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Econometria

Código: 1EC303     Sigla: ECONM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 271 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 6 63 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela de Jesus Moreira Carneiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 4 18,00
Anabela de Jesus Moreira Carneiro 4,50
Armindo Manuel da Silva Carvalho 4,50
Vitor Miguel de Sousa Ribeiro 9,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina é uma introdução à Econometria que tem como objectivo fundamental a aquisição pelos estudantes de capacidade de leitura, interpretação e avaliação de resultados econométricos elementares. Constituem também objectivos da disciplina o reforço da capacidade de incorporar os postulados da teoria económica em modelos matemáticos e estatísticos com vista à quantificação, a aprendizagem dos métodos e técnicas de análise da regressão linear (na dupla perspectiva da estimação e da inferência) e a familiarização com meios informáticos que sirvam de suporte à produção de análises econométricas.

 

Resultados de aprendizagem e competências

É objectivo fundamental a aquisição pelos estudantes de capacidade de leitura, interpretação e avaliação de resultados econométricos elementares. Pretende-se também que os estudantes fiquem  familiarizados com os meios informáticos que sirvam de suporte à produção de análises econométricas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A disciplina de Econometria pressupõe conhecimentos de Teoria Económica, ministrados em diversas disciplinas de anos anteriores (e, de modo mais saliente, nas de Microeconomia e Macroeconomia), de Matemática (e, em especial, de Álgebra Linear) e de Estatística.

Programa

INTRODUÇÃO: OBJECTO E MÉTODO DA ECONOMETRIA

1. O MODELO DE REGRESSÃO LINEAR CLÁSSICO
1.1. Conceitos introdutórios e notação.
1.2. Estimadores de mínimos quadrados dos coeficientes de regressão.
1.3. Coeficiente de determinação.
1.4. Hipóteses do modelo.
1.5. Propriedades dos estimadores de mínimos quadrados dos coeficientes de regressão.
1.6. Estimador da variância dos termos de perturbação.

2. ANÁLISE ESTATÍSTICA DO MODELO DE REGRESSÃO LINEAR
2.1. A hipótese da normalidade.
2.2. Testes de hipóteses sobre coeficientes individuais.
2.3. Testes de hipóteses sobre combinações lineares de coeficientes.
2.4. Testes de significância conjunta.

3. ALGUMAS EXTENSÕES DO MODELO DE REGRESSÃO LINEAR
3.1. Formas funcionais de modelos de regressão.
3.2. Variáveis binárias.
3.3. Modelos descritivos da tendência e da sazonalidade.
3.4. Testes de igualdade dos coeficientes de duas regressões.

4. O MODELO DE REGRESSÃO LINEAR GENERALIZADO
4.1. Hipóteses do modelo.
4.2. Estimadores de mínimos quadrados generalizados.

5. HETEROSCEDASTICIDADE
5.1. Natureza da heteroscedasticidade.
5.2. Testes de detecção: teste de White; teste de Breusch-Pagan.
5.3. Métodos de estimação.

6. AUTOCORRELAÇÃO
6.1. Natureza da autocorrelação.
6.2. Introdução aos processos estocásticos. O processo auto-regressivo de 1.ª ordem.
6.3. Testes de detecção: teste de Durbin-Watson; teste de Breusch-Godfrey.
6.4. Métodos de estimação.

7. MODELOS COM VARIÁVEL DEPENDENTE QUALITATIVA
7.1. Introdução. Modelos de escolha binária.
7.2. Modelos probit e logit.

Bibliografia Obrigatória

M. Mendes de Oliveira, Luis Delfim Santos e Natércia Fortuna; Econometria, 2ª ed., Escolar Editora, 2018

Bibliografia Complementar

Griffiths, W.E., Hill, R. C. and Lim , G.C.; Using EViews for Principles of Econometrics 4th ed., John Wiley & Sons, 2012
Damodar N. Gujarati; Econometrics by example. ISBN: 978-1-137-37501-8
Damodar N. Gujarati; Basic econometrics. ISBN: 9780071276252

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Segundo o regime fixado no plano de estudos, as aulas são de carácter teórico-prático. As componentes teóricas têm um peso fundamental na parte inicial do curso, destinada a estabelecer as bases científicas da disciplina, mas, com a progressão na aprendizagem, torna-se possível utilizar meios informáticos para extensões e ilustrações de índole mais prática.

