Código Oficial: | 9847 |
Sigla: | MIMV |
Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para a biologia. Conhecer exemplos da biologia ilustrativos da aplicação desses conceitos. Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia.
OBJETIVOS:
-PRETENDE-SE QUE OS ALUNOS ADQUIRAM CONCEITOS BÁSICOS DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CÉLULA, E SUA RELAÇÃO COM A FISIOLOGIA, IDADE, ADAPTAÇÃO E PATOLOGIA ASSOCIADA.
Mais especificamente:
-Noções específicas da estrutura e função dos diferentes componentes celulares.
-Saber utilizar em autonomia o microscópio ótico (MO).
-Saber utilizar o microscópio de fluorescência (MF).
-Obter formação básica em microscopia eletrónica de transmissão (TEM).
-Obter formação básica no processamento para MO, histoquímica, imunocitoquímica, imunohistoquímica e TEM.
-Saber identificar as estruturas celulares ao MO e TEM.
- Fornecer aos alunos os conhecimentos em citogenética básica, com especial referência à organização dos cromossomas sob os pontos de vista morfológico, estrutural e funcional. - Fornecer aos alunos conhecimentos em citogenética patológica, com especial referência aos tipos de mutações que podem alterar a organização do cromossoma e respetivas consequências. - Pretende-se que os alunos, no final do ano letivo, tenham adquirido conhecimentos de citogenética suficientes para aplicar à patologia veterinária, com especial incidência nos problemas de infertilidade e nas situações de patologia tumoral.
A unidade curricular de ETOLOGIA integra o plano de estudos do mestrado integrado em Medicina Veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. É uma disciplina semestral do 1º ano, com uma carga horária de quatro horas semanais, distribuídas por duas aulas teóricas e duas aulas práticas.
É uma disciplina de formação geral, que pretende sensibilizar os alunos para a importância do estudo do comportamento animal nas suas vertentes teórica e aplicada, sendo abordados temas que servirão de base a disciplinas lecionadas posteriormente.
O objetivo desta UC é familiarizar os estudantes com conceitos e técnicas matemáticas/estatísticas necessários para uma correta formulação e interpretação de modelos biológicos.
Pretende-se que o estudante aprenda a utilizar os princípios básicos da Química para compreender a importância dos elementos químicos essenciais numa perspetiva dos seus ciclos biogeoquímicos e possa interpretar os processos bioquímicos numa perspetiva estrutural e reacional.
Pretende-se que o estudante fique apto a manusear uma ferramenta que lhe permita interpretar qualitativa e quantitativa os mecanismos através dos quais a energia flui numa célula viva.
Pretende-se que o estudante integre os conhecimentos das várias áreas da Química para interpretar a Química Biológica.
Aprendizagem de conceitos básicos de Agricultura Geral e de Ecologia, tendo em conta o perfil dos futuros licenciados em Medicina Veterinária.
É objetivo da unidade curricular (UC) de Fisiologia Geral o estudo das funções normais do organismo dos animais domésticos, da célula aos sistemas de órgãos mais complexos. Esta UC está integrada com a UC Fisiologia Veterinária (1º semestre do 2º ano), para que sejam abordados os temas mais relevantes para compreender os conteúdos das UCs pré-clínicas e clínicas do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV).
Adquirir conhecimentos sobre:
- a estrutura e replicação do material genético e a sua organização
- a organização dos genes nos procariotas e eucariotas
- a informação contida no genoma e como é expressa, transcrita e traduzida – os diferentes tipos de moléculas de RNA que existem
- os mecanismos de processamento dos RNAs
- técnicas de DNA recombinante
– alterações e mutações que podem ocorrer no DNA
- mecanismos de recombinação
- regulação da expressão génica nos procariotas e eucariotas
– vírus e oncogenes.
Conferir conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura de células, dos tecidos e dos órgãos, a nível da microscopia, sobretudo óptica mas também electrónica, e sobre a respetiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases para uma melhor compreensão de áreas como Anatomia e Fisiologia Veterinária, Bioquímica, Imunologia, Patologia Veterinária e outras. No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar diferenciadamente os vários tecidos e alguns órgãos (esta componente será ampliada na Histologia e Embriologia Animal II), descrevendo de uma forma sistemática a histofisiologia subjacente.
