Economia dos Recursos Humanos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
O propósito da unidade curricular é ajudar os alunos a entender como funcionam os mercados de trabalho. Pretende-se dotar os estudantes de ferramentas analíticas e dados empíricos recentes, bem como dos últimos desenvolvimentos da investigação científica relevante, que contribuam para compreender o comportamento dos agentes e das instituições nos mercados de trabalho e a sua singularidade face a outros mercados de que se ocupa a microeconomia.
Articulando factos e teorias, no final do curso, os estudantes deverão ser capazes de identificar as principais características e tendências dos mercados de trabalhos dos países da União Europeia e Estados Unidos. Deverão ser capazes de discutir as implicações das intervenções de política pública no comportamento dos empregadores e trabalhadores e identificar os fundamentos económicos das práticas de gestão de recursos humanos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão compreender como a configuração dos incentivos e das instituições de mercado de trabalho condiciona os seus comportamentos e resultados. Espera-se que fiquem melhor habilitados para pensar criticamente sobre políticas como o salário mínimo, a negociação coletiva de salários, o apoio ao rendimento e à família, políticas de migração, políticas anti-discriminação, políticas ativas de emprego. Espera-se também que conheçam as vantagens e inconvenientes dos incentivos que compõem os pacotes remuneratórios dos trabalhadores.
Paralelamente, pretende-se desenvolver a capacidade dos alunos analisarem documentos de política pública ou opiniões de economistas de referência, e recorrendo aos desenvolvimentos teóricos e empíricos da investigação científica da economia do trabalho analisarem criticamente o seu conteúdo.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Capacidade de leitura e compreensão de documentos, textos, e materiais em inglês. Espera-se a compreensão e capacidade de diálogo em inglês.
Programa
- Introdução à Unidade Curricular. a. Breve caracterização de conceitos de mercado de trabalho. b. Tendências recentos dos mercados de trabalho da OCDE.
- Oferta de Trabalho. a. Fundamentos da Teoria do Consumidor (revisões). b. A Decisão Individual de Oferta de Trabalho. c. Oferta de Trabalho Individual. d Oferta de Trabalho e Política Fiscal e Resdistributiva. Aplicações: Rendimento Social de Inserção; Rendimento Básico Incondicional; Earned Income Tax Credit; Taxa Implícita de imposto. Oferta de Trabalho e Conjuntura Económica; Trabalho Doméstico e Oferta de Trabalho na Família.
- Procura de Trabalho. a. Procura de Trabalho no Curto Prazo e no Longo Prazo. b. Progresso Tecnológico e Polarização de Emprego.
- O Equilíbrio de Mercado. a. Mercado Concorrencial. b. Monopsónio. c. Aplicações: Migrações Internacionais.
- Instituições de Mercado de Trabalho, Salário Mínimo, Negociação coletiva, Negociação salarial e sindicatos.
- Desemprego, Políticas de Emprego e Proteção Laboral.
- Discriminação no Mercado de Trabalho. a. Discriminação e Preconceito; b. Discriminação Estatística; c. Medição da Discriminação. d. Aplicação: Políticas anti-discriminação.
- Remuneração e Incentivos. a. A Remuneração como Instrumento de Motivação. b. Incentivos Individuais e de Grupo. c. Salários de Eficiência.
- Educação e Formação Profissional.
- Diferenciais compensatórios.
Bibliografia Obrigatória
Borjas George J.;
Labor economics. ISBN: 978-1-259-25236-5
Tito Boeri;
The economics of imperfect labor markets. ISBN: 978-0-691-20636-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas seguidas de momentos de aplicação dos conhecimentos adquiridos à discussão de instrumentos específicos das políticas sociais e políticas de emprego e de práticas de gestão de recursos humanos.
Software
n.a.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Economia do trabalho
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
90,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
42,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes inscritos podem obter frequência à unidade curricular através de:
- Avaliação distribuída ao longo do semestre académico;
- Exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
A. Componentes da avaliação distribuída sem exame final:
- 2 testes parciais com consulta livre dos materiais da unidade curricular, de materiais de política pública que serão base dos testes disponibilizados alguns dias antes da data de cada teste, ou outros. Os testes serão realizados durante o semestre académico, e focarão os tópicos apresentados nos materiais de política pública disponibilizados. Não será permitida consulta de materiais online, apenas materiais físicos.
- Participação em aula. Terá como referência a assiduidade às aulas e a pertinência da participação em sala de aula.
B. Cálculo da nota final em avaliação distribuída:O estudante obtém a classificação final correspondente à mais alta entre: (1) a média ponderada dos testes; (2) a média ponderada de 45% de cada teste e 10% da nota da participação. Assim a sua classificação final (CF) obtida em avaliação distribuída corresponde a:
CF=max[(50% nota T1) + (50% nota T2); (45% nota T1) + (45% nota T2) + (10% nota Participação)]
Nota: Na avaliação distribuída, a nota mínima em cada 1 dos testes parciais é de 8,0 valores. Se o aluno obtiver uma nota inferior a 8,0 valores num dos testes parciais, a sua nota máxima em avaliação distribuída é no máximo de 8 valores.
C. Obtenção de classificação final por exame final
A entrega dos testes vincula os estudantes ao regime de avaliação distribuída.
Na ausência a pelo menos 1 dos testes, ou em caso de não aprovação em avaliação distribuída, o estudante pode decidir obter classificação final através da nota do exame final de época normal ou de época de recurso, caso em que a nota do exame vale 100% da classificação final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplica-se o regulamento de avaliação de conhecimentos (RAC).
Melhoria de classificação
Os estudantes poderão realizar exame para melhoria de classificação, de acordo com o estabelecido no regulamento de avaliação de conhecimentos (RAC).
Os estudantes integrados na avaliação distribuída ou na avaliação por exame final em época regular poderão optar por tentar melhorar a classificação final, realizando o exame final em qualquer época disponível para eles, valendo este 100% da classificação final.
Observações
O exame de época de recurso é por defeito escrito, mas pode por decisão da equipa docente ser oral. Para tal, a equipa docente comunicará a eventual adoção do método oral na altura de publicação de resultados da época regular.