Código Oficial: | M829 |
Sigla: | MEPLAT |
1. Problematizar o valor formativo e cognitivo do ensino do Latim.
2. Compreender a relação do ensino do Latim com o ensino e a aprendizagem das outras áreas
disciplinares, curriculares e não curriculares, em particular da Língua Portuguesa.
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos.
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino do Latim.
5. Conhecer meios pedagógico-didáticos e recursos disponíveis, sendo capaz de os adotar em circunstâncias concretas.
OBJETIVOS A. Objetivos I. Gerais: 1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio afetivo do ensino da Língua Materna; 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. II. Específicos 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ao 12º anos); 2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.
1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.
2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.
3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.
4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.
1. Refletir sobre o âmbito da Gramática, nomeadamente na sua relação com o Léxico; 2. Usar a reflexão gramatical como uma mais valia na aula de Língua Portuguesa nos Ensinos Básico e Secundário; 3. Adquirir metodologias de ensino da Gramática adequadas ao nível do ensino, nomeadamente do ponto de vista oficinal ou laboratorial.
1. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.
2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.
3. Comparar e contrastar diferentes teorias relacionadas com a inteligência e estilos de aprendizagem.
4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.
5. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.
6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.
A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita.
I. Gerais: 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio afetivo do ensino da Língua Materna; 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. II. Específicos 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.
1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.
3. Elaboração de um projeto de investigação;
3.1. Elaborar o projeto;
3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;
3.3. Escrever o relatório do estudo;
3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.
4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.
5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.
A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.
Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.
Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
O estudante deverá ser capaz de:
- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas; - desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma problematização e reformulação contínua das práticas letivas e dos suportes teóricos que lhes subjazem;
- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral;
- planificar unidades didáticas, aulas e outras atividades;
- preparar materiais originais;
- observar criticamente aulas dos orientadores e colegas;
- avaliar criticamente as suas aulas e dos outros elementos;
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objectivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de cultura portuguesa, tendo em conta os programas adoptados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respectiva área de docência.