Reconhecer a importância da Microbiologia na sua vida prática, no ambiente do planeta, na saúde de plantas e animais e no desenvolvimento de outras Ciências Biomédicas.
Enunciar as características estruturais básicas conhecidas hoje para os vírus, bactérias, fungos e protozoários.
Citar diferentes estratégias usadas por diferentes bactérias para a obtenção de energia e de elementos para a biossíntese.
Descrever matematicamente o crescimento bacteriano; enunciar fatores que afetam esse crescimento.
Explicar em quê que diferem as bactérias e vírus dos organismos eucariotas em termos de organização genética e troca de material genético entre indivíduos.
Reconhecer fatores de virulência ou patogenicidade microbiana.
Enunciar os principais componentes dos sistemas de defesa contra infeções presentes em animais vertebrados.
Citar mecanismos de atuação de alguns dos antibióticos presentemente disponíveis e reconhecer potenciais novos alvos para atuação de futuros quimioterápicos.
Explicar como surgem as resistências bacterianas aos antibióticos e como pode ser evitado esse surgimento.
Executar corretamente a técnica asséptica de manipulação de microrganismos e respeitar regras de biossegurança.
Usar corretamente o microscópio ótico para a observação de microrganismos.
Usar diferentes técnicas de coloração para a visualização e classificação de microrganismos.
Usar de forma apropriada alguns testes metabólicos para a identificação microbiana.
Quantificar as bactérias e fagos presentes numa amostra.
Analisar uma amostra de água para a presença de coliformes fecais.
Encontrar de forma eficaz e crítica as fontes bibliográficas que lhes permitam atualizar estes conhecimentos ao longo dos anos.
1. Racionalizar os sistemas vivos com base nos princípios gerais da Química. Apresentar a Química Biológica como um subconjunto da Química.
2. Correlacionar conhecimentos da Química Orgânica e da Química Inorgânica com a Química Biológica.
3. Adquirir conhecimentos específicos sobre as moléculas biológicas e a organização da química celular.
É objetivo da UC de Anatomia Sistemática II o ensino e a aprendizagem, sob uma perspectiva sistemática, dos seguintes capítulos da anatomia: esplancnologia, angiologia, parte do sistema nervoso periférico (nervos cranianos e sistema nervoso autónomo) e órgãos dos sentidos. O cão é utilizado como espécie modelo, sendo ainda estudados, de forma comparada, os seguintes animais domésticos: gato, equinos, bovinos, ovinos, caprinos e suinos.
O metabolismo é um conjunto integrado de reacções químicas que ocorrem nas células com o objectivo de extrair energia do ambiente e usa-la para sintetizar as moléculas necessárias para produzir proteínas, lípidos e carbohidratos essenciais. A Unidade Curricular Bioquímica tem como objectivos o estudo dos mecanismos de regulação dessas vias metabólicas, assim como das vias de transdução de sinal utilizadas pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais extracelulares.
Pretende-se que os alunos desenvolvam e aprofundem conhecimentos das aplicações da genética de populações, quantitativa e molecular no melhoramento e conservação das espécies animais; Avaliação do impacto de diferentes sistemas de acasalamento (consanguinidade e cruzamentos) na produção animal; Desenvolvimento de métodos de avaliação genética e predição da resposta esperada à seleção; Planificação de esquemas de melhoramento organizado nas diferentes espécies pecuárias e piscícolas.
Na continuidade da unidade de Histologia e Embriologia Animal I, ensinar a identificar a microanatomia dos órgãos e a compreender a sua histofisiologia, tendo por base o estudo de espécies de interesse veterinário. Compreender a utilidade da citologia como ferramenta diagnóstica, exemplificando as características de preparações citológicas de diferentes órgãos. Ensino da Embriologia descritiva de espécies de interesse veterinário.
