Código: | MV425 | Sigla: | SP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Segurança Alimentar e Saúde Pública |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Estudos de Populações |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Veterinária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMV | 61 | Plano Oficial em Vigor | 4 | - | 4,5 | 56 | 121,5 |
Docente | Responsabilidade |
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João José Rato Niza Ribeiro | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
João José Rato Niza Ribeiro | 2,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 4 | 8,00 |
Ana Sofia Araújo Pinto de Carvalho | 0,714 | ||
João José Rato Niza Ribeiro | 6,714 | ||
Katia Cristina Pinello | 0,572 |
Dotar os alunos com os conceitos e fundamentos da Saúde Pública Veterinária (SPV) tal como esta é entendida, actualmente, em Portugal, na União Europeia e pelas organizações internacionais. Neste contexto incluem-se conhecimentos de enquadramento político, económico e social necessários para entender o contexto da SPV. Proporcionar-lhes as chaves interpretativas que lhes permitam compreender e dar resposta às expectativas da sociedade face ao desempenho dos médicos veterinários no âmbito do exercício da sua actividade profissional. Abordar os aspectos científicos, técnicos e legais bem como metodologias adoptadas para garantir a segurança alimentar, a saúde animal, o bem-estar dos animais e contribuir assim para os elevados níveis de Saúde Pública que os cidadãos europeus legitimamente esperam dos sistemas de produção de alimentos e da cadeia alimentar como um todo. Exercitar os alunos no uso das leis e métodos adequados para atingir esta finalidade. Aprofundar o conceito "One Health", abordando as várias dimensões de que este se reveste e relfetir de forma aprofundada sobre o mesmo.
Os alunos ficam a conhecer o âmbito, as obrigações e as competências necessárias para a prática da Saúde Pública Veterinária. Passam a dominar os princípios e os fundamentos de Segurança Sanitária dos Alimentos e os métodos para os atingir nomeadamente os instrumentos de controlo e monitorização aplicáveis desde a produção-primária até ao consumo final dos géneros alimentícios, ao longo de todas as etapas da cadeia. Passam a conhecer a legislação aplicável e ficam a compreender as questões relevantes relativas ao bem-estar animal e à problemática para a saúde pública da emergência de resistências aos antimicrobianos. Ficam familiarizados com o âmbito e o tema de Uma Saúde.
Pré-requisitos: 1) as áreas de microbiologia em geral (bacteriologia, virulogia, parasiologia e micologia);
Co-requisitos: 1) tecnologia alimentar; 2) inspeção sanitária
Parte 1. Introdução
Parte 2. Proteção da cadeia alimentar e da saúde e bem-estar animal
Esta componente cobre a abordagem europeia relativa à saúde pública veterinária na qual se englobam os domínios da produção animal e de alimentos.
* Parte 3. Um mundo uma saúde
Esta componente cobre o conceito abrangente de uma saúde relativamente ao qual se compreendem aspetos clássicos como o do controlo e profilaxia da raiva e outras zoonoses mas que abre para novos domínios como são o das doenças veiculadas por vetores e o das resistências a antibióticos, entre outros.
Seminários: Realização de seminários sobre temas relevantes para a saúde pública. Habitualmente são realizadas 3 aulas de seminário com duração de 2 horas cada. Exemplos de temas abordados: a) Organização e funções dos serviços veterinários em Portugal; b) Controlos realizado através do sistema IMSOC (TRACES e nos PIF); c) Medicamento veterinário: Legislação associada e Resistências a antibióticos; d) Médico Veterinário Municipal; 5) Lei da Saúde Animal.
As aulas práticas incidem sobre alguns dos temas marcados com asterisco
Monografias: os temas a debater sob a forma de monografias são baseados nas temáticas abordadas durante o semestre e variam anualmente.
Explicitação do programa. Cada tópico, coincide com uma ou duas horas de aula teórica. As aulas de seminário têm a duração de duas horas. A sequência de aulas e os temas poderão estar sujeitos a alterações.
Aulas teóricas: exposição oral de temas; Aulas práticas:análise de documentos e sua discussão quando se trate de legislação. Monografias: realização de trabalhos de monografia sobre temas propostos no início do semestre. Aulas de seminário apresentadas por palestrantes convidados.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 25,50 |
Total: | 121,50 |
1. Um exame final contribui com 50% da nota final distibuído da seguinte forma: 45% atribuído ao exame da matéria transmitida em aula teórica; 5% à matéria dos seminários.
2. Uma monografia elaborada e discutida ao longo do semestre, por grupos de 3 - 4 alunos, contribui com 30% da nota final.
3. Os relatórios dos exercícios das aulas práticas bem como a participação individual em sala contribuem com 20% da nota final. Nas aulas práticas decorrem com grupos de 3 - alunos.
Frequencia das aulas teóricas e das práticas é obrigatória.
Classificação Final = (0,45 * Nota do exame teórico)+(0,05 * NOta do exame a matéria dos seminários)+(0,3 * Nota da Monografia)+(0,20 * Nota da intervenção e discussão nas aulas práticas e relatórios dos trabalhos práticos)
Pré-requisitos para aprovação final:
1. Obrigatório nota mínima de 10 (9,5) no exame Final e Monografia.
2. Presença obrigatória às aulas teóricas e às práticas. Admitem-se: 3 faltas no máximo a cada tipo de aula.
- nota: a presença às aulas de seminário é obrigatória, sendo a falta contabilizada nas faltas a aulas práticas.
3. Entrega dos respetivos relatórios práticos e do traballho de monografia.
Monografias: os temas a debater sob a forma de monografias são baseados nas temáticas abordadas no âmbito das aulas teóricas, durante o semestre e variam anualmente . O proposito das monografias é o de levar os alunos a investigar temas relavantes para a SPV, e de os comunicar sob a froma de exposição oral aos colegas seguida de discussão em plenário.