Código Oficial: | 9917 |
Sigla: | EP |
Os objetivos da unidade curricular são: 1. fortalecer as bases de análise gramatical adquiridas pelo estudantes ao longo dos Ensinos Básico e Secundário; 2. promover o conhecimento de noções centrais das áreas fundamentais de Morfologia, Morfossintaxe e Sintaxe; 3. desenvolver técnicas de descrição gramatical dos estudantes (observação, procura de regularidades, generalização a partir dos dados linguísticos); 4. melhorar as capacidades de escrita dos estudantes.
Pretende-se com esta UC – cuja designação, Cultura Africana, está por CULTURAS AFRICANAS – abordar alguns aspetos da geografia, da história, da mitologia, da arte, dos costumes e da sociedade em geral, de alguns povos do continente africano, com incidência na chamada África subsariana, contemplando relações transculturais, intra e extra-continentais.
Introdução à cultura brasileira, através da abordagem da sua formação e da sociedade que a suporta.
O estudo das ideias políticas, sociais, religiosas e morais dos antigos gregos, expressas em algumas das suas obras literárias mais relevantes, visa aprofundar o conhecimento da matriz grega da cultura ocidental.
Objectivos: Em abordagem interdisciplinar, propiciar informação rigorosa, detalhada e de síntese, bem como problematização crítica e sensibilização, relativamente a alguns dos principais e recorrentes temas de cultura portuguesa, diacronicamente considerada. Como vector principal do programa fornecer-se-ão consistentes quadros evolutivos e explicativos da mitogenia e auto-representações historiográficas que os portugueses foram fazendo de si mesmo e da sua identidade colectiva ao longo do tempo.
O estudo das ideias políticas, morais e religiosas dos romanos, nas suas manifestações literárias, visa aprofundar o conhecimento das matrizes da civilização europeia e o reconhecimento do valor formativo e informativo da cultura clássica.
1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a conceber as línguas como objeto de estudo científico.
3. Identificar as unidades das línguas e associá-las com os respetivos níveis de análise linguísticos.
4. Associar os níveis de análise linguísticos com áreas da Linguística.
5. Refletir sobre aspetos da estrutura, do significado e do uso das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.
- Aprendizagem do léxico e das estruturas gramaticais básicas da língua latina, morfológicas e sintáticas; - Aplicação desse conhecimento à tradução de textos com um grau progressivo de dificuldade.
Facultar instrumentos teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo da singularidade das obras literárias e da historicidade das literaturas nacionais.
O presente programa visa proporcionar aos estudantes um conhecimento dos temas dominantes na escrita de autores africanos paradigmáticos dos cinco países lusófonos, promovendo, em simultâneo, uma reflexão crítica sobre os modos de representação da realidade africana e dos processos de auto-representação na escrita em língua portuguesa padrão – ou em “línguas”, dialetos e variantes resultantes de um processo de miscigenação com as “línguas” locais.
Alguns dos autores selecionados: Alda Espírito Santo, Ana Paula Tavares, Baltasar Lopes, Conceição Lima, Francisco José Tenreiro, Jorge Barbosa, José Craveirinha, José Eduardo Agualusa, Luís Bernardo Honwana, Luis Carlos Patraquim, Luandino Vieira, Mia Couto, Noémia de Sousa, Ondjaki, Paulina Chiziane, Rui Knopfli, Viriato da Cruz.
Privilegiando quer uma abordagem sincrónica quer diacrónica, procurar-se-á dar conta da especificidade das literaturas e culturas de cada país (a diferença específica de Cabo Verde, por exemplo) e dos vários movimentos, revistas, jornais, gerações e correntes que marcaram a história literária desses países.
Este estudo será acompanhado (sempre que se justificar) de uma contextualização histórico-cultural dos textos estudados ao longo do semestre.
O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos em três áreas: a análise de teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da história do Português; e uma integração numa perspetiva mais genérica, do âmbito da linguística românica.
Introdução à literatura brasileira (e também à língua portuguesa do Brasil e à cultura brasileira) através do estudo panorâmico de textos e autores representativos.
1. Traçar um panorama evolutivo da literatura portuguesa (lírica e novela) do século XVI.
2. Aprofundar as inovações literárias introduzidas pela narrativa de Bernardim Ribeiro, relativamente às práticas comuns no âmbito da literatura cavaleiresca e sentimental ibéricas.
3. Delimitar e definir os contornos específicos das opções de Sá de Miranda, de António Ferreira e de Luís de Camões, relativamente às suas práticas literárias no âmbito do lirismo renascentista e às concepções teóricas nelas implicadas.
Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da poesia galego-portuguesa. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos.
1. Aceder a dados fundamentais de carácter histórico, cultural e social que contribuíram para configurar o modo específico do «ser português» e a sua relação com os contextos ibérico, europeu e universal. 2. Reflectir criticamente sobre testemunhos das viagens de descobrimento e problematizar a visão do Outro que neles se patenteia. 3. Situar a participação do Portugal de quinhentos no processo de abertura do Ocidente a outras civilizações e equacionar a sua influência na determinação da especificidade cultural portuguesa.
Esta unidade curricular pretende facultar aos estudantes um quadro informativo e cultural complexo sobre os séculos XVII e XVIII em Portugal, considerando, por um lado, o seu enquadramento europeu e, por outro, as especificidades das ideias e modos de pensar, das expressões literárias e do viver social da época. Deste modo, os estudantes poderão desenvolver conhecimentos e perspetivas críticas sobre os conceitos e as caraterísticas dos períodos Barroco e das Luzes a partir de um conjunto de textos que representam aspetos e temas importantas destes períodos. Ao mesmo tempo, disporão de elementos que lhe permitam compreender a sua influência sobre o desenvolvimento cultural daquelas épocas e das posteriores.
