Código: | EMG0020 | Sigla: | ME |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Físicas (Matemática) |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://consultoriodigitalmatematica.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L.EA | 62 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
L.EMG | 24 | Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Manuel Joaquim da Silva Oliveira | Regente |
Teóricas: | 3,00 |
Teórico-Práticas: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teóricas | Totais | 1 | 3,00 |
Manuel Joaquim da Silva Oliveira | 1,50 | ||
Joaquim Eduardo Sousa Góis | 1,50 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 3 | 3,00 |
Joaquim Eduardo Sousa Góis | 1,50 | ||
Manuel Joaquim da Silva Oliveira | 1,50 |
Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às suas necessidades futuras.
Pretende desenvolver a capacidade de comunicação rigorosa tendo por base conceitos de Probabilidades e Estatística. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva o pensamento estatístico criativo, integre conceitos, assimile as técnicas e desenvolva capacidades para a sua aplicação, nomeadamente, quando confrontado com problemas que requeiram o tratamento e caracterização estatísticas de dados.
Componente científica: 100%
No final os estudantes devem ser capazes de:
- Resolver problemas comuns envolvendo a teoria da probabilidade, variáveis aleatórias, distribuições, amostragem, estimação por intervalos e teste de hipóteses paramétricos;
- Enunciar e interpretar os principais conceitos da Estatística;
- Utilizar as ferramentas da estatística descritiva na análise de dados amostrais ou populacionais.
Nas aulas são apresentados conceitos e resultados importantes associados, dando ênfase às interpretações e às aplicações práticas dos mesmos. No intuito de clarificar as definições e métodos apresentados, são dadas demonstrações sempre que estas possam ajudar a atingir tal objectivo e são resolvidos exercícios ilustrativos de aplicações. Procura-se, sempre que possível, a participação dos alunos, não só na resolução dos exercícios, mas também na introdução de novos conceitos.Há ainda que realçar a resolução individual de exercícios bem como a orientação conveniente no estudo da disciplina e no esclarecimento de dúvidas que possam surgir na resolução de exercícios propostos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Obtém frequência a esta UC, no presente ano letivo, todo o aluno:
- Regularmente inscrito na UC e que não exceda o número limite de faltas previsto no regulamento aplicável.
A avliação distribuida é constituida por 2 momentos de avaliação:
T1) 1º Teste;
T2) 2º Teste.
A nota final é calculada da seguinte forma:
Nota final= 0,5*Nota 1º Teste + 0,5*Nota 2º Teste.
É aprovado quem obtiver Nota Final maior ou igual a 10 valores.
Os alunos que estejam ao abrigo de estatutos especiais (TE, DA, …) durante o presente ano lectivo, ou que tenham frequência do ano lectivo imediatamente anterior, estão dispensados de frequência. A aprovação pode ser obtida através da realização do exame de época normal ou por exame de recurso (E).
Os alunos que que pretendam realizar melhoria de classificação poderão sujeitar-se-ão à avaliação definida para a unidade curricular e de acordo com os regulamentos existentes.