As doenças infecciosas estão entre as doenças mais importantes de animais domésticos. Compete ao veterinário ser capaz de as reconhecer e controlar. Para isso é necessário compreender a microbiologia bem como a patogénese e a epidemiologia das doenças. A Microbiologia Médica Veterinária é a disciplina que incidirá nos aspectos morfológicos, no conhecimento dos mecanismos de patogénse e nos métodos de diagnóstico laboratorial utilizados para a identificação dos microrganismos envolvidos. É dada maior ênfase aos agentes de relevância na saúde animal e às zoonoses.
A unidade curricular de Anatomia Clínica tem como finalidade o conhecimento e a compreensão da anatomia topográfica dos carnívoros, equinos e bovinos, estimulando a capacidade de saber usar o conhecimento anatómico na resolução de problemas clínicos e facultando os alicerces que assistem a procedimentos médicos, diagnósticos e cirúrgicos. A aquisição de conhecimentos sobre a morfologia das aves e coelhos é também finalidade da unidade curricular.
1. Informar sobre o direitos e deveres dos mestres em Medicina Veterinária segundo as regras de natureza ética e deontológica expressas no Código Deontológico vigente e literatura de referência na área da bioética animal;
2. Dar a conhecer um conjunto de normas e directrizes que visam assegurar o bem-estar animal e respectiva responsabilização ético-profissional do Médico Veterinário.
Como resultado da aprendizagem o aluno deverá:
Disponibilizar de conhecimentos básicos que proporcionem uma melhor compreensão das questões económicas em geral e, em particular, da produção agrícola e animal. Pretende-se com isso que aos alunos venham a desenvolver a capacidade de pensar economicamente utilizando para isso os princípios nucleares da economia.
Compreender as problemáticas que se colocam ao gestor no âmbito de uma visão global da empresa na sociedade. Para tal é disponibilizado aos alunos um conjunto de conceitos base, instrumentos e de técnicas de análise de gestão empresarial cujo principal objetivo é auxiliar a tomada de decisão.
1. Aquisição de conhecimentos e competências em imunologia, enfatizando as diversas particularidades de diferentes espécies de animais domésticos. 2. Aquisição de competências para a compreensão de informação básica e avançada na área disciplinar da imunologia veterinária. 3. Desenvolvimento de mecanismos de raciocínio úteis para a interpretação de dados e resolução de problemas de cariz imunológico. 4. Aquisição de hábitos e métodos de auto-aprendizagem, incluindo a boa utilização de bases de dados bibliográficos. 5. Aperfeiçoamento da capacidade de transmissão oral e escrita de informação e conhecimento. 6. Aquisição de conhecimentos e competências para a boa utilização de técnicas laboratoriais imunológicas de diagnóstico. 7. Aperfeiçoamento da capacidade de realização de trabalhos laboratoriais.
O objetivo geral da UC de Nutrição Animal consiste em dotar os estudantes com o conhecimento dos princípios fundamentais da nutrição que contribuem para a otimização da eficiência alimentar, para a prevenção de patologias de origem digestiva e metabólica, para a saúde e o bem-estar animal, para a qualidade dos produtos de origem animal e para a sustentabilidade ambiental, enquadrando-se no conceito One Health. A abordagem comparativa utilizada na UC permite o estudo de diferentes espécies animais de produção e de companhia.
O objectivo central da Unidade de Parasitologia (Veterinária) é o de proporcionar aos alunos um conhecimento geral sobre os principais parasitas e parasitoses que afectam os animais domésticos em Portugal. É ainda objectivo da Unidade fomentar que os alunos desenvolvam uma atitude crítica e hábitos de auto-aprendizagem.
A Patologia Geral estuda os princípios básicos necessários para a compreensão dos processos de doença nos animais. A disciplina está focada nos mecanismos subjacentes ao processo de doença e nas alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas através das quais esta se manifesta. O objetivo principal é o estudo científico da doença e o conhecimento das etiologias, bem como a sua patogenia e possível explicação dos sinais clínicos exibidos. Estuda as alterações estruturais e funcionais provocadas pela doença sendo para tal necessário ter um conhecimento básico da Histologia (organização e arquitetura dos tecidos) e fisiologia (mecanismos de funcionamento da vida). Será também abordada a doença a nível dos ecossistemas com a quebra dos sistemas de homeostasia e perda da biodiversidade e da complexidade dos ecossistemas. Na componente prática serão abordados os aspetos macro e microscópicos dos vários tipos de doenças.
