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Literatura Angolana

Código: EPL020     Sigla: LANG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura de Língua Portuguesa

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EP 4 EP - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: English could be used when necessary; students are allowed to write their tests and essays in other languages (English, French, Spanish or Italian)

Objetivos

Introdução à literatura angolana através do estudo panorâmico de textos e autores representativos. 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que, no final do curso, os alunos sejam capazes de conhecer e de problematizar o sistema literário angolano e de o relacionarem com outros sistemas e movimentos, africanos e europeus. Ao mesmo tempo, espera-se que os alunos aprofundem noções de história literária e de poética e que sejam capazes de produzir um discurso crítico fundamentado sobre os pontos do programa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. A literatura no contexto colonial africano
1. Literatura colonial e literaturas africanas
2. O problema da designação
3. O marco inicial e o processo de afirmação
4. A questão da língua: língua portuguesa e línguas locais
II. As primeiras manifestações literárias e a literatura colonial
1. Luís Félix da Cruz, inaugurador da poesia em Angola
2. José da Silva Maia Ferreira e a poesia de salão
3. Alfredo Troni, um ‘agitador’ nos trópicos
4. Guilhermina de Azeredo e as contradições da literatura colonial
III. Da formação da consciência nacional à independência
1. A poesia: Agostinho Neto, Viriato da Cruz e António Jacinto
2. A narrativa: Luandino Vieira
IV. A literatura do pós-independência
1. A poesia: Ana Paula Tavares
2. A narrativa: Ondjaki

Bibliografia Obrigatória

Topa, Francisco; Entre a "terra de gente oprimida" e a "terra de gente tostada": Luís Félix da Cruz e o primeiro poema "angolano", Literatura em Debate. Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul: Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. VII: 13 (2013), 2013
Ferreira, José da Silva Maia; Espontaneidades da minha alma. ISBN: 972-27-1183-0
Troni, Alfredo; Nga mutúri. ISBN: 972-44-0412-9
Azeredo, Guilhermina de; Feitiços, Parceria António Maria Pereira, 1935
Neto, Agostinho; Fogo e ritmo (24 poemas), Nóssomos, 2011. ISBN: 978-989-97331-9-0
Cruz, Viriato da; Poemas, Nóssomos, 2013. ISBN: 978-989-8563-13-2
Jacinto, António; Poesia (1961-1976), Nóssomos, 2011. ISBN: 978-989-97331-3-8
Vieira, José Luandino, pseud.; João Vêncio. ISBN: 9789722116282
Tavares, Ana Paula; O^sangue da Buganvília
Ondjaki, pseud., 1977-; Quantas madrugadas tem a noite. ISBN: 972-21-1626-6

Observações Bibliográficas

Uma bibliografia mais pormenorizada pode ser consultada nos "Documentos" da disciplina. O essencial da bibliografia ativa e passiva está disponível nessa mesma secção da ficha da disciplina.
N.B. A bibliografia segue a ordem dos pontos do programa.


A more detailed reading list can be found in course "Documents". The basic bibliography is also available in that section.
N.B. Bbibliography is disposed according to the order of the points of the syllabus.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos conteúdos programáticos; comentário e análise de texto. A participação dos alunos é estimulada. As aulas são teóricas, teórico-práticas e práticas, havendo ainda as sessões de orientação tutorial.

A avaliação tem três componentes, com pesos diferenciados: A) Avaliação escrita (dois testes) — 50%; B) Dois pequenos trabalhos (um ensaio sobre matéria trabalhada nas aulas e um registo audiovisual da leitura de um texto de literatura angolana selecionado pelo aluno) — 30%; C) Trabalho nas aulas — 20%.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura
Humanidades > Literatura > Literaturas Africanas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, salvaguardados os casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A) Dois testes escritos — 50% (10/20 valores) B) Dois pequenos trabalhos escritos, a indicar nas aulas — 30% (6/20 valores) C) Trabalho nas aulas — 20% (4/20)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Melhoria de classificação

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
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