Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > LECO > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Licenciatura em Economia

Dados Gerais

Código Oficial: 9081
Sigla: LECO

Diplomas

  • Licenciatura em Economia (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Cálculo e Instrumentos Financeiros

1EC101 - ECTS

- Familiarizar os estudantes com o cálculo financeiro, sendo capazes de o usar na resolução de problemas financeiros práticos.
- Permitir aos estudantes conhecer alguns instrumentos financeiros e aplicar o cálculo financeiro na sua avaliação.
- Proporcionar aos estudantes a possibilidade de utilizar as funções do Excel na resolução de problemas de cálculo financeiro.

 

Introdução à Contabilidade

1EC102 - ECTS i)  Contactar com a realidade empresarial e o posicionamento do sistema de informação contabilística nessa realidade;

ii)  Conhecer os destinatários da informação financeira e discutir a importância que esta tem para eles;

iii)  Compreender os princípios contabilísticos e as características inerentes à informação financeira;

iv)  Preparar as principais demonstrações financeiras e contactar com o conteúdo do respetivo Anexo.

Introdução às Ciências Sociais

1EC103 - ECTS

Esta disciplina é uma introdução ao modo como as ciências sociais problematizam e produzem conhecimento sobre a realidade económica e social contemporânea. O objetivo específico é formar os estudantes na abordagem económica aos principais problemas sociais contemporâneos, sensibilizando-os para a necessidade e a utilidade da colaboração interdisciplinar, com especial relevo para o diálogo entre a economia e a sociologia.

Matemática I

1EC104 - ECTS

Os estudantes aprovados a esta unidade curricular serão capazes de fazer o estudo de funções reais de várias variáveis reais e de usar esse estudo na tomada de decisões. Os estudantes estarão nomeadamente aptos a encontrar as ações (i) que maximizam os resultados dada a restrição dos fatores utilizados e (ii) que minimizam os fatores utilizados dado um objetivo quanto a resultados através da resolução de problemas de otimização, com e sem restrições.
Quando adequado será feita uma ponte entre os assuntos estudados e a sua aplicação em Economia e Gestão. As matérias serão lecionadas com a profundidade que se justifica numa licenciatura em Economia, sendo exigido rigor de linguagem.
Os estudantes adquirem igualmente capacidade de efetuar cálculos e estudar o comportamento de funções com recurso ao computador.

Microeconomia I

1EC105 - ECTS

Os objectivos desta disciplina são fundamentalmente dois:
(1) compreender alguns princípios e instrumentos económicos básicos; (2) aplicar esses princípios e instrumentos a um conjunto de problemas económicos, nomeadamente a problemas de decisão económica individual e ao funcionamento de alguns mercados de bens.

Contabilidade e Relato Financeiro

1EC106 - ECTS

O curso pretende desenvolver o conhecimento e competências dos alunos sobre as práticas de relato financeiro das empresas que lhes permitam avaliar de uma forma crítica tais práticas e avaliar alterações sugeridas a partir de uma base teórica.
Em particular, pretende-se:
•    Apresentar os principais documentos de relato financeiro das empresas, incluindo as demonstrações financeiras;
•    Refletir sobre o atual modelo de relato financeiro com base na estrutura conceptual da contabilidade financeira.

Gestão da Informação

1EC107 - ECTS

Abordar o papel de Sistemas de Informação na sua função de suporte à elaboração de decisões de negócio, imprescindível na economia da empresa. Formar utilizadores com sentido crítico dos métodos de gestão de informação, proporcionando a aprendizagem de instrumentos adequados à tomada de decisão. A gestão eficiente da informação disponível passa pela integração de vários tipos de informação de várias fontes, agregação de dados e tratamento e análise dos mesmos. Nesta unidade curricular pretende-se desenvolver a aprendizagem de instrumentos nas áreas dos sistemas de informação que permitam, entre outros aspetos:
- Conhecer as formas elementares de representação de dados,
- Utilizar ferramentas que permitam descrever e analisar dados e elaborar gráficos,
- Organizar informação em bases de dados,
- Selecionar subconjuntos de dados estruturados e utilizar métodos que permitam comparar esses subgrupos,
- Elaborar representações de estruturas de decisão e a desenvolver a sua relação com conceitos de programação.

