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Literatura Portuguesa Medieval

Código: EPL032     Sigla: LPMED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura de Língua Portuguesa

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2476
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
EP 23 EP - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LLC 12 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da poesia galego-portuguesa. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos.

Resultados de aprendizagem e competências

A escolha do presente programa tem como propósito dar conhecer um dos mais importantes domínios de literatura que alguma vez existiu em Portugal, sobretudo numa perspectiva europeia, tendo o cuidado de acentuar que a língua galego-portuguesa utilizada em Portugal até aos finais do século XIV era comum ao reino da Galiza e, logo, que a poesia trovadoresca nessa língua era comum a Portugal e a outros espaços peninsulares. A partir dos testemunhos preservados pelos cancioneiros, procurará fundamentar-se uma abordagem tanto histórico-cultural como temático-discursiva, estabelecendo, para as diversas gerações de trovadores, os nexos existentes com a poesia trovadoresca occitânica, castelhana ou francesa do norte e também as inovações e especificidades que vão sendo introduzidas pelos poetas ibéricos ao longo de cento e cinquanta anos de actividade, com particular relevo para a primeira e segunda gerações (1190-1240). A compreensão da importância do fenómeno poético galego-português fundamentar-se-á na utilização sistemática de uma metodologia comparatista, para a concretização da qual o docente fornecerá aos alunos os instrumentos filológicos convenientes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. 1  Da afirmação das línguas vulgares à literatura medieval.

I. 2 Heranças e tradições; oralidade e cultura escrita.

I. 3  O imaginário da sociedade feudal: a «cortezia».

I. 4 Especificidades da poética trovadoresca.

II. 1  A cultura trovadoresca na Península Ibérica: cronologia, geografia e estratificação social dos autores.

II. 2 A primeira geração de trovadores e jograis galego-portugueses: da génese em Castela à Galiza e ao reino de Portugal.

II. 3 As inovações da segunda geração: do «serviço à dona» à procura da «amiga».

II. 4 Entre ficção e realidade: a problemática do rapto da mulher.

II. 5  A recepção alfonsina das novidades galegas e portuguesas.

II. 6 Do espectáculo à literatura: as recolhas dos séculos XIII e XIV e a tradição manuscrita existente.

III. A literatura em Portugal no final do séc. XIII e início do séc. XIV.

Bibliografia Obrigatória

António Resende de Oliveira; O^trovador galego-português e o seu mundo. ISBN: 972-46-1286-4
Ferreira, Manuel Pedro; Cantus coronatus. ISBN: 3-937734-09-0
Ferreira, Maria do Rosário; Águas doces, águas salgadas. ISBN: 972-8594-02-X
Giuseppe Tavani; Arte de trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa
Kohler, Erich; Sociologia della fin.amor
Miranda, José Carlos Ribeiro; Aurs mesclatz ab argen. ISBN: 972-9350-89-2
Miranda, José Carlos Ribeiro; Calheiros,Sandim e Bonaval
Oliveira, António Resende de; Trobadores e Xograres. ISBN: 84-7507-945-8
Tavani, Giuseppe; Trovadores e jograis. ISBN: 972-21-1466-2

Observações Bibliográficas

A bibliografia ativa consta no item «programa». Os restantes estudos serão fornecidos nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e orientação tutorial.

Software

http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3396

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 71,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 35,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Preparação do trabalho: 50%; Trabalho escrito: 50%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor.

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