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Latim IV

Código: EPL018     Sigla: LAT4

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Línguas Clássicas

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EP 2 EP - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LLC 4 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

- Consolidação e aprofundamento do conhecimento da língua; - Familiarização com textos de Cícero, Salústio e Catulo e com o contexto sócio-cultural em que foram produzidos;
- Promoção da qualidade da tradução.

Resultados de aprendizagem e competências

- No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução de textos do programa (latim/português; português/latim).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Revisão e aprofundamento dos conhecimentos de morfologia e sintaxe: 1.1. Casos particulares da flexão nominal e pronominal. 1.2. Conjugação de verbos irregulares. 1.3. Sistematização das noções de concordância e regência. 1.4. Sintaxe das proposições completivas e subordinadas circunstanciais. 2. Gramática histórica. 2.1. Fonética: apofonia, síncope, rotacismo, evolução dos ditongos. 2.2. Morfologia: formação dos casos e dos graus dos adjectivos. 3. Do Latim ao Português: etimologia e semântica. 4. Tradução de textos seleccionados de Cícero, Salústio e Catulo.

Bibliografia Obrigatória

CITRONI, M. et alii; Literatura da Roma Antiga, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Dicionário de Latim-Português, Porto, Porto Editora, s.d..
Dicionário de Português-Latim, Porto, Porto Editora, s.d..
ERNOUT, A. – MEILLET, A.; Dictionnaire Étymologique de la Langue Latine, Paris, Klincksieck, 1932.
ERNOUT, A. – THOMAS, F.; Syntaxe Latine, Paris, Klincksieck, 1972 (3ª ed.).
FIGUEIREDO, J.N. – ALMENDRA, M.A.; Compêndio de Gramática Latina, Porto Editora, 1999.
GAFFIOT, F.; Dictionnaire Illustré Latin-Français, Paris, Hachette, 1978.
MORAIS, Carlos - PEREIRA, Belmiro; Ad praelegendum, Porto, Granito, 1997.
SOUSA, Alexandra A.; Curricula Mentis, Lisboa, Colibri, 2004.
TORRINHA, F.; Dicionário Latino-Português, Porto, Ed. Domingos Barreira, 1942.
TORRINHA, F.; Dicionário Português-Latino, Porto, Ed. Domingos Barreira, 1939.

Bibliografia Complementar

BOUFFARTIGUE, J. - DELRIEU, A.-M.; Trésors des racines latines, Paris, Belin, 1981.
ERNOUT, A.; Morphologie Historique du Latin, Paris, Klincksieck, 1967.
FONSECA, Carlos Alberto Louro da; Sic Itur in Vrbem, Coimbra, IEC, 1992.
HAMMOND, N.G.L. – SCULLARD, H.H.; Oxford Latin Dictionary, Oxford, Clarendon Press, 1968-1982.
KENNEY, E.J. – CLAUSEN, W.V. (eds.); The Cambridge History of Classical Literature II – Latin Literature, Cambridge, Cambridge University Press, 1982.
KOLLER, Hermann; Orbis pictus latinus, Dusseldorf, Patmos Verlag, 2008.
MONTEIL, P.; Éléments de Phonétique et de Morphologie du Latin, Paris, Fernand Nathan, 1979.
NIEDERMANN, M.; Précis de Phonétique Historique du Latin, Paris, Klincksieck, 1968.
ROCHA PEREIRA, M. H.; Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009 (4ª ed.).
TAPLIN, Oliver (ed.); Literature in the Roman World, Oxford, Oxford University Press, 2001.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: exposição dos conteúdos programáticos; exercícios de tradução e de retroversão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Qualidade da participação nas aulas: 30%.
Testes escritos: 70% (30% + 40%).  

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as normas em vigor. Os estudantes que não puderem comparecer nas aulas deverão falar com o professor. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

1) De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

2) A melhoria da componente de avaliação distribuída será feita através de exame na época de recurso.

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