 

História Económica e Social

1EC108 - ECTS

O programa de História Económica e Social oferece aos futuros economistas conhecimentos estruturados sobre a origem e a evolução do crescimento das economias líderes desde meados do século XVII até ao presente. 
A Unidade Curricular pretende estimular  a argumentação, a leitura crítica, a capacidade de síntese,a interpretação de indicadores e o alargamento da cultura económica dos estudantes. O programa oferece aos estudantes a oportunidade de entender num contexto concreto alguns dos temas abordados noutras disciplinas.

Matemática II

1EC109 - ECTS

A unidade curricular de Matemática II tem como objectivo dar formação Matemática nos domínios do Cálculo Integral e da Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes e sejam capazes de os aplicar a modelos simples. A disciplina tem ainda como objectivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstracto e lógico.

Microeconomia II

1EC110 - ECTS

Esta disciplina destina-se a fornecer aos estudantes uma base sólida e tanto quanto possível completa da teoria microeconómica de modo que estejam adequadamente preparados para a aprendizagem de temas de Microeconomia aplicada, lecionados em disciplinas posteriores.

Direito dos Contratos e das Sociedades

1EC205 - ECTS

A unidade curricular (UC) visa dar a conhecer o enquadramento legal da atividade económica sob várias áreas do direito centrado nos empresários e nas empresas, em sentido amplo: designadamente, o direito dos contratos, o direito das garantias, o direito das sociedades comerciais e dos grupos de sociedades, o direito da propriedade industrial e o direito da concorrência. Sempre que é pertinente, apresenta-se o tratamento fiscal das transações e operações económicas tratadas e as sanções de natureza indemnizatória, contra-ordenacional e criminal advenientes do incumprimento de deveres e obrigações jurídicas assumidas.

 

A UC adota assim uma visão ampla e funcional das referidas áreas do direito com relevância para o exercício de atividades económicas no mercado.

 

Para o efeito, são referidas e estudadas as normas jurídicas estaduais, europeias e internacionais fundamentais e pertinentes para a compreensão dos direitos, vinculações e obrigações – nomeadamente de natureza patrimonial, indemnizatória e fiscal – que emergem do exercício de atividades económicas, na qualidade de empreendedor, empresário, sócio, gestor de empresas, titular de órgãos de fiscalização, profissional com responsabilidades em matéria de relações com os investidores, responsável pelos sistemas de compliance, consultor económico e financeiro.

 

A frequência da UC dota os estudantes de conhecimentos que lhes permitem percecionar a relevância da assessoria jurídica no futuro, tendo em vista prevenir e antecipar o risco legal de determinadas atuações, decisões, transações e operações económicas, bem assim enquadrar legalmente os direitos e obrigações relativamente à celebração de contratos e assunção de garantias, à constituição de sociedades comerciais, à qualidade de sócios, gestores e titulares de órgãos de fiscalização de sociedades, à criação de direitos da propriedade industrial e à realização de operações de concentração empresarial em mercado concorrencial.


O conhecimento jurídico relevante para a atividade económica pode ser alargado e consolidado através da frequência de outras UC na área do Direito, oferecidas pela FEP nos seus planos de estudos: Direito Fiscal, Direito do Trabalho (1.º ciclo de estudos), Direito da Concorrência, Direito Fiscal e Societário, Direito do Ambiente, Direito da Saúde, Direito dos Negócios Internacionais, Contratos Comerciais (2.º ciclo de estudos).

Economia e Finanças Públicas

1EC202 - ECTS

A unidade curricular de Economia e Finanças Públicas visa proporcionar aos estudantes uma sólida formação de base sobre as temáticas relacionadas com a intervenção do Estado na economia. No plano real, pretende-se que os estudantes apreendam a estrutura do setor público, bem como os fundamentos microeconómicos da intervenção do Estado na economia, em particular no respeitante às funções afetação e redistribuição, acomodando as abordagens normativa e positiva da intervenção pública. No plano financeiro, a intervenção do Estado é apresentada por meio da análise do processo orçamental e da receita fiscal.