Dotar os alunos de conhecimentos em Farmacologia Básica, com especial referência aos mecanismos de ação (da molécula ao sistema), à farmacocinética, ao relacionamento do mecanismo de ação com a resposta clínica, aos efeitos laterais, problemas clínicos e toxicidade dos diferentes fármacos, e sua aplicabilidade na Terapêutica Veterinária.
1. Dar a conhecer aos estudantes e otimizar os seus conhecimentos sobre as técnicas de diagnóstico por imagem mais utilizadas no contexto clínico nacional e internacional da medicina e cirurgia de animais de companhia, equinos e animais exóticos (radiologia, ecografia, tomografia computorizada, ressonância magnética e cintigrafia).
2. Dotar os estudantes de competências que lhes permitam realizar e interpretar radiografias e ecografias e identificar imagens obtidas por tomografia computorizada, ressonância magnética e cintigrafia.
3. Promover o pensamento crítico no contexto do diagnóstico por imagem.
Habilitar os estudantes a compreender os sistemas de produção em que as espécies animais com maior expressão comercial são exploradas e nos quais os estudantes num futuro próximo, enquanto Médicos Veterinários, virão a intervir.
Técnicas e métodos de diagnóstico e de exploração clinica que exigem a aplicação de meios cirúrgicos. Transmite conhecimentos sobre técnicas e métodos de diagnóstico semiológico aplicados á cirurgia e ainda cuidados pré, intra e pós-operatórios.
A Unidade Curricular de Semiologia Médica de Animais de Companhia tem como objetivo a aquisição de capacidades para realizar a história e exploração clínica dos animais de companhia e reconhecer sinais de enfermidade.
Observações: Os mais elevados padrões de bem estar animal devem ser conseguidos.
Componente teórica:
- Compreender a etiopatogenia, reconhecer o quadro lesional e as alterações inerentes aos processos patológicos que envolvem os aparelhos respiratório, urinário, nervoso, muscular-esquelético, reprodutor e os órgãos linfóides nas espécies animais interesse pecuário, animais de companhia, algumas espécies exóticas e selvagens, animais de laboratório e peixes.
- Relacionar quadros lesionais com o grau de disfunção que implicam.
Componente prática:
- Executar corretamente a técnica de necropsia nas diferentes espécies animais;
- Distinguir alterações patológicas daquelas decorrentes da eutanásia, ou na sequência das alterações cadavéricas;
- Realizar colheita para diagnóstico citológico: executar punção aspirativa com agulha fina (PAAF), proceder à realização do respetivo esfregaço e coloração;
- Realizar corretamente colheitas de amostras biológicas, com seleção e envio de material para os diferentes laboratórios de diagnóstico veterinário (histopatologia, microbiologia, virologia, parasitologia, molecular, toxicológico…);
- Escrever um relatório de necropsia utilizando linguagem e terminologias apropriadas;
- Interpretar relatórios de necropsia e de histopatologia.
Dotar aos estudantes de conhecimentos fundamentais de anestesiologia e analgesia, de forma a capacitá-los para a prática dos protocolos anestésicos e analgésicos mais comuns e prarticados em diversas espécies animais.
Capacitar os estudantes a distinguir e a solucionar as possíveis complicações sistémicas que possam ocorrer durante um protocolo anestésico.
Transmitir aos estudantes procedimentos e meios para identificar e eliminar a dor na prática da medicina veterinária.
Proporcionar aos estudantes conhecimentos cientificos que lhes facilitem a atualização prática permanente, e assim poderem acompanhar as inovações científicas e tecnológica que ocorram nesta área.
