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Marketing

Código: 1EC201     Sigla: MARK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 315 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

- Aprendizagem de um quadro conceptual centrado na lógica do consumidor;
- Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado;
- Potenciar a capacidade de análise orientada para a decisão em Marketing.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao abordar as várias facetas de um Plano de Marketing (aspectos económicos, estratégicos e operacionais) ao longo da u.c., o estudante deverá ser capaz de tomar decisões sustentadas na área do Marketing, nomeadamente:
(i) avaliar o ambiente externo de uma organização;
(ii) avaliar o ambiente interno de uma organização;
(iii) identificar as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização;
(iv) identificar e descrever as principais forças competitivas do mercado; e
(v) conhecer e aplicar as principais ferramentas de marketing mix necessárias na implementação do Plano de Marketing.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I Introdução
1- O conceito de marketing: conceitos, evolução e limites éticos
2- Os elementos estratégicos e operacionais de marketing
3- Os elementos económicos em marketing

II O contexto de Marketing
1- Análise e diagnóstico do ambiente externo e interno à empresa numa perspectiva de Marketing
2- Comportamento de compra do consumidor

III Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
1- Representação do mercado na perspectiva do Marketing
2- O estudo do mercado, a segmentação e a definição do mercado alvo
3- Análise competitiva e o posicionamento
4- Estratégias competitivas de abordagem ao mercado

IV O Marketing-Mix
1- Estratégias de produto/serviço
2- Estratégias de de preços
3- Estratégias de comunicação
4- Estratégias de distribuição

Bibliografia Obrigatória

Kotler, P. and Armstrong, G.; Principles of Marketing, golbal edition, Pearson, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Sessões teóricas e práticas;
- Recurso a materiais pedagógicos complementares (video, pesquisa na internet, artigos, etc) com a finalidade de enquadrar os temas em estudo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 62,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de campo 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

n/a

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída
- Prova individual: 60%
- Trabalho de grupo e qualidade de intervenção nas aulas: 40%
Avaliação final - Exame final: 100%
Observações:
1- Uma classificação inferior a 7 valores na prova individual não permite a aprovação na disciplina, independentemente da classificação do trabalho de grupo.
2 - A classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se melhorar a classificação obtida na prova individual.
3- Na época de recurso, a classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se o aluno não tiver sido sujeito a avaliação na época normal. Nesse caso, o exame escrito terá a ponderação de 60% da classificação final e o trabalho 40% dessa mesma classificação.

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