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Cultura Portuguesa do Barroco e das Luzes

Código: EPL006     Sigla: CPBLUZ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais - Portugueses

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
EP 10 EP - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LLC 12 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular pretende facultar aos estudantes um quadro informativo e cultural complexo sobre os séculos XVII e XVIII em Portugal, considerando, por um lado, o seu enquadramento europeu e, por outro, as especificidades das ideias e modos de pensar, das expressões literárias e do viver social da época. Deste modo, os estudantes poderão desenvolver conhecimentos e perspetivas críticas sobre os conceitos e as caraterísticas dos períodos Barroco e das Luzes a partir de um conjunto de textos que representam aspetos e temas importantas destes períodos. Ao mesmo tempo, disporão de elementos que lhe permitam compreender a sua influência sobre o desenvolvimento cultural daquelas épocas e das posteriores.
Os estudantes comprenderão que a relação entre "textos e contextos" é particularmente relevante para a compreensão das continuidades e mudanças entre o "Portugal restaurado" e o "Portugal do Iluminismo".

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ficar capazes de, em termos documentais e literários, identificar e distinguir claramente aspetos marcantes da cultura portuguesa do Barroco e das "Luzes", percebendo, nomeadamente, a relação dos textos com os seus contextos - não só literários, mas também sociais, políticos, económicos e culturais - e como a cultura escrita e, em particular, a literatura (no seu mais amplo sentido) são veículos e criações fundamentais das evoluções históricas.
Com a análise das continuidades e descontinuidades constitutivas do extenso tempo da nossa história cultural colectiva que vai do período anterior ao «Portugal Restaurado» até ao Portugal das «Luzes» pombalinas, os estudantes poderão desenvolver competências relevantes para a compreensão dos tempos de mudança e dos significados das relações entre os contextos sociais, económicos, políticos, religiosos a que a literatura e outras artes muito devem.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Introdução geral: Barroco e Luzes: enquadramento geral, os conceitos e sua relação com os contextos histórico-culturais dos séculos XVII e XVIII.

1. O século XVII, entre o político, o religioso e o literário: União Ibérica e Restauração, consequências das Reformas religiosas. A imagem como propaganda.
    1.1. Cultura de corte no Portugal sem corte: a Corte na Aldeia (1619) de Rodrigues Lobo. Imagens, emblemas e divisas.
    1.2. Temas morais, crítica social e vida familiar nobiliárquica no século XVII: os exemplos dos Relógios Falantes e da Carta de Guia de Casados de D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666)

2. Continuidades e ruturas (séculos XVII-XVIII): Cultura, literatura e arte

3. As Luzes, a consciência das mudanças e a valorização da História no século XVIII   
    3.1. Significados culturais das academias e a criação da Academia da História no século XVIII
    3.2 A valorização da educação para o sucesso da mudança: dos Apontamentos para a educação de um menino nobre (1734) de Martinho de Mendonça de Pina e Proença às Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760) de A.N. Ribeiro Sanches
     3.3. O Testamento Político de D. Luís da Cunha.
      3.4. As «Luzes» pombalinas: o «Compêndio Histórico » (1772).

Bibliografia Obrigatória

Francisco Rodrigues Lobo; Corte na aldeia. ISBN: 972-23-1418-1 (Ed. de José Adriano de Carvalho, Lisboa, Presença, 1991)
Melo, Francisco Manuel de, 1608-1666; Carta de guia de casados. ISBN: 972-610-664-8 (Ed. Mª de Lurdes C. Fernandes. Porto: Campo das Letras, 2003)
Melo, Francisco Manuel; Os relógios Falantes e Escritório Avarento, Coimbra (Sep. Rev. da U.Coimbra, vol. XX-XXI), 1968
PROENÇA, Martinho de M. de Pina e; Apontamentos para a Educação de um menino nobre (on-line), Lisboa, 1734
Sanches, Ribeiro, 1699-1783; Cartas sôbre a educação da mocidade ((pref. Maximiano Lemos) Coimbra: Imprensa da Universidade, 1922)
Martin, Christophe; L' Esprit des Lumières, Armand Colin, 2017. ISBN: 978-2-200-60166-9
Carvalho, José Adriano de; A arte de conversar – Na corte e no palácio: De Corte na aldeia (1619) a Arte de galanteria (1628)., CITCEM, 2020

