Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EP043

Cultura Romana

Código: EP043     Sigla: CR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais - Clássicos

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EP 35 EP - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LLC 4 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O estudo das ideias políticas, morais e religiosas dos romanos, nas suas manifestações literárias, visa aprofundar o conhecimento das matrizes da civilização europeia e o reconhecimento do valor formativo e informativo da cultura clássica. 

Resultados de aprendizagem e competências

No fim do semestre os estudantes devem ser capazes de: - situar figuras e acontecimentos da história romana; - problematizar as relações entre retórica e política, literatura e ideologia; - identificar e interpretar as fontes literárias seleccionadas; - apresentar criticamente a bibliografia essencial recomendada para cada questão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. As origens de Roma. 2. A expansão romana e a helenização da cultura. 3. Retórica e teoria política na obra de Cícero. 4. Augusto e a criação de uma civilização universal. 5. A Eneida de Virgílio. 6. O Cristianismo e a cultura pagã. 7. A ideia de Roma e a ideologia imperial.

Bibliografia Obrigatória

AGOSTINHO (Stº); A cidade de Deus, ed. e trad. J. Dias Pereira, Lisboa, Gulbenkian, 2008.
CÍCERO; A República, introd., trad. e notas de Francisco de Oliveira, Lisboa, Temas e Debates, 2008. ISBN: 9789896440114
HORÁCIO; Odes, introd. trad. e notas de P. B. Falcão, Lisboa, Cotovia, 2008
TITO LÍVIO; História de Roma, Livro I, introd., trad. e notas de P. Farmhouse Alberto, Lisboa, Inquérito, 1993
VIRGÍLIO; Bucólicas, introd., trad. e notas de M. I. Rebelo Gonçalves, Lisboa, Verbo, 1996
VIRGÍLIO; Geórgicas, introd. trad. e notas de Gabriel Silva, Lisboa, Livros Cotovia, 2019. ISBN: 978-972-795-394-3
VIRGÍLIO; Eneida, trad. introd. e anotações de Carlos André, , Lisboa, Livros Cotovia, 2020. ISBN: 978-972-795-398-1

