Análise Matemática I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Físicas (Matemática) |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
A disciplina ocupa-se da compreensão e exercício de uma linguagem extremamente operacional compacta e sintética necessária ao desenvolvimento (matemático) de conceitos e temas fundamentais ao longo do curso. Funciona também como uma das pontes entre o ensino secundário e o superior.
Os temas leccionados nesta disciplina são encarados como uma ferramenta/linguagem de organização do pensamento e, consequentemente, de apoio básico na formulação quantitativa de problemas, exercício típico da engenharia.
Os objectivos da disciplina são:
Conhecimento (Knowledge):
- Relembrar os conceitos de número, função, sucessão, limite e derivada;
- Aprender o conceito de integral;
- Operar com funções multivariável;
Compreensão (Comprehension):
- Ligar coerentemente os conceitos matemáticos de derivada, diferencial e integral;
- Identificar situações da sua aplicação;
- Formular matematicamente problemas concretos simples, sendo capaz de operar sobre a sua representação simbólica;
Aplicação (Application):
- Usar os conhecimentos adquiridos em problemas simples da física e da engenharia em geral;
- Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução desses problemas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão ser capazes de:
- Usar os conceitos de número, função, sucessão, limite e derivada e integral;
- Operar com funções multivariável;
- Ligar coerentemente os conceitos matemáticos de derivada, diferencial e integral;
- Identificar situações da sua aplicação;
- Formular matematicamente problemas concretos simples, sendo capaz de operar sobre a sua representação simbólica;
- Usar os conhecimentos adquiridos em problemas simples da física e da engenharia em geral;
- Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução desses problemas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conceitos base:
- Número, variável, função;
- Estudo de funções;
- Sistemas de coordenadas;
- Sucessões e séries;
- Limite e continuidade das funções.
Cálculo diferencial:
- Derivada;
- Derivadas de ordem superior;
- Regras da derivação;
- Conceitos físico e geométrico da derivada;
- Diferencial.
- Significado físico e geométrico;
- Teoremas relativos às funções deriváveis.
- Série de Taylor e sua utilização
Cálculo integral:
- Conceito de integral;
- Primitiva;
- Integral indefinido;
- Significado geométrico;
- Técnicas de integração;
- Integral definido;
- Teorema fundamental;
- Integrais impróprios, com limites infinitos ou de funções descontínuas;
- Aplicações (áreas, volumes pelo método das fatias, comprimento de arcos, centros de massa).
Funções de várias variáveis:
- Significado geométrico;
- Derivadas parciais, de primeira ordem ou superior.
Bibliografia Obrigatória
James Stuart;
Cálculo , 1999. ISBN: 85-221-0236-8
Larson, Ron 1941-;
Cálculo. ISBN: 85-86804-56-8 (vol. 1)
Carlos Madureira; Derivação e Integração ((Documento electrónico disponível no moodle))
Piskounov, N.;
Cálculo diferencial e integral
Bibliografia Complementar
Edwards, C. Henry;
Calculus. ISBN: 0-13-095006-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os tópicos constantes do programa referido serão leccionados procurando, para além dos aspectos formais, que o estudante interiorize os respectivos conceitos e métodos. Será usada a exposição oral, com recurso ao quadro . As aulas devem ser complementadas por um tempo significativo de trabalho autónomo do aluno.
Software
Maxima
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Análise matemática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para a obtençao de frequência à disciplina, os alunos não poderão exceder o número limite de faltas às aulas (o registo de presenças far-se-à em todas as aulas).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação na época normal será distribuida sem exame final, consistirá de dois momentos de avaliação T1 e T2 com as classificações CT1 e CT2 respectivamente sendo a classificação final da época normal CTN=CT1+CT2, sendo 0<=CT1<=10 e 0<=CT2<=10.
Caso um estudante falta ao momento de avaliçação M1 da época normal então ficará com a nota CT1=0. Caso um estudante falte ao segundo momento de avaliação da época normal ficará com a classificação CT2=0
Para quem não obtiver aprovação na época normal, a nota final será a nota obtida em exame de recurso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame com parte escrita na época de recurso.
Melhoria de classificação
Exame com parte escrita na época de recurso.