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História do Pensamento Económico

Código: 1EC309     Sigla: HPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Ciências Sociais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 284 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Alencoão Brigido Graça Moura Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 4 12,00
Mário Alencoão Brigido Graça Moura 6,00
Diogo Campos Monteiro de Melo Lourenço 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da unidade curricular é apresentar as principais perspectivas no campo da Metodologia da Economia, bem como discutir os contributos mais importantes dos autores fundamentais da História do Pensamento Económico.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes que obtenham aprovação à unidade curricular serão capazes de:

a) discutir a natureza da Economia enquanto ciência;
b) distinguir Realismo, Instrumentalismo e Retórica;
c) descrever e analisar criticamente os contributos essenciais de Adam Smith, dos Clássicos, de Marx, dos Marginalistas, dos Austríacos, de Schumpeter e de Keynes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PRIMEIRA PARTE: FILOSOFIA E METODOLOGIA DA ECONOMIA

1. Introdução: conceitos básicos; natureza do conhecimento científico; verdade e relativismo epistemológico; ontologia.
2. Realismo: a ontologia social de Cambridge.
3. Instrumentalismo: a perspectiva de Friedman.
4. Retórica: crítica a McCloskey.

SEGUNDA PARTE: PANORÂMICA DO PENSAMENTO ECONÓMICO

1. Adam Smith: a natureza humana; o sistema de liberdade natural.
2. O pensamento clássico: Malthus e a teoria da população; a Lei de Say; Ricardo: valor e distribuição; os postulados de Senior; Mill sobre liberdade.
3. Marx: materialismo histórico; valor e exploração.
4. A Revolução Marginalista, a síntese marshalliana e a evolução do pensamento neoclássico.
5. A Methodenstreit.
6. A Escola Austríaca - Mises e Hayek: a impossibilidade do socialismo; subjectivismo; o mercado enquanto processo; ordem espontânea. 
7. Schumpeter e o evolucionismo.
8. Keynes e a tradição de Cambridge.

Bibliografia Obrigatória

Lawson Tony; Economics and reality. ISBN: 0-415-15421-9 pbk

Observações Bibliográficas

Bibliografia Obrigatória

Conlin, J. (ed.); Great Economic Thinkers, Reaktion Books, 2018 (cap. 6)
Lawson, T.; Economics and Reality, Routledge, 1997 (cap. 1-4)
Lourenço, D. e M. Graça Moura; The economic problem of a community: ontological reflections inspired by the Socialist Calculation Debate, Cambridge Journal of Economics, 42, 2018 (pp. 1-17)

Bibliografia Complementar

Caldwell, B.J.; Beyond Positivism: Economic Methodology in the Twentieth Century, Routledge, 1994 (cap. 8)
Friedman, M.; 'The Methodology of Positive Economics' in Essays in Positive Economics, University of Chicago Press, 1953 (pp. 3-43)
Hayek, F.A.; The Use of Knowledge in Society, American Economic Review, 35, 1945 (pp. 519-530)
Heilbroner, R.; The Essential Adam Smith, W.W.Norton & Company, 1986 (pp. 1-11, 13-20, 57-63, 149-157)
Keynes, J.M.; The General Theory of Employment, Interest and Money, in The Collected Writings of John Maynard Keynes, MacMillan, Vol. 7, 1971 (cap. 1-3, 12, 24.)
Mäki, U.; Diagnosing McCloskey, Journal of Economic Literature, 33, 1995 (pp. 1300-1318)
Mises, L. von; 'Economic Calculation in the Socialist Commonwealth', in Collectivist Economic Planning (F.A. Hayek, ed.), Routledge, 1935
Schumpeter, J.A.; Capitalism, Socialism and Democracy, Allen & Unwin, 1942 (Parte I, Parte II)
Schumpeter, J.A.; History of Economic Analysis, Routledge, 1994

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas. Para além da exposição teórica, incentiva-se a participação dos estudantes na discussão sobre a relevância dos diversos contributos teóricos e metodológicos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 123,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes inscritos na unidade curricular têm acesso ao exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída: há 2 testes. O primeiro teste tem um peso de 30% na classificação final. A aprovação à unidade curricular exige uma nota mínima de 6,5 valores no segundo teste e uma classificação média ponderada de pelo menos 9,5 valores.
A participação na avaliação distribuída exige a inscrição numa turma.

2. Avaliação por exame final.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação em época especial - excepto na época de Setembro - será uma prova oral.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode efectuar-se por avaliação distribuída (no ano subsequente) ou por exame final.
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