Bibliografia Complementar

ANDRÉ, J. M.; La Philosophie à Rome, Paris, PUF, 1977
BONNER, Stanley F.; Education in Ancient Rome, Berkeley, University of California Press, 1977
BORDET, M.; Síntese de História Romana, Porto, Asa, 1995
CAIRNS, F.; Virgil's Augustan Epic, Cambridge, Cambridge University Press, 1989
CAMPS, W.; An Introduction to Virgil?s Aeneid, , Oxford, Oxford University Press, 1969
CITRONI, M. et alii; Literatura da Roma Antiga, Lisboa, Gulbenkian, 2006
CLAUSEN, W.; Vergil's Aeneid: Decorum, Allusion and Ideology, , Munich, K.G. Saur Verlag, 2002
CONTE, G. B.; Virgilio: l' epica del sentimento, Torino, Einaudi, 2007 (2º ed.).
CONTE, Gian Biagio; Virgilio: Il genere e i suoi confini, Milano, Garzanti, 1984
CONTE, Gian Biagio; The Rhetoric of Imitation, Ithaca, Cornell University Press, 1996
CORNELL, T. J.; The Beginnings of Rome, London, Routledge, 1995
DELLA CORTE, F. (ed.); Enciclopedia Vergiliana, 6 vols., Roma, Istituto della Enciclopedia Italiana, 1996
DOMINIK, W. ? HALL, J. (eds.); A Companion to Roman Rhetoric, Oxford, Blackwell, 2007
FANTHAM, E.; The Roman World of Cicero's De Oratore, Oxford, Oxford University Press, 2004
FLASHAR, H. (ed.); Le Classicisme à Rome au Ier siècle avant et après J.-C., Genève, Droz, 1979
GALINSKY, K.; Augustan Culture: An Interpretive Introduction, Princeton (NJ), Princeton University Press, 1996
GRANDAZZI, A.; La fondation de Rome, Paris, Les Belles Lettres, 2004
GRANSDEN, K. W.; Virgil's Iliad: an essay on epic narrative, Cambridge, Cambridge University Press, 1991
GRIMAL, P.; Le siècle des Scipions, Paris, Aubier, 1975 (2ª ed.)
GRIMAL, P.; Cicéron, Paris, Fayard, 1986
GRIMAL, P.; O Império Romano, Lisboa, Edições 70, 1999
GRIMAL, P.; O século de Augusto, Lisboa, Edições 70, 1997
HABINEK, Thomas (ed.); The Roman Cultural Revolution, Cambridge, Cambridge University Press, 1998
HARDIE, Philip; Virgil's Aeneid: Cosmos and Imperium, Oxford, Clarendon Press, 1998
HARDIE, Philip (ed.); Virgil: Critical Assessments of Classical Authors, 4 vols., London, Routledge, 1999
HARRISON, S. J. (ed.); Oxford Readings in Vergil's 'Aeneid', Oxford, Clarendon Press, 1990
HEINZE, R.; Virgil?s Epic Technique, London, Bristol Classical Press, 1993
HORSFALL, N. (ed.); A Companion to the Study of Virgil, Leiden, Brill, , 1995
JOST, W (ed.); A Companion to Rhetoric and Rhetorical Criticism, Oxford, Oxford University Press, 2004
KENNEDY, G.; A New History of Classical Rhetoric, Princeton (NJ), Princeton University Press, 1994
LOURENÇO, J. D.; Cícero, Lisboa, Editorial Inquérito, 1999.
LYNE, R. O. M.; Further voices in Vergil's Aeneid, Oxford, Clarendon Press, 1992
MARTINDALE, C. (ed.); The Cambridge Companion to Virgil, Cambridge, Cambridge University Press, 1997
MAY, J. (ed.); Brill's Companion to Cicero: Oratory and Rhetoric, Leiden, Brill, 2002
McKENDRICK, P.; The Philosophical Books of Cicero, London, Duckworth, 1989
MEDEIROS, W. - ANDRÉ, C. - PEREIRA, V.; A Eneida em contraluz, Coimbra, IEC, 1992
MICHEL, A.; Histoire des doctrines politiques à Rome, Paris, PUF, 1971
MICHEL, A.; Rhétorique et Philosophie dans l'oeuvre de Cicéron, , Paris, P.U.F., 1960
PARATORE, E.; História da Literatura Latina, Lisboa, Gulbenkian, 1987
PEREIRA, M. H. Rocha; Estudos de História da Cultura Clássica, II vol., Lisboa, Gulbenkian, 2009 (4ª ed.)
PEREIRA, M. H. Rocha; Romana. Antologia da Cultura Latina, Porto, Asa, 2005 (5ª ed.)
PEREIRA, Virgínia Soares (ed.); O além, a ética e a política: em torno do Sonho de Cipião, Braga, Universidade do Minho, 2010
PÖSCHL, V.; The Art of Vergil, Ann Arbor, University of Michigan Press, 1962
RODRIGUES, Nuno Simões; Mitos e Lendas: Roma Antiga, Lisboa, Livros e Livros, 2005
STROH, Wilfried (ed.); Eloquence et rhétorique chez Cicéron, Genève, Droz, 1982
TEIXEIRA, Cláudia; Estrutura da viagem na épica de Virgílio e no romance latino, Lisboa, Gulbenkian, 2007
WISEMAN, T. P.; The Myths of Rome, Devon, University of Exeter Press, 2004.
WOODMAN, Tony – WEST, David (eds.); Poetry and Politics in the Age of Augustus, Cambridge, CUP, 1984.
ALARCÃO, Jorge de; A Lusitânia e a Galécia: do séc.II a.C. ao séc.VI d.C., Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018. ISBN: 978-989-26-1478-6 (https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/lusit%C3%A2nia_e_gal%C3%A9cia_do_s%C3%A9cii_ac_ao_s%C3%A9cvi_dc)
BRANDÃO, J. L. - OLIVEIRA, F., ; História de Roma antiga, vol. I, , Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015. ISBN: 978‑989‑26-0959-1 (https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/hist%C3%B3ria_de_roma_antiga_volume_i_das_origens_%C3%A0_morte_de_c%C3%A9sar)
BROWN, Peter, ; A ascensão do cristianismo no ocidente,, Lisboa, Presença, , 1999
CARANDINI, A., ; Roma. Il primo giorno, , Bari, Laterza, , 2009. ISBN: 9788842088745
ELSNER, J. – MEYER, M. (eds), ; Art and Rhetoric in Roman Culture, , Cambridge, CUP, , 2014. ISBN: 978-1-107-00071-1
GALINSKY, K., ; The Cambridge Companion to the Age of Augustus, , Cambridge, CUP, , 2005. ISBN: 9780521003933
Werner Jaeger; Cristianismo primitivo e paideia grega. ISBN: 972-44-0740-3
KERSHAW, S., ; The Enemies of Rome, , New York, Pegasus Books, , 2019. ISBN: 978-1643133102
WARD-PERKINS, B., ; A queda de Roma e o fim da civilização, , Lisboa, Alêtheia, , 2006. ISBN: 9789896220563

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- exposição teórica dos conteúdos programáticos; - análise e interpretação de textos; - discussão de temas preparados pelos alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação e trabalhos escritos: 50% Teste e exame: 50%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo