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Computadores e Programação

Código: EMG0008     Sigla: CP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Matemática)
OFICIAL Tecnologias e Ciências Aplicadas

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EMG 22 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel Soutelo Soeiro de Carvalho Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 1 4,00
José Manuel Soutelo Soeiro de Carvalho 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: UC documents and site in English also

Objetivos

A diversidade dos problemas computacionais da engenharia exige muitas vezes soluções originais ou feitas à medida.
A sua abordagem necessita do domínio e compreensão da heurística e da algoritmia bem como de linguagens de programação.
Por isso o objectivo da disciplina pode ser resumido em três pontos:

  • Como formular um problema, fazer a sua exploração prévia, identificar ou descobrir a sua solução, e formalizar a sua técnica de resolução; 
  • Como ler e escrever linguagens formais estruturadas; 
  • Como programar um computador (rudimentos da programação imperativa ).

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante será capaz de:

  • ler e escrever uma linguagem de programação imperativa estruturada;
  • Compreender um problema e formular uma solução;
  • identificar e utilizar ferramentas informáticas adequadas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conceitos elementares de lógica.

Conceitos elementares de àlgebra, incluindo matrizes.

Programa

Ferramentas informáticas exploratórias: folhas de cálculo, manipuladores algébricos, traçadores de gráficos.

Exemplos de aplicação.

Apresentação do ambiente de cálculo MATLAB ou OCTAVE, e sua utilização para a exploração de conceitos estruturantes de programação:
- Variáveis, operadores funções e expressões;
- Comandos simples;
- Comandos de entrada saída;
- Estruturas de controlo de fluxo;
Aplicação a problemas exemplares.

Técnicas de resolução de problemas.
Estruturas algorítmicas, sua formalização em linguagem comum e gráfica.
Linguagens escritas e gráficas de descrição sintáctica.

 

Bibliografia Obrigatória

Stormy Attaway; MATLABc2ae. ISBN: 978-0-12-385081-2
S.R. Otto and J.P. Denier; An introduction to programming and numerical methods in MATLAB. ISBN: 1-85233-919-5
Harvey, G; Excel 2019 All-in-One For Dummies., Wiley, 2018. ISBN: 978-1-119-51794-8

Bibliografia Complementar

Alfio Quarteroni; Cálculo Científico com Matlab e Octave. ISBN: 978-88-470-0717-8
Quarteroni, Alfio; Scientific computing with MATLAB and Octave, Springer, 2010. ISBN: 978-3-642-12430-3 (http://catalogo.up.pt/F/?func=direct&doc_number=000294475&local_base=FEUP)
José Soeiro Carvalho; Do: improve, retry; until perfect. Computational Thinking with MIT App Inventor, LeanPub, 2021 (https://leanpub.com/dirup)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são todas em laboratório de cálculo e presenciais.

A interação com os estudantes é também feita pela UC moodle correspondente.

Software

MIT AppInventor
Octave
Maxima
Matlab

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática > Informática aplicada
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 30,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número limite de faltas - 25% do número de aulas leccionadas.
O registo de presenças far-se-à em todas as aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = (0,1*P+0,3*T+0,6*L)*0,2;

sendo:
P: a valoração do registo de presenças, do registo de realização de atividades e  da apreciação do docente (%);
T: as  classificação obtida no teste (%);
L: a média ponderada dos trabalhos  extra aula (%);
Nota Final: (0,0 .. 20.0)
Classificações superiores a 18 serão objecto de defesa oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes portadores de estatuto especial, TE, DA, EA:

Exame especial.

Estudantes Repetentes:

Poderão seguir um de três caminhos alternativos de avaliação: 


  1. Frequentar a UC e fazer a avaliação regular, cumprindo as condições de frequência e obtendo aprovação;

  2. Avaliação apenas por exame, coincidente com o exame de recurso;

  3. Fazer o processo de avaliação específica, com dispensa de frequência das aulas regulares, obtendo aprovação nesta.


Apenas o primeiro e terceiro  percursos permitem a submissão a exame de recurso.

O processo de avaliação específica consistirá no seguinte:



  1. Os estudantes farão 5 testes individuais de meia hora, de quinze em quinze dias;

  2. Na semana seguinte a cada teste, no mesmo local e horário haverá uma aula de revisão do teste;

  3. A classificação final será obtida pela média ponderada dos quatro melhores testes (a ponderação será apresentada depois de cada teste);

  4. Será condição necessária para obter classificação positiva a presença a pelo menos quatro dos testes e três das aulas de revisão. 


 


Cada estudante repetente deverá indicar qual o modo de avaliação que pretende (regular, exame ou específico) até ao fim da primeira semana de aulas.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação será feita por exame, em simultâneo com o exame de recurso.
Os testes não terão recurso nem melhoria de classificação.

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