Bibliografia Complementar

ANDRADE, António Alberto Banha de; Vernei e a cultura do seu tempo, Universidade de Coimbra, Coimbra, 1965
Araújo, Ana Cristina; A^cultura das luzes em Portugal. ISBN: 972-24-1233-8 (Temas e Problemas. Lisboa: Livros Horizonte, 2003)
Bouza Álvarez, Fernando; Portugal no Tempo dos Filipes. Política, Cultura, Representações (1580-1668), Lisboa: Cosmos, 2000
Calafate, Pedro 300; História do pensamento filosófico português. ISBN: 972-21-1299-6 (vols. II e III, Lisboa: Caminho, 2007)
Curto, Diogo Ramada; Cultura escrita. ISBN: 978-972-671-193-3 (Séculos XV a XVIII. Lisboa: ICS, 2004)
Curto, Diogo Ramada; Cultura política no tempo dos Filipes. ISBN: 978-972-44-1652-6
Dias, José Sebastião da Silva; Portugal e a cultura europeia. ISBN: 989-625-094-4 (Séculos XVI a XVIII). Introd. M. A. Rodrigues. Porto: Campo das Letras, 2006)
Fernandes, Maria de Lurdes Correia; Espelhos, cartas e guias (Espelho, Cartas e guias. Casamento e Espiritualidade na Península Ibérica (1450-1700), Instituto de Cultura Portuguesa , 1995)
MACHADO, Fernando Augusto; Educação e cidadania na ilustração portuguesa: Ribeiro Sanches, Campo das Letras, Porto, 2001
Marcocci, Giuseppe & Paiva, José Pedro:; História da Inquisição Portuguesa. (1536-1821), Esfera dos Livros, 2013. ISBN: ISBN: 978-989-626-452-9.
Torgal, Luís Reis; Ideologia politica e a teoria do estado na Restauração (2 vols. Coimbra: BGU, 1982)

Observações Bibliográficas

A bibliografia indicada resulta de uma selecção que visa o enquadramento geral dos temas para apoio ao estudo dos estudantes. O corpus de análise é constituído, essencialmente, pelas cinco obras de leitura obrigatória. A bibliografia indicada fornece uma base teórica para a compreensão do contexto histórico, político e cultural para que, por sua vez, favoreça o exame dos significados e do alcance cultural das obras (incluindo a sua dimensão literária ou doutrinária). Bibliografia complementar ou específica será indicada e comentada ao longo das aulas, de acordo com a sua relevância para a abordagem dos diferentes temas e pontos do programa, ou para dar resposta aos interesses dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combinação de aulas teóricas, teórico-práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as participativas, centradas no esforço, iniciativa e participação ativa do estudante. Nas aulas práticas  privilegiam-se as metodologias de estudo e trabalho autónomo dos estudantes, o apoio à análise crítica de textos (literários e não literários) e de outros «documentos de época».

Palavras Chave

Humanidades > Literatura
Ciências Sociais > Estudos culturais
Humanidades > História > História moderna

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Prova oral e/ou participação oral nas aulas)- 20%;
Testes - 80%: são obrigatórios 2 testes escritos, valendo cada um 40%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na U.PORTO/FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na U.PORTO/FLUP.

Observações

Bibliografia complementar ou específica será apresentada e discutida no início de cada ponto do programa e ao longo do semestre.
Alguns materiais de apoio, se não existirem em formato digital aberto, serão facultados aos estudantes no Sigarra.
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