Código: | EPL014 | Sigla: | ICPORT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais - Portugueses |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Estudos Portugueses |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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EP | 28 | EP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 38 | LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Objectivos: Em abordagem interdisciplinar, propiciar informação rigorosa, detalhada e de síntese, bem como problematização crítica e sensibilização, relativamente a alguns dos principais e recorrentes temas de cultura portuguesa, diacronicamente considerada. Como vector principal do programa fornecer-se-ão consistentes quadros evolutivos e explicativos da mitogenia e auto-representações historiográficas que os portugueses foram fazendo de si mesmo e da sua identidade colectiva ao longo do tempo.
Os estudantes deverão ficar capazes de: a) explicar o papel dos historicismos romântico e positivista na fixação dos nossos conceitos contemporâneos de «nação» e «cultura nacional»; b) explicar, à luz das fontes, as características do providencialismo histórico português de Antigo Regime; c) explicar a passagem oitocentista do «sebastianismo» do domínio da crença para o domínio da história literária e da história da cultura.
I - Do conceito de «cultura» à «Cultura Portuguesa». Os historicismos romântico e positivista perante a questão das raízes e originalidade da Cultura Portuguesa. II - A construção da memória histórica oficial do Reino: da reconquista e da fixação do mito fundador de Ourique à justificação da expansão. III - Do projecto imperial joanino ao projecto imperial sebástico (génese do sebastianismo). A Coroa, a formação de competências e os Descobrimentos. A expansão, a cultura do Humanismo Renascimental e a modelação das mentalidades. Conjuntura ideológica pós-tridentina. IV -Portugal e as Luzes: a reforma do ensino.
Exposição teórica dos conteúdos programáticos, análise crítica de fontes e textos \ base, acompanhamento personalizado dos alunos com vista ao desenvolvimento das suas capacidades de escrita e de investigação.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei
Não se aplica
De acordo com as normas em vigor
Apenas o exame é objeto de recurso ou melhoria.