Estatística I

1EC203 - ECTS

1. Formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos.
2. Criar competências para que os alunos sejam capazes de aplicar corretamente as técnicas e os conceitos estatísticos, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade, mesmo quando compreendidos intuitivamente.
3. Desenvolvimento de capacidades para a utilização crítica das principais técnicas de Estatística Descritiva na análise de dados estatísticos. Em particular, criar competências para a elaboração de um relatório a partir dos outputs do software R.
4. Aquisição de conhecimentos indispensáveis para o estudo da Inferência Estatística e da Econometria.
5. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.

Macroeconomia I

1EC204 - ECTS

A unidade curricular de Macroeconomia I 1EC204 tem por objectivo dotar os estudantes das primeiras competências com vista à compreensão dos movimentos agregados das economias contemporâneas. Macroeconomia I 1EC204 fornece bases conceptuais e teóricas de macroeconomia, articulando-se intimamente com Macroeconomia II 1EC210 e, ainda muito directamente, com Crescimento Económico 1EC301 e Economia Monetária 1EC302. A unidade curricular concentra-se em familiarizar os alunos com (i) conceitos e medidas básicas dos fenómenos macroeconómicos, (ii) aspectos nucleares da modelização do funcionamento agregado da economia em prazos curtos e (iii) fundamentos microeconómicos das componentes da procura agregada de bens e serviços. Ficam remetidas para 1EC210 Macroeconomia II (i) a modelização do funcionamento agregado, em prazos curtos, de economias abertas, (ii) o estudo agregado do mercado de trabalho, (iii) a modelização do funcionamento agregado da economia em prazos mais alargados incluindo as dinâmicas de ajustamento do curto para o longo prazo, e o estudo (iv) das políticas macroeconómicas e (v) de políticas sectoriais com impacto macroeconómico.

Marketing

1EC201 - ECTS

- Aprendizagem de um quadro conceptual centrado na lógica do consumidor;
- Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado;
- Potenciar a capacidade de análise orientada para a decisão em Marketing.

Contabilidade e Controlo de Gestão

1EC207 - ECTS

Assumindo a Contabilidade e o Controlo de Gestão como uma componente (ou sub-sistema) fundamental do sistema global de informação das organizações, o objectivo principal da u.c. é o de proporcionar aos estudantes os conhecimentos necessários à construção, avaliação e utilização de tal sub-sistema de informação, sendo expostos e discutidos princípios que podem orientar a respectiva conceção e operacionalização.

Embora o modelo predominante de estudo seja o da empresa industrial transformadora, os temas cobertos são aplicáveis a outros tipos de instituições, como sejam as empresas de serviços ou as instituições sem fins lucrativos.

Economia e Organização Industrial

1EC206 - ECTS

O objectivo principal da disciplina consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos que eles possam utilizar na sua actividade profissional. Para este efeito, estão seleccionados vários tópicos centrados no estudo dos mercados reais. A abordagem conceptual adoptada é derivada essencialmente do paradigma económico neoclássico, onde o ênfase é colocado na modelação formal da estrutura económica e na determinação dos incentivos económicos daí resultantes - isto em detrimento da compreensão do contexto extra-económico e das contingências não previstas pelo modelo económico idealizado. Os alunos serão capazes então de compreender e avaliar o funcionamento e desempenho de mercados reais à luz das teorias positiva e normativa emanadas do paradigma económico vigente.

Estatística II

1EC209 - ECTS

1. Formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos.
2. Criar competências para que os alunos sejam capazes de aplicar corretamente as técnicas e os conceitos estatísticos em situações novas e aplicadas a problemas reais, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade.
3. Desenvolvimento de capacidades para a utilização crítica das principais técnicas da Inferência Estatística. 
4. Aquisição de conhecimentos indispensáveis para o estudo da Econometria.
5. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.