Os estudantes comprenderão que a relação entre "textos e contextos" é particularmente relevante para a compreensão das continuidades e mudanças entre o "Portugal restaurado" e o "Portugal do Iluminismo".
Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com os textos galego-portugueses e portugueses do romance arturiano em prosa, nomeadamente o Livro de Galaaz e da Morte de Artur (Demanda do Santo Graal). Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção do romance arturiano, e realçar o papel desempenhado por essa literatura na transmisão de mitos, modelos de comportamento e técnicas de escrita ao ambiente português medieval.
- Consolidação e aprofundamento do conhecimento da língua; - Familiarização com textos de Cícero, Salústio e Catulo e com o contexto sócio-cultural em que foram produzidos;
- Promoção da qualidade da tradução.
1. Conhecer e problematizar algumas das obras literárias mais significativas do Barroco e do Neoclassicismo em Portugal; 2. Identificar e caracterizar os fundamentos teóricos e as práticas estético-literárias desenvolvidas ao longo dos séculos XVI-XVIII; 3. Aplicar correctamente os instrumentos teóricos fundamentais para a análise crítica de textos literários de natureza lírica e narrativa; 4. Produzir, no plano da análise e do comentário, um discurso crítico fundamentado.
Procurar-se-á motivar os discentes para a reflexão e debate crítico sobre os grandes momentos colectivos, realizações, agentes culturais, temas e problemas da sociedade portuguesa entre o Século XVIII e o Século XXI, de modo a optimizar neles uma mais profunda compreensão do presente e uma mais clara e personalizada consciência dos dinamismos de uma cultura viva.
1. Conhecer conceitos de léxico e tipos de unidades lexicais. 2. Relacionar o léxico com diferentes áreas gramaticais e com o dicionário. 3. Caracterizar processos de estrutura e composição do léxico. 4. Apreender diferentes dimensões do significado e da sua organização. 5. Descrever as relações semânticas das estruturas léxicas. 6. Analisar a estrutura argumental das classes sintáticas verbo, nome e adjetivo. 7. Aplicar os princípios teóricos à análise de material linguístico, através do uso de instrumentos rigorosos de análise.
Os objetivos da disciplina são os seguintes: Aquisição de novos conhecimentos e novos métodos de análise em Sintaxe e em Semântica Lexical com particular incidência sobre a língua portuguesa e algumas das suas variedades.
Esta u.c. tem como objetivo o estudo e compreensão da história do teatro em Portugal, desde a sua emergência até aos elementos específicos do teatro Setecentista. Pretende-se que o aluno seja capaz de identificar os momentos mais significativos da História do Teatro Português; que compreenda e integre as etapas determinantes desta história nos vários contextos (sociais, históricos, estéticos, políticos) em que emergem; que adquira competências para entender algumas obras representativas deste percurso, no seu diálogo com os códigos, os textos e os contextos. Procura-se que o aluno desenvolva um conhecimento sólido e fundamentado das diversas etapas desta história, sedimentado em autores, obras, teorização e testemunhos dos modos de ser desta multifacetada realidade, capaz de o levar a produzir um discurso crítico e refletido sobre teatro e dramatização em Portugal entre os sécs. XVI a XVIII, caminho incontornável para a compreensão dos rumos futuros do teatro em Portugal.
— Consolidação e aprofundamento, através do estudo de textos do período imperial, dos conhecimentos linguísticos adquiridos nos semestres anteriores;
— Promoção da qualidade da tradução.
Estudar a função da Sensibilidade na percepção estética do texto literário através do conhecimento histórico e sistemático da Teoria do Gosto.
Através de uma perspetivação teórica e contextual, bem como do estudo de casos, esta unidade curricular pretende facultar um conjunto de referências propedêuticas sobre a linguagem enquanto objeto estético, dando a conhecer argumentos, exemplos e bibliografia que alertem para a complexidade dos valores estéticos e sensíveis da linguagem, e que permitam desenvolver um pensamento crítico em torno destas dimensões da palavra escrita e da palavra dita. Serão abordados casos oriundos de diferentes práticas comunicacionais e artísticas, nomeadamente a literatura, o cinema, a banda desenhada, o drama radiofónico, a arquitetura, o discurso político e a reflexão sociológica, que serão equacionados segundo lógicas de influência que aproximam a linguagem à estética e a estética à ideologia, bem como segundo matrizes teóricas que apontam para a importância da natureza corporal e espacial da palavra.
O estudo dealgumas obras fundamentais da literatura grega, com especial destaque para a poesia lírica e para o teatro, visa obter uma panorâmica ampla de uma tradição literária essencialmente alimentada pelo mito e marcada pela intertextualidade.
Estudar a literatura portuguesa depois do Modernismo, com especial incidência nas correntes surrealista e nos autores depois dos anos 80
Estudo da Literatura Portuguesa dentro dos parâmetros cronológicos propostos no quadro curricular desta licenciatura, seguindo o seu movimento evolutivo – do Fim-do-Século ao Modernismo – e destacando alguns momentos fulcrais, com base no conceito de geração, na ação polarizadora das revistas literárias e no protagonismo de alguns dos seus colaboradores.
Pensar o fenómeno da variação como uma propriedade inerente das línguas naturais; descrever alguns aspetos da variação linguística no Português Europeu; descrever as variantes não europeias do Português: o Português Brasileiro, de Angola e de Moçambique; refletir sobre os crioulos de base lexical portuguesa.