Dotar os alunos de conhecimentos em Farmacologia Especial, com relevância para o tratamento de entidades patológicas específicas de cada órgão ou sistema, e dos fármacos importantes no combate das infeções e infestações por agentes microbianos (bactérias, fungos, vírus, protozoários, etc.). Na abordagem de cada grupo de fármacos faz-se especial referência ao mecanismo de ação (da molécula ao sistema), à farmacocinética, ao relacionamento do mecanismo de ação com a resposta clínica, aos efeitos laterais, problemas clínicos e toxicidade, bem como à sua relevância clínica na prática médico-veterinária.
Habilitar os alunos a compreender os sistemas de produção em que as espécies animais com maior expressão comercial são exploradas e nos quais os alunos num futuro próximo, enquanto Médicos Veterinários, virão a intervir.
Práticas de maneio de espécies pecuárias e equinos. Conhecimento dos sinais clínicos de doença em animais de interesse pecuário e equinos. Nónima. Clínica analítica. Características, fisiopatologia, história a exploração física. Conhecimento e prática dos protocolos de investigação dos principais sistemas a órgãos.
O aluno deve conhecer e saber realizar as técnicas cirúrgicas que correntemente se realizam em ruminantes, equinos e suínos. O aluno deve saber adequar os protocolos anestésicos, acessos cirúrgicos e protocolos terapêuticos pré e pós cirúrgicos a diferentes realidades clinico-cirurgicas
Pretende-se que os alunos fiquem a conhecer:
• O âmbito e natureza da epidemiologia enquanto disciplina científica e a sua aplicação prática.
• Os fundamentos, princípios e os métodos na caracterização e no estudo das doenças animais na população.
• As aplicações correntes da epidemiologia em Medicina Veterinária nomeadamente na saúde animal, no bem-estar animal e na saúde pública veterinária.
Pretende-se que os alunos fiquem a conhecer e saber utilizar metodologias fundamentais em epidemiologia designadamente:
1) medição de doença, 2) amostragem, 3) tipos de estudos e realização de estudos epidemiológicos, 4) gestão da saúde animal. 5) Organização, gestão e controlo de doenças em animais.
Conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos, sinais clínicos, métodos de diagnóstico e princípios terapêuticos das doenças de equinos.
Nesta unidade curricular são abordadas as doenças infecciosas com maior importância em bovinos, ovinos, caprinos, equinos, leporídeos e animais aquáticos.
Visa a preparar os estudantes para a prática clínica nestas áreas de produção animal. Na abordagem da Saúde Animal e do controlo das doenças é realçada a implementação de métodos estabelecidos a nível Nacional e Internacional e o seu enquadramento legal. O estudo é orientado para a compreensão dos princípios e enquadramento temporais, o tipo de hospedeiros, enfatizando as Doenças Infecciosas Emergentes e re-Emergentes, as Zoonoses, onde os Conceitos de Uma Só Saúde devem ser integrados no raciocínio técnico-científico.
Os alunos deverão saber descrever, de uma forma crítica, as características a exigir às matérias-primas, os processos e os equipamentos principais da indústria alimentar, incluindo as fases de colheita, captura ou apanha, conservação, transporte, processamento, embalagem e apresentação e comercialização de produtos alimentares, e ainda as formas gerais de proceder à manutenção e higienização dos diversos materiais e equipamentos e à avaliação da qualidade em todas as fases do processo produtivo. É dada ênfase aos produtos com origem nos animais terrestres, por ser esta a área mais tradicionalmente ligada à Medicina Veterinária, mas são incluídas referências a todos os outros alimentos, principalmente ao pescado, em resposta ao que tem sido o interesse profissional manifestado pelos Médicos Veterinários já a trabalhar em Portugal e na Europa.
CONHECIMENTOS: 1) Adquirir conhecimentos fundamentais de toxicologia e ecotoxicologia e a capacidade de os aplicar a diversas situações e contextos; 2) Adquirir conhecimentos e experiência em abordagens, metodologias e técnicas de rotina e novas metodologias.
COMPETÊNCIAS: 1) Estimular e desenvolver a aptidão dos estudantes para a investigação e para a procura de informação científica; 2) Desenvolver a capacidade de integrar o conhecimento adquirido no âmbito de unidades curriculares anteriores na abordagem de questões do foro toxicológico e ecotoxicológico.
