- Toda a informação administrativa em:
http://web.letras.up.pt/sga - O Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas Áreas de Especialização de Espanhol ou Francês ou Alemão da Faculdade de Letras da Universidade do Porto é um segundo ciclo profissionalizante que visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente, nos níveis de ensino enunciados na sua designação (3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), tendo em conta as transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica.
O Mestrado desenvolve-se em 4 semestres (120 ECTS)
Áreas científicas predominantes:
- Educação
- Didática
- Formação de professores
- Línguas
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos. A A3ES acreditou o ciclo de estudos com condições.
Saídas Profissionais
Qualificação profissional para a docência (grupo de recrutamento correspondente).
Informações
Número de vagas: Consultar informação aqui
Pré-Requisitos: Prova de Língua Portuguesa (Ver critérios de correção da prova de língua portuguesa.)
Requisitos de acesso: licenciatura ou equivalente
Critérios de seleção: ver aqui
(Fatores de desempate: os mesmos da lei-geral de acesso ao Ensino Superior)
Condições específicas de acesso:
- Licenciatura e, no mínimo, 80 ECTS em Português e, no mínimo, 60 ECTS em Inglês, Alemão, Espanhol ou Francês (dos quais 36 ECTS deverão ser em Língua)
- O estudante poderá ainda candidatar-se desde que tenha uma licenciatura e 104 ECTS de ambas as formações, podendo completar os restantes 36 ECTS (=6 unidades curriculares) durante a frequência do Mestrado.
- Aos candidatos a este Mestrado será exigido que comprovem ter atingido os seguintes níveis de competência (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas): Inglês C1, Francês C1, Espanhol B2 e Alemão B2.
- No caso de candidatos que tenham realizado a sua formação em línguas antes da identificação de níveis pelo referido Quadro Europeu Comum de Referência, que tenham tido descontinuidades na sua formação em línguas, ou cujo percurso académico não mostre claramente o nível de língua indicado no ponto anterior, a Comissão Científica do Ciclo de Estudos poderá exigir a realização de uma prova de língua estrangeira, cuja convocatória será divulgada oportunamente.
Comentários
VARIANTE DE LÍNGUA ALEMÃ
Os estudantes da FLUP que tenham concluído o nível de Alemão B2.2 nos últimos quatro anos ficam dispensados da prova de língua alemã para efeitos de ingresso.
Os candidatos que obtiverem 8 (oito) ou 9 (nove) valores como resultado na prova de ingresso de língua alemã poderão ser admitidos no Ciclo de Estudos, desde que se disponham a desdobrar o 1.º ano em dois, frequentando na FLUP, logo no 1.º ano, de forma obrigatória, como unidades curriculares singulares, Alemão B2.1 e B2.2, juntamente com outras unidades curriculares do 1º ano do Ciclo de Estudos (37,5 créditos ECTS no máximo), com exceção das unidades curriculares de Didática do Alemão I e II, e de Alemão C1.1. A aprovação nesse nível de alemão (B2) ou a aprovação em nova prova de ingresso permitirá a frequência, no ano seguinte, das unidades curriculares de Didática do Alemão I e II, e de Alemão C1.
Os candidatos que obtiverem um resultado inferior a 8 valores na prova de língua alemã não serão admitidos à entrevista.
__________
Os estudantes só poderão inscrever-se na unidade curricular Iniciação à Prática Profissional depois de terem tido aprovação em Didática do Português I e II e Didática do Inglês / Alemão / Espanhol / Francês I e II
Contactos
Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: mepiefa@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar os Serviços de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Gabinete de Relações Internacionais: gri@letras.up.pt