Constituem elemento essencial da organização do curso as páginas da disciplina no sistema informático da Universidade do Porto e na Intranet. Nessas páginas, os alunos encontrarão o plano do curso, os sumários das aulas, formulários para uso nas aulas e nas provas de avaliação, sugestões de exercícios, ficheiros com dados objecto de ilustrações usadas na leccionação e outro material de apoio.

Além das aulas, a preparação dos alunos deve recorrer ao compêndio recomendado na bibliografia. O compêndio cobre a matéria descrita no programa e adopta, no essencial, a mesma sequência de tópicos; inclui também várias sugestões de exercícios, uns resolvidos, outros deixados à reflexão dos estudantes. 

Para uso nas aulas e no trabalho individual, é conveniente dispor do formulário aprovado e de tabelas estatísticas, disponíveis na página da unidade curricular. Nas provas de avaliação em que for justificado, será facultada cópia desses elementos, a título devolutivo.

Software

Eviews

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 58,50
Estudo autónomo 103,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença regular nas aulas é recomendada.

Fórmula de cálculo da classificação final

São admitidas duas modalidades de avaliação: apenas por exame final ou distribuída com exame final.

O exame final constará unicamente, na época normal, na época de recurso e na época especial para conclusão de curso, de uma prova escrita. Exames finais que decorram fora de alguma dessas três épocas terão, em princípio, a natureza de prova oral. Em qualquer dos casos, a classificação final da disciplina será a obtida na prova única.

Os alunos poderão, em alternativa, optar pela chamada “avaliação distribuída com exame final”. Nesse caso, submeter-se-ão a um teste durante o período lectivo e, após conclusão das aulas, a uma prova escrita sobre toda a matéria leccionada. O teste será prestado com auxílio de computadores e terá coeficiente de ponderação de 0,4 no cálculo da nota final. A modalidade de avaliação distribuída exige ainda a prestação de uma prova escrita que incidirá sobre toda a matéria leccionada, embora com particular incidência na matéria não coberta no 1º teste, e que terá lugar em data e hora coincidentes com a do exame final da disciplina na época normal. A essa prova escrita global cabe um coeficiente de ponderação de 0,6. Aos alunos que faltem ao primeiro teste, incluindo o caso de estudantes com estatuto especial, será aplicado o regime de avaliação "apenas por exame final".

Será conferida aprovação na disciplina aos alunos que, tendo optado pela modalidade de avaliação distribuída, tenham prestado as duas provas previstas, não obtenham em nenhuma delas classificação inferior a 7,0 valores e consigam uma média ponderada não inferior a 9,5 valores. Nesse caso, a classificação final a atribuir será a resultante do arredondamento às unidades dessa média ponderada. Podem os estudantes que obtiveram no primeiro teste nota não inferior a 7,0 valores optar entre a prestação da prova escrita que corresponde ao segundo teste ou, em alternativa, submeter-se a exame final na época normal e de recurso.
Os estudantes que obtenham nota inferior a 7,0 valores no primeiro teste podem submeter-se a exame final na época normal e de recurso.

Para prestação das provas, devem os alunos fazer-se acompanhar dos habituais documentos de identidade e de materiais de escrita. Formulários e tabelas estatísticas de uso corrente na disciplina serão facultados (a título devolutivo) durante provas que os requeiram. Na prova escrita global e em exames finais, é autorizado o uso de máquinas calculadoras sem capacidades gráficas. Além dos já referidos formulário e tabelas, não é permitida a consulta de quaisquer outros elementos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exames finais que decorram fora da época normal, da época de recurso ou da época especial para conclusão do curso terão, em princípio, a natureza de prova oral.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação apenas é possível por exame final (época de recurso).
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