaboração significativa a outros cursos da FEUP, como são os casos do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente e do Mestrado Integrado em Bioengenharia.

A nível de cursos de 3º ciclo o DEQ tem a seu cargo a Direção do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica e participa significativamente no Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente e Programa Doutoral em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química.

Atividade de investigação, desenvolvimento e inovação
O DEQ é um Departamento de I&DT - Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - entendendo-se incluída nesta designação a importante componente de Inovação.
A sua missão é assegurar o apoio logístico à atividade de I&D dos docentes e investigadores, tanto em infraestruturas como em serviços. Essa atividade desenvolve-se num largo espetro de áreas diretamente ligadas ou com grande afinidade à engenharia química e biológica, e encontra-se enquadrada em Unidades de I&D financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 3 das quais tendo a FEUP como instituição de acolhimento:

  • LA LSRE-LCM - Laboratório Associado - Laboratório de Processos de Separação e Reação (LSRE) e o Laboratório de Catálise e Materiais (LCM) 
  • LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia
  • CEFT - Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte

Nas Unidades referidas anteriormente, desenvolvem a sua atividade a maioria dos docentes e investigadores do DEQ, trabalhando os restantes enquadrados em Unidades de I&D exteriores à FEUP.

A formação de jovens investigadores é efetuada nestes laboratórios, em vários casos enquadrada em programas de intercâmbio europeu. O DEQ conta já com mais de 100 doutoramentos concluídos.

Extensão Universitária
No conjunto dos laboratórios gerais e dos laboratórios das Unidades de I&D, o DEQ possui um ativo importante, tanto em equipamento laboratorial e piloto de elevado nível de sofisticação, como em meios informáticos e em documentação, para serviços à comunidade. Também nesta área de ligação à indústria é intensa a atividade desenvolvida, particularmente em serviços de análises laboratoriais, de projeto de engenharia ou de consultoria. As Entidades interessadas em mais informação específica poderão contatar diretamente os Laboratórios de I&D supramencionados ou contatar a Direção do DEQ através do endereço de correio eletrónico deqdir@fe.up.pt.

Email: mjmota@fe.up.pt
Telefone: 22 508 1884
Fax: 22 508 1449
Morada: Rua Dr Roberto Frias s/n (Secretariado da Direção - D. Maria José Mota)
Código Postal: 4200-465
Localidade: Porto - Portugal
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-27 às 03:04:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais