Código: | MV221 | Sigla: | AC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Clínicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Anatomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Veterinária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMV | 88 | Plano Oficial em Vigor | 2 | - | 5 | 56 | 135 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Paula Cristina Gomes Ferreira Proença | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Paula Cristina Gomes Ferreira Proença | 1,643 | ||
Paulo Manuel Rodrigues Martins da Costa | 0,357 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 4 | 8,00 |
Paula Cristina Gomes Ferreira Proença | 6,857 | ||
Paulo Manuel Rodrigues Martins da Costa | 1,143 |
A unidade curricular de Anatomia Clínica tem como finalidade o conhecimento e a compreensão da anatomia topográfica dos carnívoros, equinos e bovinos, estimulando a capacidade de saber usar o conhecimento anatómico na resolução de problemas clínicos e facultando os alicerces que assistem a procedimentos médicos, diagnósticos e cirúrgicos. A aquisição de conhecimentos sobre a morfologia das aves e coelhos é também finalidade da unidade curricular.
2. Capacidades específicas:
2.1. Observar e palpar acidentes anatómicos de referência.
2.2. Delimitar regiões naturais, áreas de exploração semiológica e áreas de intervenção cirúrgica, usando acidentes anatómicos de referência.
2.3. Projetar à superfície estruturas profundas.
2.4. Identificar estruturas em cadáveres e secções de cadáveres.
2.5. Expor adequadamente estruturas anatómicas, com o devido respeito por estruturas próximas, sabendo prever as consequências clínicas em caso de lesão dessas mesmas estruturas.
2.6. Identificar estruturas em exames radiográficos e interpretar algumas alterações.
2.7. Aplicar os conhecimentos anatómicos à resolução de problemas de natureza clínica ou de outra (ex. produção animal).
3. Capacidades gerais:
3.1. Observação metódica e rigorosa.
3.2. Comunicação adequada com os colegas.
3.3. Trabalho em equipa.
Anatomia Sistemática I e II
Histologia e Embriologia Animal I e II
Fisiologia Geral e Fisiologia Veterinária
Programa das aulas teóricas
I. Cabeça
III. Abdómen
IV. Pelve
Programa das aulas práticas
Serão fornecidas outras referências bibliográficas, no sumário de cada aula teórica, quando aplicável.
Aulas teóricas – O conhecimento é exposto pelo docente e é ilustrado por imagens em diapositivos produzidos em computador (Power point), sendo utilizado outro material audiovisual, como filmes. A interação entre o professor e os estudantes é estimulada durante a apresentação da aula, permitindo identificar eventuais dificuldades dos estudantes na compreensão dos conhecimentos anatómicos.
Aulas práticas – A aquisição de competências na anatomia de superfície é um propósito importante desta unidade curricular (objetivos 2.1 a 2.3). Para o exercício da anatomia de superfície são usados cadáveres ou partes de cadáveres refrigerados de cães, cavalos e bovinos (ex. cabeças). No estudo da anatomia topográfica utilizam-se peças anatómicas previamente preparadas e fixadas. Cumpre-se o objetivo 2.4 relativo às capacidades específicas a adquirir - Identificar estruturas em cadáveres e secções de cadáveres. Os dados anatomo-topográficos são também aplicados à realização de acessos cirúrgicos em cadáveres de cão (objetivo 2.5). Os acessos cirúrgicos praticados nas aulas práticas são escolhidos atendendo à sua representatividade da anatomia topográfica da região objeto de estudo e à frequência com que estas intervenções se realizarão no futuro. Na aplicação dos conhecimentos anatómicos recorre-se também à observação de exames imagiológicos. Nestes identificam-se estruturas anatómicas e interpretam-se eventuais alterações na topografia dessas mesmas estruturas (por exemplo, deslocamento ventral da traqueia torácica imposto por uma situação de megaesófago; objetivo 6 das capacidades específicas). Nas aulas devotadas à aprendizagem da anatomia de aves e coelhos é realizada dissecção de cadáveres, bem como o estudo de peças preparadas antecipadamente pelo corpo técnico do departamento. São ainda utilizados esqueletos e ossos “soltos” no ensino da osteologia destas espécies. A aquisição do conhecimento, e a capacidade de o usar adequadamente, é testada em cada aula prática através da construção de uma resposta escrita a uma questão elaborada sob a forma de um problema clínico (objetivo 2.7 – capacidades específicas).
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 60,00 |
Participação presencial | 15,00 |
Prova oral | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 71,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 8,00 |
Total: | 135,00 |
Trabalhadores-estudantes – Nota importante:
Para os estudantes que gozam do estatuto de trabalhador-estudante e que não possam cumprir a frequência das aulas práticas, a ponderação atribuída ao componente da avaliação contínua soma à da prova oral-prática. Nestas circunstâncias, a avaliação de competências passará a ponderar 50% na classificação final. Ante a sua importância na formação do médico veterinário, terá que ser demonstrada de forma abrangente, não se limitando à realização de uma prova, mas de um conjunto de provas que demonstrem que o estudante adquiriu as capacidades específicas previstas para a UC.
Aplica-se o definido no "Regulamento pedagógico e de avaliação do aproveitamento dos estudantes" do ICBAS-U.Porto (Art. 21º). É obrigatória a realização do exame teórico e do exame prático.
Os objetivos da UC concorrem para a aquisição das seguintes competências do primeiro dia do MIMV:
Atributos e Capacidades Profissionais Gerais
6- Ouvir e dialogar de forma cordial. Comunicar de forma eficaz com clientes, colegas de profissão, autoridades e organismos responsáveis e o público em geral, utilizando uma linguagem apropriada aos seus interlocutores e ao contexto em que a comunicação se realiza.
8- Redigir relatórios e manter registos, em todas as áreas de intervenção veterinária para que está habilitado, de forma rigorosa e de fácil entendimento para colegas e público em geral.
Conhecimentos e Compreensão
1- As ciências e técnicas em que se baseia a atividade médico-veterinária.
4- A estrutura e função dos animais saudáveis, (…).
Competências Práticas
16- Executar, de forma correta e segura, os procedimentos cirúrgicos mais comuns nos animais domésticos.