ATITUDES: 1) Estimular e desenvolver a capacidade crítica; 2) Estimular e desenvolver a capacidade de trabalho em equipa, de forma integrada e numa perspectiva multidisciplinar; 3) Desenvolver a capacidade de comunicação de forma escrita e oral em diversas situações e contextos; 4) Promover a aquisição e adopção de atitudes responsáveis e eticamente correctas.
1. Conhecimentos de Patologia Cirúrgica em Animais de Companhia: Nómina, técnicas cirúrgicas, etiologia, fisiopatologia, diagnósticos, tratamentos cirúrgicos.
2. Prática de protocolos cirúrgicos de rotina em clínica veterinária de animais de companhia.
O ensino da UC é maioritariamente teórico e teorico-prático no sentido de munir os estudantes dos conhecimentos e capacidades de raciocínio clínico que lhes permita poderem acompanhar, desde o início das UCs de MCAC I e II, do 5º ano, os casos clínicos apresentados ao Hospital Veterinário do ICBAS, independentemente da especialidade, com uma sólida base de conhecimentos. Neste princípio, os objectivos da UC prendem-se sobretudo com o conhecimento das doenças mais frequentes dos animais de companhia, leccionadas por sistemas ou órgãos, incluindo a sua etiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas, métodos auxiliares de diagnóstico, maneio terapêutico e factores de prognóstico. Parte da leccionação teórico-prática será centrada na aprendizagem da aplicação dos métodos de diagnóstico complementares utilizados nos vários sistemas e aparelhos, suas vantagens, riscos, métodos de análise e interpretação.
Objectivos:
- Conhecimento da etiologia, mecanismos fisiopatológicos, sinais clínicos, métodos de diagnóstico, princípios terapêuticos e profilaxia das principais doenças das espécies pecuárias.
- Consciencialização dos alunos para o impacto económico das doenças nas explorações pecuárias e de como uma profilaxia adequada pode minimizar esse impacto
Desenvolver competências sobre parasitoses que afetam os animais de produção e companhia, com especial enfoque no diagnóstico, profilaxia, tratamento e vigilância.
Dotar os alunos com os conceitos e fundamentos da Saúde Pública Veterinária (SPV) tal como esta é entendida, actualmente, em Portugal, na União Europeia e pelas organizações internacionais. Neste contexto incluem-se conhecimentos de enquadramento político, económico e social necessários para entender o contexto da SPV. Proporcionar-lhes as chaves interpretativas que lhes permitam compreender e dar resposta às expectativas da sociedade face ao desempenho dos médicos veterinários no âmbito do exercício da sua actividade profissional. Abordar os aspectos científicos, técnicos e legais bem como metodologias adoptadas para garantir a segurança alimentar, a saúde animal, o bem-estar dos animais e contribuir assim para os elevados níveis de Saúde Pública que os cidadãos europeus legitimamente esperam dos sistemas de produção de alimentos e da cadeia alimentar como um todo. Exercitar os alunos no uso das leis e métodos adequados para atingir esta finalidade. Aprofundar o conceito "One Health", abordando as várias dimensões de que este se reveste e relfetir de forma aprofundada sobre o mesmo.
A Tecnologia Alimentar II tem como objetivo o conhecimento e a compreensão dos processos tecnológicos relativos à obtenção e ao processamento dos principais géneros alimentícios de origem animal. Estes têm como base a carne, o leite, os ovos e o peixe.
Adicionalmente, estimula-se a reflexão sobre a forma como a produção e o processamento de géneros alimentícios impactam na saúde dos humanos e no equilíbrio ecológico do planeta.
1.Sensibilizar os estudantes para a importância da Inspecção Sanitária como competência do Médico Veterinário Oficial e para o seu contributo na protecção da Saúde Pública e da Saúde e do Bem Estar Animal. 2.Fornecer os fundamentos científicos, técnicos e legais da Inspecção Sanitária de Alimentos, particularmente os de origem animal.
