Código: | MEPLAT004 | Sigla: | PEL |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEBI | 2 | MEBI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEI | 3 | MEI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEIEFA | 5 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEP | 3 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPIEFA | 1 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPLAT | 1 | MEPLAT - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.
1. Breves considerações em torno do objecto de estudo da Psicologia, da Psicologia da Linguagem e da Psicolinguística 2. Aquisição e aprendizagem: sua caracterização e leitura em termos de L2 3. Língua segunda ou língua estrangeira? 4. O bilinguismo/plurilinguismo à luz da Psicolinguística. a. O bilinguismo visto num continuum b. Os modelos clássicos de bilinguismo e os modelos de memória no bilingue c. A representação lexical no bilingue 5. As diferentes situações de aquisição de L2 a. Os períodos críticos normalmente considerados na aquisição/aprendizagem de L2 e confronto com o que se passa na aquisição de L1. b. Implicações contextuais e fisiológicas dessa aquisição/aprendizagem e do modo como se pode processar c. A língua dominante do bilingue e o que pode representar em termos de articulação e de memória operatória d. A influência da proficiência em L1 sobre a proficiência em L2 e. Referência ao atrito em L1 6. O processamento da informação e as diferenças individuais tendo em conta a variável língua estrangeira. 7. Breve referência neuropsicológica à organização cerebral no poliglota 8. Estilos de ensino e estilos de aprendizagem 8.1 O desenvolvimento de estratégias
Bibliografia complementar será fornecida ao longo do semestre.
Seminários
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 42,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com o regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Resultado das componentes de avaliação adotada.
Não se aplica
De acordo com o regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
De acordo com o regulamento do curso e demais normas aplicáveis.