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História do Teatro Português - de Gil Vicente ao Teatro de Setecentos

Código: EPL013     Sigla: HTP_GV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura de Língua Portuguesa

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
EP 4 EP - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LLC 9 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Esta u.c. tem como objetivo o estudo e compreensão da história do teatro em Portugal, desde a sua emergência até aos elementos específicos do teatro Setecentista. Pretende-se que o aluno seja capaz de identificar os momentos mais significativos da História do Teatro Português; que compreenda e integre as etapas determinantes desta história nos vários contextos (sociais, históricos, estéticos, políticos) em que emergem; que adquira competências para entender algumas obras representativas deste percurso, no seu diálogo com os códigos, os textos e os contextos. Procura-se que o aluno desenvolva um conhecimento sólido e fundamentado das diversas etapas desta história, sedimentado em autores, obras, teorização e testemunhos dos modos de ser desta multifacetada realidade, capaz de o levar a produzir um discurso crítico e refletido sobre teatro e dramatização em Portugal entre os sécs. XVI a XVIII, caminho incontornável para a compreensão dos rumos futuros do teatro em Portugal.

Resultados de aprendizagem e competências


No final do semestre, o aluno deve ter adquirido competências capazes de o levar a produzir um discurso crítico e refletido sobre teatro e dramatização em Portugal entre os sécs. XVI a XVIII, caminho incontornável para a compreensão dos rumos futuros do teatro em Portugal.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 – Na senda de uma cultura do teatro em Portugal. 1.1 – Teatro litúrgico 1.2 – Os momos 1.3 – O Cancioneiro Geral 2 – Gil Vicente: o “pai” do teatro português? 2.1 - Um teatro de corte. Contextos das representações vicentinas. 2.2 – Géneros vicentinos: evolução e influência 2.1 – Uma escola vicentina? 3 – O teatro português: tradição autóctone e influência humanista 3.1 – Outros contextos teatrais nos séc. XVI e XVII. Elementos para uma sociologia do teatro. 3.2 – O teatro dos colégios jesuítas 3.3 – A comédia espanhola 3.2 – Do teatro pação aos pátios de comédias. 4 – Caminhos do teatro Setecentista 4.1 – Teatro ou teatros? 4.2 – A comédia espanhola, o teatro de fantoches, a ópera italiana … 4.3 – O teatro e o contexto Arcádico 4.4 – Metamorfoses no espaço teatral. Reflexões.

Bibliografia Obrigatória

AA.VV.; Gil Vicente 500 anos depois. , , Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2003
ALMEIDA, Maria João; O teatro de Goldoni no Portugal de Setecentos, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2007
ASENSIO, Eugenio; Estudios Portugueses, Fundaçâo Caouste Gulbenkian. Centro Cultural Portugês, 1974
BARATA, José de Oliveira ; História do Teatro em Portugal , Difel, 1998
BERNARDES, José Augusto Cardoso; Revisões de Gil Vicente, Angelus Novus, 2003
BERTHOLD, Margot; História Mundial do Teatro, Perspectiva, 2000
BRAGA, Teófilo; História da Literatura Portuguesa, INCM, 2005
CÂMARA, Maria Alexandra T. Gago da e ANASTÁCIO, Vanda; O teatro em Lisboa no tempo do Marquês de Pombal, Museu Nacional do Teatro, 2005
CAMÕES, Luís de ; Teatro Completo. Prefácio, notas e fixação de texto de Vanda Anastácio, Caixotim, 2005
CARREIRA, Laureano; O teatro e a censura em Portugal na segunda metade do séc. XVIII, INCM, 1988
CASTRO, Aníbal Pinto de; ;"Breves reflexões sobre o teatro em Portugal nos sécs. XVII a XVIII", separata do Catálogo da Colecção de Miscelâneas da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 1974
CRUZ, Duarte Ivo; Introdução à História do Teatro Português, Guimarães Editores
DUPONT, Florence ; Aristóteles ou o vampiro do teatro ocidental, Cultura e Barbárie, 2017
FERREIRA, António ; Castro, Domingos Barreira, 1984
MALATO, Maria Luísa; Uma perspectiva do Neoclassicismo português. Manuel de Figueiredo, INCM, 1995
MARAVALL, José Antonio; Teatro y Literatura en la Sociedad Barroca, Editorial Crítica, 1990
MARTINS, Mário ; Teatro quinhentista nas naus da Índia, Brotéria, 1973
MORUJÃO, Isabel; ;"Meu espelho, eu não te tolho" : Possibilidades para o corpo em cena n’O Fidalgo Aprendiz de D. Francisco Manuel de Melo. In Figurinus: o corpo em cena, Afrontamento, 2018
PICCHIO, Luciana Stegagno; Storia del Teatro Portoghese, Edizioni dell'Ateneo, 1964
PRESTES, António; Autos e Comédias Portuguesas por António Prestes, Luís de Camões e outros autores portugueses, Lysia - Editores e Livreiros, 1973
REBELO, Luís Francisco ; Breve História do Teatro Português, Europa-América, 2000
REBELO, Luís Francisco; O primitivo teatro português, ICALP, 1984
RÉVAH, I. S. ; Manifestations théâtrales pré-vicentines: Les « MOMOS" de 1500 (Note préliminaire). In Bulletin d'Histoire du Théâtre Portugais, tomo III, 1952
REYES PEÑA, Mercedes de los y BOLAÑOS DONOSO, Piedad ; ;"La presencia del teatro barroco español en Lisboa, a traves del estudio del Patio de las Arcas!, in O Barroco e o mundo Ibero Atlântico. Terceiras Jornadas de História Ibero-Americana, Colibri, 1998
RODRIGUES, Maria Idalina Resina; Estudos Ibéricos. Da cultura à literatura. Sécs. XIII a XVII, ICALP, 1987
RODRIGUES, Maria Idalina Resina; De Gil Vicente a "Um auto de Gil Vicente", INCM, 2006
ROIG, Adrien; O teatro clássico em Portugal no séc. XVI, ICALP, 1983
SAMPAIO, Albino Forjaz de; Teatro de cordel: subsídios para a história do teatro português, INCM, 1920
SANTOS, Zulmira; Teatro Português em Marrocos. O testemunho do cancioneiro de D. Maria Henriques. In Vis Spiritus, n.º 5, CITCEM, 1998
SARAIVA, António José; Gil Vicente e o Fim do Teatro Medieval, Europa-América, 1942
SLETSJVE, Leif; O elemento cénico em Gil Vicente, Casa Portuguesa, 1965
VASCONCELOS, Carolina Michaëlis de; Autos portugueses de Gil Vicente y de la escuela vicentina, Centro de Estudios Historicos, 1922
VICENTE, Gil; Auto da Barca do Inferno, Comunicação, 1998
VICENTE, Gil; Copilaçam de tôdalas obras de Gil Vicente. Introdução e normalização do texto de Maria Leonor Carvalhão Buescu, INCM, 1983

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica de conteúdos programáticos, análise de textos, debates, acompanhamento pessoalizado, com vista ao desenvolvimento da capacidade de investigação e de escrita do aluno. Estão previstas idas conjuntas ao teatro, para assistir a encenações de peças vicentinas ou da Castro ou, em alternativa, os alunos assistirão a gravações dessas peças já encenadas, para análise do espectáculo e comentário.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Humanidades > Artes > Artes do espectáculo
Humanidades > Artes > Artes do espectáculo > Estudos sobre teatro

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% de aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 25%; exame - 70%; participação ativa nas aulas - 5%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

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