Macroeconomia II

1EC210 - ECTS

A disciplina de Macroeconomia II (1EC210) tem por objetivo dotar os estudantes das primeiras competências para a explicação dos movimentos agregados das economias de mercado contemporâneas. Tendo em conta a localização da disciplina no plano da licenciatura, o tempo letivo disponível, e a articulação com as restantes disciplinas da fileira da macroeconomia - mais imediatamente Macroeconomia I (1EC204) -, a disciplina tem como objetivo central dotar os estudantes com a capacidade de utilizar os modelos macroeconómicos de base para a análise das flutuações económicas em economia aberta. Mais especificamente, a disciplina explora os modelos IS-LM e de procura-oferta agregadas (AD-AS) em economia aberta. Com base nos modelos, pretendem-se analisar os efeitos de curto e longo prazo das políticas de gestão da procura, num ambiente de interdependência internacional de políticas. Como complemento, é apresentado o enquadramento institucional da política económica, com referência quer às políticas monetária, orçamental e financeira, quer às políticas do lado da oferta.

Mercados e Investimentos Financeiros

1EC208 - ECTS

O objectivo é proporcionar aos alunos uma formação teórica consistente sobre aspectos fundamentais do funcionamento dos mercados financeiros e das operações que aí se realizam. Ao mesmo tempo, pretende-se proporcionar-lhes informação de índole prática que espelhe as práticas correntes aí vigentes.
Assim, as competências com que se pretende habilitar os alunos são de dois tipos:
1. formação teórica adequada para a prossecução de estudos a nível mais avançado;
2. formação prática que facilite a sua inserção no mercado de trabalho.

Auditoria

1OP01 - ECTS
  1. Familiarizar os alunos com o enquadramento concetual e normativo de uma auditoria, bem como, em especial, com as respetivas metodologias e procedimentos de trabalho;
  2. Sempre que aplicável, propiciar um primeiro contacto com documentos e relatórios reais, utilizados no exercício da profissão de auditoria;
  3. Dar a conhecer os aspetos de direito societário português mais relevantes para a atividade de revisão oficial de contas.



 

Business Analytics

1OP12 - ECTS

Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve:

Conhecer:

  1. Estruturar informação em bases de dados multidimensionais
  2. os vários tipos de tarefas de extração de conhecimento de dados (Data Mining);
  3. conhecer os principais métodos/algoritmos para cada tipo de tarefa;

e ser capaz de:
a)aplicar esses métodos a um novo problema de análise de dados;

b) avaliar os resultados e compreender os métodos estudados.

 

Casos de Estudo Empresariais

1OP02 - ECTS

Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:

a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.
g) apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.

Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais. Os alunos que completem esta disciplina com melhor desempenho ficam aptos a integrar equipas da FEP em futuras Business Case Competitions (BCC) nacionais e internacionais.

Ciência Política

1OP03 - ECTS

Os objetivos da unidade curricular são:

a) Familiarizar os estudantes com o corpo principal de conceitos, teorias e problemáticas no domínio da Ciência Política.
b) Desenvolver a capacidade de compreensão e análise do fenómeno político.

Comércio Internacional

1EC305 - ECTS

A unidade curricular de Comércio Internacional visa fornecer aos estudantes um instrumental analítico compreensível e atualizado, necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial, assim como a capacidade de avaliar o impacto da política comercial externa na economia e nos seus diversos agentes.


Crescimento Económico

1EC301 - ECTS A unidade curricular compreende a discussão do conceito e da medida do crescimento económico; a análise de dados empíricos sobre o crescimento e problemáticas associadas; e a discussão aprofundada dos principais modelos matemáticos de crescimento, privilegiando a abordagem neoclássica.

Direito do Trabalho

1OP05 - ECTS

A presente disciplina tem por objectivo dar a conhecer o modus operandi próprio do ordenamento jus-laboral, de forma a dotar os alunos de mais uma ferramenta para o desempenho das respectivas actividades profissionais. Tendo presente esse propósito serão abordados os conceitos fundamentais do Direito do Trabalho, fundamentalmente centrados na Relação Individual de Trabalho e procurando-se, sempre que possível, ilustrá-los com decisões jurisprudenciais reveladoras da aplicação prática que desses conceitos é efectuada.

