Código: | CL011 | Sigla: | HLPOR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguística Portuguesa |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Linguagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 24 | CL - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
EP | 21 | EP - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 13 | LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
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O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos em três áreas: a análise de teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da história do Português; e uma integração numa perspetiva mais genérica, do âmbito da linguística românica.
Os alunos deverão desenvolver uma capacidade de reconhecer teorias e métodos de estudo da variação linguística e de as aplicar ao domínio específico da história do Português; deverão ter a capacidade de reconhecer a especificidade da língua portuguesa numa perspetiva mais genérica, no conjunto das línguas românicas.
Objeto e método da linguística histórica: as fontes - crítica do testemunho.
Do Latim ao Português: caracterização do latim vulgar - principais traços.
A Romanização da Península Ibérica: o "bloco ibérico" no âmbito da România; substratos e superstratos. A individualidade linguística do noroeste peninsular. Consequências da Reconquista - o panorama dialetal português.
O português medieval: flutuação, tendências dominantes e padrão linguístico. Textos jurídicos medievais - estruturas específicas. A deslocação do centro do poder e do padrão linguístico - principais evoluções.
O Português clássico e moderno: traços fonéticos e morfológicos inovadores. Conexões entre dialetologia e história da língua: as áreas dialetais, o português do Brasil e os crioulos.Definição do padrão linguístico e redução da flutuação. A relatinização do idioma. As informações dos gramáticos quinhentistas sobre a língua do tempo.
Evoluções posteriores ao século XVI.
Evolução linguística e reformas ortográficas.
As aulas serão centradas no estudante, estimulando a sensibilidade para a compreensão dos conceitos sobre linguística diacrónica e a periodização do português.
Procurar-se-á favorecer a investigação individual, o espírito crítico e a resolução de problemas específicos.
Dá-se principal atenção à participação ativa nas aulas, através da realização e apresentação de pequenos trabalhos.
A metodologia proposta fornece aos estudantes capacidades teóricas e capacidade analítica, com instrumentos para analisar os textos dos diferentes períodos e as relações com os contextos linguísticos e históricos. O programa e a respetiva metodologia são instrumentos para permitir uma apreensão competente dos materiais a estudar.
A discussão sobre conceitos teóricos relacionados com a linguística histórica e a identificação e caracterização dos diferentes períodos históricos da língua portuguesa permite a aprendizagem dos fundamentos da periodização linguística.
A análise de diversos textos representativos de períodos específicos do português desenvolve a capacidade de reconhecimento das fases da diacronia do português.
Avaliação: avaliação distribuída (feita com base num trabalho escrito de análise de textos de uma sincronia do passado) com exame final.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 30,00 |
Exame | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 48,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Relatório de leitura ou trabalho de investigação 30%, exame 70%.
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Apenas o exame é objeto de recurso ou melhoria.