3.Motivar para o exercício de funções na área da Higiene Pública Veterinária, na interface Saúde Animal-Saúde Humana e Ambiente, enquadrando a sua atividade no paradigma One Health.
4.Estimular a aptidão para a pesquisa de informação numa perspectiva multidisciplinar e de permanente actualização, por forma a integrar conhecimentos adquiridos no âmbito de outras unidades curriculares.
O objectivo da unidade curricular (UC) é integrar e apurar as capacidades de execução de procedimentos clínicos aprendidos em disciplinas de carácter semiótico, assim como desenvolver o raciocínio clínico e sua aplicação em situações reais, aplicando os conhecimentos aprendidos nas UC dos anos anteriores. O facto de os estudantes trabalharem com casos reais apresentados ao UPVet-Hospital Veterinário da Universidade do Porto, sob supervisão e responsabilidade do Corpo Docente e do Corpo Clínico, permite o desenvolvimento de capacidades de comunicação e princípios éticos de exercício profissional, tão importantes como as capacidades técnicas. A actividade exercida junto dos animais hospitalizados, sempre supervisionada, permite o desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade individual e trabalho em equipa, que constitui a base da actividade clínica médico-veterinária.
O objetivo da disciplina é o de melhorar a capacidade do aluno para aplicar os procedimentos clínicos, bem como desenvolver o raciocínio clínico e sua aplicação em situações reais. O trabalho com casos reais nas saidas de clínica ambulatoria permite o desenvolvimento das competencias clinicas e de relacionamento com os clientes.
Adquirir conhecimentos de Teriogenologia de bovinos, cães, gatos e saber interrelacioná-los. Saber:
Obj.1. Fêmea
Obj.2. Macho
O objectivo da unidade curricular (UC) é apurar as capacidades de execução de procedimentos clínicos aprendidos em disciplinas de carácter semiótico, assim como desenvolver o raciocínio clínico e sua aplicação em situações reais, aplicando os conhecimentos aprendidos nas UC dos anos anteriores. O facto de os estudantes trabalharem com casos reais apresentados ao UPVet-Hospital Veterinário da Universidade do Porto, sob supervisão e responsabilidade do Corpo Docente e do Corpo Clínico, permite o desenvolvimento de capacidades de comunicação e princípios éticos de exercício profissional, tão importantes como as capacidades técnicas. A actividade exercida junto dos animais hospitalizados, de novo supervisionada, permite o desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade individual e trabalho em equipa, que constitui a base da actividade clínica medico-veterinária.
O objetivo da disciplina é o de melhorar a capacidade do aluno para aplicar os procedimentos clínicos, bem como desenvolver o raciocínio clínico e sua aplicação em situações reais. O trabalho com casos reais nas saidas de clínica ambulatoria permite o desenvolvimento das competencias clinicas e de relacionamento com os clientes.
Objectivos gerais: Dar ao aluno conhecimentos sobre o maneio reprodutivo e principais intervenções veterinárias na área de Teriogenologia de espécies pecuárias e de equinos.
Objectivos específicos: No fim do curso os alunos devem saber executar:
Ruminantes
· Exame da fertilidade potencial do macho (exame clínico-genital, colheita e avaliação de sémen, testes de líbido)
· Castração cirúrgica
· Vasectomia e epididectomia caudal
· Diagnóstico de gestação por ecografia (pequenos ruminantes)
· Inseminação artificial cervical (ovelha)
· Sincronização do cio (ovelha)
Equinos
· Detecção de cios
· Exame da genitália externa, vaginoscopia
· Colheita de material e interpretação de citologias uterinas
· Colheita de material e interpretação de biópsias do endométrio
· Colheita e avaliação de material para exame microbiológico
· Execução e interpretação de ecografias reprodutivas
· Exame clínico-genital do garanhão
· Colheita e avaliação de sémen do garanhão
· Inseminação artificial
· Processamento de sémen refrigerado para envio
Suínos
· Diagnóstico de gestação por ecografia
· Colheita e avaliação de sémen do varrasco
· Inseminação artificial
· Castração do varrasco