 

Econometria

1EC303 - ECTS

A disciplina é uma introdução à Econometria que tem como objectivo fundamental a aquisição pelos estudantes de capacidade de leitura, interpretação e avaliação de resultados econométricos elementares. Constituem também objectivos da disciplina o reforço da capacidade de incorporar os postulados da teoria económica em modelos matemáticos e estatísticos com vista à quantificação, a aprendizagem dos métodos e técnicas de análise da regressão linear (na dupla perspectiva da estimação e da inferência) e a familiarização com meios informáticos que sirvam de suporte à produção de análises econométricas.

 

Economia Monetária

1EC302 - ECTS

Proporcionar aos alunos da licenciatura, atendendo ao tempo disponibilizado e à formação prévia dos mesmos, conhecimentos abrangentes e integrados sobre a forma como a política monetária é capaz de atingir objectivos de política económica, quer no contexto de economias fechadas quer no de economias abertas, tendo em conta o contexto institucional aplicável. para tanto dar-se-á o enfâse necessário aos instrumentos de política monetária e ao processo de transmissão da mesma no quadro das teorias económicas que lhe são subjacentes.

Economia Social

1OP07 - ECTS

Pretende-se que os estudantes conheçam os principais conceitos e modelos fundamentais de economia e política social e compreendam a importância e potencialidades da economia social e os diferentes regimes de Estado-Providência. Pretende-se igualmente que os estudantes sejam capazes de analisar questões de desigualdade, pobreza e exclusão e políticas sociais compatíveis, assim como conhecer o funcionamento das organizações da economia social. Os estudantes deverão ser capazes de identificar temáticas e metodologias essenciais ao conhecimento de economia e política social, com suporte de informação para o caso português, europeu e internacional.

Fiscalidade

1OP08 - ECTS Estudo do sistema fiscal português e dos principais impostos sobre o rendimento.

Mercados para a Cultura

1OP09 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma introdução à economia da cultura, à gestão cultural e à sociologia da cultura, e à interdisciplinaridade entre elas na abordagem do setor cultural.

 

Seminário de Economia

1EC304 - ECTS

O objetivo da disciplina é criar condições de trabalho coletivo e de investigação acompanhados pelo docente que permitam aos estudantes

  • Uma reflexão crítica sobre determinadas temáticas,
  • Uma aquisição de metodologias e técnicas de investigação científica
  • Uma capacidade de trabalho autónomo e coletivo em áreas novas do saber
  • Aquisição de competências escritas e orais indispensáveis na actividade profissional

Avaliação de Projetos

1EC306 - ECTS


Capacitar o estudante para:
i) a tomada de decisão de investimentos em contexto empresarial, dotando-o de ferramentas e metodologias de análise económico-financeira;
ii) a análise de risco dos investimentos em diversos enquadramentos de financiamento.

Economia da Inovação

1EC401 - ECTS

A inovação é um dos mais importantes fenómenos económicos e empresariais do nosso tempo. Esta unidade curricular apresenta aos estudantes uma sólida compreensão dos fundamentos económicos da inovação, enfatizando duas abordagens complementares à inovação, a microeconómica e a macroeconómica. Assim, perspetiva a formação do estudante num quadro mais abrangente de interpretação de fenómenos de dinâmica económica, ao nível das empresas, das tecnologias, dos sectores e da economia no seu conjunto.




Economia do Ambiente

1EC403 - ECTS

Nesta UC são analisadas as ligações entre Economia e Ambiente que crescentemente se evidenciam, tanto numa escala global como no comportamento dos agentes económicos. Nesse sentido, serão expostas as grandes temáticas da atualidade, desde fundamentos básicos no estudo da Economia do Ambiente, até à consolidação de novos paradigmas. Com respeito à ligação entre Economia do Ambiente e sustentabilidade, passando pelas formas de encarar a preservação do capital natural, serão, neste contexto, privilegiadas as atuais discussões sobre vários aspetos do desenvolvimento sustentável.  Também a definição de um ponto ótimo de produção de uma atividade poluente dá o mote para estudar diferentes tipos de instrumentos de política ambiental que procuram proceder à internalização das externalidades. Finalmente, pela abordagem de diferentes métodos de avaliação ambiental, são fornecidas ferramentas adequadas para a expressão dos atributos ambientais em valores monetários.

