Código: | MV228 | Sigla: | BADEV |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Básicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Clínicas Veterinárias |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Veterinária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMV | 63 | Plano Oficial em Vigor | 2 | - | 1 | 14 | 27 |
Docente | Responsabilidade |
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Claudia Sofia Narciso Fernandes Baptista | Regente |
Teórica: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,00 |
Claudia Sofia Narciso Fernandes Baptista | 0,571 | ||
Eduarda Maria Freitas Gomes da Silva Neves | 0,429 |
1. Informar sobre o direitos e deveres dos mestres em Medicina Veterinária segundo as regras de natureza ética e deontológica expressas no Código Deontológico vigente e literatura de referência na área da bioética animal;
2. Dar a conhecer um conjunto de normas e directrizes que visam assegurar o bem-estar animal e respectiva responsabilização ético-profissional do Médico Veterinário.
1. Conhecimento sobre o Código Deontológico Médico-Veterinário e a legislação nacional e internacional vigente relativa ao bem-estar animal;
2. Reflexão sobre os direitos e deveres dos Médicos Veterinários segundo as regras de natureza ética e deontológica expressas no Código Deontológico e literatura de referência na área da bioética animal;
3. Reflexão sobre a responsabilização ético-profissional do Médico Veterinário relativamente a questões prementes para o bem-estar animal;
4. Desenvolvimento de uma consciência ética no exercício da profissão médico-veterinária;
5. Compreensão sobre a existência de diferentes perspetivas e abordagens para um mesmo dilema ético;
6. Promoção do pensamento crítico na abordagem das diferentes questões éticas que envolvem a utilização de animais;
7. Promoção da autoconsciência para a necessidade permanente de atualização dos conhecimentos na área.
1. CÓDIGO DEONTOLOGICO MÉDICO-VETERINÁRIO
Parte I. Disposições gerais
Parte II. Deveres para com os animais
Parte III. Deveres para com a comunidade e clientes
Parte IV. Deveres para com os colegas e a equipa de trabalho
Parte V. Deveres para com a ordem e as autoridades competentes
Parte VI. Deveres relativos ao uso de medicamentos, de biocidas e de produtos veterinários
Parte VII. Deveres para com o ambiente
Parte VIII. Disposições finais e transitórias
2. BEM-ESTAR ANIMAL
2.1. Conceitos gerais;
2.2. Especificações: animais de companhia, espécies pecuárias, espécies selvagens, animais de laboratório;
2.3. Legislação nacional e comunitária para a proteção dos animais.
3. DILEMAS ÉTICOS
3.1. Plataformas online (http://ae.imcode.com/ e https://www.foodethicscouncil.org/resources/ethicaltools/ethicalmatrix.html)
3.2. Casos problema.
4. SEMINÁRIOS: Apresentação e discussão de monografias (temas selecionados pelos estudantes, relativos a bem-estar animal, deontologia e ética).
1. Aulas expositivas com resolução de problemas e debates;
2. Apresentação e discussão de dilemas éticos;
3. Plataformas interativas online;
4. Trabalhos de grupo (monografia submetida via Turnitin e apresentação oral em seminários) com avaliação pelos pares e pelos docentes;
5. Atividades no Moodle (avaliação contínua);
6. Feedback pedagógico;
7. Fórum de divulgação e de dúvidas.
Designação | Peso (%) |
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Prova oral | 20,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 8,00 |
Trabalho escrito | 13,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Total: | 27,00 |
Fórmula de avaliação:
Nota final (20 valores) = 0,6 x nota da monografia + 0,2 x nota da apresentação + 0,2 x nota dos exercícios/atividades no Moodle.
1. Elaboração do trabalho de grupo (monografia) a ser apresentado nos seminários ou trabalho individual a ser apresentado em exame final (12/20 valores): 1.1. Organização e estruturação dos conteúdos (4/12 valores); 1.2. Expressão escrita (2/12 valores); 1.3. Originalidade (2/12 valores); 1.4. Apresentação gráfica (2/12 valores); 1.5. Pesquisa bibliográfica (2/12 valores).
2. Apresentação oral do trabalho de grupo (4/20 valores);
3. Haverá 4 exercícios/atividades individuais no Moodle (4/20), 1 valor cada (anunciados oportunamente via Moodle).
Não existe nota mínima nem obrigatoriedade em realizar cada uma das componentes de avaliação, sendo que a aprovação à UC implica a obtenção de uma classificação total de 9,5 valores.
Avaliação pelos pares intra-grupo (monografia, 12/20): O grupo decide que nota atribuir a cada um dos elementos, sendo que a média do grupo tem de ser exatamente igual à nota atribuída pelos docentes.
Similar às restantes avaliações mas o trabalho será individual. Respetiva apresentação oral a realizar na época de exames de recurso.
Similar às restantes avaliações mas o trabalho será individual. Respetiva apresentação oral a realizar na época de exames de recurso.