Seminário de Economia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
O objetivo da disciplina é criar condições de trabalho coletivo e de investigação acompanhados pelo docente que permitam aos estudantes
- Uma reflexão crítica sobre determinadas temáticas,
- Uma aquisição de metodologias e técnicas de investigação científica
- Uma capacidade de trabalho autónomo e coletivo em áreas novas do saber
- Aquisição de competências escritas e orais indispensáveis na actividade profissional
Resultados de aprendizagem e competências
Há um duplo resultado desta aprendizagem:
- Essencialmente adquirir uma metodologia de investigação e uma capacidade de auto-aprendizagem, que permitam um melhor desempenho quando se defrontarem com novas situações que exigem uma interpretação técnico-científica.
- Aprofundar certas matérias ou analisar novas problemáticas da Economia e da realidade social
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
- É exigida uma sólida formação prévia em Economia.
- É requerida uma elevada capacidade de trabalho e de metodologia de estudo.
- É aconselhável uma boa cultura geral.
Programa
- O programa da disciplina é construído pelos estudantes e pelo trabalho de grupo. Os professores apenas têm as funções de orientadores, organizadores e avaliadores do trabalho a ser realizado pelos estudantes.
Prevê-se uma ou duas turmas em língua inglesa, de acordo com as necessidades. Os estudantes ERASMUS também poderão frequentar as turmas leccionadas em português, caso manifestem essa vontade. O mesmo acontece aos estudantes de língua portuguesa em relação aos lugares disponíveis - após preenchimento por alunos ERASMUS -nas turmas em inglês.
Bibliografia Obrigatória
To be defined according to the topic of the investigation; A definir em função do tema da investigação
Observações Bibliográficas
A bibliografia obrigatória temática será apresentada nas respetivas turmas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentamos a metodologia de trabalho que aqui se identifica com o método de ensino.
- são definidas em sala de aula as metodologias de trabalho adotadas durante o funcionamento da disciplina;
- constituem-se grupos de trabalho de três estudantes;
- definir-se-á com cada grupo um tema de investigação;
- os elementos do grupo realizarão uma investigação sobre o tema definido;
- cada grupo fará uma apresentação oral preliminar e uma apresentação oral final sobre a investigação em curso;
- cada grupo apresentará o resultado da investigação num texto (máximo de 35000 caracteres, incluindo espaços);
- poderá haver com cada grupo uma defesa oral do trabalho, perante um júri constituído pelo docente da turma mais um outro docente da equipa sob proposta do regente da uc.
Em cada aula haverá trabalho com os grupos, incluindo com cada um dos seus elementos, da forma que for programada pelo docente.
Todas as actividades influenciam a avaliação. O trabalho é em grupo mas a avaliação é individual.
Software
PowerPoint ou compatível
Word ou compatível
EndNote
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
15,00 |
Estudo autónomo |
14,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Para obterem a frequência da disciplina têm que ter presença a pelo menos 75% das aulas.
As faltas podem ser justificadas ou não, mas contam sempre como faltas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Para todos os alunos, exceto os estudantes da FEP no estrangeiro em programas de mobilidade estudantil, vigora uma “avaliação distribuída sem exame final”. A avaliação é individual, apesar do trabalho ser em grupo. Constituem momentos de avaliação:
- Toda e qualquer reunião do grupo de trabalho com o professor
- A resolução dos exercícios propostos
- O trabalho de investigação
- A elaboração dum texto com o resultado da investigação
- Os debates orais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes da FEP inscritos na disciplina que neste semestre estejam em mobilidade estudantil há a realização de um exame, o qual assumirá a forma seguinte:
- Na data e hora do exame é atribuído (aleatoriamente) a cada aluno um tema de trabalho, de entre os que foram adotados nas aulas;
- passada uma semana o aluno entrega um texto (escrito e em formato electrónico) com o resultado da investigação sobre esse tema;
- esse trabalho será avaliado em si mesmo e por um debate oral.
Melhoria de classificação
Atribuída a nota final, qualquer estudante com classificação igual ou superior a dez pode solicitar a revisão da classificação, a qual passa por um novo debate oral sobre o trabalho de investigação realizado e as temáticas correlacionadas.
Esse debate é realizado pelo grupo e não apenas pelo estudante que solicitou a revisão.
Observações
Aconselha-se que consultem regularmente a ficha da disciplina no SIGARRA.