Economia dos Recursos Humanos

1EC405 - ECTS

O propósito da unidade curricular é ajudar os alunos a entender como funcionam os mercados de trabalho. Pretende-se dotar os estudantes de ferramentas analíticas e dados empíricos recentes, bem como dos últimos desenvolvimentos da investigação científica relevante, que contribuam para compreender o comportamento dos agentes e das instituições nos mercados de trabalho e a sua singularidade face a outros mercados de que se ocupa a microeconomia.

Articulando factos e teorias, no final do curso, os estudantes deverão ser capazes de identificar as principais características e tendências dos mercados de trabalhos dos países da União Europeia e Estados Unidos.  Deverão ser capazes de discutir as implicações das intervenções de política pública no comportamento dos empregadores e trabalhadores e identificar os fundamentos económicos das práticas de gestão de recursos humanos.

 

Economia Monetária Internacional

1EC404 - ECTS

O estudo da economia internacional pode ser dividido em duas áreas: o “Comércio Internacional” e a “Economia Monetária Internacional”. A presente unidade curricular versa sobre esta última, focando o lado monetário da economia internacional, ou seja, as transações financeiras. Estudaremos a ocorrência de crises financeiras e as uniões monetárias, onde poderemos abordar as questões da maior importância atual que são a recente crise financeira global e as dificuldades com que se tem deparado a Área do Euro. Estudaremos também a determinação e o comportamento das taxas de câmbio, a política cambial e o funcionamento do sistema monetário internacional. Será mantido um vínculo forte entre a teoria e a prática.

Economia Portuguesa e Europeia

1EC307 - ECTS Transmitir aos estudantes um conjunto de conhecimentos devidamente organizados sobre a economia portuguesa, usando como fio condutor o percurso da economia em matéria de convergência real no longo prazo face à economia europeia; operacionalizar, aplicando à economia portuguesa e à economia europeia, um conjunto de conceitos previamente adquiridos em disciplinas anteriormente lecionadas; ensinar os estudantes a procurar e a lidar com a informação estatística disponível a propósito da economia portuguesa no contexto europeu.

Economia Regional e Urbana

1EC402 - ECTS

Cabe à disciplina de Economia Regional e Urbana introduzir, pela primeira vez, a dimensão espacial na análise dos fenómenos económicos. A disciplina visa fornecer aos estudantes conceitos, métodos e técnicas de análise que os iniciem em novos modos de raciocinar e abordar a realidade económica. Por outro lado, dada a natureza semestral da disciplina e a complexidade de que se reveste a introdução do espaço na análise económica, nos conteúdos programáticos de natureza teórica, dá-se particular ênfase à apresentação dos conceitos e à explicitação das hipóteses dos modelos. Sempre que possível, recorre-se à apresentação de resultados de estudos aplicados à realidade portuguesa.

Finanças Empresariais

1EC308 - ECTS

O objetivo da disciplina é dotar os estudantes de conhecimentos aprofundados e atualizados, quer ao nível teórico, quer ao nível prático, na área de Finanças Empresariais. 

As Finanças Modernas são apresentadas como fundamentando-se nas teorias das utilidades, das preferências, da média-variância, do “capital asset pricing model”, da “arbitrage pricing theory”, dos “sinais financeiros”, positiva da informação, das justificativas da regulamentação, bem como dos teoremas de Modigliani-Miller.

Assim, numa primeira fase, são apresentados os diferentes riscos a que as empresas estão expostas, sendo consagrado a cada um praticamente um capítulo. Numa segunda fase os riscos são quantificados. Finalmente, são utilizados instrumentos, estratégias, mercados tradicionais e novos mercados financeiros (produtos derivados).

Neste contexto de incerteza, desempenham funções fundamentais a informação financeira, os conceitos de rentabilidade, de risco, de equilíbrio financeiro, os teoremas da estrutura de capitais, as políticas de dividendos e os modelos de avaliação e gestão dos valores mobiliários de rendimento variável.

História do Pensamento Económico

1EC309 - ECTS O objectivo da unidade curricular é apresentar as principais perspectivas no campo da Metodologia da Economia, bem como discutir os contributos mais importantes dos autores fundamentais da História do Pensamento Económico.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-07-16 às 17:32:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2