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Bem-estar Animal, Deontologia e Ética Veterinária

Código: MV228     Sigla: BADEV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 17-02-2025 a 13-06-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Clínicas Veterinárias
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 63 Plano Oficial em Vigor 2 - 1 14 27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Claudia Sofia Narciso Fernandes Baptista Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Claudia Sofia Narciso Fernandes Baptista 0,571
Eduarda Maria Freitas Gomes da Silva Neves 0,429

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Informar sobre o direitos e deveres dos mestres em Medicina Veterinária segundo as regras de natureza ética e deontológica expressas no Código Deontológico vigente e literatura de referência na área da bioética animal;

2. Dar a conhecer um conjunto de normas e directrizes que visam assegurar o bem-estar animal e respectiva responsabilização ético-profissional do Médico Veterinário.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Conhecimento sobre o Código Deontológico Médico-Veterinário e a legislação nacional e internacional vigente relativa ao bem-estar animal;

2. Reflexão sobre os direitos e deveres dos Médicos Veterinários segundo as regras de natureza ética e deontológica expressas no Código Deontológico e literatura de referência na área da bioética animal;

3. Reflexão sobre a responsabilização ético-profissional do Médico Veterinário relativamente a questões prementes para o bem-estar animal;

4. Desenvolvimento de uma consciência ética no exercício da profissão médico-veterinária;

5. Compreensão sobre a existência de diferentes perspetivas e abordagens para um mesmo dilema ético;

6. Promoção do pensamento crítico na abordagem das diferentes questões éticas que envolvem a utilização de animais;

7. Promoção da autoconsciência para a necessidade permanente de atualização dos conhecimentos na área.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. CÓDIGO DEONTOLOGICO MÉDICO-VETERINÁRIO

Parte I. Disposições gerais
Parte II. Deveres para com os animais
Parte III. Deveres para com a comunidade e clientes
Parte IV. Deveres para com os colegas e a equipa de trabalho
Parte V. Deveres para com a ordem e as autoridades competentes
Parte VI. Deveres relativos ao uso de medicamentos, de biocidas e de produtos veterinários
Parte VII. Deveres para com o ambiente
Parte VIII. Disposições finais e transitórias

2. BEM-ESTAR ANIMAL

2.1. Conceitos gerais;
2.2. Especificações: animais de companhia, espécies pecuárias, espécies selvagens, animais de laboratório;
2.3. Legislação nacional e comunitária para a proteção dos animais.

3. DILEMAS ÉTICOS

3.1. Plataformas online (http://ae.imcode.com/ e https://www.foodethicscouncil.org/resources/ethicaltools/ethicalmatrix.html)
3.2. Casos problema.

4. SEMINÁRIOS: Apresentação e discussão de monografias (temas selecionados pelos estudantes, relativos a bem-estar animal, deontologia e ética).

Bibliografia Obrigatória

OMV;Código Deontológico Médico-Veterinário
Federação dos Veterinários da Europa;Código de Boas Práticas Veterinárias
Rollin Bernard E.; An introduction to veterinary medical ethics
Yeates James; Animal welfare in veterinary practice. ISBN: 978-1-444-33487-6
Sandoe Peter; Ethics of animal use. ISBN: 978-1-4051-5120-7

Bibliografia Complementar

OMV;Regulamento disciplinar da Ordem dos Médicos Veterinários
OMV;Estatutos - Ordem dos Médicos Veterinários
Federação dos Veterinários da Europa - FVE; European Veterinary Code of Conduct and Veterinary Act
Legislação nacional; vigente
Webster John 340; Management and welfare of farm animals. ISBN: 978-1-4051-8174-7
Grandin Temple 340; Improving animal welfare. ISBN: 978-1-84593-541-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Aulas expositivas com resolução de problemas e debates;

2. Apresentação e discussão de dilemas éticos;

3. Plataformas interativas online;

4. Trabalhos de grupo (monografia submetida via Turnitin e apresentação oral em seminários) com avaliação pelos pares e pelos docentes;

5. Atividades no Moodle (avaliação contínua);

6. Feedback pedagógico;

7. Fórum de divulgação e de dúvidas.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ética em ciências da saúde
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina Veterinária

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Trabalho escrito 60,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 8,00
Trabalho escrito 13,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Total: 27,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:

Nota final (20 valores) = 0,6 x nota da monografia + 0,2 x nota da apresentação + 0,2 x nota dos exercícios/atividades no Moodle.

1. Elaboração do trabalho de grupo (monografia) a ser apresentado nos seminários ou trabalho individual a ser apresentado em exame final (12/20 valores): 1.1. Organização e estruturação dos conteúdos (4/12 valores); 1.2. Expressão escrita (2/12 valores); 1.3. Originalidade (2/12 valores); 1.4. Apresentação gráfica (2/12 valores); 1.5. Pesquisa bibliográfica (2/12 valores).

2. Apresentação oral do trabalho de grupo (4/20 valores);

3. Haverá 4 exercícios/atividades individuais no Moodle (4/20), 1 valor cada (anunciados oportunamente via Moodle).

Não existe nota mínima nem obrigatoriedade em realizar cada uma das componentes de avaliação, sendo que a aprovação à UC implica a obtenção de uma classificação total de 9,5 valores.

Avaliação pelos pares intra-grupo (monografia, 12/20): O grupo decide que nota atribuir a cada um dos elementos, sendo que a média do grupo tem de ser exatamente igual à nota atribuída pelos docentes.

Provas e trabalhos especiais

Exercícios/atividades individuais no Moodle. A monografia (trabalho de grupo ou individual) deverá ser submetida no Moodle, via Turnitin.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Similar às restantes avaliações mas o trabalho será individual. Respetiva apresentação oral a realizar na época de exames de recurso.

Melhoria de classificação

Similar às restantes avaliações mas o trabalho será individual. Respetiva apresentação oral a realizar na época de exames de recurso.

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