Matemática II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fep/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Matemática II tem como objectivo dar formação Matemática nos domínios do Cálculo Integral e da Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes e sejam capazes de os aplicar a modelos simples. A disciplina tem ainda como objectivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstracto e lógico.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se dotar os alunos das competências necessárias nas matérias de Cálculo Integral e de Álgebra Linear, a serem utilizadas ao longo e após a licenciatura, na aplicação a situações reais, nomeadamente em Economia e em áreas afins.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Cálculo Integral
- Integrais Definidos e Indefinidos
- Integrais Impróprios e Duplos
- Integração de Equações Diferenciais
- Aplicações
- Álgebra Linear
- Matrizes
- Determinantes e característica de uma matriz
- Sistemas de Equações Lineares
- O Espaço Vectorial Rn
- Vectores e Valores Próprios
- Aplicações
Bibliografia Obrigatória
Vítor Matos; Integração e Álgebra Linear - Aplicações às Ciencias Económicas (Estará disponível no Moodle)
Bibliografia Complementar
Pires C.; Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith; Curso de Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw-Hill, 1995
Stewart, J.; Cálculo, vol I e II, Pioneira, 2001
Ferreira, M. e Amaral, I.; Matemática. Primitivas e Integrais, edições Sílabo, 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
58,50 |
Estudo autónomo |
103,50 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Ficam aprovados à disciplina os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é obtida como se descreve abaixo.
Avaliação contínua é dividida em dois testes cotados para 20 valores (como imposto pelo Artigo 15º RGAD).
- caso o estudante tenha obtido nota igual ou superior a 6 valores em ambos os testes, a nota será a média simples das notas dos dois testes;
- caso o estudante tenha obtido nota inferior a 6 valores em algum dos testes, o estudante reprova por falta de componente.
Avaliação por exame final, o exame é dividido em duas partes de 10 valores e:
- caso o estudante tenha obtido nota igual ou superior a 3 valores em ambas as partes, a nota será a soma das cotações das partes;
- caso o estudante tenha obtido nota inferior a 3 valores em alguma das partes, o estudante reprova por falta de componente.
Observações
Não existem pré-requisitos, mas existe o requisito de nota mínina em partes da avaliação.