Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EPL019

Latim V

Código: EPL019     Sigla: LAT5

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EP 0 EP - Plano de Estudos 3 - 6 4
LLC 3 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

— Consolidação e aprofundamento, através do estudo de textos do período imperial, dos conhecimentos linguísticos adquiridos nos semestres anteriores; 

— Promoção da qualidade da tradução. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: 1. Traduzir correctamente, e de forma criativa, textos literários anotados; 2. Situar os autores estudados no seu contexto sócio-cultural.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Tradução de textos seleccionados de Séneca, Petrónio e Tácito. 2.Morfologia histórica: 2.1.Formação de alguns casos das declinações, dos graus dos adjectivos e dos perfeitos. 3. Sintaxe: 3.1. Estudo das construções sintácticas utilizadas pelos respectivos autores.

Bibliografia Obrigatória

BAYET, J.; Littérature Latine, Armand Colin, 1965
CITRONI, M. et alii; Literatura da Roma Antiga, Gulbenkian, 2006
ERNOUT, A. – MEILLET, A. ; Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine , Klincksieck, 1932
ERNOUT, A. – THOMAS, F.; Syntaxe Latine, Klincksieck, 1972
FERREIRA, A.G. ; Dicionário de Latim-Português , Porto Editora, s.d.
FERREIRA, A.G.; Dicionário de Português- Latim, Porto Editora, 1976
FIGUEIREDO, J.N., - ALMENDRA, M.A.; Compêndio de Gramática Latina, Porto Editora, 1977
GAFFIOT, F. ; Dictionnaire Illustré Latin-Français, Hachette, 1978
KENNEY, E.J. - CLAUSEN, W.V. (eds.); The Cambridge History of Classical Literature II – Latin Literature , Cambridge University Press, 1982
LOURENÇO Frederico; Nova Gramática do Latim, Quetzal Editores, 2019. ISBN: 978-989-722-566-6
PARATORE, E.; História da Literatura Latina, Gulbenkian, 1987
ROCHA PEREIRA, M.H.; Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II - Cultura Romana, Gulbenkian, 2002
SCULLARD, H.H., HAMMOND, N.G.L.; Oxford Latin Dictionary, Clarendon Press, 1968-1982
SOUSA, A. A.; Curricula mentis, Colibri, 2004
TAPLIN, O.; Literature in the Roman World, Oxford University Press, 2000
TORRINHA, F.; Dicionário Latino-Português, Porto Editora, 1942
Torrinha, F.; Dicionário Português- Latino, Ed. Domingos Barreira, 1939

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas. Exposição dos conteúdos programáticos. Exercícios de tradução e de retroversão.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literatura latina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 25,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Testes escritos / Exame: 75%;
Participação nas aulas / Trabalho / Relatório: 25%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

A componente de avaliação em que pode haver melhoria de classificação é a do teste.

Recomendar Página Voltar ao Topo