Marketing
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
- Aprendizagem de um quadro conceptual centrado na lógica do consumidor;
- Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado;
- Potenciar a capacidade de análise orientada para a decisão em Marketing.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao abordar as várias facetas de um Plano de Marketing (aspectos económicos, estratégicos e operacionais) ao longo da u.c., o estudante deverá ser capaz de tomar decisões sustentadas na área do Marketing, nomeadamente:
(i) avaliar o ambiente externo de uma organização;
(ii) avaliar o ambiente interno de uma organização;
(iii) identificar as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização;
(iv) identificar e descrever as principais forças competitivas do mercado; e
(v) conhecer e aplicar as principais ferramentas de marketing mix necessárias na implementação do Plano de Marketing.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I Introdução
1- O conceito de marketing: conceitos, evolução e limites éticos
2- Os elementos estratégicos e operacionais de marketing
3- Os elementos económicos em marketing
II O contexto de Marketing
1- Análise e diagnóstico do ambiente externo e interno à empresa numa perspectiva de Marketing
2- Comportamento de compra do consumidor
III Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
1- Representação do mercado na perspectiva do Marketing
2- O estudo do mercado, a segmentação e a definição do mercado alvo
3- Análise competitiva e o posicionamento
4- Estratégias competitivas de abordagem ao mercado
IV O Marketing-Mix
1- Estratégias de produto/serviço
2- Estratégias de de preços
3- Estratégias de comunicação
4- Estratégias de distribuição
Bibliografia Obrigatória
Kotler, P. and Armstrong, G.; Principles of Marketing, golbal edition, Pearson, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Sessões teóricas e práticas;
- Recurso a materiais pedagógicos complementares (video, pesquisa na internet, artigos, etc) com a finalidade de enquadrar os temas em estudo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
62,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de campo |
61,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
n/a
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída
- Prova individual: 60%
- Trabalho de grupo e qualidade de intervenção nas aulas: 40%
Avaliação final - Exame final: 100%
Observações:
1- Uma classificação inferior a 7 valores na prova individual não permite a aprovação na disciplina, independentemente da classificação do trabalho de grupo.
2 - A classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se melhorar a classificação obtida na prova individual.
3- Na época de recurso, a classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se o aluno não tiver sido sujeito a avaliação na época normal. Nesse caso, o exame escrito terá a ponderação de 60% da classificação final e o trabalho 40% dessa mesma classificação.