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Mercados para a Cultura

Código: 1OP09     Sigla: MC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Ciências Sociais
Instituição Responsável: Faculdade de Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 6 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81
LGES 32 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma introdução à economia da cultura, à gestão cultural e à sociologia da cultura, e à interdisciplinaridade entre elas na abordagem do setor cultural.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de identificar os principais problemas, conceitos, objetos e metodologias que caracterizam as abordagens do "setor cultural" pela economia, a gestão e a sociologia; e deverão ser capazes de aplicar criticamente esses conhecimentos a situações concretas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhuns.

Programa

1. Introdução: Economia da cultura, sociologia da cultura e gestão cultural:

 1.1. Perspetivas, conceitos e relações entre as disciplinas

 1.2. Características e especificidades das abordagens pela cultura

 1.3. A cultura e o setor cultural nas sociedades contemporâneas

2. "Mercados" para a cultura:

 2.1. Artes, indústrias e património

 2.2. Trabalho, emprego e profissionalização

 2.3. Modelos de organização e gestão de organizações culturais

  2.3.1. Público vs. privado; lucrativo vs. não-lucrativo

 2.4. Práticas de cultura, consumo e públicos culturais

3. Modelos de políticas culturais

Bibliografia Obrigatória

Throsby, David; Economics and culture. ISBN: 0-521-58406-X

Bibliografia Complementar

Ruth Towse & Trice Navarrete Hernández (eds); Handbook of Cultural Economics. 3rd edition, Edward Elgar Publishing, 2020

Observações Bibliográficas

O programa baseia-se principalmente na bibliografia referida. Serão facultados textos seleccionados aos estudantes durante as aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A principal estratégia reside na organização temática do programa, que se espera facilitadora de duas dimensões esperadas da aprendizagem:

 1. articular teoria e aplicação prática (através de informação estatística e casos concretos, incluindo, quando possível, a presença de especialistas convidados e visitas a instituições culturais)

 2. motivar os estudantes para a realização trabalhos práticos, como exercícios de aplicação de conhecimentos a situações reais, e de desenvolvimento de autonomia e trabalho de equipa.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia
Ciências Sociais > Economia
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 12,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A participação no regime de avaliação distribuída exige um número mínimo de presenças nas aulas correspondente a 75% do total efectivamente leccionado.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nesta UC, existem duas opções de avaliação:

1. Distribuída, com as seguintes componentes:

- um trabalho individual ou de grupo (máximo dois alunos por grupo) sobre um tema, aplicado a um estudo de caso;
- uma prova escrita individual a realizar no final do semestre (no dia do exame final da Época Normal).
A classificação final será a média ponderada das classificações obtidas nas duas provas, na seguinte forma: trabalho: 50% + prova escrita: 50%. Exige-se uma classificação mínima de 7.5 valores na prova escrita.

2. Exame final (100%) .

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n.a.

Melhoria de classificação

De acordo com o RAC.
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