Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MV125

Histologia e Embriologia Animal I

Código: MV125     Sigla: HEAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 17-02-2025 a 13-06-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 87 Plano Oficial em Vigor 1 - 4,5 56 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Jorge Pereira Córdova Marcos Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Ricardo Jorge Pereira Córdova Marcos 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 4 8,00
Ricardo Jorge Pereira Córdova Marcos 8,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conferir conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura de células, dos tecidos e dos órgãos, a nível da microscopia, sobretudo óptica mas também electrónica, e sobre a respetiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases para uma melhor compreensão de áreas como Anatomia e Fisiologia Veterinária, Bioquímica, Imunologia, Patologia Veterinária e outras. No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar diferenciadamente os vários tecidos e alguns órgãos (esta componente será ampliada na Histologia e Embriologia Animal II), descrevendo de uma forma sistemática a histofisiologia subjacente.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão da unidade curricular espera-se que o estudante seja capaz de:

- reconhecer as características e células constituintes dos 4 tecidos fundamentais (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso), incluindo os tecidos conjuntivos com propriedades especiais (tecido ósseo, cartilagíneo, adiposo, sangue, tecido hematopoiético);

- identificar os diversos tipos celulares nesses tecidos;

- compreender a organização, as funções e as características estruturais dos vários órgãos do sistema nervoso, órgãos linfóides e pele e dos seus anexos nas diversas espécies veterinárias.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo de Histologia
Introdução à Histologia. Tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido adiposo, cartilagem, tecido ósseo e ossificação, tecido muscular, tecido nervoso, sangue, medula óssea e hemocitopoiese. Introdução ao estudo do sistema imunitário, órgãos linfáticos, sistema circulatório, pele, anexos cutâneos e cascos.

 

Bibliografia Obrigatória

Eurell Jo Ann; Dellmann.s textbook of veterinary histology. ISBN: 0-7817-4148-3 ((5ª edição; a 4ª edição existe na biblioteca; a 6ª edição também pode ser usada))
Bacha Jr. William J.; Color atlas of veterinary histology. ISBN: 0-8121-1303-9 ((A 1a e 2a edição do atlas são semelhantes, podendo ser igualmente utilizadas.))

Bibliografia Complementar

Samuelson Don A.; Textbook of veterinary histology. ISBN: 0-7216-8174-3
Banks William J.; Applied veterinary histology. ISBN: 0-8016-6610-4
Peleteiro Maria da Conceição 070; Atlas de citologia veterinária. ISBN: 978-972-757-728-6
Eurell Jo Ann C.; Veterinary histology. ISBN: 1-893441-95-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (expositivas) e aulas práticas (visualização de imagens, preparações histológicas e discussão de diagnósticos diferenciais).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 35,00
Participação presencial 20,00
Teste 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 65,50
Frequência das aulas 56,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Não reprovação por faltas, com participação em pelo menos 3/4 das aulas práticas previstas. Condição para acesso a exame prático: obter a nota mínima de 9,5 valores no exame teórico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação = (Nota do teste teórico* x 0,35) + (Nota do teste teórico-prático x 0,45) + (Minitestes** x 0,20). Cada nota parcelar é dada na escala de 0 a 20.

*O estudante pode optar por realizar 2 frequências teóricas nas épocas determinadas, sem nota mínima, mas cuja média terá de ser superior a 9,5 valores, ou realizar 1 teste teórico final em época de exames.

 **A avaliação contínua será obtida através de uma estratégia de gamificação.

Os estudantes de outros anos (“repetentes”) podem optar por realizar de novo a frequência das aulas práticas. Na ausência de avaliação contínua, a nota do teste teórico e prático será usado para calcular a média aritmética e obter a classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Prova para exame teórico - teste tipo "americano" (escolha múltipla) com 50 perguntas. Cada pergunta possui 5 alternativas, das quais apenas uma é correcta. Podem ser escolhidas as alíneas que se desejarem - a alínea correcta vale 100% da pergunta (0,4 valores); cada uma das erradas vale -25% (-0,1 valores). Prova a efectuar num total de 50 minutos.

Prova para exame teórico-prático - consta da projecção de imagens, em computador, para diagnóstico de estruturas histológicas. A duração efectiva do exame prático é de 45 (e até 60) minutos. A avaliação contínua traduz-se na resolução de minitestes ao longo das aulas práticas. Não há trabalhos especiais.

Os exames serão realizados em Moodle.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As provas em cima indicadas são para os Estudantes que se submetem a exame nas épocas regulares (normal e recurso). Neste seguimento, os exames especiais solicitados, por exemplo, pelos trabalhadores estudantes ou dirigentes associativos, poderão ser de tipo diferente, segundo um modelo/tipo a determinar pelos docentes, podendo assim constar de provas teórico-práticas escritas, teórico-práticas de projecção, interrogatório directo com lâminas histológicas ao microscópio, etc. A marcação das provas é da exclusiva responsabilidade dos docentes de acordo com as suas disponibilidades e com os horários de ocupação dos espaços de exame, com informação aos candidatos por envio de e-mail pessoal, utilizando as direcções atribuídas pelo ICBAS, constantes da ficha dos Estudantes (SIGARRA).

Melhoria de classificação

Nova avaliação com realização de exames finais (teórico e/ou teórico-prático).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 07:04:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias