Competências Transversais: Comunicação Profissional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 07-10-2024 a 22-11-2024) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CP |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
L.AERO |
0 |
Plano de estudos oficial |
3 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
L.BIO |
2 |
Plano Oficial do ano letivo |
3 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
L.EA |
3 |
Plano Oficial |
2 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
L.EC |
11 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
L.EEC |
29 |
Plano Oficial |
2 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
L.EGI |
4 |
Plano Oficial do ano letivo |
2 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
L.EM |
8 |
Plano de Estudos Oficial |
3 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
L.EMAT |
1 |
Plano Oficial do ano letivo 2021 |
3 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
L.EMG |
1 |
Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 |
2 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
3 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
- Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
- Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.
Resultados de aprendizagem e competências
Promovendo uma postura de elevado profissionalismo, esta CT visa proporcionar a aprendizagem de conhecimentos aprofundados, o desenvolvimento de competências e atitudes específicas para gerar uma capacidade de exercer uma comunicação altamente eficaz em contexto de trabalho, enquanto fator-chave para o autoaperfeiçoamento ao longo da carreira nas áreas de engenharia e tecnologias, sobretudo relacionadas com as Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. QUALIDADE NOS SERVIÇOS AO CLIENTE (INTERNO / EXTERNO)
- Conceito de qualidade, perceção do cliente e fidelização à empresa
- Identificar e satisfazer as necessidades motivacionais dos clientes
- Utilização de atitudes que facilitam e bloqueiam as relações profissionais
2. GESTÃO DAS ATITUDES COMUNICACIONAIS NA INTERAÇÃO
- Caracterização das atitudes e identificação dos seus efeitos comportamentais
- Processos competitivo versus resolutivo e uso da empatia na comunicação
- Aplicações práticas e implicações ao nível do relacionamento interpessoal
3. COMUNICAÇÃO EM INTERVENÇÕES TÉCNICAS
- Objetivos, contextos, momentos e formas de intervenção
- Saber “calar-se” e adaptar-se aos diferentes tipos de clientes
- Guia prático para aplicação em situações profissionais
4. APOIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- Auxílio às dificuldades específicas de cada interlocutor
- Abordagem resolutiva de problemas pessoais e/ou profissionais
- Guia prático para orientar os procedimentos na interação comunicacional
Bibliografia Obrigatória
Manuel Firmino Torres; Textos de Apoio – Prof. Manuel Firmino Torres
Bibliografia Complementar
John F. Cragan;
Communication in small groups. ISBN: 978-0-495-09596-5
David E. Goldberg;
The entrepreneurial engineer. ISBN: 978-0-470-00723-5
Phillip Cenere, Celeste Lawson, Michael Lewis, Robert Gill; Communication Skills for Business Professionals, Cambridge University Press, 2015. ISBN: ISBN10 1107656621; ISBN13 9781107656628
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas lecionadas em regime presencial, onde será utilizada uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada no método expositivo complementado com o método interrogativo (apresentações com discussão com os participantes), assim como métodos demonstrativo e ativo (atividades práticas e exercícios de role playing).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Teste |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
28,50 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas (com participação obrigatória nos momentos de avaliação), exceto no caso dos estudantes trabalhadores.
Fórmula de cálculo da classificação final
40% participação nas aulas + 60% teste de avaliação
Nota: a aprovação final exige um resultado mínimo de 50% na participação das aulas e 50% no teste de avaliação; a soma destas duas classificações tem que ser no mínimo 9,5 valores, numa escala de 0 a 20 valores; os estudantes que não obtiverem aprovação poderão ter acesso à época de recurso, via exame em que o mesmo terá a ponderação de 60%.
Para os estudantes trabalhadores que não possam participar nas aulas, o exame valerá 100% da classificação final.
Melhoria de classificação
Está prevista a melhoria de classificação para os estudantes que o requeiram.
Nestes casos, a avaliação será realizada na época de recurso, via exame em que o mesmo terá a ponderação de 60%.